Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-23"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Fatores preditores do desempenho académico: motivação, satisfação e autoeficáciaPublication . Ribeiro, Marco Ferreira; Ribeiro, Célia; Pereira, PauloPartindo do pressuposto de que o desempenho académico do estudante de ensino superior pode ser explicado por fatores psicológicos associados ao estudante, nomeadamente o seu estado motivacional, satisfação e autoeficácia, definiu-se como objetivo geral de investigação o estudo da relação entre motivação académica, satisfação com a formação superior e autoeficácia na formação superior e a sua repercussão no desempenho académico do estudante. Deste modo, esta investigação desenvolve-se segundo uma metodologia quantitativa envolvendo duas amostras de estudantes de licenciatura e mestrado integrado do ensino superior português: a amostra A constituída por 1344 estudantes e a amostra B constituída por 1343 estudantes. Assim, com base na formulação de um modelo teórico proposto, envolvendo a motivação académica, satisfação com a formação, autoeficácia na formação e desempenho académico do estudante, procedeu-se ao seu ajustamento na amostra A, com base numa metodologia de modelação de equações estruturais (SEM - Structural Equation Modeling) e posterior validação numa amostra independente, a amostra B. Os resultados obtidos permitem revelar a validade e confiabilidade do modelo teórico proposto, demonstrando que a motivação académica do estudante e a sua satisfação com a formação exercem a função de mediadores entre a autoeficácia na formação e o seu desempenho académico. Em específico, verificou-se que a autoeficácia na formação influencia positivamente o desempenho académico do estudante e, igualmente, a sua motivação académica e satisfação com a formação. Por sua vez, verificou-se de igual forma que a motivação e satisfação do estudante influenciam positivamente o seu desempenho académico, realçando-se que a motivação influencia positivamente a satisfação. Desta forma, verifica-se que as instituições de ensino superior podem melhorar o desempenho académico do estudante com base na melhoria da sua autoeficácia, estado motivacional e de satisfação.
- O impacto da COVID-19 na gestão de operações de unidades de saúde: um estudo qualitativoPublication . Soares, Bruno; Passos, ClotildeA situação de emergência de saúde pública provocada pelo vírus SARS-CoV-2, e a classificação pela Organização Mundial de Saúde da doença COVID-19 como pandemia, obrigou a uma rápida reorganização no terreno das Operações nas Unidades de Saúde e à adoção de medidas de contenção e mitigação do progresso exponencial da doença, nomeadamente restrições no fluxo de acesso aos cuidados de saúde, na gestão dos recursos materiais e humanos e na própria forma de prestação dos cuidados de saúde. Os relatórios de dados quantitativos são uma ferramenta que ajudam na medição do impacto da situação pandémica na Gestão de Operações. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto da COVID-19 na Gestão de Operações, recorrendo a uma análise qualitativa de dados recolhidos através da realização de vinte e uma (21) entrevistas semi-estruturadas escritas a profissionais de saúde, representativos de Unidades de Saúde Familiar, Hospitais e Unidades de Saúde do setor privado. Foi possível confirmar o profundo impacto da COVID-19 na Gestão de Operações de Unidades de Saúde, sobretudo ao nível do acesso dos utentes aos cuidados de saúde e na disponibilidade de recursos humanos, onde o agravamento no volume de trabalho foi sentido de forma significativa. O estudo fornece informações valiosas sobre as perspetivas dos profissionais de saúde na linha da frente perante os desafios enfrentados durante a pandemia, e lança oportunidades de investigação para melhorias na resposta a situações de emergência de saúde.
- Estratégia e desempenho em empresas de mediação imobiliária: análise relacional entre as variáveisPublication . Oliveira, António José; Ferreira, António MendesO ambiente dos negócios é um sistema complexo e dinâmico que necessita de ser analisado de forma cuidada, para se obter sucesso. Situações complexas e críticas que ocorreram e ocorrem nas organizações dificultam, a criação e manutenção de vantagem competitiva. Fatores como a globalização, cessação de fronteiras comerciais e criação de redes globais de negócio, são algumas das novas oportunidades e ameaças que têm afetado as empresas. A situação económica recente está a levar a uma rápida e acelarada revolução e mudança de paradigma, o que tem resultado numa crescente incerteza e complexidade. Este trabalho tem como objetivo, analisar a influência da estratégia no desempenho nas empresas de mediação imobiliária. Para atingir este objetivo, esta investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, dirigido aos órgãos de gestão das empresas de mediação imobiliária em Portugal, pertencentes a uma organização internacional de mediação imobiliária, através dos quais se obtiveram 70 respostas válidas. Os resultados obtidos mostram que a estratégia exerce uma forte influência sobre o desempenho, especialmente, nas dimensões do desempenho financeiro, clientes e processos internos. Aqueles revelam, ainda, que o tipo de estratégia dominante destas empresas é a estratégia prospetor, que exerce uma forte ligação entre o desempenho financeiro, os clientes e os processos internos. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura, no que respeita à estratégia e desempenho, permitindo expandir o conhecimento sobre estratégia e desempenho, através da aplicação de constructos. Ao nível empresarial, as empresas deste setor e tipo, devem utilizar os recursos de forma eficiente, de modo a sustentar a vantagem competitiva e o desempenho.
- Os direitos do consumidor em caso de falta de conformidade do bem com o contratoPublication . Ribeiro, Helena Rosário da Cunha; Vasconcelos, Maria João Sarmento Pestana deAtualmente, com o fenómeno de produção em massa e o crescimento do comércio eletrónico tornou-se necessária a adoção de mecanismos que confiram uma maior proteção do consumidor. Em Portugal transpôs-se a Diretiva 1999/44/CE através do DL n.º 67/2003 e recentemente procedeu-se, também, à transposição das Diretivas (UE) 2019/771 e (UE) 2019/770 com o DL n.º 84/2021. Com esta dissertação pretendemos uma análise do regime da venda de bens de consumo, atribuindo uma especial relevância aos direitos do consumidor em caso de desconformidade do bem com o contrato. Assim, em primeiro lugar, iremos referir o regime da compra e venda de coisas defeituosas do Código Civil. De seguida, estudaremos a compra e venda de bens de consumo. Nesse sentido, faremos um enquadramento geral e depois uma comparação entre a Diretiva (UE) 2019/771 e o DL n.º 67/2003. Por fim, descreveremos, brevemente, as principais inovações e alterações do novo DL n.º 84/2021.
- Lipidomics analysis in cerebrovascular disease and peripheral arterial disease : a systematic reviewPublication . Ferrinho, Ana Rita Gaio; Barros, António de Sousa; Ferreira, António César da Silva; Neto, Marina DiasIntroduction: Cardiovascular diseases are the leading cause of death worldwide and one of contemporary medicine's most critical problems. Several classes of lipids are thought to contribute to the development of this disease. Aim: This systematic review aims to summarize the current evidence on how lipid dysregulation affects these diseases, particularly, cerebrovascular disease and peripheral arterial disease. Methods: This review was performed according to the PRISMA guidelines. A search was achieved at PubMed combining the word "Lipidomics" with keywords related to the diseases, yielding a total of 305 articles. Inclusion criteria were if there was an association between cerebrovascular disease or peripheral arterial disease and lipid markers and if the articles presented an analysis of the lipidomic profile of patients with the diseases under study. Exclusion criteria were if the articles studied another disease other than those under study and if the articles were a review or an editorial. A total of 15 articles were included in the qualitative analysis, which were divided into four groups with those studying atherosclerosis in general (n=6), those studying cerebrovascular disease (n=3), those studying peripheral arterial disease (n=2), and those who study both diseases (n=4). The Newcastle – Ottawa tool was used to assess the quality of each article. Results: Among the 11 articles retained on human studies, 7 are cross-sectional studies and 4 case-control studies, and the other 4 are experimental animal studies. The diseases studied were analyzed together and separately, using different methodologies. For lipid extraction, two methods were used: the Liquid-Liquid Extraction, and the Solid-Phase Extraction, and ten distinct methods for the lipidomic analysis. There was greater lipid dysregulation in fatty acids, glycerolipids, glycerophospholipids, and sphingolipids. Conclusion: Lipidomics is a fundamental tool in the identification of lipids that might play a relevant role in both cerebrovascular disease and peripheral arterial disease, and these biomarkers might be used to improve the individual cardiovascular risk stratification and to provide adequate clinical management. However, they need to be studied in larger settings, and further research is needed.
- A ação discursiva de Winston Churchill como reforço da sua comunicação de liderançaPublication . Silva, Susana Amaral da; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartNum período caracterizado pela constante alteração de mercados, sociedades e tecnologia, os valores de liderança e respetivos processos psicológicos assumem um papel decisivo na resolução de conflitos e mobilização de pessoas. Em 1940, quando a supremacia alemã era visível e a invasão à Grã-Bretanha parecia iminente, Churchill conseguiu rescrever a atmosfera política prevalente ao inspirar a nação e evitar o colapso moral. Impulsionando a nação para a vitória final sobre a Alemanha Nazi, Winston Churchill registou o seu estilo de liderança estratégico de sucesso, estimulado pelo seu poder de oratória, determinação e incansável fome pela vitória. O presente trabalho de investigação, cujo processo pretende demonstrar a importância do discurso como elemento de motivação, é conduzido com o objetivo de enriquecer o conhecimento já existente, cruzando a compreensão de fenómenos do mundo contemporâneo e ajudando na resolução de crises e conflitos. Sob a teoria da análise do discurso e da retórica, esta dissertação procura, assim, estudar as qualidades de um líder que permanecem válidas até à atualidade – nomeadamente na resolução de conflitos em períodos de crise internacional –, relacionando-as com as causas e os efeitos de sentido, ao longo da realidade histórica da Segunda Guerra Mundial. A problemática em análise motivou uma investigação qualitativa, compreendendo o estudo das teorias definidas na Retórica de Aristóteles (2010) e da teoria da análise do discurso de Patrick Charaudeau (2006), na avaliação dos efeitos consequentes da atividade discursiva de Winston Churchill. Os principais resultados indicam a forma como a força dos argumentos discursivos do antigo político britânico mobilizaram a opinião pública e a união em torno de determinados valores e/ou objetivos comuns, servindo como arma de propaganda, difusão, persuasão e mobilização. Sendo os seus discursos um reflexo direto do poder da palavra, estes funcionam como elemento motivador dos recetores (phatos), promovendo a união em torno do líder (ethos), bem como o efeito argumentativo e mobilizador (logos).
- Liderança e governação hospitalar: promoção da qualidade de cuidados num país envelhecidoPublication . Guerra, Magda S.; Jesus, Élvio H.; Araújo, Beatriz R.O envelhecimento da população tornou-se um grande desafio para a maioria dos países a nível mundial, bem como um foco de investigação, no caso concreto na área da enfermagem. O declínio geral das taxas de fertilidade e o prolongamento da esperança de vida per capita, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, desde 1996, levaram a um recrudescimento da população idosa em todo o mundo. Os países desenvolvidos foram os primeiros a vivenciar uma sociedade envelhecida e estão a avançar para sociedades hiper-envelhecidas, como é o caso português. Várias projeções populacionais indicam também que o processo de envelhecimento da população mundial irá acelerar nas próximas décadas. Mediante tal cenário, objetiva-se com este artigo refletir sobre a liderança e governação hospitalar na promoção da qualidade de cuidados num país envelhecido, com base numa metodologia de revisão da literatura.
- Televisão, programação e batalha de audiências : 2019, um ano de viragemPublication . Pinheiro, Maria Margarida Roquette de Eça; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffO ano de 2019 fica marcado na história da televisão portuguesa como o ano em que a SIC se torna líder de audiências, lugar ocupado pela TVI desde 2005. Esse momento não é singular e sucede a outras duas grandes reviravoltas no sector audiovisual português: a primeira quando a SIC ultrapassa a RTP1 enquanto líder de audiências em 1995; e a segunda quando a TVI ultrapassa a SIC na liderança das audiências em 2005. O nosso estudo procura responder à seguinte questão de investigação: “O que levou a SIC a liderar o mercado dos canais FTA (free to air) em 2019?”. A pertinência desta investigação prende-se com o facto de ser um acontecimento recente e, uma vez que pouco foi escrito até à data sobre este fenómeno, o objetivo desta investigação é contribuir para o entendimento da questão e explorar os fatores que levaram a SIC à liderança das audiências. De modo a contextualizarmos este acontecimento, contemplamos na revisão de literatura três áreas englobadas pela temática deste estudo: a história do audiovisual português; programação; e audiências. Após o enquadramento teórico, procedemos a uma metodologia mista: em termos quantitativos, realizamos uma análise de conteúdo das grelhas de programação dos canais generalistas RTP1, SIC e TVI, nos anos de 1995, 2005 e 2019, uma vez que são os três anos que representam pontos de viragem das audiências em Portugal. A análise das grelhas procura identificar possíveis alterações na programação que tenham conduzido a SIC à liderança das audiências; em termos qualitativos, recorremos a entrevistas à diretora de aquisições e gestão de formatos da SIC e ao diretor de programação da TVI em 2019. A análise das grelhas e entrevistas permite-nos concluir que em 2019 há um investimento por parte da SIC no entretenimento, nomeadamente em talk-shows e reality-shows, na informação, na ficção nacional (que compõe grande parte do seu prime-time) e na contratação de caras conhecidas do público. O canal privilegiou os conteúdos populares e falados em português (de Portugal). Ao mesmo tempo, cresce um ambiente de saturação na TVI, a nível interno e externo, e o canal não consegue investir na grelha de programação, contribuindo para a migração das audiências para a SIC. O somatório destes fatores auxiliou a SIC a conquistar a liderança das audiências até aos dias de hoje.
- A robust flow-based system for the spectrophotometric determination of Cr(VI) in recreational watersPublication . Ribas, Tânia C. F.; Mesquita, Raquel B. R.; Machado, Ana; Miranda, Joana L. A.; Marshall, Graham; Bordalo, Adriano; Rangel, António O. S. S.A flow-based method for the spectrophotometric determination of chromium (VI) in recreational waters with different salinities was developed. Chromium can occur in the environment in different oxidation states with different related physiological properties. With regard to chromium, the speciation is particularly important, as the hexavalent chromium is considered to be carcinogenic. To achieve that purpose, the use of the diphenylcarbazide (DPC) selective colored reaction with the hexavalent chromium was the chosen strategy. The main objective was to develop a direct and simple spectrophotometric method that could cope with the analysis of different types of environmental waters, within different salinity ranges (fresh to marine waters). The potential interference of metal ions, that can usually be present in environmental waters, was assessed and no significant interferences were observed (<10%). For a complete Cr(VI) determination (three replicas) cycle, the corresponding reagents consumption was 75 µg of DPC, 9 mg of ethanol and 54 mg of sulfuric acid. Each cycle takes about 5 min, including the system clean-up. The limit of detection was 6.9 and 12.2 µg L−1 for waters with low and high salt content, respectively. The method was applied for the quantification of chromium (VI) in both fresh and marine water, and the results were in agreement with the reference procedure.
- Nurse’s leadership and participation in hospital governance: scoping reviewPublication . Guerra, Magda; Jesus, Élvio; Araújo, BeatrizContext: The structures of hospital governance are demanding and challenging and require an investment by the organization, its leaders, and the team of health professionals, in the case of nurses, in order to obtain care provided with quality and safety of the client. Aim: Map available evidence on the impact of leadership and participation of nurses in hospital governance regarding the quality and safety of care provided. Methods: Scoping review with research of studies in databases dated between January 2014 and July 2020, aiming the most recent possible evidence to answer the investigation question. The sample corpus consisted of 10 articles that met methodological conditions. Results: The evidence suggests a significant relationship between shared governance and involvement at work, indicating that the more nurses participate in shared governance, the greater their involvement in work, with positive results in the care provided and in customer safety. The participation of nurses in hospital governance requires transformational, proactive leaders who strive to transform the environment and organizational culture through innovation. Conclusion: Nurses in the hospital context should be governed by a more autonomous nursing practice model, with active participation in governance and based on collective and shared negotiation, and these conditions are sine qua non to obtain quality care and ensure the safety of the client.