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- The influence of unisex labels on consumers’ purchase intention : a study in the cosmetic industry controlling for category involvement and familiarityPublication . Vieira, Sara; Aggarwal, IshaniLabels can have a great impact on consumers’ decisions and their willingness to try or to buy certain products. The focus of this study is in trying to understand how the presence of an unisex label on the packaging of an unisex product may affect consumers’ perception about the product and change respectively their purchase intention. Depending on the positive, negative or neutral effect on unisex labels on the purchase intention, companies may gain or lose advantage with the usage of unisex labels on their products. Because many brands in the cosmetic industry are starting to launch unisex products in the market, it is of extreme relevance to understand how consumers feel and react to unisex products, understanding, for instance, how open they are to these products and which product categories they are more wiling to try or buy. As the consumer decision is made based on product aesthetics (e.g. packaging size, color, shape), familiarity with the product and category involvement, it is also important to take these variables in consideration and control for them. Therefore, the variables familiarity with unisex products and category involvement will be added to the model of study, moderating for the effect of the presence of unisex labels on consumers’ purchase intention.
- Lives on hold : the experiences of asylum seekers in moria refugee campPublication . Moreira, Ana Luísa Lobo Ribeiro; Barbosa, Mariana ReisOf the hundreds of thousands of people that formed the huge migratory flow of the refugee crisis, many are living in refugee camps, at times without basic conditions. This research aims to describe the experience of asylum seekers in the transitional context. Being a qualitative study, the data was collected with 15 asylum seekers in Kara Tepe refugee camp (Greece), through semi-structured interviews and participant observation in the natural context. The main results point to a negative experience in Moria refugee camp, with reports of overcrowding, hunger, lack of hygiene conditions and health support, insecurity and violence. The psychological impact of the high number of adverse experiences in this population living under these circumstances stood out, with negative emotional experiences and the risk of depression, anxiety and post-traumatic stress symptoms. These results show how crucial it is to implement changes by addressing basic needs, but also in the way the asylum applications are processed.
- O papel do Diretor de Turma na relação escola-família num contexto de autonomia da escolaPublication . Nascimento, Paula Maria Monteiro do; Estêvão, Carlos Alberto VilarEste trabalho decorre de um questionamento permanente que perpassa o nosso trajeto profissional em que desempenhámos o cargo de diretor de turma num período de crescente autonomia da escola e de sucessivas mudanças organizacionais. A motivação inicial emergiu também da vivência ambivalente e inquietante da função de diretor de turma, que fomos exercendo entre o discurso normativo e funcional da escola/Tutela e as tomadas de decisão e resoluções singulares inerentes às particularidades e idiossincrasias dos diferentes grupos turma e respetivas comunidades familiares e locais, com os quais interagimos em diferentes anos e zonas do país. O estudo foi estruturado em duas partes: a primeira, mais teórica, de enquadramento da problemática, mobilizando os contributos de vários autores e convocando os normativos legais, a segunda, mais prática, de apresentação dos contextos do estudo e explicitação das experiências pedagógicas e comunitárias. Na primeira parte desenvolvemos quatro pontos estruturantes e complementares: começámos pela interpretação da escola enquanto organização, desenvolvemos os modelos de escola que servem de respaldo à problemática: o modelo burocrático, o modelo político e o modelo comunitário/colegial; prosseguimos a análise pelos trilhos da autonomia da escola numa perspectiva diacrónica de produção legislativa e interpretação concetual de vários autores; caraterizámos e problematizámos o perfil multifuncional do diretor de turma e refletimos a relação dinâmica entre Escola- Família, mediada pelo diretor de turma, tendo em vista a promoção do sucesso educativo dos alunos. Na segunda parte apresentámos e caraterizámos o meio socioeconómico, histórico e cultural, o agrupamento de escolas e a turma, bem como referenciámos o projeto de escola focalizado na interação Escola-Família e o Projeto Curricular de Turma, cuja ação concertada do conselho de turma, diretora de turma e representantes/ encarregados de educação foi nuclear no sucesso educativo dos discentes. Finalizámos o estudo com a reflexão crítica da realidade complexa e compósita que é atualmente a escola e os consequentes e emergentes desafios que se colocam aos professores, em particular aos diretores de turma, nomeadamente o estabelecimento de uma interação profícua com os docentes da turma, os pais/encarregados de educação e os parceiros locais na conceção, implementação e avaliação de projetos inter e transdisciplinares, no âmbito da autonomia curricular concedida.
- A utilização das novas tecnologias no ensino da MúsicaPublication . Estevens, Valter Miguel Soares; Monteiro, Pedro Miguel PereiraEste projeto de investigação teve como objetivo principal observar e analisar o impacto do uso das novas tecnologias e do jogo na sala de aula como forma de desenvolvimento e consolidação de conhecimentos na disciplina de Formação Musical, tentando perceber se este tipo de hardware e software informáticos poderão ser uma mais-valia para o estudo da disciplina da Formação Musical e se trará melhores resultados para o aluno aquando da sua utilização. O estudo foi aplicado a uma turma de Formação Musical do 3º grau, Classe de Formação Musical e Classe de Conjunto do ensino vocacional de música do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
- O jornalismo em banda desenhada como uma forma de jornalismo alternativoPublication . Fonzo, Thiago Moraes di; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoA presente dissertação tem por base o estudo de duas áreas da comunicação e a relação criada entre elas. O Jornalismo em Banda Desenhada (JBD) constitui um formato híbrido, em que o jornalismo e a banda desenhada conferem um ao outro características próprias. Para compreender esse fenómeno, foi abordada, por um lado, a literatura sobre Indústrias Culturais e Criativas, discutindo as perspetivas sobre a intersecção sobre formas de cultura e comunicação e a sua inserção num mercado. Esta literatura permite pensar a economia criativa bem como o papel dos profissionais criativos, como são a maioria dos autores de JBD. Por outro lado, abordamos o conceito de infotenimento como uma ferramenta onde jornalismo e entretenimento se fundem, estrategicamente adotado pelos media para alcançar um maior público. Questionando se é possível encarar o JBD como um meio de produção jornalística eficiente e alternativa ao consumo dos grandes media, a investigação combinou duas técnicas. Com o intuito de avaliar a credibilidade do trabalho jornalístico realizado nas obras de JBD, foi realizada uma análise de conteúdo a obras do género, as pioneiras e de referência internacional, bem como a reportagens de autores de BD portugueses e brasileiros. Foram ainda conduzidas entrevistas semi-estruturadas a autores de BD e também a profissionais das áreas do jornalismo para perceber a relação entre os dois campos de atuação e suas impressões quanto ao JBD. A análise dos dados permite apontar que o JBD, apesar de apresentar falhas quanto à objetividade na representação visual, representa uma possibilidade de construção do discurso jornalístico e informativo, tão eficiente quanto em qualquer outro meio. No entanto, face à escassez de exploração do tema em um ambiente profissional e académico tradicional, as publicações são destinadas a um modelo de produção independente, similares à BD tradicional.
- The arbitral nature of the Dispute Resolution Chamber : discussion on the necessary requirements for the decisions of the FIFA Dispute Resolution Chamber to be recognized as arbitration awardsPublication . Sousa, Pedro Henrique Bandeira; Silva, José Manuel Martins Meirim daThis dissertation aims to initiate a discussion on the nature of the decisions issued by the FIFA Dispute Resolution Chamber so that they can be enforced, or not, by the New York Convention of 1958. The subject is practically pacified by both jurisprudence and doctrine. However, in order to carry out the analysis and discussion of the theme, the reasons that led to the current understanding, developed since the mid-1990s, should be reviewed and analyzed again, under the current perspective. The purpose of this paper is to show that the scenario that existed when the concept was created, and that has consolidated over the years is different from the current scenario of the DRC. In order to achieve this objective, I will analyze and debate the cases related to this matter, as well as cases of the Swiss Supreme Court, of countries important to the debate and of the Court of Arbitration for Sport - CAS, as well as the doctrinal understanding on the subject and the sports and arbitration legislations. The idea for the discussion started with the analysis of a real case, in Ukraine. After the dispute resolution proceedings in the FIFA Dispute Resolution Chamber, which rendered a favorable award, it did not have a satisfactory outcome due to the lack of enforceability in this particular case. The first part will show the structure of FIFA and the Dispute Resolution System. The second part will analyze the matter of arbitration and the current relationship between arbitration and FIFA. The third part will analyze what is necessary for the formation of an arbitral tribunal and the relationship of the DRC with those requirements. Finally, it will be concluded whether or not it is possible to consider the decisions of the DRC as being arbitral.
- (In)disciplina nos 2º e 3º ciclos : motivações, implicações e respostasPublication . Queiroz, Luísa Marta da Conceição; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA presente dissertação consiste num estudo de caso do fenómeno de indisciplina, no segundo e no terceiro ciclos do ensino básico, em contexto do ensino privado católico, considerando o seu potencial perturbador do processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, procurou descobrir-se quais as leituras que os diferentes atores do espaço escolar faziam o fenómeno. Para o efeito, a investigação foi feita seguindo uma metodologia de cariz misto, predominantemente qualitativo, tendo-se recorrido como forma de recolha de dados à análise de relatórios de ocorrência e à realização de grupos focais, orientados por entrevista semiestruturada. Foram auscultadas as opiniões de alunos com e sem registos de ocorrência, bem como docentes de diversos níveis de ensino e áreas disciplinares e colaboradores não docentes, com o intuito de compreender o seu conceito de indisciplina, de identificar as condutas vistas como mais perturbadoras e de aferir a eficácia educativa das medidas formais e informais adotadas. De igual forma, fez-se a uma revisão bibliográfica a fim de se proceder ao enquadramento teórico do fenómeno em estudo. O estudo permitiu concluir que, embora se observe um ethos escolar potenciador de um ambiente genericamente disciplinado, constata-se uma possibilidade de melhoria quer no âmbito da ação preventiva (sobretudo, numa melhor gestão de tempos e espaços), quer na aplicação de medidas corretivas e sancionatórias (mais em consonância com os atos disruptivos a corrigir ou eliminar).
- The impact of picking success on customer purchasing behavior : an example of a Portuguese omni-channel retailerPublication . Ilias, Iziraren; Vasconcelos, IsabellaProblem definition: Supermarkets and grocery stores in developed economies are discovering the internet as a new marketplace via online deliveries. This study reveals the consequences of a low picking success (ratio of ordered to received items) and discusses the magnitude of the product unavailability. The picking success is thereby solely related to the operational performance (i.e. the ability of the seller of delivering the desired items). Academic / practical relevance: A broad product range and thin margins characterize today’s business environment for supermarkets and online retailers; by closely examining on how a poor picking success influences the customers purchasing behavior, important insights are gained regarding the relationship of the online delivery of goods and the respective customer satisfaction and ultimately retention. Methodology: A dataset consisting of 497,309 order shipments with in total 14,283,175 ordered products has been received through the collaboration with a large Portuguese omni channel retailer. To establish relationships, causal analyses are used on matched pairs of customers. Thereby, a set of possible explanatory variables is analyzed (such as received discounts, remaining days to delivery etc.) to identify interrelations between the variables and the customer behavior after receiving a delivery with a low picking success. Results: By analyzing the data it becomes evident that a low picking success leads not only to a lower number of items per shipment afterwards, but also to a lower total number of purchases. Furthermore, customers are thereupon switching to lower-priced product alternatives, anticipating the scarcity of more expensive brand products, which might lead to even lower margins. This study also shows, how discounts can be used in order to (partly) compensate for a low picking success. Managerial implications: Most importantly, a low picking success has to be avoided to sustainably retain customers. In the short-term, a low picking success could be compensated through intelligent discounts – this is however not a sustainable method to avoid other side effects of a low picking success (which might be amongst others a deterioration in the reputation, a lower perceived brand value or product substitutions).
- Temperamento das crianças em idade pré-escolar : o papel da regulação emocional maternaPublication . Castro, Vanessa Cristina Ferreira Lima de; Dias, Paulo César AzevedoNa presente dissertação pretendeu-se explorar a relação entre a regulação emocional materna (fatores reavaliação cognitiva e supressão emocional) e o temperamento das crianças (fatores extroversão, afetividade negativa e controlo por esforço), analisando, especificamente, a influência das variáveis da criança no temperamento e na regulação emocional materna. As variáveis ambientais associadas aos cuidados e práticas parentais, predizem a ocorrência de maiores problemas no desenvolvimento das crianças. Em relação aos cuidados prestados pela mãe, salienta-se a sua importância nos primeiros anos de vida da criança, na medida em que estas necessitam de auxílio na própria regulação emocional (Eisenberg et al, 2009), sendo a capacidade de autorregulação das crianças fortemente influenciada pela experiência de regulação demonstrada pelo principal cuidador (a mãe) (Feldman, 2009). Neste estudo foi administrado um questionário sociodemográfico, a fim de recolher dados de uma amostra de mães e respetivos filhos, o Child Behavior Questionnaire (CBQ) na very short form, para uma avaliação diferenciada do temperamento, e o Questionário de Regulação Emocional (ERQ). Foram encontradas diferenças no temperamento em função do género e idade da criança, idade de entrada no infantário e de a criança ter irmãos. Encontram-se, também, diferenças na regulação emocional materna em função do género e idade da criança, e resultados inconclusivos, marginalmente significativos, em função de existirem irmãos. Relativamente ao objetivo principal do estudo, encontraram-se relações entre o fator reavaliação cognitiva e controlo por esforço. Este estudo contribuiu para corroborar hipóteses presentes na literatura já existente, que é escassa, e como ponto de partida para novos estudos na área do temperamento e desenvolvimento infantil com o objetivo de melhorar a intervenção precoce.
- A aprendizagem da interculturalidade no contexto da disciplina de Português língua não maternaPublication . In, Nam Ng; Capucho, Maria Filomena Dias