Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.97 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The global shortage of nurses, exacerbated by aging populations and increasing healthcare demands, presents critical challenges for healthcare organisations worldwide. The aim of this project was to develop a strategic communication plan for recruiting Portuguese nurses to a German clinic, ARCUS, a leader in orthopaedic surgery and sports medicine. The plan leverages the strengths of Portuguese nursing education, the socio-economic dynamics and working conditions in Portugal's healthcare sector, and the high employer standards of the ARCUS Clinic in Pforzheim, Germany. Based on a thorough literature review in combination with a quantitative survey, the investigation for effective strategies and tactics for crossnational recruitment was realised as part of the strategic communication plan. First hand empirical data of Portuguese nursing students regarding academic motivation and labour migration preferences allowed the creation of specific Vision, Mission, and Values statements, employer branding and the dissemination of personalised employee value propositions. The resulting messages promote opportunities for education and professional development for young Portuguese nurses and nursing students in Germany. This project provides a framework for European nurse recruitment initiatives and contributes to the research in the broader field of healthcare communication and sustainable recruitment. Furthermore, the project serves as an example for healthcare organisations to enhance employer branding and develop innovative employee value propositions.
A escassez global de enfermeiros, exacerbada pelo envelhecimento da população e pelo aumento da procura de cuidados de saúde, apresenta desafios críticos para as organizações de saúde globalmente. O objetivo deste projeto foi desenvolver um plano estratégico de comunicação para recrutar enfermeiros portugueses para a Clínica ARCUS, líder em cirurgia ortopédica e medicina desportiva. O plano aproveita os pontos fortes do ensino de enfermagem português, a dinâmica socioeconómica e as condições de trabalho no sector da saúde em Portugal e os elevados padrões de empregabilidade da Clínica ARCUS de Pforzheim, na Alemanha. Com base numa revisão exaustiva da literatura e num inquérito quantitativo, a investigação de estratégias e táticas eficazes para o recrutamento transnacional foi realizada como parte do plano de comunicação estratégica. Os dados empíricos em primeira mão dos estudantes de enfermagem portugueses relativos à motivação académica e às preferências de migração laboral permitiram a criação de declarações específicas de Visão, Missão e Valores, a criação de uma marca do empregador e a divulgação de propostas de valor personalizadas para os trabalhadores. As mensagens resultantes, promovem oportunidades de educação e desenvolvimento profissional para jovens enfermeiros portugueses e estudantes de enfermagem na Alemanha. Este projeto fornece um enquadramento para as iniciativas europeias de recrutamento de enfermeiros e contribui para a investigação no domínio mais vasto da comunicação dos cuidados de saúde e do recrutamento sustentável. Além disso, o projeto serve de exemplo para as organizações de cuidados de saúde melhorarem a imagem de marca do empregador e desenvolverem propostas inovadoras de valor para os trabalhadores.
A escassez global de enfermeiros, exacerbada pelo envelhecimento da população e pelo aumento da procura de cuidados de saúde, apresenta desafios críticos para as organizações de saúde globalmente. O objetivo deste projeto foi desenvolver um plano estratégico de comunicação para recrutar enfermeiros portugueses para a Clínica ARCUS, líder em cirurgia ortopédica e medicina desportiva. O plano aproveita os pontos fortes do ensino de enfermagem português, a dinâmica socioeconómica e as condições de trabalho no sector da saúde em Portugal e os elevados padrões de empregabilidade da Clínica ARCUS de Pforzheim, na Alemanha. Com base numa revisão exaustiva da literatura e num inquérito quantitativo, a investigação de estratégias e táticas eficazes para o recrutamento transnacional foi realizada como parte do plano de comunicação estratégica. Os dados empíricos em primeira mão dos estudantes de enfermagem portugueses relativos à motivação académica e às preferências de migração laboral permitiram a criação de declarações específicas de Visão, Missão e Valores, a criação de uma marca do empregador e a divulgação de propostas de valor personalizadas para os trabalhadores. As mensagens resultantes, promovem oportunidades de educação e desenvolvimento profissional para jovens enfermeiros portugueses e estudantes de enfermagem na Alemanha. Este projeto fornece um enquadramento para as iniciativas europeias de recrutamento de enfermeiros e contribui para a investigação no domínio mais vasto da comunicação dos cuidados de saúde e do recrutamento sustentável. Além disso, o projeto serve de exemplo para as organizações de cuidados de saúde melhorarem a imagem de marca do empregador e desenvolverem propostas inovadoras de valor para os trabalhadores.
Description
Keywords
Comunicação estratégica Desenvolvimento profissional Employee value proposition Employer branding Escassez global de enfermeiros Global nurse shortage Healthcare recruitment Marca empregadora Professional development Proposta de valor para o colaborador Recrutamento em saúde Strategic communication
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence