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- Da identificação à educação dos alunos sobredotados : perceção dos professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básicoPublication . Simão, Ana Isabel Simões; Ribeiro, Célia dos PrazeresAo longo de várias décadas, o interesse pela educação dos alunos sobredotados foi sendo alimentado pela curiosidade dos investigadores nas mais diversas áreas do conhecimento. Porém, a sobredotação agrega algumas dúvidas e ambiguidades, emergentes do seu conceito assente em múltiplos critérios e múltiplos talentos, acabando por criar dificuldades na identificação e consequentemente na especificação das medidas educativas a serem aplicadas a cada caso. Apesar dos alunos sobredotados terem direito a uma educação diferenciada e dirigida às suas necessidades, estes não costumam ser alvo de grande preocupação por parte do sistema educativo e dos seus intervenientes. Tomando estas preocupações, a componente teórica desta dissertação centra-se na concetualização da sobredotação, no processo de identificação, e na intervenção do sistema educativo face a estes alunos. A componente empírica assume um grande objetivo que é o de compreender até que ponto os professores estão informados e preparados para identificar, eleger e educar os alunos sobredotados. A amostra foi selecionada por conveniência, sendo composta por 343 professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, de escolas públicas, pertencentes a seis agrupamentos do distrito de Viseu. Face aos objetivos do estudo e à ausência de um instrumento adaptado aos mesmos, desenvolveu-se um questionário que contivesse as perguntas chave acerca da temática. Os resultados obtidos mostram que os professores, apesar de já terem algum conhecimento acerca do que é a sobredotação e de como se carateriza um aluno sobredotado, ainda apresentam algumas reticências quanto à elegibilidade dos mesmos para a Educação Especial, apontando que esta está mais direcionada para os alunos com dificuldades de aprendizagem. Quanto à educação dos alunos sobredotados e talentosos, os professores referem que se encontram preparados para os educar conjuntamente com outros profissionais, mas com vários obstáculos a serem ultrapassados.
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Sofia Cristina Fernandes; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo deO presente relatório enquadra-se no âmbito do estágio curricular inserido no Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações da Universidade Católica Portuguesa. Nele são descritas as atividades desenvolvidas no período de duração do estágio, entre Outubro de 2014 e Março de 2015, ultrapassando a carga horária mínima, 590 horas. O estágio decorreu no grupo Synergie ETT, SA, na Delegação do Porto. O documento é composto por dois capítulos. O primeiro divide-se entre a descrição da organização e explicação dos seus âmbitos de atuação e a importância do papel do Psicólogo do Trabalho e das Organizações. Já o segundo consiste na descrição das atividades realizadas na empresa e a respetiva fundamentação teórica.
- Relatório de estágioPublication . Dias, Lia Miguel Barroso; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo de; Alves, AndrelinaO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular, incluído no Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações da Universidade Católica Portuguesa. Visa à descrição das atividades executadas, durante o período de Outubro de 2014 e Abril de 2015, na empresa Gestamp Aveiro. O documento foi dividido em dois capítulos, sendo o primeiro relativo à descrição global da organização e o segundo capítulo respeitante ao relato das atividades realizadas, bem como o respetivo complemento teórico. Neste trabalho estão inseridas as tarefas realizadas em recrutamento e seleção de pessoal, acolhimento e integração, formação profissional, avaliação da satisfação e motivação dos trabalhadores, entre outras.
- Relatório de estágioPublication . Peixoto, Ana Isabel Ferreira; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular integrado no Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de descrever as atividades desenvolvidas no período de Outubro de 2014 a Junho de 2015, registando um total de 694 horas. O estágio foi realizado na empresa de transporte coletivo de passageiros Transportes Urbanos de Braga/Empresa Municipal (TUB/EM), tendo sido integrado no departamento de Recursos Humanos. O trabalho está dividido em três capítulos, sendo o primeiro referente à apresentação e descrição da organização, o segundo é relativo à importância do Psicólogo do Trabalho e das Organização e uma observação assistemática do contexto de estágio, e o terceiro capítulo compreende a descrição das atividades desempenhadas e sua fundamentação teórica.
- A arte contemporânea e o ensino-aprendizagem de artes visuaisPublication . Alves, Eva de Fátima Rodrigues; Morais, Carlos António Saraiva BizarroO presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tem por tema as repercussões da arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais. Partimos da convicção de que a arte contemporânea desencadeia um impacto positivo no ensino básico de artes visuais, que deve ser analisado, experienciado e promovido. Neste sentido, pretendemos aprofundar as questões que são suscitadas pela presença da arte contemporânea no ensino de artes visuais. Em particular, elaborámos um projeto de investigação teórica e de intervenção pedagógica no ensino básico, com alunos que manifestavam um défice de conhecimentos e de interesse relativamente à referida arte contemporânea. Desta forma, procurámos iniciar os nossos alunos nas tarefas da análise e contextualização da obra de arte contemporânea, tendo havido lugar para sessões de agilização da reflexão, assim como, da criatividade e da operacionalidade instrumental, que culminaram na apresentação de vários trabalhos plásticos que refletiram uma abertura aos novos desafios e ideias proporcionados pela arte contemporânea. As áreas de investigação da componente teórica deste relatório circunscrevem-se aos seguintes campos de estudo: o atual sistema de ensino de artes visuais - numa análise da situação do seu ensino; a arte contemporânea – num esquiço de definição cronológica e conceptual, contextualização e alguns percursos; a arte contemporânea no ensinoaprendizagem de artes visuais – em seus fatores de resistência e implicações da sua integração; os benefícios da imagem como estratégia; as potencialidades cognitivas e criativas da arte contemporânea; e finalmente o estudo da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. A descrição e análise das atividades pedagógico-didáticas realizadas com os alunos da nossa turma de estágio, intituladas por a experiência da arte contemporânea pela pintura e escultura, a experiência da arte contemporânea pelo desenho e a experiência da arte contemporânea pela realização de uma instalação comprovam os benefícios da arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais, pelo que consideramos fundamental cultivar esta aproximação com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos mais esclarecidos, críticos e interventivos.
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Patrícia Raquel Antunes; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo deO presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano do mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações lecionado pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e decorreu nos Transportes Urbanos de Braga, no departamento de recursos humanos no período compreendido entre Outubro de 2014 a Junho de 2015. O estágio curricular teve como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, contribuindo para a obtenção de experiência e competências profissionais e reflexão sobre as práticas e aprendizagens em contexto de trabalho. Este relatório divide-se em três capítulos. No primeiro, encontra-se descrita a empresa Transportes Urbanos de Braga, no segundo, a importância do psicólogo do trabalho e das organizações. A terceira e última parte, reporta-se à descrição das atividades realizadas no estágio e uma conclusão final sobre o estágio.