FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 894
Results Per Page
Sort Options
- Cura Personalis na pedagogia dos Jesuítas : reflexos no teatro escolar no século XVI, em PortugalPublication . Silva, Maria José Morais da; Melo, António Maria Martins
- Ética em psiquiatria : a desospitalização do doente psiquiátricoPublication . Azevedo, Maria Arminda Nogueira; Osswald, WalterOs doentes psiquiátricos merecem ver respeitada defesa do seu maior bem que é a vida. Para tal, por vezes, vem limitada a sua liberdade necessitando de estar confinados a uma instituição de saúde. A desinstitucionalização/desospitalização destes doentes feita sem uma preparação adequada ao doente, família e meio, põe em causa a qualidade de vida, atentando contra valores éticos básicos inerentes a vida Humana. A reflexão apresentada sobre esta temática, através de pesquisa bibliográfica, análises de situações vivenciadas e observadas, reforça e fundamenta estas afirmações. Assim serão apresentados alguns casos, histórias observadas, onde se constata a necessidade e importância do apoio institucional psiquiátrico para uma vida com dignidade. Só assim a humanização dos cuidados aos doentes do foro psiquiátrico será possível.
- "Internet" e cancro da mama : implicações bioéticas da informação veiculadaPublication . Pinto, Francisca Marcelina Meireles Carneiro; Brito, José Henrique Silveira deA “Internet” é descrita como uma fonte de oportunidades e de ameaças para o ser humano. O cancro, e particularmente o da mama, surge como tema privilegiado para a disseminação de informação no ciberespaço. Com efeito, o doente oncológico tem manifestado especial interesse por este meio de comunicação. Face às virtudes e vicissitudes que o mundo do ciberespaço tem vindo a apresentar, pretendeu-se caracterizar a informação sobre diagnóstico do cancro da mama, veiculada nos “web sites” – Oncolink, CancerBACUP, Rochenet e Grupo de Patologia Mamária do Hospital de S. João - e suas implicações com os princípios éticos, respeito pela autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo em que, recorrendo à análise de conteúdo, se analisaram 300 páginas de informação escrita, sobre diagnóstico de cancro da mama, em quatro “web sites”, seleccionados intencionalmente e comuns ao Google, Yahoo e Altavista. Emergiram dessa análise as “potencialidades da informação para o exercício da autonomia”, “potencialidades da informação para o aporte de benefícios” e a “susceptibilidade para provocar dano”. Na primeira, mostraram maior expressividade as noticias sobre: revelação, compreensão, decisão e consentimento. Na segunda, que diz respeito à possibilidade da informação para o aporte de benefícios, salientaram-se a promoção de condutas preventivas e a do controlo da doença. Relativamente à informação susceptível de provocar dano, realçaram-se a possibilidade de dano ou colocar em risco de dano e as estratégias para prevenir o dano. Encerra-se este relatório com algumas sugestões tendentes a perspectivar mudanças na publicação e utilização da informação, sobre saúde, proveniente do ciberespaço.
- O luto como questão bioéticaPublication . Mendonça, Nélio Leandro Barcelos; Brito, José Henrique Silveira de
- Contraproposta a O Evangelho Segundo Jesus Cristo de José SaramagoPublication . Ferreira, Fernando Cardoso; Duque, João ManuelSaramago, no papel de autor-narrador do seu romance O Evangelhos Segundo Jesus Cristo, procura convencer o leitor da veracidade do «seu evangelho», qual arauto de uma nova «doutrina», que reputa a mais adequada ao tempo actual, desconstruindo a pessoa de Deus Pai e a de seu Filho Jesus Cristo, tal como aparecem nos Evangelhos canónicos, para, em seu lugar, erigir um homem à medida humana, paradoxalmente por ele re-sacralizado e re-divinizado numa dimensão secularista, que descredibiliza as “perversas projecções”, por parte dos cristãos/católicos, de um Deus e de um Cristo irreais e de um Cristianismo/Catolicismo perverso, “negro”, na sua essência e acção na história e que é a raiz de todos os «males». Contudo, Saramago, no papel referido, não viu o reverso da medalha, nem para isso revela ter feito o menor esforço. Mas esse reverso existe e uma „Contraproposta‟, como a apresentada na Dissertação, alicerçada em autores consagrados, consegue dar-lhe lustro e credibilidade. Na verdade, se o Deus e o Jesus Cristo de Saramago são “entidades abstractas” e o Cristianismo/Catolicismo uma “perversão” já o mesmo não poderemos dizer do Deus e do Jesus Cristo dos Evangelhos canónicos e da Tradição autêntica. Evangelhos canónicos e Tradição autêntica que revelam, em Cristo, o verdadeiro Rosto de Deus e o ansiado Messias, fundamentando na fé, na razão e na vida a gradual aproximação do ser humano ao mistério do mal, do sofrimento e da morte e tornando o homem mais humano, ou verdadeiramente humano, porque, para além de consagrarem a sua dignidade „já-aqui‟, a projectam na incessante procura de sentido e nos fins últimos, na consecução da almejada «Plenitude», na posse do «Mistério do Ser».
- O stress ocupacional e burnout nos professores do ensino superiorPublication . Oliveira, Sílvia Maria Rodrigues de; Costa, Eleonora; Gomes, António Rui da SilvaA presente dissertação aborda a problemática do stress e burnout, numa amostra de 333 professores do ensino superior, apresentando, para o efeito, uma revisão da literatura, de forma a constituir uma reflexão crítica sobre os temas, tendo-se concluído, da mesma, que os professores pertencem a uma profissão de risco e que a investigação tem prestado pouca importância a estes fenómenos nos professores universitários. No caso português, por exemplo, não foram encontrados quaisquer estudos que abordem estas temáticas, nestes profissionais, o que torna a nossa investigação pioneira em Portugal. Os objectivos traçados para o estudo foram: i) identificar os níveis, fontes e factores geradores de stress ocupacional na profissão de docente universitário; ii) identificar os índices de burnout relacionados com o trabalho de docente universitário; iii) verificar as diferenças significativas em função das características pessoais e profissionais; iv) analisar as diferenças entre as variáveis de stress ocupacional, burnout em função dos processos de avaliação cognitiva primária e secundária; v) observar a existência de associação entre as medidas de avaliação primária e as medidas de avaliação secundária; vi) analisar os preditores de burnout em função da avaliação cognitiva e dos níveis de stress. Aplicou-se como instrumentos de análise um questionário demográfico, que nos permitiu descrever os participantes do ponto de vista pessoal e profissional; a escala de avaliação cognitiva, que procurou avaliar, por um lado, a importância e significado pessoal atribuídos à profissão e por outro lado, os recursos que os profissionais julgam possuir para lidar e resolver as situações stressantes; um questionário de stress, que reflectiu os principais domínios de tensão destes profissionais; e o inventário de burnout, que avaliou os níveis evidenciados pelos professores universitários. Como quadro teórico foram seleccionados os modelos que melhor se adequariam aos objectivos traçados, figurando neste sentido o modelo de transacional de Lazarus; o modelo de stress ocupacional de Cooper; e o modelo multidimensional de Maslach. Os resultados obtidos alertaram para elevados níveis de stress ocupacional encontrados maioritariamente nas professoras universitárias, sendo a razão deste mal-estar o excesso de trabalho, a pressão para publicar em revistas/editoras de reconhecimento internacional e a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar. Existindo, também, alguma evidencia na exaustão emocional e na despersonalização, apesar de não se ter encontrado nenhum caso de burnout pleno.
- Análise pedagógica-didáctica dos contos “A China Fica ao Lado” de Maria Ondina BragaPublication . Oliveira, Sílvia; Pereira, Luís da Silva
- Dor crónica : adaptabilidade e coesão familiarPublication . Fernandes, Daniela Macedo Abreu; Costa, EleonoraA presente investigação é constituída por 35 pessoas (91.4% do género feminino), com uma média de 51.00 anos de idade, com diagnóstico clínico de dor crónica e tem como finalidade caracterizar os participantes a nível sócio-demográfico e clínico, avaliar através de uma análise exploratória o funcionamento familiar quanto à adaptabilidade e coesão familiar dos doentes, considerando o Modelo Circumplexo e, por fim, identificar que factores promovem maior nível de adaptabilidade, de coesão familiar e um tipo de família mais funcional. Para tal foram aplicados o “Questionário Sócio-demográfico e Clínico” e a “Escala de Avaliação da Adaptabilidade e Coesão Familiar (FACES II) (Alfa de Cronbach=.80)”. No que diz respeito à análise exploratória, concluiu-se que a maioria da amostra apresenta uma adaptabilidade familiar rígida (adaptabilidade extremamente baixa), uma coesão familiar desmembrada (coesão extremamente baixa), o que promove um tipo de família extremo, traduzindo um fraco funcionamento familiar. Foi possível verificar ainda, através do Mann Witney Test e do Kruskal-Wallis Test, que os doentes que caracterizam a dor como uma sensação corporal de corte apresentam maior adaptabilidade familiar (x2=-2.099; p=.038), pessoas com um nível de escolaridade elevado possuem maior coesão familiar (x2=9.479; p=.009) e, por fim, pessoas cuja relação conjugal não se modificou devido à presença de dor crónica num dos cônjugues apresentam maior adaptabilidade familiar (x2=8.37; p=.039) e um tipo de família mais funcional (x2=8.009; p=.046).
- Impacto do Locus de Controlo e estratégias de coping em doentes com dor crónicaPublication . Guerra, Ana Catarina Xavier Peixoto; Costa, Eleonora Cunha Veiga; Lourenço, MárioEm Portugal existe uma quantidade muito limitada de estudos acerca do impacto do Locus de Controlo e as estratégias de Coping utilizadas pelos pacientes com dor crónica. A dor é um fenómeno fisiológico de importância fundamental para a integridade física do indivíduo. As crenças que os pacientes possuem acerca da doença bem como as estratégias por estes utilizados são de enorme relevância para o sucesso da diminuição da dor experienciada por parte do sujeito. A presente investigação aborda o tema da dor crónica, procurando estudar a relação entre o locus de controlo bem como as estratégias de coping pelos pacientes com dor crónica na adaptação à sua nova condição médica. A amostra será constituída por 72 pacientes todos pertencentes à consulta da Dor do Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA). Foram aplicados quatro instrumentos de avaliação: Questionário Sócio- Demográfico e Clinico, Questionário de Meios para lidar com a Dor (Brown, 1995), a Escala Visual Anológica (2000) e o Questionário de Crenças do controlo da dor (Skevinghton, 1995). De uma forma geral, os resultados demonstram que os sujeitos que participaram neste estudo não possuem estratégias de coping adequadas, o que demonstra uma atitude rectro-activa perante a doença. Uma grande maioria destes sujeitos tende-se a acomodar bastante ao papel de doente, desempenhando com bastante dificuldade a sua actividade quotidiana e laboral. Relativamente à avaliação das crenças, podemos constatar que os sujeitos que participaram neste estudo possuem um locus de controlo virado para o exterior, isto é, depositam a melhora da sua doença nos médicos especialistas e em crenças superiores, afirmando que a uma melhoria do seu quadro geral passará pela ajuda destes. Assim, não executam nenhuma actividade pró-activa virada para os ganhos terapêuticos. Este estudo tem como finalidade contribuir para uma melhoria do conhecimento acerca da dor e do impacto desta na qualidade de vida numa amostra constituída por pacientes portugueses. Uma reestruturação das crenças e atitudes disfuncionais dos pacientes em relação com a sua dor, ajustando as necessidades às suas realidades, pode evidenciar-se como de extrema eficácia