FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- Inteligência emocional e adaptabilidade de carreira como recursos pessoais ao enriquecimento trabalho/famíliaPublication . Caridade, Ana Gabriela da Silva; Oliveira, Íris MartinsAtualmente, o desafio e a importância do Enriquecimento trabalho/família (ETF) tornaramse evidentes, pois a prática de diversos papéis pode levar ao enriquecimento originando uma série de consequências positivas para os indivíduos. Com o presente estudo, procurase compreender em que medida a Inteligência Emocional (IE) e a Adaptabilidade de Carreira (AC) constituem recursos pessoais para o ETF de adultos inseridos no mercado de trabalho, controlando o efeito de variáveis estruturais, como o sexo e a idade. Participaram 285 adultos, maioritariamente do sexo feminino (n = 214; 75.1%), com idades entre os 18 e os 64 anos, verificandose uma média de 35 anos (DP = 11.53). Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, bem como à Escala de IE de Wong e Law (WLEIS), Career Adaptabilities Scale (CAAS) e WorktoFamily Enrichment (WFES). Foram encontradas correlações positivas estatisticamente significativas entre o ETF e todas as dimensões da IE e da AC. A idade também apresenta uma relação positiva e estatisticamente significativa com o ETF e a IE, no entanto, não foram encontradas relações com a AC. Verificaramse ainda diferenças estatisticamente significativas entre sexos nas três variáveis em estudo, sendo que o sexo masculino apresenta valores mais elevados de ETF, IE e AC do que o sexo feminino. O presente estudo também confirmou que a IE e a AC constituem preditores estatisticamente significativos do ETF. Alertandose para a necessidade de os contextos laborais e empresariais investirem no desenvolvimento destas competências.
- Bem-estar dos colaboradores de respostas sociais dedicadas aos mais velhos : a importância do apoio recebido das chefiasPublication . Lopes, Maria Luísa Viana Ramos; Silva, Catarina Raposo Vieira da; Lopes, Sílvia PereiraCom a existência de necessidades sociais crescentes e com a diminuição das respostas no seio familiar, as organizações de economia social surgem como essenciais na ajuda a pessoas em situações de carência ou vulnerabilidade, sobretudo, e neste caso concreto, a pessoas idosas. É, pois, fundamental que estas organizações se constituam num contexto de qualidade, o que só poderá acontecer com o empenho e formação especifica dos colaboradores e das suas chefias, cujo bemestar contribui para a melhoria dos serviços prestados e para o bemestar geral. Este trabalho teve como objetivo estudar e compreender a relação entre o bemestar das pessoas dentro e fora do trabalho, assim como, investigar se o apoio da chefia contribui para o bemestar dos colaboradores de respostas sociais destinadas aos mais velhos. Esta investigação adotou uma abordagem quantitativa, utilizando um desenho transversal, e amostragem não probabilística. A amostra foi composta por 206 indivíduos, com idade superior a 18 anos e empregado há mais de um ano em respostas sociais dedicadas a pessoas mais velhas. Com este estudo pretendeuse recolher uma amostra a nível nacional e deuse continuidade a um questionário disponibilizado online através da plataforma "Google Forms”, de maneira a recolher dados referentes às variáveis sociodemográficas e os respetivos instrumentos para medir os construtos de apoio da chefia, engagement, burnout e satisfação geral com a vida. Os resultados indicaram que verificasse uma relação positiva e significativa entre a perceção de apoio da chefia e o engagement no trabalho e uma relação negativa e significativa entre a perceção de apoio da chefia e o burnout. Encontrouse uma relação positiva e significativa entre o engagement no trabalho e a satisfação geral com a vida, contudo, a relação entre o burnout e a satisfação geral com a vida não foi significativa. As principais implicações destes resultados serão discutidas.
- Educar pela arte : estratégia promotora de motivação e aprendizagem em crianças com necessidades especiaisPublication . Araújo, Daniela Gonçalves; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daA Arte é de grande importância para o desenvolvimento humano, porque além de ser uma forma de expressão de um ponto de vista de uma civilização, é também um grande difusor de valores e costumes para nossa sociedade. Através da Arte, percecionamos o mundo, os costumes, os valores sociais, a organização da sociedade, a identidade humana de um determinado lugar e de uma época determinada. Ela interpõe o cotidiano das pessoas e proporciona ao ser humano a compreensão, expressar e recriar a sua existência. Neste estudo, a “Educação pela Arte” é ponderada como uma estratégia promotora de motivação e aprendizagem em crianças com NE - necessidades especiais, permitindo uma abordagem eficaz para fomentar a integração e a articulação das áreas científicas e as áreas de expressão. Através das expressões artísticas, visa-se evidenciar a criatividade como um veículo de inclusão, para o desenvolvimento cognitivo e social destas crianças. A presente dissertação tem como objetivo, promover as práticas pedagógicas inovadoras que integram a Arte no processo educativo, ressaltando intervenções que demonstram melhorias na autoestima, na comunicação e no engajamento dos alunos. Assim, pretende-se contribuir para a reflexão sobre a importância da Arte na formação de ambientes educacionais mais inclusivos e estimulantes, promovendo uma aprendizagem inclusiva que se transforme em sucesso escolar.
- Nomofobia e phubbing : relação com depressão clínica e sintomatologia depressiva em jovens adultos e adultos na meia-idadePublication . Faria, Inês Macedo Varzim; Maia, Berta Maria Marinho RodriguesO apego ao telemóvel pode suscitar consequências psicológicas negativas, tais como episódios depressivos e sintomatologia depressiva, podendo agravarse para Nomofobia e Phubbing, se excessivo. Este estudo tem como objetivo explorar a relação entre o ato de ignorar os outros em detrimento do telemóvel, com a depressão em jovens adultos e em adultos na meiaidade. A amostra foi composta por 220 sujeitos portugueses, com uma idade média de 27 anos (DP = 9.94; variação = 18 59 anos). Dos 220, 186 participantes (n = 186, 84.5%) pertenciam ao coorte do Jovem Adulto (18 39 anos) e 34 ao coorte dos Adultos na Meiaidade (40 59) (n = 34, 15.5%) que preencheram o Nomophobia Questionaire, a Phubbing Scale, a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress e o Inventário de Avaliação Clínica da Depressão. O coorte dos jovens adultos apresenta níveis mais elevados de nomofobia e de phubbing, sendo que a maior parte destes apresenta nomofobia moderada. No coorte dos adultos na meiaidade a maior parte apresenta nomofobia ligeira. Em ambos os coortes a ausência de nomofobia é de 0%. A Nomofobia e o Phubbing estão positiva e significativamente relacionados com a depressão clínica e a sintomatologia depressiva. O sexo feminino apresenta em ambos os coortes maiores níveis de nomofobia, phubbing e depressão. Este estudo revela a associação entre a nomofobia, phubbing e depressão em ambos os coortes, sendo que são os mais jovens e as mulheres os que apresentam níveis mais elevados. Importa, por isso, conduzir estudos mais robustos e desenvolver ações de sensibilização/prevenção e de promoção da saúde mental.
- Esperanças e receios de jovens adultos quanto ao futuro : papel de resiliência e do suporte parental e relações com a saúde mentalPublication . Silva, Raquel Alves da; Oliveira, Íris MartinsA literatura sustenta a pertinência de investigar os construtos das esperanças e dos receios quanto ao futuro, da resiliência, do suporte parental e da saúde mental de jovens adultos. O presente estudo tem como objetivo, analisar em que medida as esperanças e os receios de jovens adultos em relação ao futuro se encontram relacionados com os construtos de resiliência e suporte parental, assim como se associa à saúde mental. A amostra foi recolhida através do método não probabilístico acidental, amostragem em bola de neve. Contou com um total de 122 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, maioritariamente do sexo feminino e de nacionalidade portuguesa. Os participantes responderam, em formato online, a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas dos instrumentos Hopes and Fears Questionnaire; Resilience Scale; Escala de Satisfação com o Suporte Social; e Questionário de Saúde Mental Positiva. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre o suporte parental, a saúde mental, e a resiliência. No que concerne às esperanças e receios dos jovens adultos em relação ao futuro, também se encontraram relações estatisticamente significativas com o suporte parental, a resiliência e saúde mental em categorias como, por exemplo, “Família/casamento”. Este estudo reforça a necessidade de continuar a investigar a relação entre estes construtos, sendo pertinente desenvolver estudos longitudinais.
- Relação entre o bem-estar psicológico, a satisfação com a vida e a qualidade das respostas sociais a adultos mais velhos institucionalizadosPublication . Magalhães, Adriana Clara Peres; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáEste estudo teve como objetivo explorar a relação entre o bem-estar psicológico (BEP), a satisfação com a vida (SV) e a qualidade das respostas sociais em adultos mais velhos institucionalizados. Foi conduzido um estudo quantitativo, correlacional e transversal, envolvendo uma amostra de 70 participantes de ambos os sexos, com idades superiores a 65 anos e sem défices cognitivos, residentes na zona Norte de Portugal. Para a recolha de dados, aplicaram-se quatro instrumentos: um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com a Vida, o Questionário Geral de Bem-Estar Psicológico - versão reduzida, e um questionário construído pela equipa de investigação sobre a qualidade das respostas das ERPIs. Os resultados indicaram que indivíduos com menor nível de escolaridade e os institucionalizados por iniciativa própria presentaram níveis mais elevados de BEP e SV, respetivamente. Além disso, observou-se que a distância da residência está associada a menores níveis de BEP. As implicações sugerem que a qualidade das respostas sociais influencia diretamente a SV dos institucionalizados, destacando a importância de intervenções que promovam o bem-estar nas instituições. Estes resultados podem orientar políticas e práticas sociais que visem melhorar a qualidade de vida dos adultos mais velhos institucionalizados.
- Uso das TIC no ensino da matemática alunos com NEE : um caso de inclusão nas escolas nos municípios de Manaus e Iranduba: AMPublication . Pereira, Mário Santana; Cruz, Sónia Catarina da SilvaA presente dissertação ocorreu em cinco escolas da rede pública, localizada em dois municípios Manaus e Iranduba do Estado do Amazonas, Região Norte do Brasil, os sujeitos pesquisados foram os 36 professores que ensinam matemática. A inclusão social é o termo utilizado para designar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade, bem como falar de inclusão social é remeter ao seu inverso, a exclusão social. A inserção é qualquer atitude, política ou tendência que integra, seja do ponto de vista econômico, educativo e político. Em direção a esta perspetiva, a Educação Especial assumiu um caráter complementar ou suplementar, em detrimento de sua característica anterior, como substitutiva ao ensino regular. Sendo assim, o ensino de alunos com deficiência, ou altas habilidades/superdotação passou a ser responsabilidade do professor do nível regular, no que se menciona à assimilação do currículo, quanto do professor individualizado que atua no NEE, no que diz respeito à garantia de condições que acatem as necessidades educacionais desses alunos e possibilite a superação de barreiras para consolidar tal apropriação. Definimos como objetivo geral do estudo analisar nas escolas públicas nos municípios de Manaus e Iranduba, Ensino Básico a utilização das TIC no Ensino da Matemática na sala de aula para trazer desenvolvimento aos alunos com NEE na concepção da Educação Inclusiva. A investigação ocorreu em duas fases: no primeiro momento, buscou-se documentos comprobatórios e autorização para a validação da investigação; no segundo momento, são apresentadas as opções metodológicas da investigação, seguida da descrição do estudo, participantes, técnicas de recolha de dados, aplicação dos instrumentos de recolha de dados, apresentação e discussão dos resultados. Na sequência, são abordados os procedimentos de recolha de dados e tratamento de dados, apresentação e discussão dos resultados, conclusão e referências bibliográficas, no contexto de uma abordagem quantitativa. Essa pesquisa veio apontar as contradições existentes entre as concepções dos professores quando nos referimos ao tema Educação Inclusiva e quando os confrontamos com os autores que delimitam esse estudo. Observamos também que a utilização de recursos didáticos matemáticos e as intervenções dos professores favoreceram o processo de ensino e de aprendizagem em matemática de alunos com NEE.
- Ajustamento da passionate love scale para uma amostra de participantesPublication . Silva, Bárbara Catarina da; Leite, Ângela Maria TeixeiraO amor apaixonado é considerado como sendo de extrema importância para a maioria dos indivíduos, permitindo a criação de relações com parceiros românticos. O amor apaixonado é descrito por emoções fortes que induzem mecanismos diferentes dos observados em relações de amizade. Para a medição deste construto, a Passionate Love Scale (PLS) permite avaliar os componentes do amor apaixonado ao nível cognitivo, comportamental e emocional. Assim, neste trabalho, procura-se avaliar o modelo de ajustamento da PLS para a amostra em estudo, bem como analisar e relacionar a escala com as variáveis sociodemográficas. Para o efeito, foi levada a cabo uma análise fatorial exploratória, seguida de uma análise fatorial confirmatória, bem como testes de correlação e de diferenças. Foi encontrado um bom modelo de ajustamento tanto para a versão A, como para a versão B da PLS. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir a importância do amor apaixonado nas relações amorosas e a relevância de explorar diferentes variáveis associadas ao mesmo, como a duração da relação, o responsável pelo fim da relação, entre outras. Assim sendo, este estudo torna-se relevante no sentido em que é possível adquirir informações/conhecimentos sobre o tema do amor apaixonado no contexto português.
- Influência da negligência parental no desenvolvimento de perturbação antissocial da personalidade em adultos emergentesPublication . Magalhães, Inês Antunes; Moreira, Diana Patrícia da Silva DiasEste trabalho tem como intuito explorar a influência da negligência parental na infância no desenvolvimento de Perturbação Antissocial da Personalidade em adultos emergentes. De facto, sofrer experiências adversas na infância, nomeadamente negligência parental, impacta o desenvolvimento destas crianças e acarreta consequências ao longo da vida das mesmas. Assim esta investigação procurou estudar esta influência tendo a amostra sido constituída por 210 indivíduos com uma média de 22 anos de idade (DP = 2.93), de nacionalidade portuguesa. Como instrumentos foram utilizados o questionário sociodemográfico, a Escala de Agressão Impulsiva e Premeditada, a Life History of Aggression, o Questionário da História de Adversidades na Infância, a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional, o NEOFive Factor Inventory, a Triarchic Psychopathy Measure e a Antisocial Process Screening Device – SelfReport. A recolha de dados foi realizada em formato online e os resultados encontrados demostraram que sofrer negligência durante a infância impacta de forma negativa estas crianças. Nomeadamente, foi identificado que sofrer negligência deixava as crianças negligenciadas mais propensas a desenvolver comportamentos antissociais agressivos, uma maior frieza emocional e maior desregulação emocional. Além disso, ao nível das diferenças entres sexos as mulheres apresentaram comportamentos antissociais menos agressivos e os homens maiores níveis de ousadia e malvadez. Desta forma, torna-se crucial a intervenção precoce com crianças que sofreram negligência para que possam ser atenuados os efeitos desta experiência adversa na infância. Já para estudos futuros sugere-se a utilização de uma amostra maior e sobretudo com mais participantes que tenham sofrido negligência para que os resultados sejam mais representativos.
- O impacto da regulação emocional e dos sintomas pós stress traumático na ideação suicida em mulheres vítimas de violência pelo parceiro íntimoPublication . Leite, Márcia Manuela Salgado; Costa, Eleonora Cunha VeigaIntrodução: a violência por parceiro íntimo (VPI) é muito prevalente e é uma das principais causas de morbilidade e de mortalidade nas mulheres em todo o mundo, sendo considerada um problema de saúde pública. A VPI abrange a violência física, sexual e psicológica, e, ainda, perseguição, pelo parceiro íntimo, encontrando-se associada a problemas ao nível da saúde física e mental das vítimas, sendo que a sua ocorrência pode levar desenvolvimento de perturbações mentais, como a depressão e perturbação do stress pós-traumático (PTSD). Objetivos: analisar a relação entre a VPI, regulação emocional, PTSD e ideação suicida e avaliar o impacto da PTSD e da regulação emocional na ideação suicida. Adicionalmente, foram estudadas as diferenças entre mulheres vítimas e não vítimas de VPI, ao nível das variáveis psicossociais em estudo. Metodologia: neste estudo são incluídas 51 mulheres adultas, 22 vítimas e 29 não vítimas, que preencheram instrumentos de autorrelato: um questionário sociodemográfico, as Escalas de Táticas de Conflito Revisadas, Questionário de Regulação Emocional, o Posttraumatic Stress Disorder Checklist for DSM-5 (PCL5) e o Questionário de Comportamentos Suicidários – Revisto (QCS-R). Resultados: Podemos concluir que as mulheres vítimas de VPI apresentam menor regulação emocional, mais sintomas de perturbação do stress pós-traumático e maior ideação suicida, em comparação com as não vítimas. Conclusão: A exposição contínua a situações de violência e a exposição de stress de forma prolongada, poderá resultar em consequências negativas como menor regulação emocional, maior sintomatologia de PSPT e ideação suicida, sendo fundamental o estudo da associação das mesmas, de forma a desenvolver estratégias de prevenção.