FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Abordagem indutiva : ensino do modo conjuntivo em PLE/L2Publication . Ka, In Fan; Lopes, Maria José de Araújo FerreiraEste relatório procura investigar a eficácia da abordagem indutiva no ensino do modo conjuntivo de PLNM (Português como Língua Não Materna), tendo como base o desempenho de uma turma de alunos de origem PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) num curso do português. Com o objetivo de contextualizar o atual fenómeno pedagógico do ensino do Português como língua estrangeira, é exemplificado neste trabalho o sistema de educação de Macau como representação. A seleção das referências bibliográficas é condicionada pelo prazo concedido para a redação deste estudo. Com base nas observações de quatro aulas e no resultado de um teste de avaliação, a análise obtida demonstra que a abordagem indutiva é uma metodologia centrada no aprendente, cuja execução é fundamentalmente condicionada pela participação ativa e pela autonomia do aprendente no processo de aprendizagem. A natureza exigente da pedagogia requer uma colaboração e contribuição igualmente do aprendente e do professor. Os dados fornecem conclusões sobre os fatores de desequilíbrio potencial e desafios na aplicação do método indutivo no ensino do modo conjuntivo em PLNM. Este trabalho também salienta a necessidade da investigação mais profunda na correlação entre a metodologia pedagógica e o ensino do modo conjuntivo de PLNM.
- Agrupamentos escolares : autonomia das escolas : uma análise do funcionamento de um agrupamento do Norte de Portugal em contexto de autonomiaPublication . Costa, Carla Leonor Simões Dias da; Estêvão, Carlos Alberto VilarCriar uma escola que responda às necessidades dos seus alunos sempre foi a ambição da educação escolar. Em resposta às mudanças da sociedade, a escola tem hoje como objetivos oferecer aos seus alunos um espaço onde poderão efetuar um percurso sequencial que os prepare a nível social e técnico para a vida ativa. Pretende-se que a escola seja um macrossistema integrado, no qual os seus atores participam na elaboração, implementação e avaliação do projeto educativo da escola. Este é da responsabilidade da escola e ela teria a autonomia pedagógica e de gestão de todo o processo educativo. Assim, foram criados os (mega) Agrupamentos, para concretizar a territorialização ou autonomia de gestão da escola. Nesta linha de pensamento, o nosso estudo centra-se no conhecimento das opiniões de profissionais da área do ensino e, ainda, da Câmara Municipal de Guimarães face aos Agrupamentos Escolares e à autonomia das escolas. O seu objetivo geral pretende alcançar um aprofundamento sobre o grau de autonomia dos (mega) Agrupamentos, quer organizacional, quer da participação dos docentes acerca de se a autonomia das escolas que o constituem é reduzida ou nula. Para dar resposta a estas questões de fundo foi realizado um estudo exploratório com a participação de 7 participantes, quatro docentes, dois membros do órgão de gestão escolar e um membro da gestão autárquica do Conselho de Guimarães, Distrito de Braga. Os resultados obtidos com a investigação realçam, de uma forma global, que segundo as categorias definidas (Autonomia das Escolas, Modelos de Gestão, Participação dos Órgãos de Gestão e Participação dos Professores) os participantes que fazem parte, quer do corpo docente, quer dos órgãos de gestão escolar, afirmam existir diferenças claras, desde o ponto de vista das escolas com respeito à posição da autarquia. Desta forma existem uma série de problemas que deverão ser resolvidos para que o funcionamento dos (mega) Agrupamentos seja o esperado por todas as partes, mas também existem sugestões por parte da autarquia que devem ser tomadas em conta por parte dos órgãos de gestão escolar para permitir um melhor funcionamento e participação de todos os intervenientes no processo ensinoaprendizagem. Por fim, os dados indicam-nos que nem todos os participantes chegaram a um consenso sobre o grau de autonomia do (mega) Agrupamento, com a grande maioria a referir que não existe uma verdadeira autonomia ao nível de gestão escolar.
- Alfabetização em uma instituição hospitalar : um estudo de caso sobre o processo de alfabetização de crianças hospitalizadas em São Luís - MAPublication . Barbosa, Raylanne Santos; Estêvão, Carlos Alberto VilarO adoecer faz parte da vida. Todavia, algumas doenças levam à hospitalização, afetando a vida das pessoas durante um determinado período de tempo. A situação fica mais grave quando o paciente é uma criança, causando a hospitalização, pois, além de ocasionar uma debilidade física, pode haver prejuízos nas etapas de desenvolvimento mais importantes da vida. A pesquisa parte do princípio de que, no caso de tratamento oncológico as crianças ficam no hospital internadas em tempo prolongado. Logo na primeira consulta, a criança é submetida a uma série de exames dolorosos e já fica pelo menos três dias no hospital, quebrando então sua rotina escolar. Diante disso, o presente trabalho trata sobre a alfabetização de crianças hospitalizadas. O processo de alfabetização se inicia desde muito cedo, antes mesmo da criança frequentar uma escola. É um processo decisivo na vida da criança visto que através dele a mesma começa a desenvolver habilidades na leitura e na escrita. É o momento em que a criança descobre esse universo e, concomitante, o prazer de compreender e apropriar-se desse mundo. Tem-se como problema que instiga a investigação: de que maneira acontece o processo de alfabetização das crianças em ambiente hospitalar? A pesquisa se justifica pela necessidade de maior compreensão sobre as possibilidades de alfabetização de crianças hospitalizadas, além de contribuir para a produção do corpo de conhecimentos tanto na saúde como na educação, possibilitando uma reflexão sobre a importância da classe hospitalar, da brinquedoteca e de apontar a grande lacuna científica existente nessa temática. Para tanto, esse estudo tem como objetivo geral: analisar o processo de alfabetização das crianças de 5 à 8 anos internadas no Hospital Aldenora Bello, São Luís – MA, e, como objetivos específicos: conhecer a rotina e as ações pedagógicas da classe hospitalar/brinquedoteca; observar como ocorre o processo de alfabetização das crianças hospitalizadas; Identificar os métodos educativos utilizados pela equipe do hospital na alfabetização das crianças; avaliar a opinião dos profissionais que atuam na alfabetização hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada na ala pediátrica de um hospital pioneiro no tratamento do câncer no estado do Maranhão. Participaram da pesquisa profissionais e voluntários que atuam na alfabetização das crianças de 5 a 8 anos. A brinquedoteca do hospital consiste em um ambiente alegre e bem decorado, que realiza atividades durante a semana (segunda a sexta feira) no período matutino e vespertino por meio dos voluntários. As atividades ali realizadas promovem o bem-estar das crianças, interação social e estimulam o desenvolvimento psicomotor. Os voluntários e profissionais unanimemente concordaram que é importante que as crianças sejam alfabetizadas, e que as atividades realizadas na brinquedoteca e na sala de aula durante o período de internação têm o poder de transformar o ambiente hospitalar. Relataram também que os turnos matutinos e vespertinos são os melhores horários para ofertar esse atendimento educacional. Os participantes da pesquisa apontaram que todas as crianças devem receber o atendimento, e o mesmo deve ocorrer de preferência em ambiente especifico, porém, para as crianças que estão em isolamento ou com dificuldade de locomoção o atendimento é ofertado no leito.
- Um aluno com autismo : rumo ao sucesso escolarPublication . Casanova, Maria João Ferreira dos Santos Niz; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daEste relatório centra-se no estudo de caso de um aluno com autismo inserido numa escola pública rumo ao sucesso escolar. Deste modo, revelou-se fundamental, primeiro, dar a conhecer o percurso profissional e enunciar as problemáticas dos alunos que, durante o exercício de funções como professora de Educação Especial, se foram sucedendo. Depois de enunciada a problemática e historiado o quadro clínico, familiar e escolar do aluno, procedeu-se à revelação das Medidas do Regime Educativo Especial e ao apoio conferido pela Educação Especial. Da definição à evolução histórica do conceito, da etiologia às características do autismo, dos critérios de diagnóstico ao papel da educação e da escola face ao autismo, dos níveis de intervenção aos modelos de intervenção, com uma paragem inevitável no conceito de escola inclusiva entendido à luz da legislação portuguesa, toda a segunda parte deste relatório é preenchido com o enquadramento teórico da temática do autismo. Como análise conclusiva deste trabalho constatou-se que o sucesso escolar do aluno com autismo pode ser uma realidade.
- Aprender (com) a arte com base na proposta triangular de Ana Mae BarbosaPublication . Pimenta, Sandra Manuela Fernandes; Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho daO presente relatório intitulado “Aprender (com) a arte com base na proposta triangular de Ana Mae Barbosa” pretende desenvolver princípios teóricos e debruçar-se sobre eles enquanto aplicados ao estágio efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estágio teve lugar na Didáxis – Cooperativa de Ensino de Vale São Cosme, Vila Nova de Famalicão, com uma turma do 9º ano de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico na disciplina de Educação Visual. A anteceder e a concluir a nossa intervenção pedagógica, aplicámos inquéritos por questionário a partir dos quais, primeiramente, procuramos saber qual a opinião e o conhecimento dos alunos em relação à disciplina de Educação Visual no que respeita às suas temáticas/matérias, à sua utilidade e às suas potencialidades/vantagens na compreensão de matérias de outras disciplinas. Posteriormente, com a aplicação do segundo inquérito por questionário, pretendemos averiguar qual o impacto nos alunos e o potencial pedagógico/ as vantagens da implementação de um modelo pedagógico alicerçado nas três ações da proposta triangular de Ana Mae Barbosa. Pudemos verificar, a partir dos dados apurados, que as três ações, a leitura, a contextualização da obra de arte/imagem e o fazer artístico, vivenciadas pelos alunos revelaram-se um ótimo veículo de transmissão/uma mais-valia na transmissão das várias e diferentes matérias tanto da disciplina de Educação Visual como de outras áreas curriculares disciplinares funcionando como um trampolim para o sucesso das aprendizagens.
- Aprender a "ver" com e pelo desenhoPublication . Ramada, Silvéria Cristina Ferreira de Sá; Morais, Carlos António Saraiva BizarroEste Relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais e visa apresentar a experiência pedagógica implementada durante o estágio realizado na Escola Artística e Profissional Árvore, a partir de um problema de cariz científicopedagógico detetado na turma na qual desenvolvemos as atividades de docência. Com efeito, no início do nosso estágio foi possível perceber a dificuldade que os alunos da disciplina de Desenho e Comunicação Visual sentiam face ao desenho de representação, e em geral a desmotivação e pouco interesse para com as matérias do desenho. Para responder a essa dificuldade foram desenvolvidas atividades teóricopráticas, tendo como finalidade aprender a “ver” com e pelo desenho e assim melhorar as aprendizagens. Tendo presente o contexto deste trabalho, pretende-se assim valorizar a importância e pertinência da disciplina de desenho, abordando essencialmente o seu ensino, bem como a cultura e a educação estética, o fazer artístico e a pedagogia que lhes estão associadas. O desenho é uma disciplina vasta e que obriga à reflexão de um amplo conjunto de inquietações e preocupações sobre o seu ensino, tais como: O que é o desenho? Qual o lugar da disciplina de desenho lecionada nas escolas? Para desenhar é necessário aprender a ver, a observar e a percepcionar o que nos rodeia? Estas são questões que nos inquietam e que pretendemos aprofundar, dado estarem relacionadas com o problema já referido. Articulando esta investigação com o conjunto das experiências realizadas e observadas na sala de aula, a abordagem exposta neste Relatório defende o ensino/aprendizagem do desenho apoiado na observação e representação do real, propondo um modo de olhar mais sólido e profundo, apresentando medidas de resposta à dificuldade identificada durante o Estágio.
- A aprendizagem da interculturalidade no contexto da disciplina de Português língua não maternaPublication . In, Nam Ng; Capucho, Maria Filomena Dias
- Argumentação oral e escrita em Português Língua Estrangeira/Língua SegundaPublication . Weng , Un Cheong; Martins, José Cândido de OliveiraTendo em consideração a importância da ação de elaborar argumentos na vida quotidiana, e sendo a argumentação uma das técnicas comunicativas entre os seres humanos, o presente trabalho pretende promover uma abordagem centrada na argumentação oral e escrita realizada em contexto de Português Língua Estrangeira (PLE) / Português Língua Segunda (PL2), por um lado; e por outro, refletir, de modo crítico, sobre a experiência de estágio pedagógico, através do tratamento deste tema em sala de aula. De facto, o desenvolvimento de competências comunicativas, a nível oral e escrita, ao longo dessa abordagem surgem-nos, neste estudo, como bases fundamentais para ajudar os alunos a produzir textos orais e escritos no dia a dia, aplicando noções básicas do discurso argumentativo. Para a dita abordagem de reflexão-ação, descrever-se-á neste estudo quer conhecimentos teóricos ligadas à argumentação e ao ensino-aprendizagem; quer também o que foi feito acerca da promoção da argumentação oral e escrita durante cinco aulas do estágio pedagógico, apresentando as planificações de aulas, as metodologias estratégicas e as atividades pedagógicas realizadas para a prática dos alunos sobre a produção textual da argumentação na oralidade e na escrita, assim como o treino de desenvolvimento de competências necessárias deles. A fim de completar esse trabalho, compararemos ainda o uso argumentativo ocorrido nos manuais de Português Língua Materna (PLM) a os de PLE/PL2. Concluiremos, finalmente, a situação do ensino-aprendizagem da argumentação oral e da escrita na aula de PLE/PL2, comprovando com os resultados de observações nas aulas de PLE/PL2 e a avaliação de utilidade dessa abordagem.
- A arte contemporânea e o ensino-aprendizagem de artes visuaisPublication . Alves, Eva de Fátima Rodrigues; Morais, Carlos António Saraiva BizarroO presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tem por tema as repercussões da arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais. Partimos da convicção de que a arte contemporânea desencadeia um impacto positivo no ensino básico de artes visuais, que deve ser analisado, experienciado e promovido. Neste sentido, pretendemos aprofundar as questões que são suscitadas pela presença da arte contemporânea no ensino de artes visuais. Em particular, elaborámos um projeto de investigação teórica e de intervenção pedagógica no ensino básico, com alunos que manifestavam um défice de conhecimentos e de interesse relativamente à referida arte contemporânea. Desta forma, procurámos iniciar os nossos alunos nas tarefas da análise e contextualização da obra de arte contemporânea, tendo havido lugar para sessões de agilização da reflexão, assim como, da criatividade e da operacionalidade instrumental, que culminaram na apresentação de vários trabalhos plásticos que refletiram uma abertura aos novos desafios e ideias proporcionados pela arte contemporânea. As áreas de investigação da componente teórica deste relatório circunscrevem-se aos seguintes campos de estudo: o atual sistema de ensino de artes visuais - numa análise da situação do seu ensino; a arte contemporânea – num esquiço de definição cronológica e conceptual, contextualização e alguns percursos; a arte contemporânea no ensinoaprendizagem de artes visuais – em seus fatores de resistência e implicações da sua integração; os benefícios da imagem como estratégia; as potencialidades cognitivas e criativas da arte contemporânea; e finalmente o estudo da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. A descrição e análise das atividades pedagógico-didáticas realizadas com os alunos da nossa turma de estágio, intituladas por a experiência da arte contemporânea pela pintura e escultura, a experiência da arte contemporânea pelo desenho e a experiência da arte contemporânea pela realização de uma instalação comprovam os benefícios da arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais, pelo que consideramos fundamental cultivar esta aproximação com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos mais esclarecidos, críticos e interventivos.
- Associação entre morbilidade psicológica, dor, crenças da saúde, locus de controlo e realização da mamografiaPublication . Coutinho, Fernando Pedro Lima; Costa, Eleonora Cunha VeigaEste estudo teve como principal objetivo a avaliação dos comportamentos de adesão ao rastreio e diagnóstico do cancro da mama no sexo feminino. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 120 mulheres, utentes da Clínica Mais Saúde de Joane Unipessoal Lda., nas quais foram aplicados diversos instrumentos, nomeadamente um questionário sociodemográfico, um questionário de adesão aos meios de rastreio do cancro da mama, a escala HADS, a escala EVA e as escalas de Crenças de Saúde (CS) e de Locus de Controlo de Saúde (LCS). Atualmente, em Portugal, o cancro da mama é a doença oncológica com maior incidência, prevalência e mortalidade no sexo feminino. O cerne deste problema parece estar relacionado com a baixa adesão a comportamentos de rastreio, influenciados sobretudo pelo nível de conhecimento acerca dos potenciais benefícios da sua prevenção, pelas crenças de saúde, pelo locus de controlo de saúde e ainda, pela dor física e ansiedade existente aquando a realização do exame. Como principais resultados deste estudo científico, verificamos uma associação estatisticamente significativa entre as variáveis de habilitações literárias, benefícios percebidos, barreiras percebidas e HADS na motivação para a realização do exame, nas variáveis socioeconómicas e gravidade percebida com a frequência de rastreio subsequente, e ainda podemos verificar uma correlação entre a dor aquando a realização do exame mamográfico associados a fatores como a idade e a ansiedade/depressão sentida antes da realização da mamografia. Como conclusão, os dados obtidos contribuem para uma melhor compreensão de todos os comportamentos de adesão e realização da mamografia, para que seja possível uma reformulação dos programas de intervenção e uma melhoria dos comportamentos saudáveis no sexo feminino, alterando as crenças e o locus de controlo do exame.
