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O turismo em Angola : o caso do plano diretor turismo de Angola

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Abstract(s)

Nesta Dissertação de Mestrado, realizada no âmbito do curso de mestrado em Turismo, com especialização em Administração e Gestão, impõe-se realçar a relevância da temática do Turismo em Angola, para investigação científica e, por outro lado, a importância que a mesma revela para o país e, em especial, para o desenvolvimento deste setor. Assim, a revisão da literatura patenteia um conjunto de ideias que sustenta a pertinência desta mesma temática. As tendências observadas um pouco por todos os países do mundo, traduzidas em vários indicadores apontam neste sentido, pelo que, Angola não constitui(rá) exceção. Nas economias mundiais, os fluxos de entrada e saída de pessoas traduzem-se num crescimento futuro, breve. Assim, os Governos começam a valorizar o setor do turismo como uma atividade económica e de prosperidade social para os destinos turísticos. O Turismo em Angola, de 2006 a 2016, conheceu um desenvolvimento muito acentuado enquanto atividade económica, exibindo sinais fortes de maior prosperidade e rentabilidade, contribuindo, sobretudo, para o aumento da criação de emprego e receitas para o Estado Angolano e para a economia, em geral. Trata-se de um dos países cujo reconhecimento da importância deste setor, se revelou mais tardiamente, e uma vez que há pouca diversificação do seu tecido económico, com uma tónica centrada na exploração de produtos petrolíferos, a resistência à mudança que se faz sentir nas instituições públicas e na persistência de incerteza quanto ao quadro económico-institucional contribuem para contrariar e atrasar o reconhecimento da importância do setor do Turismo, considerandoo como uma atividade, menor para o desenvolvimento de Angola. Nesta investigação pretende-se analisar o estado atual do Turismo em Angola, com recurso à análise do Plano Diretor do Turismo em Angola (PDTA) de modo a conseguir compreender quais as suas potencialidades e apostas, face à realidade atual do país, tendo em conta as políticas públicas de acordo com os Planos Nacionais apresentados para o setor do Turismo.
In this Master's Dissertation carried out within the framework of the master's degree course in Tourism, with specialization in Administration and Management, it is necessary to highlight the relevance of the theme of Tourism in Angola for scientific research and, on the other hand, the importance it reveals. For the country and in particular for the development of this sector. Thus, the literature review shows a set of ideas that supports the relevance of this same theme. The trends observed a little by all the countries of the world, translated in several indicators point in this sense reason why Angola is not exception. In world economies, inflows into and outflow of people translate into short future growth. Thus, governments begin to value the tourism sector as an economic activity and social prosperity for tourist destinations. Tourism in Angola, from 2006 to 2016, experienced a very strong development as an economic activity showing strong signs of greater prosperity and profitability, contributing, above all, to the creation of jobs and revenues for the Angolan State and for the economy. This is one of the countries whose recognition of the importance of this sector has been revealed later, and since there is little diversification of its economic fabric, with a focus on the exploitation of petroleum products, the resistance to change that is felt in the Public institutions and the persistence of uncertainty regarding the economic-institutional framework contribute to counter and delay the recognition of the importance of the Tourism sector, considering it as a minor activity for the development of Angola. This research intends to analyze the current state of tourism in Angola, using the analysis of the Tourism Master Plan in Angola (TMPA) in order to understand its potential and bets, given the current situation of the country, taking into account The public policies in accordance with the National Plans presented for the Tourism sector.

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