Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aprender a "ver" com e pelo desenho

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27488.pdf32.79 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais e visa apresentar a experiência pedagógica implementada durante o estágio realizado na Escola Artística e Profissional Árvore, a partir de um problema de cariz científicopedagógico detetado na turma na qual desenvolvemos as atividades de docência. Com efeito, no início do nosso estágio foi possível perceber a dificuldade que os alunos da disciplina de Desenho e Comunicação Visual sentiam face ao desenho de representação, e em geral a desmotivação e pouco interesse para com as matérias do desenho. Para responder a essa dificuldade foram desenvolvidas atividades teóricopráticas, tendo como finalidade aprender a “ver” com e pelo desenho e assim melhorar as aprendizagens. Tendo presente o contexto deste trabalho, pretende-se assim valorizar a importância e pertinência da disciplina de desenho, abordando essencialmente o seu ensino, bem como a cultura e a educação estética, o fazer artístico e a pedagogia que lhes estão associadas. O desenho é uma disciplina vasta e que obriga à reflexão de um amplo conjunto de inquietações e preocupações sobre o seu ensino, tais como: O que é o desenho? Qual o lugar da disciplina de desenho lecionada nas escolas? Para desenhar é necessário aprender a ver, a observar e a percepcionar o que nos rodeia? Estas são questões que nos inquietam e que pretendemos aprofundar, dado estarem relacionadas com o problema já referido. Articulando esta investigação com o conjunto das experiências realizadas e observadas na sala de aula, a abordagem exposta neste Relatório defende o ensino/aprendizagem do desenho apoiado na observação e representação do real, propondo um modo de olhar mais sólido e profundo, apresentando medidas de resposta à dificuldade identificada durante o Estágio.
This report appears in the Master of Education and Visual Arts aims to present the educational experience implemented during the training held at School Artistic and Professional Tree, from an issue of a scientific-pedagogical detected in the class in which we develop the teaching activities. Indeed, at the beginning of our internship was possible to realize the difficulty that students of Design and Visual Communication felt over the design representation, and general demotivation and with little concern for the materials of drawing. To answer this difficulty were developed theoretical and practical activities, with the purpose to learn to "see" and with the design and so improve learning. Bearing in mind the context of this work, we intend to so appreciate the importance and relevance of the discipline of design, addressing mainly his teaching as well as culture and aesthetic education, the artistic and pedagogy associated with them. The design is a discipline that requires extensive and the reflection of a broad set of worries and concerns about their education, such as: What is design? What is the place of design discipline taught in schools? To draw you must learn to see, to observe and perceive around us? These are questions that perplex us and we intend to deepen, since they are related to the problem mentioned above. Articulating this investigation with all the experiments and observed in the classroom, the approach outlined in this report defends the teaching / learning supported drawing on observation and representation of reality, proposing a way of looking more solid and deep, with response measures the difficulty identified during Stage.

Description

Keywords

Desenho Espaço tridimensional Visão Representação Drawing Three-dimensional space Vision Representation

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue