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- Escola e formação : entre a teoria e a prática : uma análise do quarto curso de formação de praças da polícia militar do distrito federalPublication . Magalhães, Luiz Carlos; Estevão, Carlos Alberto VilarO presente trabalho buscou analisar as características de gestão escolar encontrados na Escola de Formação de Praças da Polícia Militar do Distrito Federal do Brasil (ESFP), sob uma perspectiva dos modelos teóricos de gestão escolar mais comumente encontrados nas instituições de ensino. No contexto da ESFP identificamos na sua maioria aspectos dos modelos formais (estrutural, sistêmico e burocrático), com alguns aspectos do modelo teórico cultural. Foram entrevistados três blocos distintos de policiais, sendo compostos por integrantes do corpo docente, egressos do curso de formação, e policiais graduados que atuam comandando os novos policiais egressos do CFP4 na atividade de policiamento ostensivo. Em complemento, investigou-se a percepção dos policiais entrevistados sobre a conectividade entre os saberes teóricos ministrados no Quarto Curso de Formação de Praças (CFP4) e as necessárias habilidades práticas exigidas dos policiais nas suas atividades profissionais. Os resultados demostraram que a junção entre a teoria da formação e as habilidades práticas exigidas para as atividades profissionais foram percebidas como existentes, entretanto ressaltou-se a necessidade de um aprimoramento das técnicas pedagógicas aplicadas no curso a fim de aproximar ainda mais a preparação do policial com as demandas da vida real.
- Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadaniaPublication . Faria, Marilene Corrêa Nascimento Leite de; Estêvão, Carlos Alberto VilarO presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico. O presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico.