Repository logo

Veritati

Institutional Repository of the Universidade Católica Portuguesa

 

The Institutional Repository (Veritati) is a reference platform for those who want to access scientific production, as well as master's dissertations and doctoral theses, developed within the scope of the teaching and research activities of the Universidade Católica Portuguesa (UCP).

As part of the RCAAP project (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal), it aims to preserve and disseminate scientific production, thus increasing its visibility and impact.

The Institutional Repository is also integrated into the UCP science management ecosystem, which includes, namely, the Ciência-UCP platform and the Scientific Journals of Universidade Católica Portuguesa portal

Recent Submissions

Validação da versão portuguesa da tarefa face name memory test (FNMT) em adultos cognitivamente saudáveis
Publication . Gomes, Maria do Carmo Teles de Vasconcelos Monteiro; Ribeiro, Filipa Delegado Neiva Correia
Introdução: A população mundial encontra-se crescentemente envelhecida e entre as queixas mais comuns daqueles que são encaminhados para avaliação neuropsicológica, destacam-se as referentes à memória. A memória associativa, especificamente, tem-se revelado uma área promissora para avaliações mais sensíveis, caracterizando-se pela capacidade de interligar informações previamente não associadas, um processo conhecido como binding. Até ao momento, há poucas provas de memória associativa consideradas exigentes e ecologicamente válidas para a população portuguesa. Neste contexto, surge um paradigma considerado Face-Nome (paradigma multimodal; visual-verbal). Com base neste surgiram diversas provas de memória associativa consideradas promissoras, as quais têm vindo a ser adaptadas e validadas para várias populações. Contudo, em Portugal verifica-se uma escassez de provas de memória associativa exigentes, não havendo até à data nenhuma prova validada baseada no paradigma FaceNome para a população portuguesa. Metodologia: A amostra de conveniência deste estudo transversal foi composta por 58 adultos, sem suspeita de deterioração cognitiva. Aplicou-se uma prova de memória associativa, outras provas cognitivas e questionários de caracterização: MoCA, GDS-15, IADL, TMT A e B, prova de Iniciativa Verbal semântica e fonémica e FNMT. Realizaram-se testes ao coeficiente de correlação Pearson, testes de diferenças, análise dos itens, a análise psicométrica à prova FNMT e um modelo de regressão linear. Resultados: Foram encontradas diferenças entre as várias fases da prova FNMT. A FNMT apresentou validade convergente apropriada, validade divergente parcialmente adequada e boa consistência interna (global). Foi averiguada uma correlação negativa com a idade em várias fases da prova. O modelo de regressão linear refere que a Evocação espontânea diferida da prova pode ser explicada pelo preditor idade. Conclusão: As análises indicam que a construção e as propriedades psicométricas da prova são adequadas, destacando o seu potencial para a avaliação neuropsicológica da memória associativa.
O lugar de Luiza Andaluz na Igreja do seu tempo : uma voz católica na I República
Publication . Henriques, André João Almeida; Leite, Rita Alexandra Borda de Água Mendonça
Esta dissertação analisa a presença de Luiza Andaluz na Igreja da I República. Luiza Andaluz nasceu em 1877 em Santarém e morreu em 1973 em Lisboa, tendo desenvolvido várias dinâmicas de intervenção ativa na sociedade. Este apoio surge no período da I República, em que as dificuldades ao Catolicismo se fizeram tão presentes e, de uma forma particular, em relação ao clero. Luiza Andaluz surge como uma mulher que se coloca ao serviço da Igreja, procurando responder às complexidades resultantes da política da I República. Nesse contexto, a educação dos mais desfavorecidos foi o seu foco. A entrada da sua irmã no mosteiro, em Espanha, foi fundamental para se questionar também pela sua vocação, pelo seu lugar na Igreja. Assim, o seu itinerário de vida cristã ficou marcado por este desejo de vida contemplativa, ainda que depois as necessidades da Igreja e a sua vontade de responder às mesmas, a tivessem conduzido a uma vida ativa. Uma vida ativa que nunca descarta a vida contemplativa. O seu contributo para a espiritualidade cristã é este dinamismo de unificação entre estas duas realidades, tendo sempre presente o bem do outro. Finalmente, a congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, de que foi fundadora, é o ponto culminante do seu itinerário de vida cristã, que é entendido como missão e, por isso, parte integrante da sua participação na vida da Igreja.
O presépio : mediação cultural e transmissão religiosa. Proposta de um itinerário pedagógico no contexto de Educação Moral e Religiosa Católica
Publication . Furtado, Carolina da Silva; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues; Ambrosio, Juan Francisco Garcia
Este documento traduz-se no trabalho final realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ciências Religiosas, com especialização em Educação Moral e Religiosa Católica, no contexto do ensino básico e secundário em Portugal. Mais precisamente, apresenta-se a Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2021/2022, na Escola Básica e Secundária do Nordeste, localizada no arquipélago dos Açores, na ilha de São Miguel, numa turma de 5º ano. A prática de ensino supervisionada foca-se na Unidade Letiva 2: Advento e Natal, uma unidade fundamental para a exploração das dimensões religiosa e cultural do cristianismo. A componente de investigação prima pela apresentação de um itinerário pedagógico para o ensino da referida Unidade Letiva. Este itinerário contempla uma visita de estudo, assumida como estratégia pedagógica, incentivando os alunos a envolverem-se com o Presépio de uma forma tangível, tendo em vista um aprofundamento reflexivo que os ajude a relacionar o significado religioso do Presépio e o seu contexto cultural e histórico. Da análise realizada ao Presépio do Prior Evaristo Gouveia, à luz do modelo de Danièle Hervieu-Léger, considera-se que este artefacto (religioso e cultural) enquanto mediador de uma identidade e tradição religiosa cristã, apresenta caraterísticas que o definem como tal nos quatro polos contemplados pelo modelo: comunitário-identitário; cultural; ético-axiológico e afetivoemocional. Por forma a se facilitar o processo de ensino-aprendizagem face aos conteúdos contemplados na Unidade Letiva 2, preconizou-se uma visita de estudo ao Presépio de Prior Evaristo Gouveia.
Thinking in, about and through atmospheres : a research on the atmosphere of the camino de Santiago de Compostela
Publication . Hallemans, Emma Geert I; Gonçalves, Diana Isabel Adriano
In this dissertation, the Camino Primitivo de Santiago de Compostela is analysed through the concept of atmospheres. Atmospheres give our surroundings a certain tone and situate themselves in the in between. We are affected by their configurations as they unfold through time. Besides, atmospheres are ambiguous and as such, they form a connective element between multiple dualities. This makes them a flexible concept to think through as they take on both the role of research object and research medium. The Camino Primitivo, my case study, is a pilgrimage in Northern Spain. There is something about this pilgrimage that is not entirely graspable, but which make thousands of pilgrims move through pain, discomfort, and solitude. The Camino is a cultural practice, concerning different cultural contexts. Moreover, the Camino embodies on a tacit level, a cultural context. This is exactly why I use atmospheres to understand my case study. I apply Sumartojo and Pink’s (2019) research methodology of researching in, about and through the atmosphere of the Camino. Researching in reflects an embodied perspective, researching about transforms this knowledge into a representation and researching through uses the concept of atmospheres as a route to arrive at new knowledge. More specifically, I tackle the following main question: “How can we think in, about and through the atmosphere of the Camino?” and sub-questions: “How can I, applying this methodology, uncover new knowledge about the atmosphere of the Camino?” and “What is this new knowledge about the atmosphere of the Camino?” Following an extensive literature review, I establish an ethnographic-theoretical dialogue using fieldnotes and photographs that I took of the atmosphere of the Camino. In the end, researching in, about and through the atmosphere showed that the atmosphere of the Camino is animated. On the Camino pilgrims surrender to its atmosphere in the form of mystical participation which translate into affect, serendipities, and movement.
Aspetos fonológicos, morfossintáticos e semânticos da negação em língua gestual portuguesa : o caso do gesto não_haver
Publication . Carmo, Helena Cristina Horta Sustelo do; Zaky, Ana Margarida Mineiro Rodrigues; Morgado, Celda Maria Gonçalves; Carvalho, Paulo Alexandre Castelão Vaz de
A negação, enquanto categoria da linguagem, é uma propriedade universal às línguas do mundo, independentemente da sua modalidade. A realização da negação nas línguas gestuais individuais, bem como a variação tipológica entre línguas gestuais têm sido objeto de estudo em várias investigações, sob perspetivas descritivas e teóricas diversificadas. Neste estudo, analisa-se a negação frásica na Língua Gestual Portuguesa, a partir de um corpus constituído no âmbito do Projeto Avatar (PTDC/LLT-LIN/29887/2017) - Corpus de Referência da LGP e modelização de um AVATAR para a tradução automática LGP/Português, tendo como objetivo estudar a negação frásica por meio de gestos negativos, em simultâneo ou em sequencialidade com os gestos com as quais formam a construção negativa, acompanhados ou não de Marcadores Não Manuais. Foram detetadas 23 categorias fonomorfológicas de negação, entendendo-se por negação a operação que permite denotar a inexistência da situação/entidade originalmente reportada por essa situação/unidade. Mais particularmente, foi feita uma categorização de base morfossintática e sintáticosemântica do gesto NÃO_HAVER, correspondente à expressão da negação com Configuração da Mão/Mãos em “O” (n.º 12), nas produções das subcategorias A1, A2 e A4. Durante a análise dos dados, foram considerados usos diferentes para o gesto negativo NÃO_HAVER: i) verbo com sentido de inexistência- não haver; ii) verbo com sentido de inexistência- não ser; iii) verbo com sentido de posse negativa - não possuir/ter; iv) com sentido de inexistência locativa- não estar; v) partícula negativa combinada com um outro gesto interpretado como Verbo.