Percorrer por data de Publicação, começado por "2019-01-22"
A mostrar 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de ordenação
- As (re)configurações comunicativas do papado na era da (auto)mediatizaçãoPublication . Frutuoso, Bernardino Dias; Figueiras, Rita Maria Brás PedroEsta investigação explora a influência dos media na Igreja Católica e nas suas figuras mais significativas, os papas, e as transformações que advêm dos tensos e complexos processos de intercessão entre a lógica dos media e a lógica da instituição religiosa. Para compreender este fenómeno da mediatização da Igreja, construímos um percurso analítico baseado num quadro teórico multidisciplinar. Assenta nas Ciências da Comunicação, sobretudo no emergente construto teórico da mediatização, mas inclui contributos de outras áreas científicas, em especial das Ciências da Religião. A materialidade do corpus de pesquisa está conformada por múltiplos documentos – textuais, audiovisuais e visuais – e inclui os materiais que foram produzidos pelos papas e a instituição e os que obtivemos das entrevistas semiestruturadas realizadas aos responsáveis do Centro Televisivo do Vaticano, o principal produtor de sentido mediado da Santa Sé. Os procedimentos analíticos desenvolvidos incluem a análise documental, análise de conteúdo e análise visual-semiótica. Os resultados indicam que a Igreja adapta a lógica dos media na sua acção religiosa e se envolve em estratégias de automediatização. Esses processos de mediatização possibilitam à instituição informar, (re)construir representações simbólicas da Igreja/papa, gerir a visibilidade na esfera pública e criar novas formas sociotecnológicas de interacção entre os papas/Igreja e os fiéis/sociedade. No entanto, não consideramos que a Igreja Católica esteja a perder a sua identidade, a substituir a sua lógica interna pela dos media ou que tal traduza um processo de transferência de funções de uma instituição (Igreja Católica) para outra (os media). Os resultados desta investigação doutoral interrogam, nesse sentido, as teses da mediatização ao sugerir um entendimento mais dinâmico, complexo e bidireccional entre a Igreja Católica e os media. Inferimos que a incorporação da lógica dos media na actividade religiosa da Igreja Católica não significa a submissão ou colonização da lógica original da bimilenária instituição religiosa aos critérios e racionalidades dos media. A mediatização do catolicismo/papas pode coexistir com a catolização dos media e ambos os processos podem co-evoluir em paralelo.
- Mecanismos de autorregulação em contextos socio económicos desfavoráveis : o processo de auto avaliação num agrupamento TEIP no período 2010/2017 e sua relação com a avaliação externaPublication . Costa, Sónia Silva da; Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz ePartindo da necessidade de garantir a qualidade dos mecanismos de regulação interna das escolas e após entendimento consequente da leitura do quadro teórico, surge a ideia do problema a estudar e em particular a questão: Como conseguem as organizações educativas auto transformar-se em função das avaliações feitas sobre si mesmas, a partir de um processo de melhoria sustentada, e que relação tem esta transformação com a avaliação externa? Neste sentido, o objetivo da presente investigação será de obter dados empíricos que, em complemento com a análise da problemática subjacente ao contexto de uma escola TEIP, contribuam para ajudar a compreender o processo de desenvolvimento dos mecanismos de autoavaliação durante o intervalo de tempo de 2010 a 2017, correspondente aos relatórios da IGEC conhecidos, realizando o levantamento das evidências das medidas e possíveis impactos da implementação do processo de autoavaliação nesse período. O estudo realizado centrou-se num agrupamento TEIP da margem Sul do Tejo que no ano de 2010 deu início ao seu processo de autoavaliação. O dispositivo empírico montado usou como recursos entrevistas à Diretora do agrupamento, ao perito externo TEIP, ao inspetor responsável pelo acompanhamento do agrupamento após o primeiro relatório da avaliação externa pela IGEC, e à equipa de avaliação interna. Recorreu-se também à análise documental de documentos estruturantes do agrupamento, aos relatórios de autoavaliação e a outros documentos a que tivemos acesso e que complementam informação nas diferentes fases do estudo. Com recurso à matriz de autoavaliação das organizações educativas proposta por Melo (2014), pretende-se ainda com esta investigação realizar um retrato do processo, identificando as práticas que levaram à evolução da avaliação atribuída pela IGEC, no campo de autoavaliação do agrupamento durante o período em questão e que justificam a diferença de resultados, a saber: Insuficiente e Bom, respetivamente. Em termos de conclusão admite-se a possibilidade de melhoria substancial ao longo dos anos e antecipa-se que essa melhoria possa ter relação direta com a avaliação externa e com os caminhos apontados pelo perito externo de apoio aos mecanismos de autorregulação da organização.
- Jornalismo de proximidade e as notícias nacionais e internacionais : o caso RTP MadeiraPublication . Reis, Andreia Teresa Correia dos; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffEste trabalho aborda o jornalismo televisivo de proximidade utilizando como estudo de caso o «Telejornal Madeira» da RTP Madeira. Esta investigação resulta de um estágio curricular de seis meses, realizado entre 2 de outubro de 2017 e 31 de março de 2018, na redação da presente estação televisiva. O que se pretende aferir é como o «Telejornal Madeira» aborda assuntos nacionais e internacionais. Será que as notícias nacionais e internacionais estão presentes todos os dias? Como é feita a abordagem? Existe uma adaptação dos temas para um meio mais próximo? Qual o interesse em divulgar notícias internacionais e nacionais no jornalismo de proximidade? Os resultados mostram que a informação prestada pela RTP Madeira aos madeirenses é maioritariamente sobre assuntos que lhes digam respeito quer sejam apenas assuntos regionais, quer sejam assuntos nacionais ou internacionais, isto é, aborda temas que vão além da proximidade geográfica.
- Quem tem medo da supervisão? : um estudo de contradições entre discursos, conceitos e práticas de professores e escolasPublication . Correia, Olga Maria Fernandes; Roldão, Maria do Céu NevesÉ através do conhecimento e da competência do fazer do professor, junto ao aluno, que se justifica a implementação de uma ação de supervisão, da prática letiva, enquanto estratégia formativa, centrada no contexto de trabalho, uma resposta possível que, através da observação direta das práticas, da reflexão e da construção colaborativa de conhecimento, facilite a resolução de problemas, promova o desenvolvimento profissional e a inovação curricular, aumentando a eficácia docente. Por conseguinte, a revisão da literatura evidencia que a supervisão pedagógica pode emergir como plataforma individual e organizacional capaz de promover estratégias que potenciem o trabalho colaborativo e reforcem a identidade docente. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, concretamente, pelo estudo de caso, recorrendo, para isso, à entrevista de supervisores/coordenadores e dois focus groups de supervisionados. Através da metodologia de análise de conteúdo os principais resultados permitem concluir que há conhecimento das funções supervisoras e das competências do supervisor e que, embora informais, existem momentos de reflexão conjunta entre docentes. A nível de práticas letivas de supervisão pedagógica, existe ainda um longo caminho a palmilhar. Considera-se que o sucesso e otimização de todo este processo depende de forma determinante do modo como os professores e as lideranças se posicionam relativamente à sua utilidade e validade educativa. Pensamos que passará pela necessidade de normalizar a implementação de mecanismos de supervisão bem como de ponderar acerca da sua relevância. Neste estudo constatamos ainda que um dos grandes entraves quer às práticas supervisivas, quer às colaborativas advêm do medo dos docentes se exporem aos outros, mostrando os seus pontos fracos, as suas dúvidas e medos, que podem pôr a sua reputação em perigo.
- Associação entre morbilidade psicológica, dor, crenças da saúde, locus de controlo e realização da mamografiaPublication . Coutinho, Fernando Pedro Lima; Costa, Eleonora Cunha VeigaEste estudo teve como principal objetivo a avaliação dos comportamentos de adesão ao rastreio e diagnóstico do cancro da mama no sexo feminino. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 120 mulheres, utentes da Clínica Mais Saúde de Joane Unipessoal Lda., nas quais foram aplicados diversos instrumentos, nomeadamente um questionário sociodemográfico, um questionário de adesão aos meios de rastreio do cancro da mama, a escala HADS, a escala EVA e as escalas de Crenças de Saúde (CS) e de Locus de Controlo de Saúde (LCS). Atualmente, em Portugal, o cancro da mama é a doença oncológica com maior incidência, prevalência e mortalidade no sexo feminino. O cerne deste problema parece estar relacionado com a baixa adesão a comportamentos de rastreio, influenciados sobretudo pelo nível de conhecimento acerca dos potenciais benefícios da sua prevenção, pelas crenças de saúde, pelo locus de controlo de saúde e ainda, pela dor física e ansiedade existente aquando a realização do exame. Como principais resultados deste estudo científico, verificamos uma associação estatisticamente significativa entre as variáveis de habilitações literárias, benefícios percebidos, barreiras percebidas e HADS na motivação para a realização do exame, nas variáveis socioeconómicas e gravidade percebida com a frequência de rastreio subsequente, e ainda podemos verificar uma correlação entre a dor aquando a realização do exame mamográfico associados a fatores como a idade e a ansiedade/depressão sentida antes da realização da mamografia. Como conclusão, os dados obtidos contribuem para uma melhor compreensão de todos os comportamentos de adesão e realização da mamografia, para que seja possível uma reformulação dos programas de intervenção e uma melhoria dos comportamentos saudáveis no sexo feminino, alterando as crenças e o locus de controlo do exame.
- A comunicação e a liderança organizacional : caso de estudo Cofina MediaPublication . Casaca, Daniela Melissa Gaspar; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesO presente relatório de estágio aborda os fenómenos da comunicação e da liderança em contexto organizacional. De forma detalhada, o mesmo questiona a dinâmica da comunicação no seio de uma organização, tendo em conta duas dimensões: a colectiva, que diz respeito aos colaboradores e a individual, que diz respeito ao líder. O principal objectivo foi o de procurar descobrir a relevância de práticas comunicacionais diversas, no seio de uma organização, quer na perspectiva do líder, quer da dos colaboradores. A importância da comunicação em contexto organizacional bem como as formas de comunicação que se podem adoptar e a perspectiva da comunicação na liderança dependendo do tipo de líder que a exerce, são os temas centrais sobre os quais esta investigação se debruça. As organizações recorrem a variadíssimas formas para comunicar e os líderes adoptam também diferentes formas de liderar. Como é que as diversas práticas de comunicação nas organizações afectam, envolvem, motivam ou desmotivam os colaboradores? Como é que diferentes tipos de liderança comunicam em contexto organizacional? Sob a perspectiva comunicacional da liderança quais as práticas mais utilizadas pelos líderes? São as principais questões investigadas. A presente investigação tem assim como principal objectivo compreender de que forma, a comunicação, na sua dimensão individual e colectiva, é relevante na dinâmica social de liderança. Para tal, foi utilizada uma abordagem quantitativa com recurso ao inquérito por questionário direcionado a colaboradores do Grupo Cofina. Adicionalmente, foi também utilizado o método de observação participante e duas entrevistas a líderes da organização.
- Os maus tratos às crianças na família : perspetivas e práticas da intervenção da comissão de proteção de crianças e jovens : um estudo de casoPublication . Godinho, Paula Cristina Rosado; Branco, Francisco José do NascimentoEsta tese versa sobre o tema dos maus tratos às crianças na família. Pretende contribuir para a compreensão do sistema de promoção dos direitos e proteção de crianças e jovens em risco em Portugal, analisando as dinâmicas de intervenção de uma CPCJ e a perspetiva dos profissionais que nela atuam quer em relação ao sistema de proteção em si mesmo, quer relativamente às famílias intervencionadas, quer ainda quanto aos desafios que se colocam aos profissionais no âmbito das intervenções. Em termos teóricos, a família tem sido estuda por várias disciplinas e à luz de diferentes quadros teóricos. Em termos metodológicos situamo-nos num paradigma qualitativo compreensivo, adotando-se uma estratégia mista tendo o foco da análise incidido sobre as práticas dos profissionais e as suas perspetivas sobre o processo de intervenção (estratégia qualitativa) e relacionar o perfil destas famílias com o tipo de mau trato a que as crianças foram sujeitas e analisar as relações e correspondências do tipo de maus tratos com as características destas famílias (estratégia quantitativa). A partir das opções metodológicas assumidas, foram combinadas técnicas de análise quantitativa e qualitativa dos resultados. Num primeiro momento analisou-se a base de dados criada a partir do recenseamento dos processos ativos até 31 de Dezembro de 2014, com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24.0, através da análise de frequências e tabelas de referência cruzada. Num segundo momento procedeu-se à análise da informação recolhida no pelo focus group. Após a transcrição integral dos registos áudio, os textos foram objeto de análise de conteúdo, desta vez, temática. Os dados do estudo enquadram a perspetiva dos técnicos sobre a intervenção no âmbito da função capacitadora e pedagógica que a advocacia prevê, na adopção de uma atitude que incide nas capacidades de cada pessoa, na ativação de recursos e na vigilância social que é feita no que respeita à vida destas famílias e crianças. Em relação às famílias intervencionadas os técnicos identificam o comportamento parental negligente das famílias como a principal característica e os desafios identificados em relação à intervenção vão de encontro aos desafios identificados por Healy (2012).
- Development and characterization of insect (Alphitobius Diaperinus) protein hydrolysatesPublication . Sousa, Pedro Miguel Constante de; Pintado, Maria Manuela Estevez; Borges, SandraAtualmente, o consumo de insetos é feito mundialmente por cerca de 2 mil milhões de pessoas, com mais de 1900 espécies de insetos comestíveis descritas na literatura. Presentemente, os insetos comestíveis são uma promissora fonte proteica para a geração futura, uma vez que constituem uma fonte sustentável e com um reduzido impacto ambiental, comparado com outras fontes de proteína como gado bovino, suíno ou de aves. Os insetos comestíveis são nutricionalmente ricos em proteína, com vários estudos a demonstrar a sua digestibilidade, pelo que alguns estudos recentes começam a demonstrar o seu potencial como uma base proteica para obter péptidos com propriedades bioativas e funcionais. Assim, o objetivo deste estudo foi obter potenciais péptidos bioativos, analisando a sua atividade antioxidante e antimicrobiana e atividade inibitória das enzimas conversora da angiotensina (ECA) e α-Glucosidase, através de uma hidrólise enzimática da farinha comercial de inseto “Buffalo’s”, proveniente do inseto comestível Alphitobius diaperinus, de forma a desenvolver uma farinha de inseto melhorada com propriedades bioativas, rica em proteínas e aminoácidos livres. Primeiramente, foi necessário analisar várias condições para o processo de hidrólise enzimática, usando as enzimas comerciais Alcalase™ 2.5L e Corolase PP, na proporção enzima:substrato (E/S) de 0,5%, 1,5% e 3,0% e ao longo de 24 horas, de modo a selecionar a melhor condição para cada enzima. Para tal, dois parâmetros foram analisados para esta escolha, o grau de hidrólise das proteínas (GH) e capacidade antioxidante dos hidrolisados (métodos ABTS e ORAC). As melhores condições, que apresentaram um GH relevante e com capacidade antioxidante máxima, foram obtidas com a utilização da enzima Alcalase™ 2.5L numa proporção de 1,5% (E/S) durante uma hidrólise de 4 horas, com um valor de GH de 19,5%, e com a Corolase PP numa proporção de 3,0% (E/S) durante uma hidrólise de 6 horas, com um valor de GH de 36,0%. A capacidade antioxidante dos hidrolisados de ambas as condições foi também avaliada, observando-se resultados bastante similares entre as duas condições de hidrólise (95,0 e 95,7 μmol de Trolox Equivalente/g de farinha de inseto pelo método de ABTS). Na validação final pelo método ORAC, os hidrolisados obtidos pela Corolase PP obtiveram o resultado mais elevado (944,8 comparado com 825,6 μmol de Trolox Equivalente/g de farinha de inseto obtido com a Alcalase™ 2.5L). Os hidrolisados obtidos por ambas condições foram também capazes de inibir a enzima conversora da angiotensina, demonstrando possuir potencial atividade anti-hipertensiva, no entanto, os hidrolisados obtidos pela Alcalase™ 2.5L obtiveram o melhor resultado com um IC50 de 55,5 comparando com 107,4 μg de proteína/mL obtidos com Corolase PP, estes valores representam a quantidade de iv proteína necessária para inibir a atividade da ECA em 50%. Em nenhuma das condições foi possível observar capacidade inibidora da α-Glucosidase ou atividade antimicrobiana. A hidrólise enzimática foi também responsável por um aumento da quantidade total de aminoácidos livres, quando comparado com a farinha de inseto original. Em suma, o inseto comestível A. diaperinus demonstrou ser uma excelente fonte de proteínas, e a sua hidrólise enzimática permitiu a obtenção de péptidos com potencial bioativo, capacidade antioxidante e atividade inibitória da ECA, que podem ser usados na alimentação humana ou animal como ingrediente funcional.
