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- Modelos e processos de escrita : estratégias de aperfeiçoamento : da planificação à revisão do texto escrito em PLNMPublication . Garcia, Dídia Maria; Martins, José Cândido de OliveiraA escrita é uma competência comunicativa tão importante como a oralidade, e por esse motivo, requer a devida atenção e estudo. Sendo o nosso objetivo procurar estudos da área da escrita cognitiva e destes expor alguns modelos de escrita, analisaremos estes trabalhos de investigação com a finalidade de criar estratégias e metodologias apropriadas e aplicá- los às aulas do nosso estágio. Este Relatório testará então se essas mesmas estratégias e metodologias foram ou não bem-sucedidas, enquanto, juntamente demonstra o quanto importante é o ensino da escrita não só para PLM, mas também sobretudo para PLNM.
- Sintomatologia psicopatológica, marcadores desenvolvimentais da psicopatologia e estado do processo terapêutico : casos finalizados e de dropoutPublication . Nogueira, Carolina Verdelho Fontoura; Lima, Vânia Andrea Sousa Gonçalves MoreiraEste estudo, adotando a matriz da psicopatologia do desenvolvimento, pretende explorar a relação entre a sintomatologia psicopatológica, Marcadores Desenvolvimentais da Psicopatologia e estado do processo terapêutico distinguidos entre casos finalizados e casos de dropout. Assim, a amostra conta com 45 participantes cuja sintomatologia psicopatológica foi avaliada no início do processo terapêutico. Para esta avaliação os participantes preencheram o BSI e o Protocolo de Avaliação de Marcadores do Desenvolvimento na Psicopatologia – PAMaDeP. Os resultados permitiram concluir que, de uma forma geral, não existem diferenças ao nível da sintomatologia psicopatológica e de Marcadores Desenvolvimentais da Psicopatologia em casos finalizados e de dropout, sendo encontradas diferenças em três dimensões do BSI (Ansiedade, Ansiedade fóbica e Somatização). De modo análogo não são significativas as correlações entre a sintomatologia psicopatológica geral e os Marcadores Desenvolvimentais da Psicopatologia, sendo sim, quando consideradas dimensões específicas do BSI.
- Argumentação oral e escrita em Português Língua Estrangeira/Língua SegundaPublication . Weng , Un Cheong; Martins, José Cândido de OliveiraTendo em consideração a importância da ação de elaborar argumentos na vida quotidiana, e sendo a argumentação uma das técnicas comunicativas entre os seres humanos, o presente trabalho pretende promover uma abordagem centrada na argumentação oral e escrita realizada em contexto de Português Língua Estrangeira (PLE) / Português Língua Segunda (PL2), por um lado; e por outro, refletir, de modo crítico, sobre a experiência de estágio pedagógico, através do tratamento deste tema em sala de aula. De facto, o desenvolvimento de competências comunicativas, a nível oral e escrita, ao longo dessa abordagem surgem-nos, neste estudo, como bases fundamentais para ajudar os alunos a produzir textos orais e escritos no dia a dia, aplicando noções básicas do discurso argumentativo. Para a dita abordagem de reflexão-ação, descrever-se-á neste estudo quer conhecimentos teóricos ligadas à argumentação e ao ensino-aprendizagem; quer também o que foi feito acerca da promoção da argumentação oral e escrita durante cinco aulas do estágio pedagógico, apresentando as planificações de aulas, as metodologias estratégicas e as atividades pedagógicas realizadas para a prática dos alunos sobre a produção textual da argumentação na oralidade e na escrita, assim como o treino de desenvolvimento de competências necessárias deles. A fim de completar esse trabalho, compararemos ainda o uso argumentativo ocorrido nos manuais de Português Língua Materna (PLM) a os de PLE/PL2. Concluiremos, finalmente, a situação do ensino-aprendizagem da argumentação oral e da escrita na aula de PLE/PL2, comprovando com os resultados de observações nas aulas de PLE/PL2 e a avaliação de utilidade dessa abordagem.
- Building a successful crowdfunding campaign: what marketing factors do really matter for your project?Publication . Telve, Linda; Costa, Cláudia Isabel de SousaCrowdfunding platforms constitute a new source to bring together entrepreneurs and potential funders where resources are gathered by an online community for people. Both extrinsic and intrinsic motives incentivize founders and funders to take part in the community. In our study, we focus on the role of marketing and communication in the probability that projects are successfully funded. We analysed more than 7,500 projects in the reward-based platform Kickstarter and found that intensive communication activities namely in the number of project updates, Facebook shares and comments are associated with a higher likelihood of success. Results also indicate that, the higher the number of Facebook friends (personal community), the more funds projects attract. Interestingly, a website is not found to be important to raise funding as well as Facebook accounts with low numbers of friends. Afterwards, the pitch video has an impact on financing but its significance varies per project category as it is the case for projects’ profile page details on Kickstarter. We found evidence that a good-structured project description in terms of number of words can help increase the chances to reach the funding goal for certain categories like Film & Video and Games but, for others like Technology, the number of images is more significant. Other multimedia effects, such as videos and FAQs have both positive and negative effects on project types and should not overburden the campaign. From our findings, we then discuss managerial and theoretical implications.
- Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produçãoPublication . Brandão, Nuno Goulart; Burnay, Catarina DuffO presente paper procura discutir, de forma preliminar e ensaística, o uso do placement de marcas, produtos e temas na ficção televisiva, enquanto estratégia comercial, mas também enquanto estratégia social. Num tempo de superabundância de oferta de conteúdos e de proliferação de plataformas de distribuição e de dispositivos de acesso, o recurso a alternativas criativas de produção e financiamento de conteúdos procura garantir a fidelização de telespectadores e, por consequência, desencadear a compra, num constante processo dialógico entre anunciantes/marcas, canais/conteúdos e recetores/consumidores. Assim, e numa atitude reflexiva, é explorado o product placement enquanto conceito, atendendo às suas potencialidades e impactos, fazendo-se o contraponto e a analogia com o placement de temas (merchandising social), enquanto campo disciplinar dentro dos estudos dos media, mas ainda com pouca expressão analítica e académica em Portugal.
- Business angels and accelerators : do they look for the same criteria when investing in early stage ventures?Publication . Marçal, Bernardo Miguel Camilo; Costa, Cláudia Isabel de SousaEntrepreneurship has been a crucial field for the advancement of the worldwide economy as the entrepreneurial ecosystem is responsible for a large part of the innovation produced globally. However, for ventures in their infant stages, access to capital is a limitation. At the very initial stage, the ventures really on bootstrapping but these funds are often limited. Therefore, in order to make ventures grow, firms need to raise external capital since, as these firms are just starting, recurring to debt and specially banks is very difficult. Two of the most commonly used financing sources at this stage are Business Angels and Accelerators. Thus, it is very important to understand what are the criteria these two investment vehicles consider more relevant when investing, as the majority of the ventures fail at this stage of development. After reviewing the existent literature, a survey was conducted in order to understand the criteria Business Angels and Accelerators consider more important. The survey had a total of 39 participants. The results of the study indicate that the entrepreneur and the team are very important factor however, it was not possible to prove that it is the most important for early stage investors. Nonetheless, it was proved the financial information related to the venture is highly value for Business Angels and Accelerators.
- Expansion of a new venture by entering foreign markets : an analysis of entry mode strategies using the example of the Exporo AGPublication . Kulenkampff, Teresa; Costa, Cláudia Isabel de SousaAs part of the world’s globalisation process over the past decade, more and more companies are expanding to foreign countries, including an increasing number of new ventures. These companies then face the important strategic decisions regarding the foreign market and the entry mode strategy. Especially the entry mode choice has many criteria that need to be considered, such as the entry modes’ levels of resource commitment, risk and control, the company’s and industry’s characteristics, as well as the decision-maker’s preferences. Concerning new ventures, their limited personnel and financial resources and sensitivity towards external influences are further characteristics to consider. This dissertation aims to illustrate and analyse the difficulties that especially new ventures face when expanding to foreign countries and will apply this knowledge to the real-life case example of the Exporo AG. The company is a digital real estate investment venture based in Hamburg, Germany, which chose to expand to France as part of their growth strategy. When the decision for the best entry mode strategy needed to be made, some tension between the three founders arose, as all three put their emphasis on different characteristics. Related to this case study and the current relevant literature, a teaching note is formulated, which provides the framework for a coherent class concept with instructive class discussions.
- A natureza do fenómeno da reputação científica: o caso dos consórcios universidade-indústriaPublication . Ruão, Teresa; Pessôa, ClarisseA reputação é um fator muito influente no trabalho de um cientista pelos seus efeitos na carreira, captação de fundos ou aprovação dos pares. Do mesmo modo que se revela importante para as unidades de I&D na construção de redes de trabalho e na angariação de financiamento, público ou privado. Contudo, o fenómeno da reputação é difícil de avaliar, pois inclui fatores subjetivos, não detetados nas habituais técnicas bibliométricas, e porque tem evoluído face às exigências da nova ciência-empreendedora. Neste contexto, desenvolvemos um estudo com o propósito de entender a natureza do fenómeno da reputação aplicado ao domínio da ciência, no ambiente de um consórcio de investigação universidade-indústria em Portugal. Trata-se de uma investigação-piloto que partiu das necessidades sentidas pela equipa de comunicação do consórcio e que tem em mãos a tarefa de gerir a reputação da parceria e dos seus investigadores. Esse artigo deixa algumas pistas para um trabalho de Comunicação Estratégica continuado.
- Artistic concerns in preservation: how to preserve a digitally-born artworkPublication . Albuquerque, BeatrizThe rise of new technologies in the twenty-first century is accompanied by challenges in arts preservation that underscore the need to constantly adapt to new ways of approaching preservation issues. This article investigates the problems in preserving digitally-born cultural heritage and explores the connections between digital cultural heritage and preservation of digitally-born artwork. At the core of this study is the question of how to deal with and preserve digital cultural heritage in the changing world of technology, following a case study model with an emphasis on practical research. The results suggest that while the importance of preventing damage is crucial, further investigations are needed in order to fully treat issues concerning the accurate representation of the artist's intention.
- O apadrinhamento civil como alternativa ao acolhimento permanente de crianças e jovensPublication . Ferreira, ElisabeteIdealmente, as crianças deveriam permanecer durante toda a sua infância junto dos seus progenitores, mas quando estes, por ação ou omissão, as colocam em perigo, o Estado deve intervir. A Lei de Proteção às Crianças e Jovens em Perigo consagra medidas de proteção a executar em meio natural de vida e medidas de colocação. Mas muitas crianças acabam por permanecer em acolhimento residencial até à maioridade. O instituto do apadrinhamento civil foi concebido como alternativa à institucionalização de longa duração, mas permanece quase desconhecido e muito pouco aplicado. O presente trabalho procura divulgar este instituto e apresentar uma curta reflexão sobre as suas potencialidades e fragilidades.