Browsing by Issue Date, starting with "2017-03-15"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Promoção do desenvolvimento infantilPublication . Cheio, Cláudia Nora; Lourenço, MargaridaO presente Relatório expõe a reflexão de todo o percurso de aquisição de competências desenvolvidas ao longo do estágio, traçando como temática transversal a promoção do desenvolvimento infantil, fundamentando a minha prática através do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, que identifica conceitos determinantes para os indivíduos adotarem comportamentos saudáveis. O desenvolvimento infantil é um processo que vai desde a conceção, emerge de forma contínua e ordenada, através do qual a criança aprende a dominar níveis progressivamente mais complexos de ação, pensamento, emoção e interação com os outros, tornando-a mais competente, no seu contexto de vida. Para obter resultados em desenvolvimento é de extrema importância a intervenção dos profissionais, tendo como imperativo a promoção da saúde e promoção do desenvolvimento, intervindo nas famílias, com ações preventivas de apoio à parentalidade, com vista a proporcionar aos pais sentimentos de confiança e satisfação no seu papel, de modo a oferecerem as melhores condições para um crescimento e desenvolvimento adequados. Nos vários locais de estágio propus-me desenvolver uma assistência sistematizada à criança e família, que implicou formação aos enfermeiros sobre promoção do desenvolvimento infantil, sendo que realizei apenas os Módulos I e III, visto ter tido creditação ao Módulo II pela experiência profissional anterior em Internamento de Pediatria. O Módulo I teve lugar, inicialmente na Consulta de Desenvolvimento, e posteriormente numa Unidade de Saúde Familiar, ambos da área de Lisboa, onde pretendi alertar os profissionais para a importância da avaliação e promoção do desenvolvimento, no sentido de identificar oportunidades de intervenção para a promoção da saúde e das competências de cada criança, e identificar precocemente alterações que justifiquem a referenciação. O Módulo III teve lugar num Hospital Central de Lisboa, inicialmente na Urgência Pediátrica, onde foi um desafio retirar o foco de atenção apenas da doença, adotando estratégias voltadas para a integralidade do cuidado centrado na criança, promovendo o desenvolvimento infantil; posteriormente na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, na qual foi dada ênfase à prestação de cuidados dentro de um quadro de apoio ao desenvolvimento. Ao longo deste percurso atingi as competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, procurando responder globalmente às necessidades da criança, ao longo do seu ciclo de vida.
- Insects as a legitimate food ingredient : barriers & strategiesPublication . Coutinho, José Maria Pimenta de Castro de Souza; Goia, Marisol RodriguesThe very idea of eating insects is the greatest booster of the revulsion feeling towards entomophagy. An inappropriate cultural categorisation of this eating habit has been cultivated by Western societies. The various approaches on promoting invertebrates as a legitimate food habit have been misapplied. Educational efforts have been made unsuccessfully. To address cognitive aversion toward insects, a complete change in the strategic plan must be established. This qualitative explanatory research aims at a full theoretical, and methodologically sustained, understanding of the psychological and cultural drivers that lead to the negative assumptions of the population. The demystification of prejudices and imaginations by promoting normalcy of entomophagy it will stamp the harmful and incoherent disgust image out of the Westerners’ psyche. This study underpins the psycho-cultural strategies along with gastronomic science that must be carried out when this product is introduced in a market where the insect is a culturally unacceptable food.
- Promoção do conforto na criança : estratégias não farmacológicas no alívio da dorPublication . Santos, Sónia Isabel da Silva Carvalho dos; Quitério, Margarida Maria de Sousa LourençoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório, e pretende traduzir o meu percurso, ao longo da Unidade Curricular Estágio, que decorreu de 13 de abril a 19 de dezembro de 2015. O objetivo deste relatório é analisar, de forma fundamentada, o processo de aquisição e desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. A metodologia utilizada é a descrição das atividades e reflexão sobre as mesmas, tendo em atenção a evidência científica e ainda a mobilização de conhecimentos. O tema principal é a promoção do conforto na criança: estratégias não farmacológicas no alívio da dor. O conforto é uma temática que me inquieta uma vez que é essencial para o bem-estar da criança e da sua família. A Teoria de Conforto de Kolcaba guiou todo o meu percurso, ao longo dos diferentes módulos de estágio, pois a sua estrutura taxonómica, permite a prestação de cuidados holísticos, e com isto, ter em conta todas as necessidades da criança e família. Após uma Revisão Sistemática da Literatura, que teve como questão de investigação: Qual o benefício das estratégias não farmacológicas no alívio da dor na promoção de conforto na criança?, comprovei que há benefícios na utilização de estratégias não farmacológicas, na promoção do conforto da criança. Para cada estágio, tracei vários objetivos específicos, de acordo com a avaliação inicial e diagnóstico de situação que apurei. Para a concretização desses objetivos, desenvolvi várias atividades, no sentido da promoção do conforto da criança e sua família. Destas destaco, nos cuidados de saúde primários, a promoção da avaliação da dor pelos enfermeiros, durante a vacinação; no âmbito da cirurgia pediátrica, a criação da “caixinha da música que tira a dor”; no contexto de urgência pediátrica a utilização da música na sala de tratamentos; e por fim, na neonatologia, a capacitação dos pais na promoção do conforto dos seus bebés. Este percurso formativo permitiu-me retirar implicações para a prática pois desenvolvi um conhecimento aprofundado no âmbito de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, competências de Enfermeiro Especialista definidos pela Ordem dos Enfermeiros e Universidade Católica Portuguesa.
- Privatization of state owned enterprises : arguments and perceptions : the case of TAP and it´s privatizationPublication . Rodrigues, Joana Isabel do Deserto Dias; Fontes Filho, Joaquim RubensDespite being one of the major economic phenomena in recent history, privatization causes received relatively little attention in analysis until quite recently. This qualitative paper summarizes the causes that led to the privatization of state-owned enterprises, with the specific case of TAP Portugal being analyzed. For a better comprehension of the theme, the characteristics and the context of state enterprises creation, as well as the privatization movement and its impacts, were analyzed as well. The general objective of the study is to understand if there are differences between the motivations to privatize and the expectations that TAP Portugal executives and workers have on the matter, therefore using TAP Portugal as the case study to support the analysis. Some interviews were performed to TAP Portugal executive members and workers, and results show that, privatization causes and TAP’s members’ expectations are aligned in some motivations. The intervention of external organisms in managing state enterprises, the necessity of reduction of public sector borrowing requirement, the limited access to capital, the ineffective state administration, bureaucracy concerns, management conditions, lack of investment capacity and the role of the state, are the main conclusions that led TAP to be privatized.
- O consenso de Beijing em África : o caso de Moçambique : 2001-2014Publication . Flores, Miguel Vieira; Pinto, Ana Raquel Coutinho Rosa VazEsta tese visa compreender até que ponto o “modelo chinês” – conhecido por Consenso de Beijing – se está a impor em África, e se constitui, de facto, uma ameaça à expansão da democracia liberal no continente. Moçambique – país apontado como um modelo de cooperação com os doadores ocidentais, mas onde a presença chinesa tem vindo a crescer a um ritmo impressionante – foi escolhido como estudo de caso. A ascensão da China é vista como uma ameaça à disseminação dos valores políticos e económicos ocidentais, muitas vezes referidos sob o termo genérico de Consenso de Washington. Este conceito, na sua génese, era apenas um sumário de dez prescrições de política económica para a América Latina; foi depois considerado, sucessiva e erroneamente, como sinónimo dos Programas de Ajustamento Estrutural do FMI; da doutrina económica do neoliberalismo; e do capitalismo democrático. O Consenso de Beijing nasceu como um modelo de desenvolvimento cujo objectivo era sumariar os ensinamentos do milagre económico chinês; o termo passou depois a ser utilizado como sinónimo do sistema chinês de “leninismo de mercado”. A presença cada vez mais significativa da China em África e o exemplo do seu sucesso económico têm aumentado o interesse dos líderes africanos por este modelo em detrimento do poder de atração do liberalismo democrático. Este estudo demonstra que o Consenso de Beijing é muito dificilmente replicável em Moçambique; porém, o financiamento da China pode contribuir para alimentar o sistema clientelar do partido no poder. Se a elite governante é muito receptiva ao “modelo chinês” o mesmo não se poderá dizer da população e da sociedade civil – a primeira admira o crescimento económico que este proporciona mas mantém a sua lealdade para com a democracia; a segunda rejeita-o na sua totalidade
- Academia de Liderança : desenvolvimento de competências pessoais através do Rugby : um projecto de inclusão socialPublication . Sacavém, José Manuel Temudo de Castro Pinto; Joaquim, Henrique Manuel MarquesO projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento pessoal integral e integrado de jovens, sendo que para o atingir será apresentado um serviço de formação ao ar livre em equipa através de rugby para clientes empresariais. O rugby é um desporto que se afirma por defender um conjunto de valores intrínsecos que promovem uma integração social positiva, e, na interação entre os jogadores são realçados valores e atitudes que reforçam competências sociais e emocionais. Esses valores são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho e podem servir de base à sustentabilidade de um projeto de intervenção social para jovens. É esta a premissa do projeto que iremos apresentar, enquadrada no âmbito de uma análise conceptual sobre inclusão social, desporto e aquisição de capital social.
- Discípulos missionários do "Deus desconhecido" : um estudo exegético-pastoral de At 17, 16-34Publication . Azevedo, Luís Rafael Teles; Correia, João Alberto SousaO presente estudo pretende propor caminhos de evangelização, a partir do excerto bíblico onde encontramos narrada a missão do apóstolo Paulo, na cidade de Atenas (At 17, 16-34). Depois de um primeiro capítulo em que se apresenta e estuda a perícope, do ponto de vista literário, e se contextualiza o ambiente nela relatado e pressuposto, passamos à sua análise exegética em busca das principais temáticas teológicas nela presentes. Para terminar, segue-se uma proposta pastoral que, alicerçada no texto em análise, coloca os evangelizadores contemporâneos perante algumas dificuldades e oportunidades do areópago global hodierno.