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- Sobredotação : medidas educativas (des)vantagens da aceleração na escolaPublication . Martins, Natália da Lomba; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO conceito de sobredotação sempre se revelou controverso, refletido como uma problemática demasiado complexa, não possibilitando eleger uma definição única, universal, consensual e inteligível, talvez devido às diversas e distintas definições existentes de sobredotação, inteligência, criatividade e talento (Feldhusen & Jarwan, 2000).Contudo, aceita-se uma definição abrangente que agrega múltiplas áreas de capacidade e atividade humana, ou seja, a grande maioria das definições abarcam, para além do QI elevado, talentos específicos, criatividade ou motivação (Miranda, 2008). Com o intuito de esclarecer estas definições tornou-se impreterível fazermos uma apresentação da pluralidade de teorias contemporâneas e emergentes na atualidade. A parte empírica do nosso trabalho incide sobre as medidas educativas preconizadas na lei, mais concretamente na “Aceleração Escolar”. “A Aceleração” pondera e delibera como o cumprimento de programas curriculares e a obtenção de competências num período de tempo inferior ao previamente delineado e esperado para a sua faixa etária. Nesta investigação, com o intuito de indagar acerca da eficácia desta medida educativa, optamos pela metodologia qualitativa e pelo estudo de caso, realizado com dois participantes do sexo masculino, um com 9 anos de idade e outro com 15 anos de idade, sendo que o primeiro beneficiou desta medida no 1º ciclo e o segundo no 3º ciclo. Os resultados desta investigação levam-nos a acreditar que a medida da “Aceleração” pode ter resultados excelentes, quer do ponto de vista académico, motivacional e de relacionamento interpessoal.
- As doenças mentais não são histórias curtas : um aluno com esquizofreniaPublication . Fernandes, Sílvia Maria Alves; Ponte, FilomenaCom o presente trabalho, pretende-se valorizar o nosso percurso profissional, no entendimento de que a prática de docente é muito mais do que ensinar: é aprender a todo o momento, porque as crianças que entram nas nossas escolas não são um elemento definido nem estático que cabe no molde das teorias e dos sistemas pedagógicos se não tivermos o bom senso de os adaptarmos e de nos adaptarmos também nós constantemente. Pretende-se também, não negando a importância de todo o tipo de formação, mesmo quando por períodos breves, salientar que há temas que, pela sua profundidade e complexidade, nos merecem bastante mais do que umas horas e foi neste sentido que se entendeu como pertinente desenvolver o presente trabalho, com bases científicas para servir propósitos pedagógicos e didáticos, pois as doenças mentais não têm nada de simples nem de curto. De um modo provavelmente não tão usual neste género de projeto, mostra-se o que não se sabia sobre o que era preciso compreender e saber fazer com um aluno porque se desconhecia a envolvência da sua problemática. Faz-se aqui, por isso, uma abordagem, que deve ficar entendida como singela, a uma vertente específica das doenças mentais, com a pretensão de aprendizagem de um tema tão nobre, mas numa realidade tão dura e tão pouca explorada. Centramo-nos no caso de um aluno esquizofrénico que entrou para a nossa escola no 5º ano, nesse encaixe dito de “normalidade”, e no 7º ano é depois ele próprio “um outro aluno”. Neste âmbito, pretende-se com este trabalho arrolar o impacto das suas limitações, que eram muito mais do que de índole escolar. Assim, dada a problemática em questão, sobre os alunos com doença mental descobre-se que se deve procurar proporcionar um clima de bem-estar, em primeiro lugar, para só depois nos encaminharmos para preocupações de nível educativo e social, de forma a promover a igualdade de oportunidades, bem como um adequado enquadramento na vida ativa.
- O Jesus da aula e o Cristo da catequese : a complementariedade e a distinção entre EMRC e a catequese : o específico e as finalidades da disciplinaPublication . Pereira, Marco Alexandre de Sousa; Garcia Ambrosio, Juan Francisco; Palma, Alexandre Coutinho Lopes de BritoNo decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, durante a lecionação da UL 2 Jesus, um Homem para os outros confirmaram-se algumas questões relacionadas com a relação entre a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e a Catequese desencadeando o presente Relatório. Partindo dos documentos da Igreja verificamos a relação de distinção e complementaridade entre a EMRC e a Catequese e como essa relação se concretiza analisando os objetivos e conteúdos de cada uma. Confirmadas as questões anteriormente levantadas desenvolveu-se uma proposta didática, na qual, os objetivos e conteúdos da unidade letiva são reformulados de forma a irem ao encontro da identidade e finalidade da disciplina.
- Compostos funcionais na alimentação infantilPublication . Teixeira, Cátia Daniela Cabanelas; Gomes, Ana Maria Pereira; Pimentel, Lígia Leão; Rodrigues-Alcalá, Luis MiguelO leite materno constitui o alimento mais adequado do lactente nos primeiros seis meses de vida, sendo a sua composição única para atender às suas necessidades. Este proporciona uma inigualável vantagem nutricional, imunológica, psicossocial e económica. Porém, por vezes existe necessidade de complementação alimentar, ou substituição do leite materno por fórmulas infantis, de modo a suprir as necessidades energéticas do recém-nascido, por motivos profissionais por parte da mãe que impossibilitam a amamentação exclusiva e pelo início da diversificação alimentar. Além das fórmulas infantis, a indústria também dispõe de uma oferta alimentar dirigida a jovens crianças até aos 3 anos, endogeneizando as recomendações nutricionais e incorporando, em muitas ocasiões, nutrientes ou compostos funcionais de valor acrescentado como são os ácidos gordos ómega 3, as vitaminas e os sais minerais, os prebióticos e os probióticos. Diferentes países assumem posições diferentes no que à formulação e incorporação destes ingredientes diz respeito, em grande medida suportadas pela legislação em vigor em cada país. Neste enquadramento, a presente dissertação tem como objetivo uma análise comparativa do perfil nutricional, incorporação de nutrientes/compostos funcionais e alegações nutricionais e funcionais existentes entre as diversas fórmulas infantis e demais géneros alimentícios destinados às necessidades nutricionais específicas dos lactentes e jovens crianças existentes no mercado ibérico (Portugal e Espanha) e no mercado dos Estados Unidos da América. Para tal foi realizado um levantamento alargado dos géneros alimentícios destinados a lactentes e crianças com idades compreendidas entre os 0-5 anos de idade, tendo sido recolhidos dados qualitativos e quantitativos relativos à composição em fosfolípidos, LCPUFAs, pré e probióticos e vitaminas e minerais destes produtos. Procedeu-se ainda à construção de uma base de dados compreensiva e detalhada com os dados obtidos.