FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- Which risk-return profiles do traditional bonds offer in comparison to inflation-linked bonds during periods of elevated inflation?Publication . Klein, Robin Patrick; Schliephake, EvaThe preceding years have been characterised by inflationary pressure, thereby emphasizing the importance for investors to understand the dynamics of the different bonds classes within such an environment. This thesis investigates the risk-return profiles of different bonds classes (Treasury inflation protected securities, government-, and corporate bonds) within the recent elevated inflationary period. Using comprehensive bonds data from the period of 2014-2024, this study provides key insides about the impact inflation has on these bonds classes. Additionally, it provides insides about the macroeconomic environment that needs to be evaluated to understand the final impact on the bonds market. My findings reveal that treasury inflation protected securities do not provide superior performance within inflationary periods compared to the other bonds classes. High Yield provides higher risk-rewards as credit quality is negatively correlated with risk-reward. The same is true for short duration. The less duration the less risk-reward is provided, on the Government and the Corporate side. Furthermore, it is evident that central bank actions during the recent inflation period influence the bonds market in a novel manner, as unconventional tools are employed to combat yield curve movements and supply shocks. The thesis concludes that long-duration and lower credit quality offer a more preferable risk-return profile while treasury inflation protected securities limit the downside risk.
- Comunicação estratégica aplicada a clubes de futebol profissional : estudo de caso do Clube Desportivo NacionalPublication . Nascimento, José Maria Mendes de Matos Baião do; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosA investigação realizada na presente dissertação procurou dar resposta à questão de partida “Quais as características da estratégia de comunicação digital do Clube Desportivo Nacional na rede social Instagram nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022?”. De forma a dar resposta à pergunta de partida foram utilizados dois métodos de investigação. O primeiro método foi a entrevista semi-estruturada. O segundo método correspondeu à análise de conteúdo dedutiva e indutiva. A análise de conteúdo incidiu sobre os 1245 posts publicados pela conta oficial do Clube Desportivo Nacional na rede social Instagram, no período compreendido entre 12 de setembro de 2020 e 22 de maio de 2022. Conclui-se que a equipa de futebol profissional foi o principal foco da estratégia de comunicação digital do Clube Desportivo Nacional no Instagram no período em análise. Mais concretamente, o principal conteúdo publicado, nas épocas 2020/2021 e 2021/2022, traduziu-se no acompanhamento em direto dos jogos da equipa de futebol profissional enquadrando-se este conteúdo na primeira estratégia de comunicação digital identificada, o marketing de relacionamento. A segunda estratégia utilizada pelo clube foi a partilha diária de posts sobre todas as áreas do clube, de forma a manter o interesse dos adeptos e por consequência aumentar o valor de marca do clube. O reforço da identificação dos adeptos com o clube constituiu outra das estratégias utilizadas. Por último, o clube utilizou também projetos de responsabilidade social como forma de envolver os adeptos na vida do clube. Nas épocas em análise, houve um maior acompanhamento na página oficial do clube da equipa de futebol profissional na época 2020/2021, do que na época 2021/2022 devido à situação pandémica da Covid-19. Outra das diferenças na estratégia de comunicação digital no Instagram durante as épocas em análise teve a ver com a mensagem passada aos adeptos, pois, na primeira época, essa mensagem era positiva, enquanto na segunda época, a mensagem tinha como objetivo a gestão de expectativas.
- A comunicação interna nas agências de comunicaçãoPublication . Moniz, Diogo José Martins Pereira; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosNos dias de hoje, com a crescente valorização da comunicação interna como elemento estratégico nas organizações, torna-se essencial compreender como as tendências atuais nesta área podem impactar o envolvimento dos colaboradores. A comunicação interna, particularmente em agências de comunicação, desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho colaborativo, no alinhamento estratégico e na retenção de talento. A questão de partida estabelecida foi: “Quais são hoje as principais tendências da comunicação interna nas agências de comunicação que possam influenciar o envolvimento dos colaboradores?”. Para responder a esta questão, foi adotada uma estratégica metodológica mista. Em primeiro lugar, foram conduzidas duas entrevistas exploratórias a colaboradores de diferentes agências de comunicação, aprofundando a análise qualitativa sobre as dinâmicas internas e as práticas de comunicação das suas empresas. Complementarmente, realizou-se um inquérito por questionário a colaboradores de agências de comunicação em Portugal, com o objetivo de recolher perceções sobre as práticas atuais e os fatores que promovem ou dificultam o seu envolvimento. Os resultados obtidos revelaram que práticas de comunicação interna alinhadas com as necessidades dos colaboradores, como o uso de canais digitais eficazes e o incentivo à partilha de feedback, são vistas como cruciais para o aumento do envolvimento. No entanto, identificaram-se desafios relacionados à sobrecarga de informação e à falta de personalização das mensagens. Este estudo sublinha ainda a relevância na criação e execução de estratégias de comunicação interna bem estruturadas como fator diferencial no envolvimento e na produtividade das equipas em agências de comunicação, destacando a importância da inovação e da humanização nas práticas de gestão interna.
- A ética e a responsabilidade social das marcas de cosmética : a perceção da geração Z nas redes sociaisPublication . Amado, Maria Francisca Vieira de Assunção Tenreiro; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA revolução digital tem impulsionado uma transformação significativa na forma como as marcas comunicam com o seu público, tornando a comunicação mais dinâmica, interativa e personalizada. Esta mudança é particularmente evidente no setor da cosmética, onde as empresas recorrem a estratégias digitais para se aproximarem dos consumidores. Paralelamente, cresce a importância de comunicar de forma clara valores éticos e de responsabilidade social. Os consumidores, em particular a Geração Z, demonstram crescente sensibilidade e exigência relativamente a estes temas. Assim, a comunicação digital está a tornar-se não só numa ferramenta de personalização, mas também num meio crucial para fortalecer a confiança e a identificação do público jovem com as marcas. Esta investigação foi orientada pela seguinte questão: Qual a perceção da Geração Z sobre a ética e a responsabilidade social das marcas de beleza e cosmética nas redes sociais? A investigação seguiu uma metodologia empírica mista. Num primeiro momento, recorreu-se ao método quantitativo para recolha de dados primários, por meio da aplicação de um questionário dirigido aos consumidores portugueses da geração em estudo, do qual resultou uma amostra de 101 consumidores. Posteriormente, levou-se a cabo uma abordagem qualitativa através da análise da presença nas redes sociais de quatro marcas de cosmética presentes em Portugal. Os principais resultados mostraram que a Geração Z perceciona de forma positiva a comunicação das práticas éticas e de responsabilidade social das marcas de cosmética nas redes sociais, mas que o seu envolvimento é algo seletivo. Sendo que, o uso de influenciadores, mais eficaz para alcançar este público, ainda não promove discussões profundas sobre estas temáticas.
- On the relevance of twice born leaders within the context of digitization and organizational changePublication . Speck, Luis Frederick; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesDigitization is impacting and transforming organizations, making it the main driver of organizational change. This impact is putting pressure on organizations how to manage and operate their activities. Therefore, leaders need to understand the implications of digitization and organizational change in order to succeed. This study investigates the relevance of William James twice born concept within the context of digitization and organizational change. As this research is employing a mixed method approach, it offers different organizational perspectives by interviewing leading positions and surveying employees. Findings revealed no significant impact of digitization and organizational change on the emergence of twice born leaders. However, results indicated a need of leadership traits associated with the twice born concept in order to successfully navigate organizational change. These needed leadership traits align with several contemporary concepts emphasizing the relevance of William James twice born concept within todays context. Meanwhile, the study revealed limitations in contributing to the ongoing debate between the need for managers and leaders. Therefore, this study suggests future research to focus on specific organizational contexts in order to provide more nuanced insights about traits needed in specific organizational environments.
- Sexism in branding : investigating the portrayal of gender in fashion advertising across various media platformsPublication . Penna, Michela; Fernandes, Anna Carolina Boechat ChavesThe purpose of this study is to investigate how Generation Z perceives sexism in fashion advertising and how these beliefs are influenced by gender roles, sexual objectification, unrealistic beauty standards, and media consumption patterns. The results of an extensive poll of a sample (n=213) show that sexual objectification, the representation of gender roles, and unattainable beauty goals are among the primary variables determining Gen Z's opinions regarding sexism in fashion promotion. The vast majority of participants conveyed their frustration with the depiction of women in positions that are humble, submissive, or perpetuate conventional gender norms. They suggested that the way male and female roles are portrayed in fashion marketing is directly related to Gen Z's feelings of sexism, and they were particularly critical of ads that supported conventional sex biases. Numerous respondents emphasized how advertisements featuring women in stereotypically feminine, subservient, or passive roles reinforced gender-based stereotypes and added to a general sense of inequity. This discontent highlights the significant impact that fashion commercials' images of sex roles have on Generation Z's awareness and tolerance for sexism. The research also clarifies how people's views of bias are shaped by sexual objectification in advertising. The degree of sexual objectification in fashion ads was found to have a direct and significant impact on participants' attitudes toward misogyny. Many respondents advocated for more respectful and empowered depictions of women that would better reflect modern values, calling for a dramatic reduction in the sexualization of women in fashion ad campaigns. These results imply that Gen Z is well conscious of how media sex discrimination affects public perceptions of gender and gender bias. Furthermore, participants' top concern was the emergence of unachievable beauty standards. Advertisements that promoted unrealistic expectations of beauty were believed to be a part of the objectification of women as well as misogyny. Respondents often expressed dislike of fashion advertisements that advocated unattainable ideals of beauty, citing the detrimental effects on women's self-esteem and the way in which they contribute to the commodification of their bodies. The connection between sexism and impossible aesthetics was brought up in particular, with many people pointing out how negatively these depictions undermine one's sense of confidence and body image, furthering objectification and sexist presumptions. In addition, it was discovered that Gen Z's judgments of sexism in fashion advertising were determined by their media consumption habits. Their exposure to a variety of social media information has made them more conscious of global concerns like sexism, while their media use further shapes individual belief systems and more general cultural trends to form judgments. According to the study, media consumption has a significant role in defining how the younger generation reacts to sexism in fashion ads, while it also interacts with other societal variables. In conclusion, the study's findings confirm that the main elements impacting Generation Z's opinions of sexism in fashion advertising are sexual objectification, unrealistic beauty standards, and the representation of gender roles. These outcomes underscore the necessity of ethical and thoughtful depictions of women in the fashion business that upend antiquated gender stereotypes and respect women, better connecting with the progressive ideals of the next generation.
- A convergência tecnológica e as transformações no processo de produção de conteúdo radiofónicoPublication . Roldão, Beatriz Reis Gomes; Ribeiro, Nelson CostaO presente estudo resulta de um estágio curricular realizado na rádio Mega Hits, na área de produção e redes sociais do programa Snooze e Girls Night Out, entre outubro de 2023 e abril de 2024, sendo objeto de estudo apenas o Snooze. O principal objetivo é compreender de que forma é que a convergência tecnológica veio influenciar e, de certo modo, modificar a forma do Snooze criar e produzir conteúdo. Assim sendo, surge a pergunta de investigação: “De que forma é que a convergência tecnológica influencia o processo de produção nas emissoras radiofónicas?” Para dar resposta à pergunta de investigação, foi adotada uma metodologia de abordagem mista com uma análise de conteúdo quantitativa, para examinar os conteúdos do Snooze publicados nas plataformas digitais com mais aposta – Instagram e TikTok. Para além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas ao diretor da estação de rádio Nelson Cunha, ao coordenador da equipa de Multimédia David Carronha, e à produtora executiva do Snooze, Matilde Prata. Com este estudo, apurou-se que, efetivamente, o Snooze constrói o seu conteúdo para vingar no digital e que todos os pormenores contam, como a duração do conteúdo, a plataforma em que é publicado, quando e até o tema abordado, porque, no final de contas, tudo se resume a números. O Snooze serve como exemplo da capacidade que uma rádio tradicional tem em reinventar-se e permanecer relevante num cenário mediático em constante transformação. Com estratégias bem delineadas para maximizar o alcance e a interação, o programa da manhã da Mega Hits garante uma presença significativa na vida dos jovens.
- O impacto do digital na rádio contemporânea : as audiências radiofónicas e os seguidores digitais do Instagram da Mega HitsPublication . Sena, Maria Isabel Silva; Ribeiro, Nelson CostaNo âmbito do estágio curricular realizado na rádio Mega Hits, o presente relatório tem como objetivo analisar o impacto do digital nas audiências da rádio Mega Hits, investigando a relação entre as audiências analógicas e os seguidores digitais do Instagram da rádio jovem. Além disso, procura perceber se as audiências digitais da estação acompanham a emissão radiofónica e, ainda, apurar se existem pessoas que não ouvem a estação, embora sigam os seus conteúdos no Instagram. Numa primeira fase, é explorada teoricamente a evolução da rádio e das suas audiências, desde o seu surgimento até aos dias de hoje; o caso português; e o fenómeno de convergência do meio radiofónico, paralelo ao papel das redes sociais. Segue-se uma investigação empírica, com base no estágio curricular realizado na rádio Mega Hits, com entrevistas a membros da equipa da estação e a aplicação de um inquérito por questionário junto dos ouvintes e/ou seguidores da estação jovem. Com esta investigação, verificou-se que o digital tem uma importância cada vez mais crescente no meio radiofónico, com o Instagram a servir como uma ferramenta dessa evolução. No caso da rádio Mega Hits, a sua presença digital através do Instagram reforça a ligação dos ouvintes e/ou seguidores, apesar de se verificarem públicos distintos que interagem de forma diferente. Enquanto uns acompanham a rádio tanto pela emissão como pelo digital, outros preferem exclusivamente um formato, seja a escuta da emissão hertziana ou os conteúdos digitais. A interação dos animadores nos media sociais e conteúdos como a rubrica "Cala-te Boca" influenciam na atração de ouvintes, embora fatores como a falta de sintonização em certas regiões limitem a conversão de seguidores digitais em ouvintes regulares.
- Employer branding e síndrome de down : uma análise exploratória das práticas inclusivas em PortugalPublication . Bernardo, Sara Alexandra Correia; Fernandes, Anna Carolina Boechat ChavesAtualmente, o employer branding destaca-se como uma estratégia-chave para as empresas, sendo a inclusão um elemento de destaque neste contexto, já que cultivar um ambiente de trabalho inclusivo fortalece a reputação como marca empregadora, atraindo e retendo talentos. Pessoas com Síndrome de Down têm vindo a integrar progressivamente o mercado de trabalho em Portugal, apesar dos obstáculos que persistem à sua plena inclusão. Tendo em conta esta realidade, a presente investigação tem como objetivo responder a duas questões de investigação:
- O impacto das redes sociais em indivíduos com perturbação do espetro do autismo de nível 1Publication . Amorim, Maria de Matos Gonçalves Guedes de; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasEste estudo teve como objetivo investigar as vantagens e desvantagens das redes sociais nas vidas dos indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) de nível 1, de forma a compreender que impacto podem ter a nível de saúde mental, de acesso a informação e apoio; de interações sociais; e de inclusão e participação social. Para tal, realizou-se um estudo exploratório qualitativo que consistiu em entrevistas participantes de 4 grupos distintos: Especialistas em Interação Social e Tecnologia Aplicada à PEA; Especialistas em PEA; Profissionais de Comunicação; e Indivíduo com PEA. Os resultados demonstraram que as redes sociais podem proporcionar oportunidades de socialização e de expressão pessoal para as pessoas do espetro do autismo, mas também desvantagens a nível de saúde mental e de interação social, como a ansiedade social, o isolamento social e o cyberbullying. Verificou-se que o apoio familiar e terapêutico tendem a ser cruciais para auxiliar a jornada digital dos indivíduos com PEA nas redes social e contribuir para o seu uso seguro e responsável. Neste sentido, várias estratégias de apoio foram propostas. A incorporação de literacia mediática nas escolas e o treino com tecnologias inovadoras de Realidade Virtual foram as duas sugestões principais para promover o bom uso das plataformas sociais. Apesar dos riscos conhecidos ds redes sociais, os indivíduos com PEA continuam a querer usá-las, sendo este estudo relevante para compreender de que forma as devem utilizar da melhor forma.