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- Micropatterned silk fibroin membranes for guided tissue regenerationPublication . Pina, João Alexandre Gouvinhas de; Oliveira, Ana Leite de Almeida Monteiro de; Salgado, António José Braga Osório GomesThe role of tissue engineering in regenerative medicine has been evolving in the past decades, with biomedical technological developments allowing for an increasing number of medical applications. One of such developments has been to combine biomaterials with micropatterning techniques for guided tissue regeneration. In fact, studies have found that using biomaterials with micropatterned surfaces helps promoting cell growth and differentiation. Those results have generated high expectations regarding the treatment of worldwide impactful conditions such as spinal cord injury and periodontal disease. Regarding these progresses and potential, this thesis looked towards assessing the hypothesis of using micropatterned silk fibroin (SF) membranes for applications in guided tissue regeneration. The membranes were produced by solvent casting and micropatterning was made via soft lithography by combining both microcontact printing (μCP) and microfluidic patterning techniques. The first objective was to obtain a controlled micropatterned topography in the SF membranes. Then it was important to characterize the micropatterned materials (MP) and compare their behaviour to non-patterned materials. MP displayed lower wettability, higher thickness and yet behaved equally in terms of mechanical performance. Finally, human derived adipose stem cells (hASCs) and periodontal ligament cells (hPDLs) were seeded on the different membranes to compare their capacity for cell adhesion and organization. Results showed successful adhesion and viability of both cell types to the membrane samples, particularly, in hPDLs samples, although cell organization was not observed in neither samples.
- Academy awards : 1996-2016 : 20 anos de representações de géneroPublication . Sanches, Margarida Pato Nogueira; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffO género, como objecto de estudo, tem-se vindo a verificar uma temática pertinente nas mais diversas áreas do conhecimento científico, servindo de base para muitos investigadores1 no desenvolvimento do seu conceito e representação. Os estudos, que têm por base esta temática, apresentam-se significantes na medida em que constituem uma base sólida na compreensão, não só do conceito em si, como também da forma como este tem sido ostentado ao longo do tempo na sociedade em que vivemos, através da criação e apropriação de estereótipos, cuja função se prevê ter sido fundamental no desenvolvimento acentuado da apresentação de género. No que diz respeito ao cinema, esta temática tem-se vindo a revelar um objecto de estudo interessante pela forma como a indústria cinematográfica de Hollywood é considerada maioritariamente masculina (Lauzen, 2015) e pela forma como as personagens, dependentemente do género, são retratadas nos filmes, isto é, tendo em conta as ideias pré-concebidas pela sociedade (estereótipos) que podem ou não ser transpostas para os filmes. De forma a responder à questão de que modo o género se encontra representado não só nos filmes propostos às diversas categorias, como também na cerimónia de entrega de prémios Óscares, por ser um acto solene, de grande prestígio, considerou-se o facto de existir uma tendência masculina quer em termos de atribuição de estatuetas, quer também na apresentação dos vencedores das mesmas. Para esta dissertação, foram visualizados 28 filmes referentes ao período 1996-2016 que venceram nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador, de forma a compreender a representação de género, em cada um deles, bem como foram produzidos.
- A estratégia de assessoria de imprensa da Feira de Viagens 2019 : estudo de caso Jervis PereiraPublication . Fonseca, Pedro Francisco Carvalheiro Vaz; Romba, Maria Inês das Neves Moreira de AlmeidaAtualmente, as Relações Públicas, através do contributo vital da Assessoria de Imprensa, constituem uma das áreas de maior importância estratégica no campo das Ciências da Comunicação e, particularmente, da Comunicação Estratégica. O principal objetivo da Assessoria de Imprensa assenta em assegurar espaço editorial nos meios de comunicação social, com vista a promover ou divulgar um produto, serviço, ideia, lugar, pessoa ou organização. Estar presente nos media tornou-se, de facto, uma necessidade para qualquer organização. Motivado pela realização de um estágio na consultora de comunicação e marketing Jervis Pereira, o presente trabalho académico consiste num Estudo de Caso que procura analisar de que forma a estratégia de Assessoria de Imprensa da Jervis Pereira contribuiu para a mediatização do evento “Feira das Viagens 2019” junto dos media. Desta forma, para além de descrever o contexto em que o estágio foi realizado, é dado enfoque à temática da Assessoria de Imprensa. Os principais resultados do Estudo de Caso vieram demonstrar a relevância da estratégia de Assessoria de Imprensa da Jervis Pereira na mediatização da “Feira das Viagens 2019”. Por um lado, a cobertura mediática do evento revelou-se bastante favorável, visto que todas as notícias decorrentes dos comunicados de imprensa foram avaliadas como positivas ou muito positivas. Por outro, a “Feira das Viagens 2019” obteve uma cobertura bastante diversa em meios especializados em turismo, regionais e nacionais, ampliando o seu impacto mediático e beneficiando a posterior divulgação nos meios de comunicação social.
- Defesa alimentar e fraude alimentar no âmbito dos sistemas de gestão da segurança alimentar : linhas de orientaçãoPublication . Carvalho, Diana Filipa Vassalo de Oliveira; Moreira, Raquel Maria da Silva Luis Moreira; Teixeira, Paula Cristina MaiaA preocupação das organizações com questões relacionadas com a contaminação intencional e fraude alimentar tem aumentado, nos últimos anos, devido aos vários incidentes registados. A nova abordagem aos Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar (SGSA), proposta pela Global Food Safety Initiative (GFSI) em 2014, sugere que sejam adotadas medidas de prevenção, não só do ponto de vista da contaminação acidental, mas também da perspetiva da contaminação intencional, sendo crucial, para as organizações, o desenvolvimento e implementação de planos de defesa alimentar e de prevenção da fraude. Assim, à semelhança do que acontece nos sistemas de segurança alimentar, onde o Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) é a ferramenta utilizada para prevenir contaminações acidentais, temos o Vulnerability Assessment and Critical Control Points (VACCP) que aplica os princípios da metodologia HACCP para a proteção dos géneros alimentícios contra a fraude alimentar, através da avaliação de vulnerabilidades, enquanto o Threat Assessment and Critical Control Points (TACCP) aplica os mesmos princípios da metodologia HACCP contra a contaminação maliciosa, através da avaliação de ameaças. A identificação de CCPs, nestas duas metodologias, pode ser, por vezes, confusa pois aqui os alvos tendem a não ser estáticos, ao contrário do que acontece com a segurança alimentar. No caso do VACCP um CCP é considerado um ponto específico, na cadeia de fornecimento, onde a empresa se encontra vulnerável, enquanto no TACCP, um CCP é considerado um ponto crítico, na organização, onde pode existir uma potencial ameaça. Deverão existir, nas organizações, planos distintos de defesa alimentar e de fraude alimentar. A motivação numa situação de contaminação maliciosa não é a mesma que existe num ato de fraude. A constituição de equipas com as competências necessárias e formação adequada constitui requisito essencial ao desenvolvimento de planos eficazes. Para isso, contribuem algumas ferramentas de apoio e formações disponíveis online, nas páginas oficiais de entidades como o Food and Drug Administration (FDA), entre outras. Apesar de, na União Europeia, e contrariamente ao que acontece nos Estados Unidos da América com a defesa alimentar, as empresas não serem legalmente obrigadas a contemplarem, nos seus SGSA, medidas para a prevenção da fraude e adulteração maliciosa de alimentos, esta obrigatoriedade chega por via de alguns referenciais de certificação. Desta forma, empresas certificadas pelos referenciais BRC Food, IFS Food ou FSSC 22000 têm que cumprir com os respetivos requisitos de defesa e fraude alimentar, contemplados nestes esquemas de certificação privados, reconhecidos pela GFSI.
- Estudo e intervenção da pintura a óleo sobre madeira, Descida da Cruz, do século XVIPublication . Vasconcelos, Diana Teixeira; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoO seguinte relatório, realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, na especialização de Pintura, na Universidade Católica Portuguesa, revela o estudo e a intervenção de uma pintura sobre madeira de carvalho “Descida da Cruz”, de autor desconhecido, datada do século XVI, pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Porto. Este relatório tem como objetivo fazer uma abordagem ao seu contexto histórico, artístico e iconográfico, seguido de um estudo material e técnico, recorrendo a métodos de exame e análise, cujos resultados serão apresentados ao longo da redação e da descrição de tratamentos de conservação e restauro efetuados. Os objetivos propostos visaram restituir a estabilidade e leitura do painel religioso, agindo cm conformidade com os princípios éticos da conservação e restauro. Foi realizado um levantamento do estado de conservação da pintura para a identificação das principais patologias que a obra apresenta, onde foi verificado, que os seus maiores problemas de conservação cabiam à sua parte estrutural. A proposta de intervenção de conservação e restauro da obra “Descida da Cruz” teve como objetivo solucionar os principais problemas observados durante o levantamento do seu estado de conservação, nomeadamente aqueles provocados por infestação xilófaga, de térmitas e deterioração fúngica. No caso desta obra, foi relevante contribuir para um maior conhecimento da sua origem, que levantava dúvidas sobre uma proveniência flamenga ou portuguesa. Através de testes microquímicos feitos à camada de preparação, a ausência de carbonatos na sua constituição apontou para uma origem portuguesa.
- A restauração da Ordem do Carmo em Portugal no século XX : 1930-1992Publication . Costa, João Manuel Oliveira da; Fontes, Paulo Fernando de OliveiraA expulsão das ordens religiosas, em 1834, provocou o afastamento da Ordem do Carmo da sua presença em Portugal. Foram necessários noventa e seis anos para se iniciar o processo de restauração da presença Carmelita em território Português. Os motivos que levaram a esta restauração devem-se a inúmeros fatores, mas principalmente à carência sentida pelas Ordens Terceiras, que nunca deixaram esmorecer a vontade de ter os Carmelitas para as orientar espiritualmente, conforme atesta a correspondência estabelecida entre as Ordens Terceiras do Carmo e a Cúria Geral dos Carmelitas. A presente dissertação procura identificar as motivações, os desafios e os meios que a Ordem dos Carmelitas encontrou para definir um projeto de restauração da Ordem em Portugal. Esse projeto iniciou-se em 1930, contando com a colaboração das Províncias Bética e do Rio de Janeiro e encontrou em Fátima um meio para legitimar e organizar a presença carmelita no país. Com a ereção do Comissariado Geral da Ordem do Carmo, em 1992, constituiu-se este percurso de restauração.
- Estudo e tratamento de uma pintura sobre madeira, Jesus carregando a Cruz, do século XVIPublication . Parreira, Miguel Amorim Ferreira Araújo; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Afonso, José FerrãoO estágio a que este relatório se refere foi realizado no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais e teve lugar no edifício de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Inserindo-se no âmbito da especialização escolhida, pintura sobre madeira, foi feito um tratamento de conservação e restauro num painel. A obra, objeto de estudo e de tratamento, é uma pintura a óleo sobre madeira, de mestre ou oficina desconhecidos, datada do século XVI, que representa Jesus Carregando a Cruz. É propriedade da Santa Casa da Misericórdia, do Porto e, visto tratar-se de uma aquisição muito recente, existe pouca informação sobre a obra. Ao longo do estágio, foi feito o enquadramento histórico, artístico e iconográfico da obra; além disso, procedeu-se ao seu estudo material e técnico. A intervenção de conservação e restauro era necessária, sobretudo a nível estrutural, visto que a pintura tinha sofrido um profundo ataque de insetos xilófagos e de térmitas que fragilizou as tábuas. A fim de complementar esta necessidade, também foram ensaiados sistemas de molas para permitir a planificação de painéis de madeira constituídos por uma ou mais tábuas. As decisões tomadas ao longo do estágio corresponderam às necessidades da obra, tendo sempre um critério de conservação que primasse pela longevidade da obra.