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- Utilização da plataforma Moodle em contexto pedagógico : um estudo de caso no ambito da prática de ensino supervisionadaPublication . Pires, Maria João Gomes; Cruz, Sónia Catarina da SilvaNo âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Informática, apresentamos o presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada que se baseia nas reflexões sobre as nossas aprendizagens e experiências vividas ao longo da lecionação na busca de uma identidade do Ser Professor. Neste sentido, tomaram relevância as dimensões de Currículo, Planificação e Avaliação, dimensões de grande importância, que se revelaram essenciais para a orientação da nossa prática docente como professores de Informática. No caminho traçado, a integração e utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem enquanto recurso de apoio e mediação da aprendizagem foram uma constante. Através da apropriação destes conceitos, realizamos uma série de atividades letivas e não letivas inovadoras, que contribuíram para a formação e o enriquecimento da nossa profissionalidade docente. Desde o início do estágio tivemos consciência da necessidade de encarar a nossa intervenção educativa como professor investigador e reflexivo, onde fomos confrontados com a importância de investigar. Uma vez que consideramos a plataforma Moodle uma mais-valia como estratégia no apoio ao processo de ensino e aprendizagem e dela fizemos amplo uso na nossa prática pedagógica, entendemos que seria interessante investigar em que medida os professores da escola utilizavam as ferramentas e recursos desta plataforma em benefício das aprendizagens dos alunos. A recolha de informação neste estudo foi realizada através de um inquérito por questionários online aos professores da escola, pelo que os resultados apontaram para uma insuficiente formação na utilização da plataforma que, entre outros fatores, justificam a falta da integração da Moodle na sala de aula. Apesar do esforço da tutela em tentar acompanhar as alterações provocadas pela Sociedade da Informação, com a criação e melhoramento de infraestruturas de acesso às novas tecnologias e fornecer oportunidades de formação na área das, ainda existem professores que resistem a estas mudanças e continuam a praticar estratégias e métodos de ensino tradicionais, não revelando apetência para encarar o desafio de utilizar novas e diferentes tecnologias inovadoras na sala de aula.
- Aprender a "ver" com e pelo desenhoPublication . Ramada, Silvéria Cristina Ferreira de Sá; Morais, Carlos António Saraiva BizarroEste Relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais e visa apresentar a experiência pedagógica implementada durante o estágio realizado na Escola Artística e Profissional Árvore, a partir de um problema de cariz científicopedagógico detetado na turma na qual desenvolvemos as atividades de docência. Com efeito, no início do nosso estágio foi possível perceber a dificuldade que os alunos da disciplina de Desenho e Comunicação Visual sentiam face ao desenho de representação, e em geral a desmotivação e pouco interesse para com as matérias do desenho. Para responder a essa dificuldade foram desenvolvidas atividades teóricopráticas, tendo como finalidade aprender a “ver” com e pelo desenho e assim melhorar as aprendizagens. Tendo presente o contexto deste trabalho, pretende-se assim valorizar a importância e pertinência da disciplina de desenho, abordando essencialmente o seu ensino, bem como a cultura e a educação estética, o fazer artístico e a pedagogia que lhes estão associadas. O desenho é uma disciplina vasta e que obriga à reflexão de um amplo conjunto de inquietações e preocupações sobre o seu ensino, tais como: O que é o desenho? Qual o lugar da disciplina de desenho lecionada nas escolas? Para desenhar é necessário aprender a ver, a observar e a percepcionar o que nos rodeia? Estas são questões que nos inquietam e que pretendemos aprofundar, dado estarem relacionadas com o problema já referido. Articulando esta investigação com o conjunto das experiências realizadas e observadas na sala de aula, a abordagem exposta neste Relatório defende o ensino/aprendizagem do desenho apoiado na observação e representação do real, propondo um modo de olhar mais sólido e profundo, apresentando medidas de resposta à dificuldade identificada durante o Estágio.
- Os desafios da representação gráfica : aspetos teóricos e práticosPublication . Basto, Artur Miguel Gama Lima de Sousa; Morais, Carlos António Saraiva BizarroO Relatório da prática pedagógica evidencia que os alunos adolescentes manifestam dificuldades na representação gráfica de formas, volumes, sombras, profundidade… A razão fundamental destas dificuldades reside na execução imprecisa do processo sequencial de perceção, registo/construção mental e representação gráfica. Investigamos os momentos desse processo, recorrendo a instrumentos fundamentais produzidos por Rudolf Arnheim, Donald Hoffman e Phil Metzger. O enquadramento teórico determinou uma intervenção pedagógica de operacionalização de estratégias de questionamento da qualidade da observação, bem como de promoção de reflexões sobre a mesma. Os alunos evidenciaram o seu entendimento de que o cumprimento desta primeira fase de forma audaz alavanca-nos para um registo mental mais qualificado da matéria observada. Aplicamos técnicas de representação gráfica, de promoção de uma observação sagaz e de um entendimento majorado da representação das formas, dos volumes e das sombras. No decorrer dos exercícios propostos, os alunos foram alertados para a dificuldade dos erros/ilusões visuais que estremecem o discernimento visual e podem provocar distorções da realidade observada. Em função dos resultados decorrentes dos exercícios propostos ao longo do ano letivo e dos inquéritos de avaliação registados, a investigação permitiu constatar uma evolução dos alunos na qualidade da observação e na destreza de gestos.
- Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior: estudo de caso de uso do MoodlePublication . Lagarto, José ReisA introdução de ambientes tecnologicamente enriquecidos nos processos de aprendizagem pode levantar algumas questões importantes, condicionadoras da estratégia a utilizar pelos docentes. Numa disciplina teórica da licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com duas turmas e 83 alunos no total, utilizou-se o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, disponibilizando-se conteúdos e fóruns temáticos de participação obrigatória. Os estudantes foram convidados a fazer trabalhos, colocá-los na plataforma e, finalmente, realizaram a sua avaliação online. Com esta investigação pretendemos avaliar as competências digitais dos nossos alunos e verificar se a frequência de utilização da plataforma Moodle influenciava a avaliação da aprendizagem. Para o efeito, utilizamos uma metodologia baseada num estudo de caso, partindo-se de uma perspetiva exploratória. A aplicação de um questionário e a análise das estatísticas na plataforma permitiu apurar a existência de correlações positivas, mas moderadas, entre a avaliação e a frequência de acesso.