FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- Relação entre a liderançaabusiva, o compromisso organizacional afetivo e a intenção de turnover de colaboradores por conta de outremPublication . Freitas, Maria Madalena Bravo; Rodrigues, Anabela SantosCom o panorama atual do mercado reconhecido por uma intensa competição pelo talento e uma alta taxa de rotatividade entre empresas e funções, surge a necessidade de perceber em que medida o estilo de liderança abusiva poderá afetar o compromisso organizacional afetivo dos colaboradores e a sua intenção do turnover. O presente estudo quantitativo de tipo descritivo-correlacional e amostragem não probabilística tem como objetivo geral analisar a relação entre a liderança abusiva, o compromisso organizacional afetivo e a intenção de turnover de colaboradores por conta de outrem. A amostra deste estudo foi composta por 323 colaboradores, a quem foi aplicado um questionário sociodemográfico de maneira a recolher dados referentes às variáveis sociodemográficas e os respetivos instrumentos para medir os construtos de liderança abusiva, compromisso organizacional afetivo e intenção de turnover. Os resultados indicaram que quanto mais elevada a liderança abusiva menor o compromisso organizacional afetivo. Por outro lado, quanto maior compromisso organizacional afetivo menor a intenção de turnover. Ainda, quanto mais elevada a liderança abusiva maior a intenção de turnover. Os resultados apoiam também a existência de uma mediação total do compromisso organizacional afetivo na relação entre a liderança abusiva e a intenção de turnover.
- A importância da utilização de recursos educativos digitais na aquisição da competência de comunicação de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Bacarin, Flávia Castanho Kurokawa; Cruz, Sónia Catarina da SilvaA presente dissertação de mestrado tem como tema central a promoção da inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com especial enfoque na comunicação como elemento-chave no processo de aprendizagem e participação desses alunos. Reconhecendo que muitas das barreiras à inclusão estão relacionadas à dificuldade de expressão e interação, a presente investigação centra-se na Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como estratégia essencial para suprir ou complementar a comunicação oral de alunos com NEE. Através da análise do papel dos Recursos Educativos Digitais (RED) no apoio à comunicação, procuramos explorar como esses recursos — que vão desde softwares especializados como o Grid 3 e o Boardmaker até diversas aplicações móveis — podem ser utilizadas de forma pedagógica e funcional para estimular a autonomia, a expressão de vontades, a interação social e o acesso ao currículo por parte dos alunos com limitações comunicativas. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como base um estudo de caso com uma criança que frequenta a educação pré-escolar num infantário do norte de Portugal, ao abrigo das medidas seletivas consagradas no Decreto-Lei 54/2018. Além do aluno, a investigação envolveu outros intervenientes com papel de relevo no percurso educativo da criança (professores, terapeutas e encarregado de educação), permitindo uma análise aprofundada sobre as práticas, perceções e resultados associados à implementação da CAA em contexto escolar. Foram estudadas as condições facilitadoras, os entraves e os efeitos observáveis no desenvolvimento do aluno, tanto do ponto de vista comunicacional quanto relacional e educativo. Após a recolha e análise de dados foi-nos possível concluir que os Recursos Educativos Digitais de Comunicação Aumentativa e Alternativa são eficazes na melhoria da comunicação de crianças com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a sua autonomia, motivação, participação e integração. A integração bem-sucedida destes recursos exige planeamento pedagógico, cooperação entre os intervenientes e investimento em formação contínua.
- Liderança tóxica e liderança empoderadora na satisfação geral com a vida : o papel moderador das estratégias de copingPublication . Ribeiro, Hugo João Moreira; Rodrigues, Anabela SantosEste estudo teve como objetivo analisar o efeito que diferentes estilos de liderança exercem na satisfação geral com a vida dos trabalhadores, bem como o papel moderador desempenhado pelas estratégias de coping nessa relação. A amostra é constituída por 329 participantes, oriundos de setores de trabalho distintos. Foram aplicados instrumentos específicos para avaliar tanto os níveis de liderança como a satisfação com a vida dos participantes. Não obstante, foram ainda recolhidas informações sobre estratégias de coping no ambiente de trabalho, com o objetivo de perceber de que forma essa variável pode moderar a relação entre a liderança e a satisfação com a vida. Os resultados desta investigação introduziram um novo entendimento sobre a importância e impacto de diferentes estilos de liderança na produtividade e na satisfação com a vida dos trabalhadores, incentivando a adoção de estratégias mais eficazes para promover um bom ambiente de trabalho. Impactando positivamente, não só o trabalhador, mas a organização como um todo.
- Liderança transformacional e intenções de saída : o papel mediador da satisfação laboral em trabalhadores por conta de outremPublication . Pereira, Diogo Martins; Rodrigues, Anabela SantosA saída de colaboradores das organizações (turnover) tem efeitos negativos nas mesmas, dado que é necessário contratar novas pessoas e redefinir os objetivos organizacionais. Estes comportamentos de saída são precedidos pela intenção da saída e estão relacionados com a satisfação laboral e com os estilos de liderança, nomeadamente a liderança transformacional. O presente estudo teve como objetivo geral verificar se a satisfação laboral pode mediar a relação entre a liderança transformacional e as intenções de saída, seguindo uma metodologia quantitativa, transversal e descritivo-correlacional. Obteve-se uma amostra de 322 sujeitos através do método snowball. Foi encontrada uma relação negativa entre a liderança transformacional e as intenções de saída, uma relação positiva entre a liderança transformacional e a satisfação laboral e uma relação negativa entre a satisfação laboral e as intenções de saída. Por fim, ficou validado o modelo proposto em que a satisfação laboral medeia a relação entre a liderança transformacional e as intenções de saída.
- O papel moderador da idade na relação entre liderança tóxica e intenção de turnoverPublication . Silva, Daniela Margarida Marques Vieira Nogueira da; Rodrigues, Anabela SantosEstudar o papel moderador da idade na relação entre liderança tóxica e intenção de turnover reveste-se de grande relevância por diversas razões. Em primeiro lugar, a liderança tóxica pode provocar impactos significativos nas organizações, afetando negativamente os colaboradores em múltiplas dimensões, nomeadamente ao nível do bem-estar psicológico, da moral, da produtividade e do desempenho. Compreender de que forma diferentes faixas etárias reagem a este tipo de liderança é essencial para o desenvolvimento de estratégias mais ajustadas, que visem mitigar os efeitos negativos e prevenir a intenção de saída dos trabalhadores, reduzindo assim os custos associados à rotatividade de pessoal. Neste sentido, este estudo teve como principal objetivo explorar como trabalhadores de diferentes faixas etárias percebem e reagem à liderança tóxica, e como essas perceções influenciam as suas intenções de deixar a organização. Para recolher a informação , foram utilizados um Questionário Sociodemográfico, a Toxic Leadership Scale e a Escala de Intenção de Turnover. Tratou-se de uma amostra não probabilística por conveniência e bola de neve, tendo sido constituída por um total de 329 trabalhadores. Os resultados revelaram que existe uma relação positiva entre a Liderança Tóxica e a Intenção de Turnover, não tendo a idade se revelado num fator moderador desta relação. Este estudo fornece, assim, dados empíricos importantes para a criação de políticas organizacionais que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis e inclusivos, resultando numa maior satisfação e bem-estar dos funcionários, o que se poderá traduzir numa menor probabilidade da intenção de turnover dos mesmos.
- Avaliação da educação especial ofertada em um centro de educação de jovens e adultosPublication . Oliveira, Tereza Cristina de Freitas; Duque, Eduardo Jorge Gomes da CostaEste estudo avalia a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profª Raquel Castro e Silva Miranda, no Ceará, Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa os desafios pedagógicos, estruturais, familiares e financeiros enfrentados para garantir uma educação inclusiva de qualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais, gestores e professores, além de observações não participantes. Os resultados destacam avanços, como a flexibilidade pedagógica e a valorização da diversidade, mas também apontam lacunas, como a falta de acessibilidade física, formação docente insuficiente e escassez de profissionais de apoio. O estudo conclui que, embora o CEJA demonstre compromisso com a inclusão, são necessários investimentos em infraestrutura, capacitação docente e políticas públicas mais robustas para consolidar uma educação verdadeiramente inclusiva.
- A importância do "brincar" no processo de ensino aprendizagem das crianças com Autismo (TEA)Publication . Oliveira, Maria José Alexandre de; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daO presente estudo investigou as interações sociais entre crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus pares neurotípicos em contextos de brincadeiras, evidenciando a importância do brincar como meio de desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A análise dos momentos lúdicos permitiu observar desafios e potencialidades nas interações sociais de crianças com TEA, como a iniciação de contatos, manutenção de diálogos e reciprocidade. Além disso, foi avaliada a atuação dos profissionais da educação na promoção da interatividade, destacandose a adaptação de brinquedos e atividades (58,8%) e a orientação individualizada (35,3%) como estratégias predominantes, ainda que o uso do reforço positivo tenha sido menos citado. A pesquisa revelou uma significativa lacuna na formação docente específica sobre o brincar com crianças autistas, com 82,4% dos participantes afirmando não receber capacitação formal nessa área. Tais dados reforçam a urgência de incluir a ludicidade nos Projetos PolíticoPedagógicos, investir em formação continuada e fomentar práticas interdisciplinares. A entrevista com uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) corroborou a importância do trabalho colaborativo e da constante atualização dos educadores. Concluise que o brincar deve ser compreendido como um direito e um recurso pedagógico estruturado, exigindo planejamento, intencionalidade e compromisso institucional para a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva.
- A dança no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais : uma análise teórica sobre práticas inclusivasPublication . Queiroz, Andreza da Costa; Cruz, Sónia Catarina da SilvaEsta dissertação tem como objetivo analisar as contribuições da dança como prática pedagógica inclusiva no contexto da Educação Especial, com foco no desenvolvimento integral dos alunos e na valorização da diversidade corporal. Fundamentada em autores como Teixeira (2010), Strazzacappa (2001), Marques (1997), Laban (1978), Chauí (1986) e Holliday (2006), a pesquisa discute a necessidade de sistematização pedagógica da dança para garantir sua efetividade como ferramenta de inclusão social e educacional. A partir da perspectiva da pedagogia históricocrítica, defende-se que a dança deve ir além de uma atividade espontânea e ser compreendida como linguagem expressiva, estética e cultural, capaz de promover empatia, cooperação e respeito mútuo entre os alunos com e sem deficiência. O ensino da dança, nesse sentido, deve considerar os elementos técnicos e expressivos da linguagem corporal, bem como a contextualização histórica e cultural dos estilos de dança, permitindo que todos os estudantes participem ativamente do processo formativo. A sistematização das práticas pedagógicas em dança, com base na metodologia crítico-superadora, exige que o professor conheça a realidade dos alunos, proponha estratégias multissensoriais, incentive a autoria coreográfica e crie espaços para a experimentação criativa. A dança torna-se, assim, uma via potente de transformação do ambiente escolar em um espaço verdadeiramente inclusivo, onde as singularidades de cada corpo são respeitadas e celebradas. Conclui-se que a dança, quando fundamentada em práticas críticas e inclusivas, é capaz de impulsionar a emancipação humana e ampliar o acesso aos bens culturais historicamente produzidos, promovendo uma educação mais equitativa, sensível e comprometida com a diversidade.
- A importância das políticas públicas, no apoio e intervenção dos alunos das escolas do campo, portadores de espectro autistaPublication . Maia, Hanna Benacon; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daA neurodiversidade é um assunto que vem sendo utilizado bastante na atualidade, onde todos são diferentes e devem ser respeitados. Nessa perspetiva, o termo neurodivergente também tem sido bastante discutido, já que se refere aos indivíduos que tenham algum tipo de diferença fora do padrão. O autismo é um exemplo neurodivergente, tema este que cada vez mais tem se tornado pauta, tendo em vista sua importância. Quanto as políticas públicas, as mesmas são muito necessárias para esse público, ainda mais se pensarmos nesses indivíduos que residem nas áreas rurais. Tendo em vista isso, esse estudo tem os objetivos de analisar como as políticas públicas acontecem na prática quando se referem aos autistas inseridos no ambiente do campo, assim como observar como se dão as políticas públicas nos espaços rurais onde estão inseridas as pessoas com autismo, como também o compreender como as políticas públicas são aplicadas no dia a dia dos indivíduos com autismo no espaço da educação do campo e do mesmo modo a discutir a importância da execução das políticas públicas existentes no que se refere ao autista que vive no contexto rural. Com isso, vamos discutir do decorrer deste estudo o quão importante são as políticas públicas para os autistas no contexto da educação do campo. Veremos então, o quão necessário se faz essa discussão a respeito desse tema de tamanha relevância a academia.
- Atendimento educacional, especializado através das salas de recursos multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil : melhorias e perspectivas da educação especial período de 2021 a 2024Publication . Santos, Danielle Aparício dos; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daEsta investigação orienta-se no sentido de analisar como ocorreu o processo de implementação do Atendimento Educacional Especializado através das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da Cidade de Manaus, Amazonas, Brasil: melhorias e perspectivas docentes e familiares de 2021 a 2024. Seu objetivo principal foi analisar como ocorreu o processo de implementação do Atendimento Educacional Especializado através das salas de recursos multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da Cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Para essa finalidade, foram apoiados objetivos específicos na busca em compreender com a Política Nacional de Educação Especial foi implementada nas escolas rurais da Cidade de Manaus, analisando as possíveis melhorias ao acesso curricular que as salas de recursos possam tem proporcionados aos estudantes, e suas melhorias para o desenvolvimento da aprendizagem e inclusão de alunos através das perspectivas docentes e familiares para a inclusão. A motivação é o estabelecimento de uma rede de suporte social formal que possibilita uma mediação pedagógica pautada no atendimento específico aos estudantes que apresentam alguma necessidade educativa através das unidades de ensino com salas de recursos multifuncionais com professores qualificados na rede de ensino regular, buscando garantir o direito de todos à educação. A análise quantitativa foi realizada através de um questionário, com escala de significâncias aplicado com os docentes e a análise qualitativa baseou-se na vivência e observação dos pais ou responsáveis utilizando entrevistas individuais e análise documental para coletar dados. Os resultados da pesquisa demonstram que, embora a implementação do AEE tenha ocorrido e as SRM estejam em pleno funcionamento apresentam problemas no envolvimento familiar e docente. Contudo, melhorias no processo educacional dos educandos são observados tanto pelos docentes como pelas famílias. Porém, demonstra a necessidade de investimentos informacional, formal e estrutural, pois a agenda 2030, das Nações Unidas afirma que para o desenvolvimento sustentável, deve haver educação de qualidade e garantia de acesso à Educação inclusiva com qualidade e equidade e as desigualdades nos interiores dos países devem ser reduzidas, por meio de políticas e ações planejadas dos governos.