Browsing by Issue Date, starting with "2019-04-08"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Os riscos psicossociais e o suicídio dos trabalhadoresPublication . Ribeiro, Ana Catarina da Silva Ferreira; Costa, Ana Cristina RibeiroAtualmente, graças à crescente proliferação dos riscos psicossociais, o mundo do trabalho enfrenta novos desafios. Os trabalhadores encontram - se sujeitos a diversos riscos, nomeadamente, stress, assédio moral ou mobbing , burnout e violência. E as repercuss ões são visíveis, manifestando - se não apenas na quebra de produtividade dos trabalhadores (com prejuízos evidentes para a empresa), mas também no aumento de patologias do foro psíquico (com o s dano s social e económico que acarretam). Infelizmente, deste c enário podem resultar consequências dramáticas para os trabalhadores, sendo a mais gravosa de todas o recurso ao suicídio. O presente trabalho opera uma análise comparativa entre os ordenamentos espanhol, francês e português, analisando as respostas que o ferecem a este problema. Ora, os ordenamentos espanhol e francês têm admitido (ainda que sob determinadas circunstâncias) a possibilidade de o suicídio se reconduzir à figura do acidente de trabalho, ao estabelecer - se um nexo de causalidade entre o suicíd io e as circunstâncias em que o trabalhador realizava a sua prestação laboral. Todavia, no ordenamento nacional, a jurisprudência não tem ido neste sentido. Pelo contrário, há uma grande dificuldade em admitir que um suicídio possa consistir num acidente d e trabalho. Ora, pretendemos através deste estudo demonstrar a necessidade de se trilharem novos caminhos e de se encontrarem soluções que ultrapassem este problema, sobretudo no seio do ordenamento nacional, em particular pelo avolumar dos riscos que pode m contribuir para a verificação deste género de situações e as gravosas consequências individuais, sociais e económicas que daqui advêm.
- Depressão e pessimismo no cinema de Lars Von TrierPublication . Campos, Marco André Pereira; Carmona, Carlos Ruiz; Almeida, Daniel Ribas deA seguinte dissertação foca-se na análise da temática patológica depressiva ao longo da cinematografia do realizador dinamarquês, Lars von Trier. A análise permitir-me-á reflectir sobre a sua visão pessimista do mundo. Será feita uma análise e reflecção da experiência pessoal e consequente expressão visual. Serão também estudados os motivos recorrentes na obra do realizador de forma a desconstruir a representação da depressão e estabelecer que esta é algo central e transversal à sua cinematografia. Partindo deste entendimento, será feita a análise estética de três filmes do realizador: Breaking the Waves, Dogville e Antichrist. Constato, desta forma, como é que a depressão é representada e quais as suas vicissitudes estéticas ao longo destes três filmes. A investigação e análise levam-me a um entendimento da sua visão pessimista do mundo sendo que a depressão patológica das suas personagens e do seu mundo fílmico, permitem-me dissecar a evolução desta sua visão. A temática depressiva e, por conseguinte, a sua visão pessimista do mundo atinge o seu clímax no filme Antichrist.
- O direito a férias : algumas expressões do princípio da efetividadePublication . Silva, Ana Manuel Gonçalves da; Rouxinol, Milena SilvaNa presente dissertação iremos analisar as expressões do princípio da efetividade do direito a férias, quer no CT, quer na jurisprudência do TJ (UE). Embora este princípio comtemple outras expressões a nível do ordenamento interno, apenas analisaremos as que constam do artigo 246.º, 247.º e 264.º, devido ao limite caracteres. A escolha da análise destas normas torna-se pertinente devido às dúvidas interpretativas que as mesmas colocam. Conclui-se que resulta da análise conjunta das normas do CT referente ao direito a férias, bem como da jurisprudência do TJ (UE), a existência de um princípio da efetividade do direito a férias. Tal princípio traduz-se na necessidade de o trabalhador gozar de um período efetivo de férias, de modo a garantir as finalidades subjacentes à sua consagração.
- O acidente de trabalho em missãoPublication . Peixoto, Carolina Raquel Figueiredo e; Gomes, Júlio Manuel VieiraCom este trabalho pretendemos proceder a uma análise do acidente de trabalho em missão. É nosso objetivo elencar as principais características e especialidades da figura enquadrando-a no regime jurídico português dos acidentes de trabalho. Assim, centraremos a nossa atenção na al. h) do n.º 1 do art. 9.º da Lei n.º 98/2009, procurando diferenciar esta de figuras afins e procedendo a uma análise, quer da doutrina, quer da jurisprudência, nacional e estrangeira, no âmbito desta matéria.
- Handoff : barreiras e indicadores de resultadosPublication . Neves, José Francisco da Silva; Madureira, ManuelaO presente Relatório de Estágio, inscrito no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, pretende demonstrar de forma crítica e reflexiva as competências desenvolvidas ao longo do estágio. Assim este relatório faz referência ao processo evolutivo das competências diferenciadas na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa adulta e idosa em situação crítica e sua família. Os contextos de cuidados intensivos e urgência foram realizados em duas unidades hospitalares de referência de Lisboa, que permitiram o aprofundamento e mobilização de conhecimentos adquiridos ao longo da componente teórica do mestrado e do meu percurso profissional, na área dos cuidados de enfermagem à pessoa submetida a exames de especiais gastroenterologia e pneumologia. Os objetivos específicos delineados pretendiam prestar cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e à sua família nos diversos contextos, bem como contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem no âmbito da transmissão de informação e responsabilidade sobre o doente entre profissionais de saúde, denominado de Handoff. No contexto de cuidados intensivos, para além da prestação de cuidados de enfermagem especializados, foi possível desenvolver a temática da oxigenoterapia nasal de alto fluxo, que culminou na apresentação de uma sessão de formação para os enfermeiros. Em relação ao contexto de urgência, foi possível mobilizar os conhecimentos da experiencia profissional e desenvolver uma sessão de formação na área da abordagem ao doente crítico em contexto de hemorragia digestiva alta. No que diz respeito ao Handoff, área transversal deste relatório, promovi a reflexão e partilha de experiências acerca da temática tendo por base a legislação nacional em vigor nos diferentes contextos de estágio e colmatei as dúvidas que me surgiram ao longo do percurso com a realização de uma revisão sistemática da literatura acerca do tema. Este processo é alvo contínuo de estudo e numa altura em que se opta pela normalização deste processo através da metodologia ISBAR, existem ainda dúvidas em torno do processo, das barreiras e da normalização através de ferramentas. As questões de investigação que serviram de base à revisão sistemática da literatura foram “Quais as barreiras a um Handoff eficaz?” e “Quais os indicadores de resultado para a segurança do doente, com o uso de processos esquematizados a um Handoff eficaz?”. Este curso de Mestrado permitiu consolidar conhecimentos e desenvolver competências na minha aprendizagem profissional e, permitiu-me de forma crítica e consciente, prestar cuidados de enfermagem especializados baseados em conhecimentos que emergem da investigação.
- Um acontecimento previsível, um acontecimento inesperado, um acontecimento vulcão : o caso de estudo da TSFPublication . Martins, Ana Beatriz Tavares Morais; Silva, Dora SantosO presente relatório tem como objetivo fundamental analisar as estratégias de cobertura noticiosa da rádio TSF em três acontecimentos distintos: um acontecimento previsível que se identifica pelas eleições autárquicas de outubro de 2017; um acontecimento imprevisível identificado na tragédia dos incêndios de Outubro do ano passado; e um acontecimento Vulcânico, ou seja, um acontecimento que têm um cariz tanto de imprevisível como de previsível, assinalado no momento pré- referendo Catalão em 2017. É pelo enquadramento teorético de cada um destes acontecimentos que surgiu a necessidade de analisar o comportamento da rádio através de dados de backoffice e de entrevistas a jornalistas. A “Telefonia Sem Fios” - nome pelo qual se designava a rádio - dá os primeiros passos no século XIX; no entanto, é a percorrer todas as décadas até aos dias de hoje que este meio de comunicação se implanta na sociedade atravessando a era da televisão e o boom tecnológico. É nos anos 80 do século XX que a TSF – Rádio Notícias emite pela primeira vez. Atualmente constitui-se como uma das rádios de referência no panorama nacional. Entre acontecimentos tão distintos importa entender a forma de abordagem da rádio, desde logo, através da cobertura feita a cada um, as suas especificidades e o papel do website enquanto percursor na divulgação da informação. A partir do estudo das variáveis propostas, as respostas apontam para uma rádio cuidadosa na sua forma de fazer notícias, rigorosa e imparcial.
- Aplicação da metodologia lean para melhoria da eficiência das linhas de produção na indústria vínicaPublication . Gomes, Vanessa Christine; Viana, Rui Miguel de Barros; Couto, José António GomesO presente relatório de estágio, parte integrante do Mestrado em Engenharia Alimentar, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, incide sobre a continuação de um projeto desenvolvido na Aveleda Vinhos S.A. Este projeto visa melhorar e aumentar a eficiência das linhas de engarrafamento, reduzir os tempos de setup (tempo necessário para retirar uma peça, instalar uma nova e ajustar) e uniformizar as tarefas dos operadores na produção através da implementação de algumas metodologias adjacentes ao paradigma Lean. Nos dias de hoje, as empresas têm necessidade de reduzir custos, aumentar a qualidade dos seus produtos, dos seus serviços e, ainda, garantir o cumprimento dos prazos de entrega. Estas procuram potencializar a utilização dos seus recursos através da redução/eliminação de desperdícios e das atividades que não acrescentam valor. Assim, o Grupo Aveleda para garantir esta adaptabilidade e para a implementação de uma política orientada para a melhoria contínua, adotou a filosofia de gestão Lean, que recorre a diversas metodologias e ferramentas que permitem obter resultados. Numa primeira fase deste relatório, foi realizada uma revisão bibliográfica do tema em questão: a metodologia Lean, os seus princípios e benefícios e, por fim, foram abordadas as técnicas e ferramentas mais utilizadas ao longo deste projeto. O projeto foi iniciado com a análise e diagnóstico do sistema de produção (engarrafamento) da empresa, recorrendo ao levantamento de dados e tratamento dos mesmos através da análise de pareto, à metodologia SMED para identificação e análise de desperdícios e à implementação da ferramenta Standard Work com o objetivo de uniformizar e melhorar os processos e o fluxo de informação da empresa. Através das melhorias implementadas, foi possível melhorar o sistema produtivo através da redução de alguns desperdícios, reduzir os tempos de setup da linha 1 nas mudanças de fabrico e, ainda, aumentar os valores de Overall Equipment Efficiency (OEE) em 1,2% na linha de produção 1 e 0,5% na linha de produção 2. O espírito crítico e o envolvimento dos colaboradores, na melhoria dos processos produtivos, foram ferramentas fundamentais para a base deste projeto.
- O nexo de causalidade entre o acidente e a atividade laboralPublication . Mourama, Daniela Pereira; Costa, Ana Cristina RibeiroA presente dissertação irá incidir sobre a matéria de Acidentes de Trabalho, em específico sobre o nexo de causalidade entre o acidente e a atividade. Procura-se, pois, expor, ainda que sucintamente, as correntes doutrinais e jurisprudenciais que se assumem neste tema e assumir a nossa posição face à matéria em apreço. Com efeito, esta é uma matéria com um incomensurável interesse prático, na medida em que está em causa o direito de reparação do trabalhador sinistrado. Com a elaboração deste texto, assumimo-nos expressamente enquanto defensores da desnecessidade de existência de um nexo causal entre o acidente a atividade, configurando o argumento basilar desta posição no risco de autoridade assumido pelo empregador quando coloca um trabalhador à sua disposição, numa perspetiva de subordinação jurídica