Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-05"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Benefícios fiscais em Angola : seu impacto na competitividade das empresasPublication . Rodrigues, Boaventura Tomás; Vasques, Sérgio Trigo Tavares
- O acompanhamento e supervisão da prática letiva visto pela avaliação externa das escolasPublication . Pereira, Maria de Fátima Gonçalves; Melo, Rodrigo Queiroz eO presente trabalho enquadra-se no domínio da Supervisão e Avaliação Externa. O estudo aqui apresentado tem como objetivo central identificar quais as práticas supervisivas existentes nas escolas, desocultadas pelos relatórios da IGE e que sugestões de melhoria deixam os avaliadores às escolas. A Avaliação Externa das Escolas (AEE), levada a efeito por equipas da Inspeção-Geral da Educação (IGE), constitui-se como elemento regulador e promotor da qualidade educativa. Qualquer atividade que envolva momentos de ensino e aprendizagem, deverá ter inerente um processo de supervisão, sendo precisamente a interligação entre os dois domínios o objeto do nosso trabalho de investigação. Desenvolvemos a conceptualização teórica, recorrendo a autores de referência neste campo e que nos apoiaram a argumentação construída, que sustenta o estudo empírico. No que respeita ao estudo empírico, o corpus de análise é constituído pelos relatórios de 35 escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo, inspecionadas durante o início do Novo Ciclo de Avaliação (2011-2012). Adotou-se a metodologia de abordagem interpretativa e qualitativa na investigação através de análise documental. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que as práticas de supervisão nas escolas são ainda insuficientes, visíveis nas classificações atribuídas a este fator, e expressas nos relatórios da Inspeção-Geral de Educação no âmbito da avaliação externa das escolas. Apenas podemos falar de práticas colaborativas. A nível de práticas letivas e supervisão pedagógica, existe ainda um longo caminho a percorrer. Considera-se que o sucesso e otimização de todo este processo supervisivo/avaliativo depende de forma determinante do modo como as lideranças e a comunidade educativa se posicionam relativamente à sua utilidade e validade educativa. Pensamos que passará pela necessidade de protocolar a implementação de dipositivos de supervisão bem como de refletir acerca da sua importância.
- As TIC na educação pré-escolar : contributos na criação de histórias digitaisPublication . Jasmins, Fátima Lúcia Freitas; Lagarto, José ReisCom este projeto pretendemos investigar de que modo as TIC contribuem para a criação de histórias com crianças do pré-escolar e como é que o uso das TIC, na escola, promove a inclusão dos pais na aprendizagem dos filhos. Além disso, queremos descobrir como é que as crianças reagem ao ver histórias digitais no computador, se são capazes de inventar histórias digitais com ajuda das TIC, que competências as TIC podem ajudar a promover nas crianças e qual o papel das TIC no estreitamento da relação escola-família. Realizámos um questionário às crianças (através de uma conversa informal) e descobrimos que a maioria possui computador e internet. As crianças acedem à internet em casa e utilizam o computador, maioritariamente, para jogar. Quando iniciamos as atividades explicámos às crianças que iríamos trabalhar no computador e criar histórias (com base nas diferentes técnicas de inventar histórias de Rodari e através dos programas Go!Animate, Windows Live Movie Maker e Animoto). Durante as atividades, as crianças mostraram alguma dificuldade inicial em participar, que foi superada ao longo da criação das histórias. As crianças foram capazes de selecionar cenários e personagens, de dialogar e de resolver pequenos conflitos. Puseram muita criatividade nas suas atividades como, também, colocaram dúvidas e fizeram descobertas sobre os vários programas. Ao longo da criação das histórias as crianças disseram que estavam a gostar das atividades, que gostaram das histórias que criaram e que queriam mostrá-las aos pais e amigos. Após a realização de todas as atividades com as crianças realizámos um questionário aos encarregados de educação envolvidos neste estudo e verificámos que a maioria considera o envolvimento das crianças com as TIC importante, que a maioria das crianças conversa com os pais sobre as histórias digitais, explica como a história foi feita e pede para ir ao blogue das histórias das Ovelhinhas. A maioria dos pais gosta de ver as criações dos filhos e considera o blogue uma boa fonte de divulgação do trabalho das crianças, pois permite a inclusão dos pais na aprendizagem dos seus filhos.
- A marca Portugal : premissas para a construção da marca-país PortugalPublication . Teresa, Angélique Inês da; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA globalização da economia mundial tem contribuído para uma maior dependência e interacção entre os países, que cada vez mais se esforçam por diferenciar e comunicar as suas vantagens competitivas. Neste contexto, o conceito de marca que funciona como um “selo de garantia” e paralelamente, favorece o conhecimento dos produtos que representa, tem evoluído e tem vindo a ser aplicado aos países: o conceito de marca-país. Alguns países definem estratégias para criar marcas que alavanquem a imagem nacional de modo a promover a economia através das exportações, do turismo e da captação de investimento estrangeiro. Em suma, a marca-país procura criar a percepção de um valor acrescentado alargado a vários sectores da economia, que acabam por estar directamente ou indirectamente interligados entre si. Neste trabalho, pretendo demonstrar a complexidade e a multidisciplinaridade existentes numa marca, nomeadamente numa marca-país, seja ela criada de forma intencional ou não. Procuro demonstrar vários casos concretos de países europeus e extra-europeus de várias dimensões, para além de me debruçar mais detalhadamente sobre o caso português. Pelas questões que esta análise levanta, desejo contribuir para a identificação das premissas que uma marca-país deve incorporar, nomeadamente a marca Portugal.
- Discurso musical e técnicas contemporânea(s) na pedagogia da flauta transversal : contributo para um catálogo de obras para o 6º, 7º e 8º grauPublication . Cancela, Sílvia Alexandra; Lopes, Paulo Jorge Ferreira; Wagner, StéphanieO presente estudo, intitulado “Discurso musical e técnicas contemporânea(s) na pedagogia da flauta transversal: contributo para um catálogo de obras para o 6º, 7º e 8º grau” inscreve-se na problemática da melhoria das práticas pedagógicas no ensino da música. Procurou analisar e refletir sobre o impacto e utilização das técnicas estendidas na disciplina de flauta transversal nos Cursos Secundários Artísticos Especializados de Música. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, centrada num estudo de caso, foi realizada, numa primeira fase, através de revisão bibliográfica, maioritariamente pelas obras publicadas pelos autores Pierre-Yves Artaud e Robert Dick. Foi também elaborada uma análise ao programa de flauta transversal proposto pelo Conservatório de Música de Lisboa em 1989. Por fim, consideraram-se os seguintes aspectos: contexto histórico, cultural, musical e pedagógico de Portugal. Esta reflexão teve como objetivo último compreender as necessidades e carências atualmente existentes no ensino da flauta transversal no país. Este estudo de caso foi complementado por uma estratégia metodológica de natureza qualitativa (o inquérito por questionário), aplicado a 12 professores de flauta transversal que lecionam em Portugal e desenvolvido de forma a entender qual a relação que os mesmos têm com as técnicas e a linguagem contemporânea. As técnicas de análise, tratamento e interpretação de dados foram executadas através da comparação dos resultados, por análise estatística e de conteúdo das respostas. Os resultados obtidos permitem concluir que existem preocupações generalizadas na abordagem à linguagem contemporânea, assim como também das técnicas estendidas no ensino da flauta transversal em Portugal. Também foi possível apurar os significativos contributos no reforço e no desenvolvimento de algumas competências fundamentais ligadas ao: som, dinâmica, afinação, mecanismo, flexibilidade, articulação e apoio através do trabalho das técnicas estendidas. Desta forma, é proposto uma lista de obras para flauta transversal que possuem técnicas estendidas a serem abordadas dentro deste âmbito académico para o 6º, 7º e 8º grau do curso secundário. Este conjunto de obras foram selecionadas através da adequação técnica capaz e benéfica de forma a proporcionar uma nova perspectiva no alargamento da aprendizagem da flauta transversal.
- O ensino do ritmo no 1º e 2º graus da disciplina de formação musical do ensino especializado da músicaPublication . Correia, Vítor Horácio Esteves; Monteiro, Pedro Miguel PereiraEsta dissertação tem como objetivo geral oferecer um contributo para a reflexão sobre um dos elementos básicos da Música - o ritmo, uma vez que, “ao falar da natureza da música, pensamos primeiro que tudo nos três elementos fundamentais da música: ritmo, melodia e harmonia” (Willems, 1970, p.15). Por outro lado, o objectivo específico está centrado nas aulas de formação musical do ensino básico especializado da Música, particularmente no modo de ensino dos conteúdos rítmicos da disciplina de formação musical. Tendo por base as propostas para o ensino do ritmo de Willems, Wuytack e Kodály, foi verificado o interesse das crianças nestas metodologias. Precisamente no campo da metodologia, foi adotado o modelo de estudo de caso em duas turmas do 1º e 2º graus do ensino básico no CCM, a partir de uma abordagem quantitativa, efetuada por inquéritos aos alunos. Foi igualmente realizado um breve estudo comparativo destes métodos a partir da análise das contribuições de alguns pedagogos de educação musical, nomeadamente Willems, Wuytack, e Kodály. As conclusões deste estudo pretendem melhorar os resultados pedagógicos da disciplina de Formação Musical e aferir quais as atividades de aprendizagem que despertam maior interesse aos alunos do 1º e 2º graus do ensino especializado da música do CCM.
- O actual paradigma da interpretação da cláusula anti-abuso do regime da neutralidade fiscalPublication . Andrade, Pedro Maria de Castro Rebelo de; Portugal, António Carlos Lopes de Moura
- A análise de risco político em Portugal : revisão, investigação e recomendação de boas práticasPublication . Costa, Pedro Manuel Pereira Tripa Dias da; Alves, André AzevedoUm dos elementos menos compreendidos na internacionalização de uma empresa é a influência que a política pode ter numa empresa. São vários os riscos que originam no domínio político e que podem não só ser analisados mas também antecipados. O estudo científico destes riscos políticos é, pois, de particular importância mas a investigação existente sobre o assunto em Portugal é muito reduzida. Ademais, não existe qualquer manual ou livro em português que explique, de forma detalhada, como identificar, compreender e fazer face aos riscos do tipo político. Assim, este trabalho pretende, em primeiro lugar, contribuir para o desenvolvimento do estudo da área em Portugal. É também objectivo deste trabalho ajudar as empresas portuguesas a compreender o tipo de riscos políticos a que podem ter que fazer face e, consequentemente, a utilizar as melhores práticas do mercado na área do risco político. Para além da revisão e sistematização do conhecimento já existente, foi realizado um trabalho de pesquisa, através de inquéritos, junto de empresas portuguesas com negócios internacionais para saber quais os riscos que consideram mais relevantes nas suas actividades e como lidam com eles. Na parte final do trabalho, é feita uma súmula das conclusões chegadas. Não há uma maneira correcta para realizar uma análise de risco político, tendo que ser adaptada ao projecto e à instituição. Têm também que ser estruturadas e sistemáticas, de modo a que haja o rigor científico necessário para terem valor analítico e preditivo. Por fim, fazem-se algumas recomendações para trabalhos futuros no campo da análise de risco político, incluindo um inquérito mais aprofundado a mais empresas e a exploração da questão das novas tecnologias como elemento potenciador dos riscos políticos.
- Whaddaya hear? Whaddaya say? A sonorização do cinema e o seu impacto na construção genológica em Hollywood entre 1927 e 1939Publication . Pinheiro, Ana Luís Silva Semedo; Gil, Isabel Maria de Oliveira CapeloaOs estudos fílmicos contemporâneos atribuem à sonorização do cinema um papel que extravasa uma dimensão puramente técnica. A sua estreia no filme The Jazz Singer (Alan Crosland, 1927) estabeleceu-o, desde então, como um evento emancipado do estatuto hierarquicamente inferior de complemento da imagem, uma vez que contribuiu de forma direta para a fundação de novos géneros na produção mainstream de Hollywood. A presente dissertação visa estudar o advento do som como um catalisador na amplificação do tecido genológico do cinema clássico americano. Para tal, será feita uma contextualização histórica do processo de sonorização, seguida de um levantamento e análise de títulos produzidos entre 1927 e 1939 pertencentes ao filme musical, ao filme de terror, à comédia screwball e ao filme de gangsters, nos quais se atentará a sequências que confirmem o som como ferramental essencial na concretização da matriz do género em foco. Num exercício de investigação aplicada desenvolvido em colaboração com o Departamento de Exibições Permanentes da Cinemateca Portuguesa e o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM), é objetivo último desta investigação a apresentação de uma proposta de programação no contexto da transição do cinema mudo para o sonoro.
- O valor dos comentários à convenção modelo da OCDE à luz dos protocolos e outros acordos colaterais anexos às convenções de dupla tributaçãoPublication . Ferreira, Hugo Miguel Pinheiro; Gama, João Taborda da