FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Comunicação"
Now showing 1 - 10 of 787
Results Per Page
Sort Options
- 1982-2017 : 35 anos de telenovela portuguesa : um estudo sobre as estratégias de produção e programaçãoPublication . Fonseca, Lara Cristina de Matos Pimentão Ramalho; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA telenovela é o formato produzido para televisão que narra histórias fictícias e possui um alto teor de melodrama. O formato televisivo surge nos anos 50 e chega a Portugal nos anos 70 na sua versão brasileira. Desde então, conquistou o público português com a sua forma de abordar e representar temas quotidianos, com os quais o público se identifica. Em 1982 é produzida a primeira telenovela portuguesa, à luz das influências brasileiras e mexicanas, constituindo-se, até hoje, como um produto destinado essencialmente a um público familiar, heterogéneo e diversificado, embora haja evidência empírica de que é mais visto por mulheres. Ao longo dos anos, a complexidade das narrativas foi elevando a telenovela a um potencial instrumento de intervenção social através dos temas sociais abordados, acrescentando valor ao formato. O preconceito social e de âmbito académico inerente ao formato tornam interessante compreender de que forma estes produtos evoluíram e se atualizaram ao longo do tempo, a fim de responder às necessidades do público e das estações. Através da análise das 103 telenovelas estreadas entre 1982 e 2017, a presente investigação visa compreender as estratégias de produção e programação da telenovela portuguesa, em 35 anos, que conduziram o formato à liderança de audiências nos canais generalistas de sinal aberto (RTP1, SIC e TVI).
- Academy awards : 1996-2016 : 20 anos de representações de géneroPublication . Sanches, Margarida Pato Nogueira; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffO género, como objecto de estudo, tem-se vindo a verificar uma temática pertinente nas mais diversas áreas do conhecimento científico, servindo de base para muitos investigadores1 no desenvolvimento do seu conceito e representação. Os estudos, que têm por base esta temática, apresentam-se significantes na medida em que constituem uma base sólida na compreensão, não só do conceito em si, como também da forma como este tem sido ostentado ao longo do tempo na sociedade em que vivemos, através da criação e apropriação de estereótipos, cuja função se prevê ter sido fundamental no desenvolvimento acentuado da apresentação de género. No que diz respeito ao cinema, esta temática tem-se vindo a revelar um objecto de estudo interessante pela forma como a indústria cinematográfica de Hollywood é considerada maioritariamente masculina (Lauzen, 2015) e pela forma como as personagens, dependentemente do género, são retratadas nos filmes, isto é, tendo em conta as ideias pré-concebidas pela sociedade (estereótipos) que podem ou não ser transpostas para os filmes. De forma a responder à questão de que modo o género se encontra representado não só nos filmes propostos às diversas categorias, como também na cerimónia de entrega de prémios Óscares, por ser um acto solene, de grande prestígio, considerou-se o facto de existir uma tendência masculina quer em termos de atribuição de estatuetas, quer também na apresentação dos vencedores das mesmas. Para esta dissertação, foram visualizados 28 filmes referentes ao período 1996-2016 que venceram nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador, de forma a compreender a representação de género, em cada um deles, bem como foram produzidos.
- A ação discursiva de Winston Churchill como reforço da sua comunicação de liderançaPublication . Silva, Susana Amaral da; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartNum período caracterizado pela constante alteração de mercados, sociedades e tecnologia, os valores de liderança e respetivos processos psicológicos assumem um papel decisivo na resolução de conflitos e mobilização de pessoas. Em 1940, quando a supremacia alemã era visível e a invasão à Grã-Bretanha parecia iminente, Churchill conseguiu rescrever a atmosfera política prevalente ao inspirar a nação e evitar o colapso moral. Impulsionando a nação para a vitória final sobre a Alemanha Nazi, Winston Churchill registou o seu estilo de liderança estratégico de sucesso, estimulado pelo seu poder de oratória, determinação e incansável fome pela vitória. O presente trabalho de investigação, cujo processo pretende demonstrar a importância do discurso como elemento de motivação, é conduzido com o objetivo de enriquecer o conhecimento já existente, cruzando a compreensão de fenómenos do mundo contemporâneo e ajudando na resolução de crises e conflitos. Sob a teoria da análise do discurso e da retórica, esta dissertação procura, assim, estudar as qualidades de um líder que permanecem válidas até à atualidade – nomeadamente na resolução de conflitos em períodos de crise internacional –, relacionando-as com as causas e os efeitos de sentido, ao longo da realidade histórica da Segunda Guerra Mundial. A problemática em análise motivou uma investigação qualitativa, compreendendo o estudo das teorias definidas na Retórica de Aristóteles (2010) e da teoria da análise do discurso de Patrick Charaudeau (2006), na avaliação dos efeitos consequentes da atividade discursiva de Winston Churchill. Os principais resultados indicam a forma como a força dos argumentos discursivos do antigo político britânico mobilizaram a opinião pública e a união em torno de determinados valores e/ou objetivos comuns, servindo como arma de propaganda, difusão, persuasão e mobilização. Sendo os seus discursos um reflexo direto do poder da palavra, estes funcionam como elemento motivador dos recetores (phatos), promovendo a união em torno do líder (ethos), bem como o efeito argumentativo e mobilizador (logos).
- A acessibilidade para pessoas surdas nos canais televisivos generalistas em sinal abertoPublication . Grossinho, Rita de Oliveira Robalo; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA acessibilidade aos meios de comunicação é um direito de todos os cidadãos. Em Portugal, a televisão1 está presente em 93,2% agregados familiares/ em 9 em cada 10 famílias (ANACOM, 2020), o que indica a sua relevância no acesso à informação e ao entretenimento. Importa assim compreender se este direito está a ser plenamente assegurado à população surda; ser surdo não é uma escolha e como tal, também não deve ser um fator de discriminação. É com base nesta premissa que nasce esta investigação, que tem como objeto de estudo a acessibilidade na televisão portuguesa nos três canais generalistas em sinal aberto, RTP1, SIC e TVI. A dissertação pretende verificar se na prática estes canais são acessíveis para o público surdo, e qual é o ponto de vista destes telespectadores e dos profissionais que com eles trabalham. Para tal foram realizadas entrevistas exploratórias e um inquérito, e analisadas as grelhas de televisão dos canais. A análise deste tema permitiu concluir que existe uma discrepância entre os canais privados e o canal de serviço público, relativamente ao número de horas e género de programas acessíveis a esta população. Por outro lado, observaram-se também diferenças entre as técnicas de acessibilidade utilizadas pelos canais. De acordo com os resultados, parece haver uma tendência que indica que os media não são inteiramente acessíveis, e que ainda existe um longo caminho a percorrer nesse sentido. Acima de tudo, é necessário tornar os programas mais acessíveis através da interpretação de Língua Gestual Portuguesa e de Legendas – sendo esta última, a preferência dos inquiridos. Melhorar a qualidade de interpretação, o tamanho da janela do intérprete, e a velocidade das legendas nos programas, são outros pontos a ter em consideração.
- Um acontecimento previsível, um acontecimento inesperado, um acontecimento vulcão : o caso de estudo da TSFPublication . Martins, Ana Beatriz Tavares Morais; Silva, Dora SantosO presente relatório tem como objetivo fundamental analisar as estratégias de cobertura noticiosa da rádio TSF em três acontecimentos distintos: um acontecimento previsível que se identifica pelas eleições autárquicas de outubro de 2017; um acontecimento imprevisível identificado na tragédia dos incêndios de Outubro do ano passado; e um acontecimento Vulcânico, ou seja, um acontecimento que têm um cariz tanto de imprevisível como de previsível, assinalado no momento pré- referendo Catalão em 2017. É pelo enquadramento teorético de cada um destes acontecimentos que surgiu a necessidade de analisar o comportamento da rádio através de dados de backoffice e de entrevistas a jornalistas. A “Telefonia Sem Fios” - nome pelo qual se designava a rádio - dá os primeiros passos no século XIX; no entanto, é a percorrer todas as décadas até aos dias de hoje que este meio de comunicação se implanta na sociedade atravessando a era da televisão e o boom tecnológico. É nos anos 80 do século XX que a TSF – Rádio Notícias emite pela primeira vez. Atualmente constitui-se como uma das rádios de referência no panorama nacional. Entre acontecimentos tão distintos importa entender a forma de abordagem da rádio, desde logo, através da cobertura feita a cada um, as suas especificidades e o papel do website enquanto percursor na divulgação da informação. A partir do estudo das variáveis propostas, as respostas apontam para uma rádio cuidadosa na sua forma de fazer notícias, rigorosa e imparcial.
- Adaptação cinematográfica do conto ‘A Libélula’ : OndjakiPublication . Carvalho, Ana Lúcia Costa; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffEsta investigação tem como objectivo suportar teoricamente o projecto de adaptação e realização de uma curta-metragem, a partir do conto A Libélula, do autor angolano Ondjaki. Na primeira parte (Parte I) explora-se o conceito de conto como género literário e o seu papel na literatura angolana (Capítulo 1), e discute-se o processo de adaptação cinematográfica (Capítulo 2) do mesmo, numa investigação focada nos processos de transposição da linguagem escrita para a linguagem audiovisual. A segunda parte (Parte II) consiste na apresentação do projecto de curta-metragem A PEDRA (Capítulo 3) onde é exposto todo o processo criativo, desde a adaptação do conto para guião, passando pelas fases produção, realização, edição e pós-produção, bem como respectivos meios e processos de produção. O último capítulo (Capítulo 4) é composto pelo Dossiê de Produção e Realização, onde se apresenta a nota de intenções da autora e realizadora, bem como o processo de produção da curta-metragem.
- A adaptação das revistas ao ambiente digital : o caso da Time Out PortugalPublication . Carvalho, Ana Rita Sousa Dias de; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoO presente relatório tem como objetivo aprofundar como é que a Time Out Portugal migrou da edição semanal em papel para o meio digital no qual residiu durante a pandemia. Pretendese conhecer quais as ferramentas que possibilitaram este processo de migração para o online, analisar a presença digital da revista no site e redes sociais, perceber a pandemia como propulsora e apurar como a equipa lidou com as mudanças. Para compreender esta adaptação é pertinente reunir literatura sobre a economia dos media, o percurso do jornalismo digital, entender como as comunidades se relacionam e analisar o mercado nacional e no estrangeiro tendo em consideração a pandemia. É importante olhar para alguns meios de comunicação semelhantes de forma a contextualizar e retirar conclusões pertinentes. O estudo foi desenvolvido com base no estágio na equipa realizado entre novembro de 2020 e maio de 2021 (presencial e em teletrabalho), enquadramento teórico, dados das plataformas digitais e respetivas entrevistas à equipa Time Out e outros meios de comunicação relacionados. Os resultados da investigação apontam para o facto de a equipa ter lidado de uma forma positiva com a mudança sendo proveitosa e trazendo aprendizagens para o futuro da organização. No entanto, é de salientar que foi preciso ultrapassar obstáculos que ainda hoje podem ser um desafio para a Time Out Portugal.
- Adaptação textual para guião de curta-metragem do conto “O Homem que plantava aves” : baseado na tradição oral angolanaPublication . Patissa, Daniel Gociante; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA presente pesquisa pretende constituir a sustentação argumentativa do Projeto de adaptação textual para guião de curta-metragem a partir do conto intitulado ‗O Homem Que Plantava Aves‘, de autoria própria e baseado na tradição oral angolana, estando composto por duas partes centrais. A Parte I é dedicada à revisão da literatura, onde se discute a função da memória na articulação do legado oral, no ponto 1. Esta secção está subdividia em três subpontos, o primeiro dos quais se debruça sobre os traços representativos da tradição oral na literatura angolana, o segundo sobre memórias da ficção na Televisão Pública de Angola, sob o prisma do audiovisual e tradição oral, sendo que o terceiro e último subponto explora os fatores que influenciam o guião como instrumento de adaptação de linguagens. A Parte II foca-se na vertente empírica do projeto, partindo pela descrição dos parâmetros de metodologia de investigação adotados, incluindo breves notas do processo de reescrita por parte do autor do conto e do guião.
- A adoção de smart toys em Portugal : perceções e consumos das famíliasPublication . Oliveira, Gabriela Areias de; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasEsta dissertação tem como principal objetivo avaliar o modo como a nova tipologia de brinquedos, os smart toys, estão a ser adotados pelas famílias portuguesas. Como consequência de uma sociedade marcada pela Internet of Things, o mercado dos brinquedos tem vindo a ser alvo de profundas mudanças tecnológicas. Deste modo, pretende-se averiguar de que maneira é que as famílias portuguesas estão a receber esta mudança através de uma análise das perceções dos diferentes membros das famílias, pais e crianças, face ao tema, e de uma compreensão do papel desempenhado pelas crianças como influenciadoras na tomada de decisão de compra desses produtos. A investigação partiu de uma revisão de literatura que pretendeu, em primeiro lugar, compreender as novas tendências do comportamento do consumidor, com foco no comportamento de compra familiar e no consumidor infantil, seguida de uma breve análise das novas tendências do marketing infantil. Por fim, foi feita uma breve análise da evolução do mercado dos brinquedos, culminando na apresentação do conceito de smart toy. O trabalho empírico adotou uma abordagem interpretativista e qualitativa, baseada em entrevistas semi-estruturadas aplicadas a famílias portuguesas com crianças de idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. A amostra selecionada foi uma amostra intencional de 22 famílias provenientes de Lisboa e Porto, de classe média alta e utilizadores de tecnologias digitais. O estudo permitiu concluir que o mercado de smart toys está ainda em fase inicial em Portugal. Embora se tenha encontrado alguns adotantes de smart toys, estes ainda são escassos. O estudo revelou que as famílias estão ainda reticentes na adoção destes brinquedos muito derivado à relação qualidade-preço e aos potenciais benefícios que poderão ter para os seus filhos. Já as crianças numa primeira abordagem mostram se curiosas e influenciam os pais a adotar um. Contudo constatou-se que após adquirirem o brinquedo facilmente se desinteressavam. e que as crianças não se sentem particularmente atraídas pelas suas caraterísticas.
- O agenda-setting em ação : o processo de seleção de notícias da SICPublication . Castro, Ana Eduarda Marques Mouchet de; Torres, Eduardo CintraO relatório apresentado é o resultado de um estudo de caso proveniente de uma experiência de estágio curricular de seis meses na redação de informação conjunta da SIC e da SIC Notícias. Através de um estudo empírico do seu serviço de planeamento e de marcação de reportagens, pretendeu-se conferir os critérios de valor noticioso empregados no processo da seleção de notícias. Este relatório visa ainda compreender de que forma é realizada a prática do agenda-setting nos noticiários da SIC. Primeiramente, fizemos uma nota introdutória sobre a instituição acolhedora, a SIC, tal como uma breve reflexão sobre o estágio realizado, onde oferecemos um registo pessoal da experiência vivida durante o estágio de seis meses na redação de informação da SIC. Em segundo lugar, a investigação proposta implicou o conhecimento teórico de critérios jornalísticos que funcionam como alicerces da atividade jornalística, tal como a organização de uma redação televisiva, em termos práticos, relativamente à construção e produção de notícias. Por fim, apresentámos a aplicação prática da componente teórica do trabalho ao objeto de investigação do presente estudo de caso. Segue-se a fase da análise de todos os dados empíricos obtidos durante a semana estudada do serviço de agenda e marcação de reportagens da SIC. A partir da informação recolhida, realizámos uma análise comparativa entre os dois serviços com o intuito de apurar a influência do agendamento na prática da seleção de notícias segundo critérios de noticiabilidade, entre outros conceitos abordados na componente teórica do trabalho, tal como a hegemonia de certas categorias temáticas abordadas nos dados recolhidos. Através do estudo desenvolvido pudemos verificar a existência dos motivos pelos quais a informação televisiva veicula determinadas notícias, os motivos pelos quais determinadas categorias temáticas detêm uma maior preponderância na cobertura de notícias, e ainda a apetência pela cobertura de notícias entre o que já está agendado. Os resultados da investigação comprovam uma forte representação do serviço de agenda nas marcações de reportagens da SIC, ou seja, o agenda-setting em ação. Comprovámos ainda a existência de critérios extra-jornalísticos que intervêm durante o processo de seleção e produção de notícias.