FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 1396
Results Per Page
Sort Options
- A sociedade da informação e as organizações em momentos de crise : uma investigação interpretivista do fluxo de comunicação em períodos de turbulênciaPublication . Júnior, José Gabriel de Oliveira Andrade; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA investigação que aqui se apresenta tem como tema a análise do fluxo de comunicação nas crises organizacionais no contexto da sociedade da informação. Trata-se de uma abordagem interpretivista que visa analisar o actual momento da sociedade: a rede das redes, a Internet e a criação, produção e divulgação de “informação” que condiciona e altera o surgimento e o desenvolvimento de crises organizacionais. Esta dissertação apela a um corpus teórico diversificado e que tomamos como relevante para o entendimento das relações das novas tecnologias da informação e da comunicação com as crises organizacionais. Revemos algumas teorias da informação e da comunicação, desde a monografia The Mathematical Theory of Communication, passando pelos trabalhos da Escola de Palo Alto e pelas investigações da cibernética. Abordamos noções sobre a Sociedade de Informação de Gianni Vattimo e de Jean Baudrillard que, em nosso entendimento, criticam de uma forma pertinente o actual momento das relações das novas tecnologias de informação e de comunicação, o hiper-real, a sociedade, as organizações e os meios de comunicação social em geral. Temos em consideração diversos trabalhos de investigação sobre a gestão e comunicação de crises, procurando mostrar, sugerir e apontar as suas relações com as novas tecnologias da informação e da comunicação, uma vez em uso os suportes tecnológicos disponíveis para a gestão de crises. A seguir à revisão, a análise que fazemos das relações das novas tecnologias da informação e da comunicação é precedida por duas entrevistas, uma ao consultor em gestão de crises Joaquim Martins Lampreia e outra a Rogério Santos, professor de Ciências da Comunicação da Universidade Católica Portuguesa. Na análise que fazemos, propomos entendimentos desenvolvidos a partir das teorias, noções e argumentos apresentados ao longo do processo de investigação, procurando responder à nossa questão inicial: “de que forma as novas tecnologias da informação e da comunicação afectam, ampliam ou diminuem as crises organizacionais, se é que têm alguma influência?”.
 - A responsabilidade social das empresas e a vida familiar : o caso da TAPPublication . Esteves, Tânia; Monteiro, Teresa LíbanoNos dias que correm é comum ouvir-se falar de Responsabilidade Social ao nível, sobretudo, empresarial. O tema pode ser entendido como a forma de estar de uma empresa na sociedade, levando a que a sua performance corresponda às expectativas da comunidade envolvente. Essas expectativas passam sobretudo pelos valores éticos e estratégias organizacionais, que deveram ser transversais aos três pilares da responsabilidade social: económico, social e ambiental, e que por sua vez, encontram as suas vertentes distribuídas por duas grandes dimensões: Externa e Interna. Ao nível da vertente interna da responsabilidade social das empresas, e concretamente, ao nível da gestão dos recursos humanos, encontra-se o equilíbrio e a conciliação entre a vida profissional e a vida privada dos colaboradores, que, actualmente, é um dos maiores desafios que se coloca às mulheres, sobretudo às que são mães, e que seguem ou pretendem seguir uma carreira profissional. Pretende-se com este trabalho perceber, do ponto de vista dos colaboradores da TAP Portugal, a forma como os recursos disponíveis na empresa proporcionam ou não o equilíbrio entre a vida privada e familiar e, consequentemente, promovem a igualdade de género.
 - Comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores no contexto laboral : estudo de caso realizado durante o estágio no Grupo Mota-EngilPublication . Nunes, Ana Raquel Águas; Salgado, Cristina TavaresActualmente, o impacto da comunicação no sector empresarial é fundamental e decisivo, pelo que qualquer organização deve usá-la enquanto uma importante ferramenta de desenvolvimento, tornando-a cada vez mais competitiva e funcional, através de uma boa comunicação interna, mobilizadora do capital humano. Com o objectivo de perspectivar a comunicação interna da empresa e o papel que desempenha na motivação dos colaboradores em contexto laboral, a presente investigação, realizada durante um estágio no Grupo Mota-Engil, conduziu á obtenção de dados que permitem entender, como o desafio de uma comunicação interna bem estruturada e alicerçada num modelo sustentado de liderança, se reflecte e interage com a motivação e satisfação dos colaboradores e no desenvolvimento das organizações.
 - Projectos culturais da FBAUL : sustentabilidade e divulgaçãoPublication . Nunes, Maria Isabel Correia; Santos, Rogério; Serra, FilipeA implementação de uma estratégia orientada para resultados é o objectivo deste projecto através da estruturação e desenvolvimento de técnicas e práticas que respondam às três questões principais relacionadas com os projectos culturais organizados pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa: sustentabilidade financeira, divulgação mediática, fidelização e captação de públicos. Experiência pessoal, estudo comparativo com outras escolas de artes e análise de estudos feitos nestas áreas conjugam-se para o desenvolvimento deste projecto que não se encerra em si próprio, é antes o ponto de partida de um processo de construção permanente.
 - Desenvolvimento profissional dos professores : estudo de caso no âmbito da COIEDPublication . Lajoso, Celina Araújo; Andrade, António Manuel Valente deNuma sociedade que reivindica o conhecimento como fonte de crescimento e de desenvolvimento de competências e de aptidões profissionais, pessoais, humanas e relacionais, tem de fazer emanar com urgência estruturas e iniciativas capazes de dotar os cidadãos de recursos que promovam o emergir de “uma massa crítica” capaz de responder ao fenómeno da globalização e consequentes desafios daí decorrentes. A Internet e as TIC têm prestado um papel fundamental no cenário da aprendizagem e na emergência de um novo paradigma de desenvolvimento profissional, onde os ambientes online se perspectivam como espaços enriquecedores de partilha e de colaboração a distância, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e de combate à iliteracia digital. Assim, o enquadramento teórico que orientou este estudo corpus teórico, a par da construção do corpus metodológico da investigação, deram estrutura e explicam a relevância de toda uma aposta em torno desta temática que tem, como finalidade aferir o potencial das conferências online na promoção da aprendizagem profissional dos professores. Foi assim que, numa iniciativa inédita em Portugal, se concebeu a Conferência Online de Informática Educacional (COIED). Para tornar possível a iniciativa e o estudo foi desenvolvida a arquitectura física e lógica da plataforma tecnológica de suporte à COIED, envolvendo diversas e complexas dimensões de colaboração mediada por tecnologia. Com base metodológica no estudo de caso único e recorrendo a técnicas qualitativas e quantitativas, nomeadamente a análise de conteúdo, a partir das interacções geradas pelas 885 inscrições, os principais resultados sugerem que estes eventos potenciam a aquisição de novos saberes e que contribuem para o desenvolvimento profissional dos agentes educativos, favorecendo as conexões na rede e as oportunidades de aprendizagem informal online. A análise dos dados recolhidos possibilitou a compreensão das vantagens da realização e da participação em conferências online, permitindo também identificar as limitações sentidas pelos participantes, principalmente associadas a problemas tecnológicos. Com base nos dados obtidos, concebemos um modelo que explicita a participação em conferências online, nas suas diferentes dimensões e possíveis níveis de impacto da participação no desenvolvimento profissional dos professores. Neste estudo de caso exploratório perspectivou-se a emergência de um novo conceito formativo de enorme potencial a distância.
 - Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmentePublication . Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do; Ganito, CarlaO presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da importância da correcta gestão da comunicação por parte das organizações culturais em Portugal, mais especificamente das instituições públicas, de modo a incentivar a procura de práticas culturais pelos portugueses e de garantir a democratização cultural no país. O estudo tem como ponto de partida o estágio realizado na Direcção-Geral das Artes, onde foram analisados os instrumentos de comunicação utilizados pela instituição, tendo como base alicerces teóricos articulados entre o tema da cultura e da comunicação. Concluímos que é crescente a centralidade que a cultura assume na sociedade portuguesa, facto que decorre da diversidade de actividades e expressões artísticas oferecidas, dos diferentes modos de acesso e recepção dos bens culturais, da maior predisposição para a ocupação dos tempos livres e de lazer com actividades culturais por parte dos portugueses e da consciencialização das instituições públicas e privadas de que a gestão cultural reverte em vários benefícios sociais. No que concerne às práticas culturais dos portugueses estas apresentam valores muito baixos quando comparados com outros países da União Europeia. Estas circunstâncias exigem uma adequada reorganização das políticas culturais, que não podem limitar-se a garantir a diversidade de oferta, com vista à democratização cultural, sem equacionar a sua correcta divulgação para o conhecimento de todos os cidadãos.
 - O salto do novo : a mancha em Walter Benjamin como origem da novidadePublication . Pena, Luís Miguel Martins Soares Raposo; Pereira, AméricoComo é que o Novo acontece? Não o novo da combinatória de elementos pré-existentes ou da inovação técnica, mas o absoluto da novidade, o “aqui e agora”, sem nome e sem forma, que se manifesta na apresentação de mundo. Este é o propósito desta dissertação: tentar pensar o Novo. A aproximação que efectuamos parte da valorização do texto de juventude de Walter Benjamin, datado de 1917, Sobre a Pintura ou Sinal e Mancha. Com base nos conceitos radicais aí apresentados de Mancha e Sinal, que consideraremos como marcas do “aparecimento”, defenderemos que o Novo é manifestado através de uma Mancha; caberá ao Pintor a sua justa nomeação segundo o processo de Composição. Depois, veremos qual a relação da Mancha com a linguagem: Mancha que ao ser nomeada se inscreve num sistema de Sinais; Mancha que origina Obra criada, sobre a qual um conjunto sucessivo de Traduções irá dando conta do eco desse absoluto que aconteceu. Finalmente, abordaremos o impacto da Obra na esfera social: como é que o Autor que toma consciência da sua faceta de Produtor poderá ter um papel na mudança da organização política.
 - Aprender sem papel : criação e implementação de uma disciplina digitalPublication . Freire, Magna Raquel Teixeira; Lagarto, José ReisNeste estudo pretendeu-se implementar uma disciplina, durante um ano lectivo, sem recorrer à utilização de papel, utilizando apenas o computador como ferramenta de apoio à aprendizagem. A disciplina escolhida foi Tecnologias da Informação e Comunicação do 10º ano e como plataforma de suporte ao processo de ensino/aprendizagem utilizou-se o Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), para disponibilizar materiais de apoio à disciplina, em texto e vídeo, bem como fichas de exercícios e testes de avaliação. O objectivo principal do estudo foi avaliar se é possível aprender sem utilizar papel, apenas recorrendo a materiais em formato digital, compreendendo, assim, as vantagens, desvantagens e constrangimentos desse processo de ensino/aprendizagem bem como a motivação que os alunos sentem com esta metodologia. Para a execução do estudo optou-se pela metodologia qualitativa, mais precisamente o método Investigação - Acção, uma vez que a prática docente requer uma reflexão sobre a acção, permitindo, deste modo, efectuar as adequações que sejam necessárias à melhoria do método de ensino. A investigação dividiu-se em dois ciclos de investigação sendo que no final de cada um foi aplicado um questionário com vista a aferir as opiniões dos alunos sobre o método de ensino. Foram também registadas, numa grelha de observação diária, algumas informações pertinentes, relacionadas com as reacções observáveis dos alunos durante as aulas. As conclusões conseguidas demonstraram que os alunos não só conseguem aprender usando apenas os recursos digitais, isto é, sem utilizar papel, como também essa aprendizagem é realizada com êxito, uma vez que a disciplina em estudo obteve uma média das notas superior às outras disciplinas da turma, quando comparados os resultados dos alunos no 2º Período. Os alunos mostraram-se também mais motivados nas aulas e referiram que aprendem melhor com os recursos informáticos, dando especial importância aos vídeos de apoio.
 - O papel da crença na liderançaPublication . Godinho, Cláudia da Conceição; Ilharco, FernandoA investigação que se segue pretende averiguar o papel que a crença exerce nos processos de liderança. Trata-se de uma abordagem interpretativista que analisa o impacto da crença na personalidade do líder e que, por sua vez, se reflecte na relação deste com o grupo. Com base na revisão da literatura serão apresentados conceitos como o de crença, líder, expectativa, auto-confiança, certeza, motivação ou verificação do self. Esta investigação apela a um corpus teórico diversificado e relevante para a compreensão dos factores psicológicos que estão relacionados com as dinâmicas de liderança, especificamente da relação entre a crença e o desempenho dos líderes. O estabelecimento das relações entre os diversos blocos teóricos foi feito na perspectiva do impacto que a crença exerce no trabalho dos líderes. Utilizámos para a investigação a teoria da constituição da personalidade do líder, da formação das auto-crenças de eficácia, bem como, da verificação do self. Fizemos, ainda, a revisão da investigação em curso sobre o fenómeno da liderança, no que respeita o relacionamento entre a crença e a liderança. A análise que fizemos sobre o papel da crença na liderança assenta também em seis entrevistas: três realizadas a líderes, nas áreas desportiva, cultural e empresarial e as outras três a especialistas que trabalham nestas matérias, dois professores universitários e uma médica psiquiatra. Na discussão que apresentamos no Capítulo 5, que ocupa uma parte importante da dissertação, propomos entendimentos e conceitos que nos pareceram pertinentes para a compreensão do nosso objecto de investigação. A investigação apresentada revelou existir uma relação positiva entre a crença e o desempenho do líder. Os líderes reconhecem como essencial a existência da crença, nomeadamente as auto-crenças que se debruçam sobre a eficácia do indivíduo, para conseguirem performances de liderança mais eficazes.
 - A supervisão e a (re)construção da auto imagem profissionalPublication . Duarte, Maria de Fátima Ferreira dos Santos; Alves, José MatiasEsta dissertação centra-se na supervisão pedagógica e tem como objetivo analisar as perceções dos docentes avaliadores e avaliados relativamente aos atos supervisivos, em que conceitos assentam e de que modo estes podem ajudar na (re)construção da sua identidade profissional. Pretendeu-se dentro de um referencial teórico sustentado, observar, analisar e interpretar o modo como os sujeitos encaram os atos supervisivos, as dificuldades sentidas por parte dos avaliadores e ainda, ao interligar a supervisão ao desenvolvimento profissional, ver de que modo este processo contribui para a construção da identidade profissional docente. Considerando o estudo feito como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação interpretativa e qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, diários de campo e inquéritos. A informação recolhida foi sujeita à análise de conteúdo proveniente dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados obtidos indicam que os sujeitos têm presente, de forma clara, as potencialidades da supervisão pedagógica e sempre que possível tentam pô-las em prática, alicerçando os atos supervisivos à reflexão e à ação formativa. Por outro lado os docentes conhecedores do processo não lhe dão crédito e muito poucos abrem as portas da sala de aula, a sua „ilha‟, continuando a fazer-se sentir, embora digam o contrário, um comportamento avesso perante o olhar do outro. Em relação às consequências poderemos concluir que o sistema dificulta a supervisão pedagógica na sua aplicação e na sua plena aceitação. Os sujeitos corroboram em termos teóricos que a supervisão permite a (re)construção da sua imagem profissional mas na prática essa função não é expressiva.
 
