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- A abordagem Rime e o universalismo no budismo tibetano : a relevância do movimento religioso não-sectário no século XIX e o seu papel como elemento político unificador na actualidadePublication . Carvalho, José António Barradas; Lobato, Manuel Leão MarquesNa província do Kham, no Tibete oriental, na segunda metade do século XIX, ocorreu um florescimento religioso e cultural posteriormente designado como movimento Rime. Um grupo de mestres Budistas tibetanos provenientes de várias Escolas, cujas figuras mais proeminentes foram Jamgon Kongtrul, Jamyang Khyentse Wangpo e Chokgyur Lingpa, recolheram, compilaram, redigiram e divulgaram um grande volume de textos e ensinamentos pertencentes às oito linhagens de Budismo provenientes da Índia. Na génese deste empreendimento estava a abordagem Ris med ou Rime, que reconhece as diferenças entre as várias linhagens mas aceita que todas tenham o mesmo potencial. Tratase de uma abordagem não-sectária, cujos proponentes pretendiam que fosse característica do Budismo desde o início. Nesta dissertação analisam-se as razões pelas quais aquele fenómeno surge no Tibete oriental no século XIX e qual a natureza do seu legado, se se trata de um movimento ou não e, finalmente, discutem-se as diversas posições assumidas sobre as suas principais características. Conclui-se sustentando que a abordagem Rime é leitmotiv das actividades da Administração Central Tibetana no Exílio encabeçada pelo Dalai Lama e discutindo a forma como este líder político e religioso a utilizou para construir a identidade de um povo que mantém uma existência condicionada no Tibete e no exílio.
- Relatório de estágioPublication . Ribeiro, Ângela Clara Braga Marques; Costa, Eleonora Cunha VeigaO presente relatório de estágio tem como finalidade descrever as atividades realizadas, ao longo do ano letivo de 2012/2013, que integra o 2º ano do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, lecionado pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga. O estágio realizou-se no Centro de Solidariedade Social - Projeto Homem, situado em Braga e teve uma duração de nove meses (500 horas). O estágio curricular constitui o momento por excelência de elevada aprendizagem na formação prática do estagiário. Assim, o presente estágio curricular teve como objetivo geral a aplicação das diferentes abordagens teóricas no contexto da prática da Psicologia Clínica e da Saúde e a aquisição de experiência e competências profissionais adequadas e autónomas. Este relatório encontra-se subdividido em quatro partes. Na primeira parte, encontra-se descrito uma breve caracterização do contexto institucional, bem como o papel do psicólogo integrado nesse contexto; na segunda parte procedemos à caracterização da observação e o levantamento das necessidades. Numa terceira parte, descrevemos as atividades realizadas no contexto e, por último, apresentamos a conclusão em que elaboramos uma reflexão integrativa sobre o estágio.