FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Title
Now showing 1 - 10 of 1383
Results Per Page
Sort Options
- 1982-2017 : 35 anos de telenovela portuguesa : um estudo sobre as estratégias de produção e programaçãoPublication . Fonseca, Lara Cristina de Matos Pimentão Ramalho; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA telenovela é o formato produzido para televisão que narra histórias fictícias e possui um alto teor de melodrama. O formato televisivo surge nos anos 50 e chega a Portugal nos anos 70 na sua versão brasileira. Desde então, conquistou o público português com a sua forma de abordar e representar temas quotidianos, com os quais o público se identifica. Em 1982 é produzida a primeira telenovela portuguesa, à luz das influências brasileiras e mexicanas, constituindo-se, até hoje, como um produto destinado essencialmente a um público familiar, heterogéneo e diversificado, embora haja evidência empírica de que é mais visto por mulheres. Ao longo dos anos, a complexidade das narrativas foi elevando a telenovela a um potencial instrumento de intervenção social através dos temas sociais abordados, acrescentando valor ao formato. O preconceito social e de âmbito académico inerente ao formato tornam interessante compreender de que forma estes produtos evoluíram e se atualizaram ao longo do tempo, a fim de responder às necessidades do público e das estações. Através da análise das 103 telenovelas estreadas entre 1982 e 2017, a presente investigação visa compreender as estratégias de produção e programação da telenovela portuguesa, em 35 anos, que conduziram o formato à liderança de audiências nos canais generalistas de sinal aberto (RTP1, SIC e TVI).
- A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em MacauPublication . Sam, Ka Hou; Martins, Adriana Alves de PaulaNos últimos anos, a importância da língua portuguesa aumentou consideravelmente em Macau, pelo que houve um aumento rápido do número de escolas secundárias privadas que passaram a oferecer cursos de português como língua estrangeira. Apesar disso, muitas dessas instituições estão ainda no início do seu desenvolvimento e há ainda muitas oportunidades para ensinar a língua-alvo de uma maneira inovadora e eficaz. A fim de implementar a promoção e a disseminação da língua portuguesa em Macau, é necessário examinar como o português está a ser atualmente ensinado para que seja possível procurar métodos de ensino que sejam apropriados e atraentes para alunos das escolas secundárias do ensino privado. É conhecido o fato de a comunicação ser uma das maiores fraquezas dos estudantes chineses na aquisição de línguas estrangeiras. Para além disso, Macau é uma cidade onde há poucas oportunidades para falar português. Este relatório pretende contribuir para a discussão sobre como melhorar as competências de comunicação da nova geração através da articulação da Abordagem Comunicativa com outros métodos de ensino.
- A abordagem Rime e o universalismo no budismo tibetano : a relevância do movimento religioso não-sectário no século XIX e o seu papel como elemento político unificador na actualidadePublication . Carvalho, José António Barradas; Lobato, Manuel Leão MarquesNa província do Kham, no Tibete oriental, na segunda metade do século XIX, ocorreu um florescimento religioso e cultural posteriormente designado como movimento Rime. Um grupo de mestres Budistas tibetanos provenientes de várias Escolas, cujas figuras mais proeminentes foram Jamgon Kongtrul, Jamyang Khyentse Wangpo e Chokgyur Lingpa, recolheram, compilaram, redigiram e divulgaram um grande volume de textos e ensinamentos pertencentes às oito linhagens de Budismo provenientes da Índia. Na génese deste empreendimento estava a abordagem Ris med ou Rime, que reconhece as diferenças entre as várias linhagens mas aceita que todas tenham o mesmo potencial. Tratase de uma abordagem não-sectária, cujos proponentes pretendiam que fosse característica do Budismo desde o início. Nesta dissertação analisam-se as razões pelas quais aquele fenómeno surge no Tibete oriental no século XIX e qual a natureza do seu legado, se se trata de um movimento ou não e, finalmente, discutem-se as diversas posições assumidas sobre as suas principais características. Conclui-se sustentando que a abordagem Rime é leitmotiv das actividades da Administração Central Tibetana no Exílio encabeçada pelo Dalai Lama e discutindo a forma como este líder político e religioso a utilizou para construir a identidade de um povo que mantém uma existência condicionada no Tibete e no exílio.
- As abordagens preventivas aos comportamentos desviantes : o caso de uma intervenção de base territorialPublication . Domingues, Sara Mariana Vieira Ferreira; Amaro, Maria Inês Martinho AntunesA presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Serviço Social – vertente de Acompanhamento Social e Inserção, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Neste sentido, o presente processo de investigação visa aprofundar as questões relacionadas com os problemas de comportamento dos jovens e ainda, perceber como é que uma intervenção de carácter territorial se poderá revelar como um agente de prevenção dos comportamentos desviantes. O território alvo da pesquisa é o projeto EscolhasVa, que faz parte do programa ESCOLHAS, vocacionado para a inclusão social e escolar de crianças e jovens, localizado no Vale da Amoreira, concelho da Moita. Trata-se de um projeto local que intervêm de à luz dos princípios de intervenção territorializada e em simultâneo, com a lógica de acompanhamento social presente diariamente no acompanhamento que dá aos jovens. O processo de investigação é orientado de acordo com estratégia abdutiva, pelo que se privilegiam sentimentos, perspetivas e motivações dos atores sociais e jovens alvo da intervenção do projeto. Quanto à análise dos dados recolhidos nas vinte entrevistas realizadas e ainda, nas três narrativas dos jovens optar-se-á pelas técnicas de análise de conteúdo.
- Academia de Liderança : desenvolvimento de competências pessoais através do Rugby : um projecto de inclusão socialPublication . Sacavém, José Manuel Temudo de Castro Pinto; Joaquim, Henrique Manuel MarquesO projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento pessoal integral e integrado de jovens, sendo que para o atingir será apresentado um serviço de formação ao ar livre em equipa através de rugby para clientes empresariais. O rugby é um desporto que se afirma por defender um conjunto de valores intrínsecos que promovem uma integração social positiva, e, na interação entre os jogadores são realçados valores e atitudes que reforçam competências sociais e emocionais. Esses valores são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho e podem servir de base à sustentabilidade de um projeto de intervenção social para jovens. É esta a premissa do projeto que iremos apresentar, enquadrada no âmbito de uma análise conceptual sobre inclusão social, desporto e aquisição de capital social.
- Academy awards : 1996-2016 : 20 anos de representações de géneroPublication . Sanches, Margarida Pato Nogueira; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffO género, como objecto de estudo, tem-se vindo a verificar uma temática pertinente nas mais diversas áreas do conhecimento científico, servindo de base para muitos investigadores1 no desenvolvimento do seu conceito e representação. Os estudos, que têm por base esta temática, apresentam-se significantes na medida em que constituem uma base sólida na compreensão, não só do conceito em si, como também da forma como este tem sido ostentado ao longo do tempo na sociedade em que vivemos, através da criação e apropriação de estereótipos, cuja função se prevê ter sido fundamental no desenvolvimento acentuado da apresentação de género. No que diz respeito ao cinema, esta temática tem-se vindo a revelar um objecto de estudo interessante pela forma como a indústria cinematográfica de Hollywood é considerada maioritariamente masculina (Lauzen, 2015) e pela forma como as personagens, dependentemente do género, são retratadas nos filmes, isto é, tendo em conta as ideias pré-concebidas pela sociedade (estereótipos) que podem ou não ser transpostas para os filmes. De forma a responder à questão de que modo o género se encontra representado não só nos filmes propostos às diversas categorias, como também na cerimónia de entrega de prémios Óscares, por ser um acto solene, de grande prestígio, considerou-se o facto de existir uma tendência masculina quer em termos de atribuição de estatuetas, quer também na apresentação dos vencedores das mesmas. Para esta dissertação, foram visualizados 28 filmes referentes ao período 1996-2016 que venceram nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador, de forma a compreender a representação de género, em cada um deles, bem como foram produzidos.
- A ação discursiva de Winston Churchill como reforço da sua comunicação de liderançaPublication . Silva, Susana Amaral da; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartNum período caracterizado pela constante alteração de mercados, sociedades e tecnologia, os valores de liderança e respetivos processos psicológicos assumem um papel decisivo na resolução de conflitos e mobilização de pessoas. Em 1940, quando a supremacia alemã era visível e a invasão à Grã-Bretanha parecia iminente, Churchill conseguiu rescrever a atmosfera política prevalente ao inspirar a nação e evitar o colapso moral. Impulsionando a nação para a vitória final sobre a Alemanha Nazi, Winston Churchill registou o seu estilo de liderança estratégico de sucesso, estimulado pelo seu poder de oratória, determinação e incansável fome pela vitória. O presente trabalho de investigação, cujo processo pretende demonstrar a importância do discurso como elemento de motivação, é conduzido com o objetivo de enriquecer o conhecimento já existente, cruzando a compreensão de fenómenos do mundo contemporâneo e ajudando na resolução de crises e conflitos. Sob a teoria da análise do discurso e da retórica, esta dissertação procura, assim, estudar as qualidades de um líder que permanecem válidas até à atualidade – nomeadamente na resolução de conflitos em períodos de crise internacional –, relacionando-as com as causas e os efeitos de sentido, ao longo da realidade histórica da Segunda Guerra Mundial. A problemática em análise motivou uma investigação qualitativa, compreendendo o estudo das teorias definidas na Retórica de Aristóteles (2010) e da teoria da análise do discurso de Patrick Charaudeau (2006), na avaliação dos efeitos consequentes da atividade discursiva de Winston Churchill. Os principais resultados indicam a forma como a força dos argumentos discursivos do antigo político britânico mobilizaram a opinião pública e a união em torno de determinados valores e/ou objetivos comuns, servindo como arma de propaganda, difusão, persuasão e mobilização. Sendo os seus discursos um reflexo direto do poder da palavra, estes funcionam como elemento motivador dos recetores (phatos), promovendo a união em torno do líder (ethos), bem como o efeito argumentativo e mobilizador (logos).
- A acção dos grupos comunitários e as estratégias de integração de grupos vulneráveis e excluídosPublication . Martins, Rosalina da Veiga; Vieira, Isabel Maria Paula Amado de FreitasEste trabalho inscreve-se no âmbito do mestrado de Serviço Social e tem como tema “A Ação dos Grupos Comunitários Junto dos Grupos Vulneráveis e Excluídos”. A partir de um estudo de caso realizado em dois bairros de habitação social, Padre Cruz e Horta Nova, localizados na freguesia de Carnide, procura-se analisar as diversas estratégias e dinâmicas dos GC, para integração dos grupos vulneráveis. Os resultados alcançados indicam que os GC, constituem resposta adequada para os fenómenos da pobreza e exclusão social na atualidade, a partir dos três princípios estratégicos que os orientam, nomeadamente a participação, a parceira e a ação conjunta. Assente nos referidos princípios, moradores e profissionais compartilham valores, estabelecem acordos, prosseguem objetivos comuns, programam atividades, diagnosticam problemas e procuram soluções. Porém, nota-se também que existe um esquecimento dos grupos vulneráveis, na medida que estes não estão inseridos nas dinâmicas participativas dos Grupos Comunitários. Para sua inovação, os GC necessitam de encontrar estratégias para integrar os grupos vulneráveis e daí o primeiro passo de contributo com este presente estudo.
- A acessibilidade para pessoas surdas nos canais televisivos generalistas em sinal abertoPublication . Grossinho, Rita de Oliveira Robalo; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA acessibilidade aos meios de comunicação é um direito de todos os cidadãos. Em Portugal, a televisão1 está presente em 93,2% agregados familiares/ em 9 em cada 10 famílias (ANACOM, 2020), o que indica a sua relevância no acesso à informação e ao entretenimento. Importa assim compreender se este direito está a ser plenamente assegurado à população surda; ser surdo não é uma escolha e como tal, também não deve ser um fator de discriminação. É com base nesta premissa que nasce esta investigação, que tem como objeto de estudo a acessibilidade na televisão portuguesa nos três canais generalistas em sinal aberto, RTP1, SIC e TVI. A dissertação pretende verificar se na prática estes canais são acessíveis para o público surdo, e qual é o ponto de vista destes telespectadores e dos profissionais que com eles trabalham. Para tal foram realizadas entrevistas exploratórias e um inquérito, e analisadas as grelhas de televisão dos canais. A análise deste tema permitiu concluir que existe uma discrepância entre os canais privados e o canal de serviço público, relativamente ao número de horas e género de programas acessíveis a esta população. Por outro lado, observaram-se também diferenças entre as técnicas de acessibilidade utilizadas pelos canais. De acordo com os resultados, parece haver uma tendência que indica que os media não são inteiramente acessíveis, e que ainda existe um longo caminho a percorrer nesse sentido. Acima de tudo, é necessário tornar os programas mais acessíveis através da interpretação de Língua Gestual Portuguesa e de Legendas – sendo esta última, a preferência dos inquiridos. Melhorar a qualidade de interpretação, o tamanho da janela do intérprete, e a velocidade das legendas nos programas, são outros pontos a ter em consideração.
- O acompanhamento e supervisão da prática letiva visto pela avaliação externa das escolasPublication . Pereira, Maria de Fátima Gonçalves; Melo, Rodrigo Queiroz eO presente trabalho enquadra-se no domínio da Supervisão e Avaliação Externa. O estudo aqui apresentado tem como objetivo central identificar quais as práticas supervisivas existentes nas escolas, desocultadas pelos relatórios da IGE e que sugestões de melhoria deixam os avaliadores às escolas. A Avaliação Externa das Escolas (AEE), levada a efeito por equipas da Inspeção-Geral da Educação (IGE), constitui-se como elemento regulador e promotor da qualidade educativa. Qualquer atividade que envolva momentos de ensino e aprendizagem, deverá ter inerente um processo de supervisão, sendo precisamente a interligação entre os dois domínios o objeto do nosso trabalho de investigação. Desenvolvemos a conceptualização teórica, recorrendo a autores de referência neste campo e que nos apoiaram a argumentação construída, que sustenta o estudo empírico. No que respeita ao estudo empírico, o corpus de análise é constituído pelos relatórios de 35 escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo, inspecionadas durante o início do Novo Ciclo de Avaliação (2011-2012). Adotou-se a metodologia de abordagem interpretativa e qualitativa na investigação através de análise documental. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que as práticas de supervisão nas escolas são ainda insuficientes, visíveis nas classificações atribuídas a este fator, e expressas nos relatórios da Inspeção-Geral de Educação no âmbito da avaliação externa das escolas. Apenas podemos falar de práticas colaborativas. A nível de práticas letivas e supervisão pedagógica, existe ainda um longo caminho a percorrer. Considera-se que o sucesso e otimização de todo este processo supervisivo/avaliativo depende de forma determinante do modo como as lideranças e a comunidade educativa se posicionam relativamente à sua utilidade e validade educativa. Pensamos que passará pela necessidade de protocolar a implementação de dipositivos de supervisão bem como de refletir acerca da sua importância.