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- Relação entre a nomofobia, os comportamentos autolesivos e autoestima em adultos emergentesPublication . Henriques, Beatriz Rolo; Maia, Berta Maria Marinho RodriguesEstudos sugerem que a nomofobia está relacionada com a baixa autoestima e com a prática de comportamentos autolesivos. Neste estudo pretendemos explorar essa relação em adultos emergentes, uma vez que existem poucos estudos acerca desta relação. Exploraremos também as diferenças nos níveis de nomofobia em função do sexo, escolaridade, prática de atividades de lazer e estar numa relação amorosa. A amostra foi composta por 86 indivíduos entre 18 e 20 anos (M = 19.03, DP = 0.80), que preencheram um questionário sociodemográfico e de estilo de vida, o Nomophobia Questionnaire to European Portuguese, a subescala de Auto-dano do Questionário de Impulsividade, Auto-dano e Ideação Suicida para Adolescentes e a Escala de Auto-estima de Rosenberg. Foi obtido um nível moderado de nomofobia (M = 72.57, DP = 26.89), com a dimensão “Não ser capaz de comunicar” a apresentar a média mais elevada. Nos comportamentos autolesivos, a média obtida foi 3.33 (DP = 6.43), sendo o máximo teórico 42. Por fim, na autoestima, o valor médio obtido foi 19.22 (DP = 6.20), tendo em conta um máximo teórico 30. O sexo feminino apresentou níveis mais elevados de nomofobia. A nomofobia apresentou uma correlação negativa com a autoestima e esta, por sua vez, uma correlação negativa com os comportamentos autolesivos. Das variáveis sociodemográficas e de estilo de vida, apenas encontramos diferenças nos níveis de nomofobia em pessoas que praticam atividades de lazer, tendo estas níveis mais baixos de nomofobia. Futuramente, importa reproduzir este estudo com amostras de outros contextos e faixas etárias
- Da informação à comunhão: a palavra acampou entre nós: a comunicação salvará o mundo.Publication . Antunes, Diogo António Castro; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoInsistir sobre a missão importante da comunicação na Igreja não é de modo algum algo de novo, no entanto refletir como comunicamos, o que comunicamos e com quem comunicamos tendo como paradigma o perfeito comunicador, Jesus Cristo, é o trilho deste trabalho que procura estabelecer coordenadas comunicacionais. Esta dissertação de mestrado intitulada «Da Informação à Comunhão: a Palavra acampou entre nós - A comunicação salvará o mundo» explora a importância da comunicação na promoção da comunhão e na evangelização contemporânea, ciente dos desafios e dificuldades emergentes. O trabalho destaca como o mundo das comunicações se tornou o principal areópago da modernidade, unificando a humanidade e transformando-a na "aldeia global". A pesquisa enfatiza que os meios de comunicação social desempenham um papel crucial na formação e informação das novas gerações, que crescem num ambiente profundamente influenciado pelos mass media. A Igreja, embora tenha priorizado outras ferramentas para o anúncio evangélico, deve reconhecer a relevância dos mass media e integrá-los de forma eficaz na sua programação pastoral. A dissertação defende que a evangelização não deve apenas utilizar os meios de comunicação para disseminar a mensagem cristã, mas também adaptar essa mensagem à nova cultura criada pelas modernas comunicações. Assim, a comunicação emerge como um elemento vital na experiência de fé, capaz de transformar não apenas indivíduos, mas toda a sociedade, promovendo uma verdadeira comunhão entre as pessoas e Deus.
- De museus a marcas : o papel da comunicação museológica onlinePublication . Leite, Bruna Alexandra Pinto; Silva, Sónia Cristina Melo daDe armazém de coleções a guardião da cultura e da história, o Museu tornou-se um agente educacional e cultural para a sociedade. Com a transformação digital, as instituições culturais redefiniram as suas práticas comunicativas e as suas relações com a comunidade. Vivemos numa sociedade extremamente competitiva e em constante transformação, onde as organizações lutam pela atenção do público, oferecendo experiências incríveis, autênticas e personalizadas, fenómeno que sugere o tema que pretendemos explorar nesta dissertação. Esta dissertação investiga a transformação da museologia, salientando a sua adaptação à era digital, a partir da Nova Museologia e da cultura participativa, que promovem uma comunicação mais aberta e inclusiva através dos websites, das redes sociais e de outras ferramentas digitais, como a realidade virtual. Além disso, discute-se o impacto do marketing no mundo museológico, desde as suas estratégias de branding até ao uso do transmedia storytelling, que permite criar uma ligação emocional com os visitantes e consolidar a identidade de marca do museu. Com base num estudo de caso no Museu Alberto Sampaio, a investigação examina a eficácia das estratégias de comunicação online do museu e a forma como estas influenciam a perceção do público e a experiência dos visitantes.
- Inovação pedagógica e inclusão no primeiro ciclo : estudo de caso : criança com transtorno espectro autistaPublication . França, Débora Rute de Araújo Santos de; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaEste trabalho traz como objetivo acompanhar práticas de inovações pedagógicas vivenciadas numa escola do Norte – Portugal, apresentando um estudo de caso que nos fará refletir e analisar rotinas e ações educativas que favorecem a inclusão escolar e social de crianças com Transtorno Espectro Autista. Com base neste trabalho estudamos também a implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018, como direito à inclusão escolar e social. O Decreto-Lei traz-nos possibilidades de reflexões que impulsionam a busca na aprendizagem de ações dentro e fora da escola, favorecendo os estímulos e potencialidades destas crianças desde o primeiro ciclo. Neste processo buscaremos, identificaremos caminhos de inclusão por acreditar que a escola é um dos ambientes favoráveis à inclusão escolar/social que amplia as possibilidades quanto ao desenvolvimento humano. Neste cenário, refletimos a profissão do Educador Social, pois este é o profissional que está para acolher e intervir junto às pessoas e grupos sociais garantindo junto a outros pares práticas de relações humanas e dos Direitos Humanos. É na escola que se geram oportunidades distintas de aprendizagem e, simultaneamente, se favorece e promove desenvolvimento e a valorização de projetos de vida positivos e sustentáveis. O avigoramento das sociedades de bem-estar implicar a participação de todos na/para a construção de uma educação autêntica, mais, ainda, quando pensamos em crianças e jovens com necessidades educativas; no caso, com Transtorno Espectro Autista e, portanto, necessidade de uma atenção e cuidado ético. A máxima que nos move e que perpassa todo o trabalho de investigação, inscreve-se no quadro dos desafios emergentes das novas sociedades e da prerrogativa da escola inclusive, flexível e para todos. Promover o desenvolvimento humano é assumir processos de aprendizagem dialógicas, priorizando o trabalho colaborativo e práticas de inovações pedagógicas.
- A escola como um lugar de aprendizagem e bem-estar : o papel dos educadores sociais (estudo de caso)Publication . Silva, Rosana Margarida Carvalho Pereira da; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaA Educação Social assume-se paulatinamente como uma área essencial para a promoção da inclusão, do bem-estar e do desenvolvimento humano, abraçando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que preconiza uma sociedade mais justa e solidária. A escola, como local de construção de identidade humana, precisa de promover e ativar ações que estimulem o bem-estar e o envolvimento dos alunos, a fim de favorecer aprendizagens significativas e duradouras. Intitulado “O Educador Social na Escola – A escola como um lugar de Aprendizagem e Bem-estar”, esta investigação enquadra-se na área das Ciências da Educação e fundamenta-se na especialidade da Pedagogia Social, um campo que diz respeito aos processos de aprendizagem ao longo da vida e que para os educadores sociais transcende a intervenção, consolidando-se como um saber profissional através de bases e ferramentas para uma ação sociopedagógica efetiva. Com base nestes pressupostos, o estudo pretende compreender de que forma Educadores Sociais podem contribuir para a aprendizagem e para o bem-estar no contexto escolar, definindo três objetivos principais: identificar e analisar a colaboração entre a escola e os Técnicos de Intervenção Socioeducativa (Educadores Sociais), analisar as iniciativas de intervenção desses educadores e compreender as perceções dos atores educativos (educadores sociais e professores) sobre práticas pedagógicas que promovam o bem-estar dos alunos. A metodologia adotada para esta investigação é de natureza qualitativa, ancorada num estudo de caso, com recurso à análise documental e a entrevistas semiestruturadas, como principais métodos de recolha e análise de dados. Os resultados preliminares sugerem que o papel dos Educadores Sociais é vital para a criação de ambientes escolares mais inclusivos e que valorizem a dimensão humana da educação, contribuindo para uma escola comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos.
- Adaptação textual para guião de curta-metragem do conto “O Homem que plantava aves” : baseado na tradição oral angolanaPublication . Patissa, Daniel Gociante; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA presente pesquisa pretende constituir a sustentação argumentativa do Projeto de adaptação textual para guião de curta-metragem a partir do conto intitulado ‗O Homem Que Plantava Aves‘, de autoria própria e baseado na tradição oral angolana, estando composto por duas partes centrais. A Parte I é dedicada à revisão da literatura, onde se discute a função da memória na articulação do legado oral, no ponto 1. Esta secção está subdividia em três subpontos, o primeiro dos quais se debruça sobre os traços representativos da tradição oral na literatura angolana, o segundo sobre memórias da ficção na Televisão Pública de Angola, sob o prisma do audiovisual e tradição oral, sendo que o terceiro e último subponto explora os fatores que influenciam o guião como instrumento de adaptação de linguagens. A Parte II foca-se na vertente empírica do projeto, partindo pela descrição dos parâmetros de metodologia de investigação adotados, incluindo breves notas do processo de reescrita por parte do autor do conto e do guião.