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- Necessidades parentais em pais de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA)Publication . Felizardo, Erik dos Santos; Ribeiro, Filipa Delegado Neiva CorreiaFundamentação Teórica: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma condição neurodesenvolvimental que afeta significativamente o comportamento e a cognição das crianças, gerando consequências no âmbito pessoal, escolar e familiar. Essas consequências podem incluir dificuldades académicas, problemas nas relações sociais e estigmatização por parte de colegas e familiares. O papel dos pais no cuidado de crianças com PHDA torna-se especialmente desafiador, dado que frequentemente, enfrentam elevados níveis de stresse e necessitam de suporte específico para lidar com as demandas relacionadas ao comportamento dos filhos. Objetivos: Este estudo tem como objetivo identificar as necessidades parentais de cuidadores de crianças diagnosticadas com PHDA, a fim de fornecer informações que possam guiar intervenções direcionadas e promover o bem-estar dessas famílias. Metodologia: Para a recolha de dados foi utilizado um questionário adaptado para o contexto português, com 28 questões divididas em sete dimensões pela plataforma Google Forms. Resultados: A amostra foi composta por doze cuidadores de crianças com PHDA, a sua maioria foi do sexo feminino, com 46 anos, casados e residentes em Lisboa. Pais de crianças com PHDA relataram bom conhecimento sobre sintomas e tratamentos farmacológicos, mas conhecimento limitado sobre intervenções comportamentais. Suas principais preocupações incluem as competências sociais, aprendizagem e desatenção dos filhos, com a impulsividade vista como desafiadora. Valorizam o acompanhamento psicológico e materiais educativos, enquanto o suporte dos familiares é considerado moderadamente importante. As intervenções psicológicas foram priorizadas sobre adaptações escolares e refletiram insatisfação com o apoio educacional. Embora muitos pais não relatem sobrecarga ou irritação, reconhecem a necessidade de suporte emocional e do autocuidado. Discussão e conclusão: Foram constatadas diversas necessidades dos cuidadores, apesar de trazer informações relevantes, este estudo não supre a escassez de estudos nesta temática pela amostra limitada, necessitando de ser replicado. Os resultados aqui presentes contribuem para futuras intervenções neste contexto.
- Gear vs knowledgePublication . Macedo, Rodrigo Belo Veiga de; Tavares, Cláudio Filipe do LagoEste relatório tem como objetivo fazer uma reflexão das funções desenvolvidas ao longo do estágio curricular como engenheiro de gravação e mistura auxiliar na RedBox Studios, no âmbito de produção musical. Atendendo à diversidade de trabalho no departamento de som do estúdio, durante 6 meses foram postos em prática conhecimentos e capacidades adquiridas ao longo da formação obtida no mestrado em Som e Imagem com especialização em Design de Som. A seguinte dissertação inclui um estudo no qual são debatidas as necessidades essenciais para uma produção musical com qualidade profissional, debruçando os temas conhecimento e experiência na área contra a necessidade de ter ferramentas topo de gama e de qualidade profissional para a concretização de uma boa produção. No final, percebemos que o engenheiro da RedBox Studios teve mais votos do que o eu. Percebemos então que, um profissional que já tenha experiência com um determinado equipamento, consegue extrair o máximo dele.
- Natureza e função da poesia : de M. Heidegger a poetas atuais da língua portuguesaPublication . Bento, Filipe Augusto; Martins, José Cândido OliveiraEsta dissertação tem como objetivo expor a relação entre o conceito de poesia da filosofia tardia de Martin Heidegger com temas encontrados em Ser e Tempo (1927) e explorar a aplicabilidade destes na poesia contemporânea de língua portuguesa. Esta relação centra-se principalmente, (mas não exclusivamente) em temas encontrados na obra Ser e Tempo (1927) como Dasein, cuidado (cura)1, linguagem e existenciais e o conceito de poesia como Alêtheia (verdade) abordados na obra tardia de Martin Heidegger. Desta forma, esta dissertação expõe o “diálogo” entre Ser e Tempo e a tradição estética que tem tido uma má compreensão da poesia e do poeta no que ao seu significado, abordagem e função diz respeito. Argumentamos que a poesia é um evento de desvelamento cuja função é levar uma comunidade à verdade do Ser, ou seja, à revelação das possibilidades das entidades e do Dasein. A conclusão é favorável à abordagem heideggeriana da poesia e do poeta como salvação e salvadores de uma era histórica (contemporânea) desolada. Para realizarmos tal tarefa, esta dissertação foca a sua atenção em Ser e Tempo e textos de Martin Heidegger tardio, para pensar o lugar e a função da poesia; e para estabelecer um diálogo possível com autores contemporâneos da língua portuguesa, como Adília Lopes, Eugénio de Andrade, Hélia Correia e Manoel de Barros.
- Relação entre as funções executivas e o desenvolvimento socio-emocional na população pré-escolarPublication . Valente, Marcos Daniel Sampaio; Rato, Joana Maria RodriguesObjetivos: Este estudo teve como propósito compreender o Desenvolvimento Socioemocional (DSE) a partir das perspetivas dos pais e dos professores e analisar a relação entre as capacidades e dificuldades percecionadas por estes dois intervenientes junto das crianças pré-escolares e as suas Funções Executivas (FE), especialmente o Controlo Inibitório (CI) e a Flexibilidade Cognitiva (FC). Metodologia: Este estudo adotou uma abordagem quantitativa e de natureza correlacional, com o objetivo de avaliar a relação entre a perceção do DSE pelos educadores de infância e os pais e o desempenho das crianças do pré-escolar em tarefas de FE. Foi utilizada uma amostra de conveniência, composta por 70 crianças de 5 a 6 anos de idade (M = 5,65, DP = 0,32), das quais 35 são do sexo masculino e 35 do sexo feminino. O DSE foi avaliado através do questionário de autorrelato Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), aplicado tanto aos pais/cuidadores quanto aos educadores. Para medir as FE das crianças do pré-escolar, foram usadas duas provas de medida de desempenho do Early Years Toolbox (EYT). O Go/No-Go, para avaliar o CI, e o Card Sorting, para medir a FC. Resultados: Foi possível verificar correlações negativas médias entre o CI e a escala de hiperatividade percecionada pelos pais (r = -.36, p < .001), a escala de problemas de relacionamento com os colegas percecionada pelos pais (r = -.24, p < .05), a escala de dificuldades total percecionada pelos pais (r = -.32, p < .001). Ao nível da FC somente encontrou-se uma correlação negativa fraca com a escala de problemas comportamentais percecionada pelos pais (r = -.28, p < .05). Por fim verificou-se uma correlação positiva moderada com a escala de comportamento pró-social percecionada pelos professores (r = .38, p < .05). Conclusão: Os resultados confirmaram a existência de diferenças significativas entre as perceções dos pais e dos professores em relação ao perfil socio-emocional das crianças. Em particular, enquanto os pais tendem a relatar níveis mais altos de comportamentos emocionais e hiperatividade, os professores observam com maior frequência comportamentos externalizantes no contexto escolar. Além disso, encontrou-se também correlações negativas moderadas entre o CI e algumas dificuldades comportamentais, particularmente nas áreas de hiperatividade e problemas de relacionamento entre pares, segundo os pais. A FC mostrou correlações mais fracas com os resultados comportamentais, mas associou-se à redução de problemas comportamentais na perceção dos pais, sugerindo que estas FE são observáveis e impactantes de forma distinta dependendo do contexto social onde a criança está inserida.
- A (con)celebração eucarística : signum unitatis : o significado teológico da concelebração eucarística no Concílio Vaticano II e nos documentos da reforma litúrgicaPublication . Alves, Francisco Maria Amaral Santos da Costa; Carvalho, Joaquim Augusto Félix deNesta dissertação, estudamos a compreensão do significado teológico da concelebração eucarística nos debates e documentos do Concílio Vaticano II e da reforma litúrgica pós-conciliar. No primeiro capítulo, procuramos elaborar uma síntese conceptual e histórica sobre alguns temas relacionados com o nosso objeto: o conceito de «celebrar» a liturgia como um conceito inicialmente coletivo e não apenas ministerial, a «concelebração» como celebração eclesial, e não apenas como celebração de vários ministros sacerdotes. Além disso, apresentar o sacerdócio cristão na sua dupla manifestação (real e ministerial) como uma realidade que está em íntima ligação com a concelebração eucarística. No segundo capítulo, procuramos apresentar algumas fontes que nos permitam reconhecer que significado teológico foi sendo reconhecido à concelebração eucarística ao longo do tempo. Na Igreja Antiga, a concelebração era sinal da comunhão da Igreja Local, de hospitalidade eucarística e da unidade da «ordem sacerdotal» (Bispo e presbíteros). Na Idade Média, focamonos na realidade da celebração das chamadas «missas privadas» e nos debates Escolásticos sobre a possibilidade da «co-consagração» (as posições eram variadas). Por tudo isto, a concelebração eucarística tornara-se rara em contexto latino, manifestando sobretudo o exercício ministerial sacerdotal do poder de consagrar a oblação eucarística. No terceiro capítulo, apresentamos o contributo do Movimento Litúrgico: acentuar que a concelebração manifesta a unidade da Igreja. Nos debates conciliares existe equilíbrio entre o significado eclesiológico e a preocupação em compreender teologicamente a concelebração como uma ação colegial sacerdotal ministerial. Na reforma litúrgica, surge declaradamente a tríplice unidade presente na reflexão conciliar. A concelebração eucarística manifesta mais claramente: a unidade do Sacrifício da Cruz, do sacerdócio ministerial e de todo o povo de Deus.
- O papel da tecnologia na evolução musical : caso prático na 20TO20KPublication . Costa, João Carlos Sobral; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoO presente relatório descreve as tarefas e funções desenvolvidas por mim ao longo do estágio curricular, realizado no estúdio 20to20k, especializado em produção, gravação, mistura e masterização de som e música. Considerando a diversidade do trabalho, foram aplicados ao longo de 6 meses conhecimentos e capacidades adquiridas durante a formação obtida no mestrado em Som e Imagem, especialização em Design de Som. O relatório inclui também uma revisão da literatura do estado atual da arte em Produção Musical, assim como uma introdução aos desafios e oportunidades da utilização de novas tecnologias na produção sonora.
- Family involvement in early childhood education and care: insights from portuguese and norwegian curriculum frameworksPublication . Dardanou, Maria; Brito, RitaThe significance of family involvement in Early Childhood Education and Care has gained considerable attention within national reforms and regulations across various countries. This study aims to examine the early childhood education curriculum frameworks pertaining to family participation in Portugal and Norway. By analysing the national curriculum frameworks of these two countries, this study explores the distinct approaches they adopt towards family involvement in Early Childhood Education and Care, considering their unique cultural and policy contexts. Through content analysis of the curriculum frameworks from both nations, two primary themes emerge through coding: active involvement in the educational process and collaborative partnerships. The findings highlight the importance of fostering relationships between families and educational institutions to enhance children’s learning experiences and emphasize the necessity of ongoing communication and shared decision-making. Through an ecological perspective, this paper provides insights into how varying levels of family participation can influence educational practices and experiences in early childhood settings, suggesting potential improvements to strengthen partnerships between families and educators.
- Physical activity and cognitive performance in cancer survivors : a cross-sectional studyPublication . Marques, Mafalda Vasconcelos de Figueiredo; Oliveira, Raquel Maria Baptista de Lemos Guerra de; Nunes, Maria Vânia da SilvaCancer survivorship poses challenges beyond remission, with cancer-related cognitive impairment (CRCI) often affecting memory, attention, and executive function, impacting daily functioning and quality of life. Physical activity (PA) has shown positive effects on cognitive performance, with studies reporting improvements in cognitive function after high-intensity exercise and enhanced memory recall following moderate exercise. However, evidence regarding PA’s effects in cognition on cancer survivors remains mixed, possibly due to the reliance on selfreport cognitive questionnaires and the limited number of studies examining the influence of factors like depression and cognitive reserve (CR) on PA in this population. Therefore, this study aims to explore the relationship between regular ongoing physical activity and cognitive performance, and how it influences cognitive reserve and depression in cancer survivors. The sample of this study comprised 154 breast and lung cancer survivors. PA was selfreported and categorized by PA intensity levels. CR was measured with the TeLPI and the CRIq. Cognitive domains were evaluated as composite scores for attention and processing speed (APS), executive function (EF), and learning and memory (LM). For subjective cognitive complaints, the FACT-COG-v3 was used, while depressive symptoms were measured using the HAM-D. Results show no significant differences in cognitive performance across PA intensity levels. However, the very active PA group was positively associated with the leisure-time subscale of CRIq. No significant correlations were found between PA and depressive symptoms, although its severity was negatively associated with subjective cognitive complaints. These findings highlight the complexity of CRCI and the need for further longitudinal research to explore the effects of PA on cognition in this population and the influence of other possible factors such as CR.
- Mistagogia em tempos de secularização : a experiência mistagógica do século IV e o caminho de fé para a evangelização na contemporaneidadePublication . Raimundo, António da Silva; Carvalho, Joaquim Augusto Félix deEste trabalho incide sobre a importância da revalorização da dimensão mistagógica no processo de transmissão da fé no contexto de secularização vivido na nossa sociedade hodierna, partindo especificamente do modelo de catequese mistagógica praticado principalmente no século IV. Para isso, após um breve estudo dos sacramentos da Iniciação Cristã e do itinerário catequético que os prepara – primeiro capítulo, Ao Encontro do Mistério –, incide-se particularmente nas dimensões catecumenal e mistagógica que envolviam a receção desses sacramentos no entorno do século IV – segundo capítulo, Mistagogia no século IV: os seus tempos áureos – de modo a, posteriormente, ensaiar uma possível “recuperação do método”, nos seus aspetos essenciais, adaptando-o às características específicas da sociedade secularizada em que vivemos – terceiro capítulo – Mistagogia e Evangelização na contemporaneidade.
- Estágio na BAP Animation Studio : cão sozinhoPublication . Pereira, Telma de Sousa; Alves, Pedro Miguel BarbosaEste trabalho, elaborado no quarto semestre do Mestrado em Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, é apresentado sob a forma de relatório que tem como objetivo o relato crítico de todo o percurso feito, no contexto de estágio curricular, com duração de 6 meses, no estúdio BAP Animation Studio. Este foi realizado no âmbito da produção da curta-metragem “Cão Sozinho”, realizado por Marta Reis Andrade, onde as minhas tarefas foram dedicadas a auxiliar na pintura do projeto. Este relatório tem como objetivo descrever e analisar as diversas fases do estágio, os conceitos estudados, e sua aplicação prática, bem como as dúvidas que surgiram ao longo do processo e a procura por respostas para essas questões.