FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Recent Submissions
- Utilização da plataforma Moodle em contexto pedagógico : um estudo de caso no ambito da prática de ensino supervisionadaPublication . Pires, Maria João Gomes; Cruz, Sónia Catarina da SilvaNo âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Informática, apresentamos o presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada que se baseia nas reflexões sobre as nossas aprendizagens e experiências vividas ao longo da lecionação na busca de uma identidade do Ser Professor. Neste sentido, tomaram relevância as dimensões de Currículo, Planificação e Avaliação, dimensões de grande importância, que se revelaram essenciais para a orientação da nossa prática docente como professores de Informática. No caminho traçado, a integração e utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem enquanto recurso de apoio e mediação da aprendizagem foram uma constante. Através da apropriação destes conceitos, realizamos uma série de atividades letivas e não letivas inovadoras, que contribuíram para a formação e o enriquecimento da nossa profissionalidade docente. Desde o início do estágio tivemos consciência da necessidade de encarar a nossa intervenção educativa como professor investigador e reflexivo, onde fomos confrontados com a importância de investigar. Uma vez que consideramos a plataforma Moodle uma mais-valia como estratégia no apoio ao processo de ensino e aprendizagem e dela fizemos amplo uso na nossa prática pedagógica, entendemos que seria interessante investigar em que medida os professores da escola utilizavam as ferramentas e recursos desta plataforma em benefício das aprendizagens dos alunos. A recolha de informação neste estudo foi realizada através de um inquérito por questionários online aos professores da escola, pelo que os resultados apontaram para uma insuficiente formação na utilização da plataforma que, entre outros fatores, justificam a falta da integração da Moodle na sala de aula. Apesar do esforço da tutela em tentar acompanhar as alterações provocadas pela Sociedade da Informação, com a criação e melhoramento de infraestruturas de acesso às novas tecnologias e fornecer oportunidades de formação na área das, ainda existem professores que resistem a estas mudanças e continuam a praticar estratégias e métodos de ensino tradicionais, não revelando apetência para encarar o desafio de utilizar novas e diferentes tecnologias inovadoras na sala de aula.
- Reconfiguração do serviço de apoio domiciliário aos idosos face às transformações no seio familiar : estudo de caso nas Misericórdias de Braga e AmaresPublication . Barbosa, Joana Maria Barros; Cunha, Manuel Antunes daEsta dissertação tem como tema a “Reconfiguração do SAD aos idosos face às transformações no seio familiar – estudo de caso nas Misericórdias de Braga e de Amares.” A problemática deste trabalho consiste em reflectir sobre as mudanças do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) face às transformações ocorridas no seio familiar. Para isso, teve-se em conta uma perspectiva biopsicossocial e demográfica do envelhecimento. Analisou-se a definição da família, a sua evolução e transformações. Reflectiu-se ainda sobre a evolução estrutural das políticas/respostas sociais, aprofundando as concepções e visões que marcaram o SAD. Neste sentido, verificou-se que, no meio urbano, o SAD tem sobretudo uma função de substituição na prestação de cuidados efectuados pela família, enquanto no meio rural constitui mais um complemento na realização das actividades básicas e instrumentais da vida diária, devido a uma maior presença da família. Para uma reconfiguração do SAD, defendemos o fortalecimento da rede entre idoso, família e SAD, actuando para além das respostas tradicionais e agindo numa lógica de prevenção, educação e reabilitação, em torno de uma prestação de cuidados mais personalizada que reforça o papel das instituições na comunidade e apela à articulação entre diferentes áreas, como a área social e da saúde.
- O reflexo de Robert Altman e de Martin Scorsese no cinema de Paul Thomas AndersonPublication . Gonçalves, Gesiane Vieira Matos; Capucho, Carlos Alberto BarrosoNa história do cinema podemos considerar, mesmo nos seus tempos mais primitivos, o pioneirismo de muitos realizadores que marcaram e modificaram a linguagem do cinema mundial. Desta forma, observamos no cinema contemporâneo a influência cinematográfica de muitas obras do passado, ainda que as possibilidades tecnológicas estejam completamente inseridas nas criações atuais. Dentro das mudanças ocorridas em todo o percurso do cinema, assim como todos os acontecimentos revolucionários que permitiram a evolução desta arte, a presença da influência artística levanta algumas questões sobre a originalidade e técnicas utilizadas na criação dos filmes. O realizador como artista utiliza a sua criatividade e ideias fílmicas estruturadas de uma forma única num processo de união das partes que resulta em trabalhos inovadores. O presente estudo tem como principal objetivo a reflexão do cinema como forma de arte e as linhas de influências artísticas do passado. Entretanto, refletir sobre a influência cinematográfica implica em perceber as referências inseridas em algumas obras como forma de seguir um padrão artístico ou de facto o cinema contemporâneo está assente na imitação. Este trabalho baseia-se em estudos bibliográficos, filmográficos e análise empírica e propõe a observação de registos fílmicos provenientes de obras dos realizadores Robert Altman e Martin Scorsese contextualizadas no cinema do realizador norteamericano Paul Thomas Anderson. A investigação assenta na existência da influência artística cinematográfica com base no argumento de E.H. Gombrich no livro A História da Arte (2006) que enfatiza os processos criativos dos artistas e suas influências, assim como no livro Art and Illusion (2000) do mesmo autor, que defende a influência artística como um esquema seguido de correção.
- Multideficiência na educação : do conceito à prática educativaPublication . Simão, Júlia Paula Lemos Pereira; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daA Escola é um veículo, por excelência, de transmissão de conhecimentos e competências. É neste sentido que podemos reiterar o papel fundamental que a Escola desempenha no percurso de cada pessoa, de cada aluno, no processo de ensino/aprendizagem e em diversas vertentes, como ao nível de justiça social, da igualdade, da solidariedade e de princípios sociais e éticos. A Escola prepara os jovens para desempenharem um papel ativo na sociedade, promovendo o seu desenvolvimento global, mas sempre respeitando as diferenças. Neste sentido, este trabalho tem como principal objetivo avaliar a forma como a Escola integra a educação de crianças e jovens com Multideficiência e as prepara para a Vida. No presente relatório, aborda-se assim a temática da inclusão de crianças e jovens com Multideficiência, através da análise mais pormenorizada de um estudo de caso: um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo e Síndrome Alcoólico Fetal. Abordamos metodologias e estratégias de intervenção, formas de promover a integração e o consequente impacto no sucesso escolar. Apresentamos uma abordagem à evolução histórica da Educação Especial e uma reflexão sobre o tema “Escola Inclusiva”. Fazemos ainda uma apresentação do nosso percurso profissional enquanto docente de Educação Especial. É igualmente feita a fundamentação teórica em relação ao tema estudado, onde são abordados os vários conceitos envolvidos: Incapacidade Intelectual, Perturbações do Espectro do Autismo, Síndrome Alcoólico Fetal e Multideficiência. Posteriormente é realizada uma análise mais concreta do estudo de caso, dá-se a conhecer o perfil de funcionalidade do aluno em questão, assim como do seu contexto social e respetivo Plano de Intervenção. Finalmente são apresentadas conclusão ao trabalho, com um cunho de reflexões, não podendo deixar de remeter para algumas perspetivas futuras.
- As políticas sociais direcionadas para a população idosa : a premência da figura do provedor do idosoPublication . Quaresma, João António Gouveia; Duque, Eduardo Jorge Gomes da CostaA presente dissertação intitulada “As políticas sociais direcionadas para a população idosa. A premência da figura do Provedor do Idoso” tem por objetivo refletir sobre o atual envelhecimento populacional, a importância da família e das relações entre gerações na promoção do envelhecimento mais cuidado e as políticas sociais existentes e direcionadas para a população idosa. Para tal, começamos por enquadrar o envelhecimento atual num contexto europeu, nacional e concelhio, explanamos conceitos como os de família, intergeracionalidade e explicamos o setor das políticas sociais direcionadas para a população idosa em Portugal. Como o objeto do estudo seria trabalhar num nível concelhio, conseguimos verificar, pelo estudo exploratório, junto dos agentes políticos-sociais entrevistados, que a sociedade não está, atualmente, capacitada para enfrentar o envelhecimento, que as relações intergeracionais devem ser encaradas como uma proveitosa política social e que as atuais políticas pensadas para o envelhecimento são insuficientes ou, no caso de pensadas, podem estar a ser mal implementadas. Verificamos ainda que os idosos são uma estrutura social bastante desprotegida.
- O turismo em Angola : o caso do plano diretor turismo de AngolaPublication . Miezi, Rute da Glória Fernando; Almeida, Nuno Jorge Cardona Fazenda deNesta Dissertação de Mestrado, realizada no âmbito do curso de mestrado em Turismo, com especialização em Administração e Gestão, impõe-se realçar a relevância da temática do Turismo em Angola, para investigação científica e, por outro lado, a importância que a mesma revela para o país e, em especial, para o desenvolvimento deste setor. Assim, a revisão da literatura patenteia um conjunto de ideias que sustenta a pertinência desta mesma temática. As tendências observadas um pouco por todos os países do mundo, traduzidas em vários indicadores apontam neste sentido, pelo que, Angola não constitui(rá) exceção. Nas economias mundiais, os fluxos de entrada e saída de pessoas traduzem-se num crescimento futuro, breve. Assim, os Governos começam a valorizar o setor do turismo como uma atividade económica e de prosperidade social para os destinos turísticos. O Turismo em Angola, de 2006 a 2016, conheceu um desenvolvimento muito acentuado enquanto atividade económica, exibindo sinais fortes de maior prosperidade e rentabilidade, contribuindo, sobretudo, para o aumento da criação de emprego e receitas para o Estado Angolano e para a economia, em geral. Trata-se de um dos países cujo reconhecimento da importância deste setor, se revelou mais tardiamente, e uma vez que há pouca diversificação do seu tecido económico, com uma tónica centrada na exploração de produtos petrolíferos, a resistência à mudança que se faz sentir nas instituições públicas e na persistência de incerteza quanto ao quadro económico-institucional contribuem para contrariar e atrasar o reconhecimento da importância do setor do Turismo, considerandoo como uma atividade, menor para o desenvolvimento de Angola. Nesta investigação pretende-se analisar o estado atual do Turismo em Angola, com recurso à análise do Plano Diretor do Turismo em Angola (PDTA) de modo a conseguir compreender quais as suas potencialidades e apostas, face à realidade atual do país, tendo em conta as políticas públicas de acordo com os Planos Nacionais apresentados para o setor do Turismo.
- As doenças mentais não são histórias curtas : um aluno com esquizofreniaPublication . Fernandes, Sílvia Maria Alves; Ponte, FilomenaCom o presente trabalho, pretende-se valorizar o nosso percurso profissional, no entendimento de que a prática de docente é muito mais do que ensinar: é aprender a todo o momento, porque as crianças que entram nas nossas escolas não são um elemento definido nem estático que cabe no molde das teorias e dos sistemas pedagógicos se não tivermos o bom senso de os adaptarmos e de nos adaptarmos também nós constantemente. Pretende-se também, não negando a importância de todo o tipo de formação, mesmo quando por períodos breves, salientar que há temas que, pela sua profundidade e complexidade, nos merecem bastante mais do que umas horas e foi neste sentido que se entendeu como pertinente desenvolver o presente trabalho, com bases científicas para servir propósitos pedagógicos e didáticos, pois as doenças mentais não têm nada de simples nem de curto. De um modo provavelmente não tão usual neste género de projeto, mostra-se o que não se sabia sobre o que era preciso compreender e saber fazer com um aluno porque se desconhecia a envolvência da sua problemática. Faz-se aqui, por isso, uma abordagem, que deve ficar entendida como singela, a uma vertente específica das doenças mentais, com a pretensão de aprendizagem de um tema tão nobre, mas numa realidade tão dura e tão pouca explorada. Centramo-nos no caso de um aluno esquizofrénico que entrou para a nossa escola no 5º ano, nesse encaixe dito de “normalidade”, e no 7º ano é depois ele próprio “um outro aluno”. Neste âmbito, pretende-se com este trabalho arrolar o impacto das suas limitações, que eram muito mais do que de índole escolar. Assim, dada a problemática em questão, sobre os alunos com doença mental descobre-se que se deve procurar proporcionar um clima de bem-estar, em primeiro lugar, para só depois nos encaminharmos para preocupações de nível educativo e social, de forma a promover a igualdade de oportunidades, bem como um adequado enquadramento na vida ativa.
- Diálogo com a obra de arte : construção de significadosPublication . Peixoto, Maria Emília Oliveira Ribeiro; Palhinha, Maria Helena CardosoA arte como espaço privilegiado de criação, liberdade e fruição, é o lugar por excelência da implementação de novos discursos, novas linguagens, novos códigos e novos significados. Formar e educar pela arte é permitir que cada individuo se encontre consigo, com os outros e com o mundo que o rodeia, mas é também favorecer a sua possibilidade de descobrir as suas potencialidades artísticas e despertar em si mesmo sensibilidades estéticas. Partindo deste pressuposto e acreditando que a arte é um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de perceção, criatividade, reflexão crítica, iniciativa e autonomia, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento integral dos jovens, este estudo desenvolveu-se no sentido de encontrar alguns caminhos que, a par do fazer artístico, se desenvolvam sensibilidades estéticas e se promova a criatividade. As respostas fornecidas pela amostra selecionada permitiram desenvolver uma proposta de mediação artística assente num conjunto de procedimentos, com a finalidade de melhorar uma situação concreta, inovando e estimulando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os dados apurados através dos diferentes instrumentos permitiram-nos concluir que as estratégias de diálogo e contacto com a obra de arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem dos conteúdos relacionados com as artes plásticas, proporcionaram o domínio da sintaxe da linguagem visual, assim como o desenvolvimento do potencial criativo.
- A formação do professor reflexivo a partir da metodologia webquest : um estudo com alunos de graduação em direito da Faculdade Machado de Assis : Imperatriz : BrasilPublication . Cavalcanti, Abraão de Oliveira; Estevão, Carlos Alberto VilarTratou-se no presente trabalho de práticas reflexivas e críticas de ensino auxiliadas pela metodologia WebQuest. A literatura diz que esta estratégia de ensino visa uma aprendizagem ativa e colaborativa. Assim, procurou-se estudá-la em conexão com as três formas de reflexões catalogadas em vasta bibliografia, quais sejam, as reflexões individual, coletiva e crítica. Bem como, também, mediante sua aplicabilidade na construção de imagens organizacionais idealizadas por Estevão (2004). Desta feita, a investigação que se propôs nesta dissertação têm dois escopos, a saber, se a metodologia WebQuest é uma estratégia pedagógica capaz de auxiliar o professor numa prática reflexiva e crítica de ensino no curso de graduação em direito da faculdade privada Machado de Assis, município de Imperatriz, Maranhão, Brasil; e, se é possível promover uma imagem de escola cidadã à faculdade através de um ensino reflexivo e crítico mediado pela metodologia WebQuest. Para alcançar as respostas necessárias, adotou-se uma pesquisa de campo, exploratória, qualitativa, quantitativa, e com um plano de coleta de dados, no qual foi utilizado três técnicas, a observação, o questionário e a entrevista. Os resultados encontrados ao final indicaram que, a WebQuest foi apta a auxiliar o professor num processo de ensino ativo e colaborativo; através da metodologia foi possível atingir todas formas de reflexões, quais sejam, individual, coletiva e crítica; e que o professor, ao trabalhar a metodologia de ensino de forma reflexiva e crítica, não conseguiu promover uma imagem de escola cidadã à faculdade. Assim, verificou-se a necessidade de que os estudos avencem, para que sejam trazidas maiores informações a comunidade acadêmica e científico sobre a metodologia WebQuest.
- Escola e formação : entre a teoria e a prática : uma análise do quarto curso de formação de praças da polícia militar do distrito federalPublication . Magalhães, Luiz Carlos; Estevão, Carlos Alberto VilarO presente trabalho buscou analisar as características de gestão escolar encontrados na Escola de Formação de Praças da Polícia Militar do Distrito Federal do Brasil (ESFP), sob uma perspectiva dos modelos teóricos de gestão escolar mais comumente encontrados nas instituições de ensino. No contexto da ESFP identificamos na sua maioria aspectos dos modelos formais (estrutural, sistêmico e burocrático), com alguns aspectos do modelo teórico cultural. Foram entrevistados três blocos distintos de policiais, sendo compostos por integrantes do corpo docente, egressos do curso de formação, e policiais graduados que atuam comandando os novos policiais egressos do CFP4 na atividade de policiamento ostensivo. Em complemento, investigou-se a percepção dos policiais entrevistados sobre a conectividade entre os saberes teóricos ministrados no Quarto Curso de Formação de Praças (CFP4) e as necessárias habilidades práticas exigidas dos policiais nas suas atividades profissionais. Os resultados demostraram que a junção entre a teoria da formação e as habilidades práticas exigidas para as atividades profissionais foram percebidas como existentes, entretanto ressaltou-se a necessidade de um aprimoramento das técnicas pedagógicas aplicadas no curso a fim de aproximar ainda mais a preparação do policial com as demandas da vida real.