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- Antiulcer and antiproliferative properties of spent brewer's yeast peptide extracts for incorporation into foodsPublication . Amorim, Maria M.; Pereira, Joana O.; Monteiro, Karin M.; Ruiz, Ana L.; Carvalho, João E.; Pinheiro, Hélder; Pintado, M. E.The main objective was to study the antiulcer and antiproliferative potential of yeast peptide extract for further incorporation into functional foods. Peptide concentrates were obtained by hydrolysis of spent brewer's yeast proteins followed by a filtration process. In order to prove the possible protection of gastric mucosa, an animal model with ulcerative lesions caused by oral administration of absolute ethanol was used. The peptide fraction <3 kDa was able to reduce gastric injuries to significant levels (p < 0.001) and the effective dose (DE50) was 816 mg per kg bw. The cytoprotective effect appears to depend on a prostaglandin-mediated mechanism and also on a nonspecific mechanism. The antiproliferative activity of the extract in nine different human tumoral cell lines was tested. The results exhibited a promising antiproliferative activity against the cell line K-562 (leukemia). The results suggest that a new peptide extract can be used to develop new value-added functional food products, although further studies are required.
- Uma aproximação aos sacramentos : contributo de Edward Schillebeeckx e de Otto Semmelroth para a teologia sacramentalPublication . Gonçalves, Eliseu do Rosário Varela; Farias, José Jacinto Ferreira de
- Um aluno com autismo : rumo ao sucesso escolarPublication . Casanova, Maria João Ferreira dos Santos Niz; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daEste relatório centra-se no estudo de caso de um aluno com autismo inserido numa escola pública rumo ao sucesso escolar. Deste modo, revelou-se fundamental, primeiro, dar a conhecer o percurso profissional e enunciar as problemáticas dos alunos que, durante o exercício de funções como professora de Educação Especial, se foram sucedendo. Depois de enunciada a problemática e historiado o quadro clínico, familiar e escolar do aluno, procedeu-se à revelação das Medidas do Regime Educativo Especial e ao apoio conferido pela Educação Especial. Da definição à evolução histórica do conceito, da etiologia às características do autismo, dos critérios de diagnóstico ao papel da educação e da escola face ao autismo, dos níveis de intervenção aos modelos de intervenção, com uma paragem inevitável no conceito de escola inclusiva entendido à luz da legislação portuguesa, toda a segunda parte deste relatório é preenchido com o enquadramento teórico da temática do autismo. Como análise conclusiva deste trabalho constatou-se que o sucesso escolar do aluno com autismo pode ser uma realidade.
- Educar pela arte alunos com Necessidades Educativas Especiais : autismo : um estudo de caso em Artes VisuaisPublication . Vale, Maria Jorge Mendes Morão do; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daA temática escolhida para esta investigação tem como referência o contributo da Arte – Expressão Plástica no desenvolvimento cognitivo, comportamental, emocional e social e para a real inclusão de alunos com Autismo. A experiência profissional com estes alunos, fomentou o interesse em abordarmos e aprofundarmos esta temática tendo em vista um conhecimento mais abrangente desta problemática, de modo a podermos proporcionar uma aprendizagem mais positiva e uma inclusão mais efetiva. Assim, com base no nosso Curriculum Vitae, descrevemos o nosso percurso profissional, enfatizando o período de lecionação à aluna portadora de Perturbação do Espetro do Autismo que originou o nosso estudo de caso, por se tratar de uma experiência significativa. Realizamos uma abordagem teórica em torno da problemática do Autismo, as técnicas de diagnóstico, as implicações desta síndrome na vida dos indivíduos abrangidos, as estratégias e metodologias usadas para minimizar as suas causas e a promoção da inclusão destes alunos na escola, família e sociedade. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa. Para a obtenção de informações recorremos à análise documental, registos de observação e à entrevista. Concluímos que a as Artes Visuais e a Expressão Plástica, são, de facto, um caminho alternativo, explorando a dimensão humana em toda a sua complexidade, permitindo formas de comunicação cuja difusão tem possibilitado consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo.
