Browsing by Issue Date, starting with "2012-09-24"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Fatores de sucesso para a representação de marcas internacionais : estudo de caso do grupo BrodheimPublication . Jorge, António Paulo Luis; Silva, Susana Costa eEsta dissertação teve por objetivo responder à questão de investigação “Quais os fatores que permitem a representação, com sucesso, de marcas internacionais de vestuário e acessórios?”. Para o efeito foi efetuada uma revisão bibliográfica aos corpos teóricos: (A) fatores que permitem a representação com sucesso. (B) sucesso e performance e (C) marcas internacionais/globais, distribuição e retalho. De seguida foi desenvolvido um modelo conceptual que aplicado ao estudo de caso do Grupo Brodheim identificou 16 fatores de sucesso, agregados em 6 categorias: (1) gestão estratégica formalizada e com foco na satisfação dos stakeholders, (2) história da empresa, solidez financeira e rigor na gestão dos recursos, (3) ênfase no capital humano e sistemas de informação, (4) elevadas competências de marketing e de gestão de marcas, (5) elevadas competências na gestão de redes de contactos e parcerias e (6) competências e capacidades para decisões imobiliárias inerentes à localização, gestão e manutenção das lojas monomarca próprias.
- O agenda-setting em ação : o processo de seleção de notícias da SICPublication . Castro, Ana Eduarda Marques Mouchet de; Torres, Eduardo CintraO relatório apresentado é o resultado de um estudo de caso proveniente de uma experiência de estágio curricular de seis meses na redação de informação conjunta da SIC e da SIC Notícias. Através de um estudo empírico do seu serviço de planeamento e de marcação de reportagens, pretendeu-se conferir os critérios de valor noticioso empregados no processo da seleção de notícias. Este relatório visa ainda compreender de que forma é realizada a prática do agenda-setting nos noticiários da SIC. Primeiramente, fizemos uma nota introdutória sobre a instituição acolhedora, a SIC, tal como uma breve reflexão sobre o estágio realizado, onde oferecemos um registo pessoal da experiência vivida durante o estágio de seis meses na redação de informação da SIC. Em segundo lugar, a investigação proposta implicou o conhecimento teórico de critérios jornalísticos que funcionam como alicerces da atividade jornalística, tal como a organização de uma redação televisiva, em termos práticos, relativamente à construção e produção de notícias. Por fim, apresentámos a aplicação prática da componente teórica do trabalho ao objeto de investigação do presente estudo de caso. Segue-se a fase da análise de todos os dados empíricos obtidos durante a semana estudada do serviço de agenda e marcação de reportagens da SIC. A partir da informação recolhida, realizámos uma análise comparativa entre os dois serviços com o intuito de apurar a influência do agendamento na prática da seleção de notícias segundo critérios de noticiabilidade, entre outros conceitos abordados na componente teórica do trabalho, tal como a hegemonia de certas categorias temáticas abordadas nos dados recolhidos. Através do estudo desenvolvido pudemos verificar a existência dos motivos pelos quais a informação televisiva veicula determinadas notícias, os motivos pelos quais determinadas categorias temáticas detêm uma maior preponderância na cobertura de notícias, e ainda a apetência pela cobertura de notícias entre o que já está agendado. Os resultados da investigação comprovam uma forte representação do serviço de agenda nas marcações de reportagens da SIC, ou seja, o agenda-setting em ação. Comprovámos ainda a existência de critérios extra-jornalísticos que intervêm durante o processo de seleção e produção de notícias.
- A influência da embalagem e da sua marca nas decisões de compra de empresas-clientes e de consumidores : o caso da Tetra Pak PortugalPublication . Silva, Marta Filipa Vicente Marcelino Martinez da; Seruya, José ManuelCom 60 anos de história, a Tetra Pak é a empresa líder mundial em soluções de tratamento e embalamento de produtos alimentares, que actua em mais de 170 mercados e conta com cerca de 22 000 colaboradores. O presente relatório descreve uma análise da influência da marca e embalagem da Tetra Pak Portugal, tendo como principal objectivo responder à seguinte pergunta de partida: “Qual a influência da embalagem da Tetra Pak Portugal e da sua marca na decisão de compra das empresas-cliente e dos consumidores?”. Este estudo enquadra-se no âmbito do estágio que realizei na empresa ao longo de quatro meses. Para abordar este tema foi trabalhada bibliografia sobre os processos de decisão de compra das organizações e dos consumidores, o conceito da marca, incluindo dimensões como identidade, posicionamento, notoriedade e reputação, e o conceito de embalagem e a sua potencial influência nas decisões de compra. Posteriormente foi avaliada essa influência através da aplicação de inquéritos. No final, os resultados permitiram identificar que existe uma determinada influência, tanto da parte da embalagem da Tetra Pak como da sua marca, nas decisões de compra das empresas-cliente e dos consumidores.
- A articulação curricular no ensino básico no âmbito da disciplina de InglêsPublication . Lima, Marta Sofia de Almeida Fontes e; Machado, JoaquimEste Relatório Reflexivo parte de uma experiência profissional de 18 anos, marcada por sucessivas reformas e mudanças profundas no sistema de ensino português e, consequentemente, na forma de se encarar o ensino, o processo de ensino/aprendizagem, a própria prática pedagógica. Coincide com a entrada em vigor da Lei de Bases do Sistema Educativo, mais concretamente com o alargamento da escolaridade obrigatória a nove anos, novos programas das diferentes disciplinas e novo regime de avaliação dos alunos. Mais tarde, o novo regime de Autonomia e Gestão das Escolas e a Reorganização Curricular, tornaramse marcos importantes ao nível da gestão das escolas e da reorganização da rede escolar, mas também do desenvolvimento do currículo nacional em contexto escolar e, posteriormente, de agrupamentos de escolas. O alargamento da escolaridade obrigatória exige maior atenção aos momentos de transição dos alunos dentro do sistema de ensino. Tal aspeto coloca novos desafios à escola e aos docentes visando a continuidade dentro do mesmo sistema, implicando uma maior articulação entre os diferentes níveis de ensino e, consequentemente, um trabalho mais colaborativo entre os docentes. A Articulação Curricular vertical e horizontal, inter e intradisciplinar assume, agora, um papel primordial. A nossa reflexão aborda a articulação curricular vertical e horizontal no âmbito da disciplina de Inglês. A articulação vertical faz-se agora também com o 1º ciclo uma vez que a oferta obrigatória da Língua Inglesa neste ciclo trouxe novos desafios aos docentes desta disciplina no ciclo seguinte. Para tal analisa-se um trabalho de articulação curricular no 1º ciclo realizado por um grupo de docentes do Pré-escolar e dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e do qual a autora fez parte. No que concerne à articulação curricular horizontal, faz-se a análise de um Projeto Curricular de Turma de 5º ano procurando aferir como é feita a articulação da disciplina de Inglês com as outras áreas curriculares e não curriculares no mesmo ano de escolaridade. Aqui, ao conceito de articulação curricular surge associado o de interdisciplinaridade.
- Relatório de estágioPublication . Alves, Alcina do Amaral Loureiro; Ribeiro, OlivérioNos últimos anos, tem-se verificado um considerável desenvolvimento técnico e científico na área da saúde. A crescente produção de conhecimento através da evidência faz realçar a permanente necessidade de atualização por parte dos enfermeiros. Esta atualização engloba as diversas áreas do saber, justificando por si só a sua delimitação por áreas específicas. As necessidades do indivíduo, bem como os processos de saúde/doença a que está exposto, vão variando de acordo com a fase vital em que se encontra. Para que as intervenções do enfermeiro sejam as mais adequadas, em busca da excelência do cuidado, é necessária a aquisição de competências clínicas especializadas, bem como um profundo conhecimento da resposta humana às situações específicas próprias de cada fase. Foi em busca desta excelência do cuidado que frequentei o Curso de Mestrado em Enfermagem - Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. No decorrer do Curso, desenvolvi o estágio em serviços do Hospital de São Teotónio, EPE. No serviço de Urgência Geral tinha como objetivo geral o desenvolvimento de competências relacionadas com o exercício da prática clínica de enfermagem na área da Urgência/Emergência, de liderança de equipas na prestação de cuidados especializados e de supervisão do exercício profissional na área da Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, o principal objetivo foi o desenvolvimento de competências na abordagem ao doente crítico e, na Comissão de Controlo de Infeção, a aquisição e consolidação de conhecimentos que contribuíssem quer para um melhor desempenho como elo de ligação da CCI, quer para efetivar uma assistência de qualidade ao doente, com práticas seguras. Este estágio permitiu-me o desenvolvimento de competências quer ao nível da conceção de cuidados, estruturada na prática reflexiva na ação, sobre a ação e sobre a reflexão na ação, quer ao nível da gestão e supervisão de cuidados, de formação e investigação, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica