Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-31"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A ação 3 do BEPS : compatibilidade com o direito da União Europeia e desafios para o legislador portuguêsPublication . Dias, Ana Carolina de Oliveira Campos; Nogueira, João Félix Pinto
- Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento : clarinete do curso básico de músicaPublication . Vieira, Joana Isabel Pinheiro; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesO presente estudo, intitulado de “Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento – clarinete do curso básico de música”, pretende ser uma contribuição pedagógica e didática para o ensino do clarinete. Através da aplicação da abordagem pedagógica Simultaneous Learning de Paul Harris, a investigadora tem como objetivo possibilitar novas ferramentas para o ensino do instrumento, bem como desenvolver e aplicar novos elementos musicais que não constam do programa de instrumento – clarinete do curso básico de música. O programa atualmente em vigor na instituição onde se centra esta investigação encontra-se desadequado e desatualizado no que diz respeito às competências musicais, ferramentas de avaliação e fundamentação do quadro concetual. Se, por um lado, se pretendeu dar um contributo pedagógico através da aplicação da metodologia de Paul Harris para o programa de clarinete, por outro surgiu a necessidade de deixar um contributo à “arte de ensinar” um instrumento. Este estudo de caso, de natureza qualitativa, foi realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso, num período não letivo – de julho a setembro de 2016. Dele fizeram parte três alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos que frequentavam, no ano letivo de 2015/2016, o 6º ano, do regime integrado da AMVP. As técnicas usadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e participante, notas de campo registadas no diário de bordo da investigadora, entrevistas semiestruturadas aos alunos participantes e a pesquisa documental. Os dados recolhidos foram interpretados e apresentados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que a abordagem pedagógica de Paul Harris aplicada ao ensino de clarinete melhora as aprendizagens dos alunos, representando, desta forma, um contributo para o programa do instrumento – clarinete, ao apostar numa pedagogia inovadora e criativa, que cativa e motiva os alunos para o ensino da música.
- Um sistema de rulings para Portugal? : estado atual e propostas para o futuroPublication . Almeida, Rafael Luís Dias; Nogueira, João Félix Pinto
- A (possível) hierarquia entre os direitos dos consumidores em caso de desconformidade do bemPublication . Silva, Joana Teixeira Trindade Moreira da; Tomé, Maria João Romão Carreiro Vaz
- Multideficiência na educação : do conceito à prática educativaPublication . Simão, Júlia Paula Lemos Pereira; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daA Escola é um veículo, por excelência, de transmissão de conhecimentos e competências. É neste sentido que podemos reiterar o papel fundamental que a Escola desempenha no percurso de cada pessoa, de cada aluno, no processo de ensino/aprendizagem e em diversas vertentes, como ao nível de justiça social, da igualdade, da solidariedade e de princípios sociais e éticos. A Escola prepara os jovens para desempenharem um papel ativo na sociedade, promovendo o seu desenvolvimento global, mas sempre respeitando as diferenças. Neste sentido, este trabalho tem como principal objetivo avaliar a forma como a Escola integra a educação de crianças e jovens com Multideficiência e as prepara para a Vida. No presente relatório, aborda-se assim a temática da inclusão de crianças e jovens com Multideficiência, através da análise mais pormenorizada de um estudo de caso: um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo e Síndrome Alcoólico Fetal. Abordamos metodologias e estratégias de intervenção, formas de promover a integração e o consequente impacto no sucesso escolar. Apresentamos uma abordagem à evolução histórica da Educação Especial e uma reflexão sobre o tema “Escola Inclusiva”. Fazemos ainda uma apresentação do nosso percurso profissional enquanto docente de Educação Especial. É igualmente feita a fundamentação teórica em relação ao tema estudado, onde são abordados os vários conceitos envolvidos: Incapacidade Intelectual, Perturbações do Espectro do Autismo, Síndrome Alcoólico Fetal e Multideficiência. Posteriormente é realizada uma análise mais concreta do estudo de caso, dá-se a conhecer o perfil de funcionalidade do aluno em questão, assim como do seu contexto social e respetivo Plano de Intervenção. Finalmente são apresentadas conclusão ao trabalho, com um cunho de reflexões, não podendo deixar de remeter para algumas perspetivas futuras.
- Impacto fiscal das operações de manufacturing : aspetos selecionados da erosão da base tributável no toll manufacturingPublication . Fonseca, Rui Pedro Monteiro da; Nogueira, João Félix Pinto
- Do conceito de obra no contrato de empreitada : reflexões doutrinais e jurisprudenciaisPublication . Leite, Rui Pedro Rodrigues de Almeida; Tomé, Maria João Romão Carreiro VazDada a simplicidade da redação do artigo 1207.º do Código Civil Português, é extremamente difícil ao intérprete compreender se a letra da lei estabelece um conceito de obra, no contrato de empreitada, amplo ou restrito, isto é, se se restringe a uma ideia de obra iminentemente material ou se se alarga às obras imateriais, nomeadamente intelectuais. Tendo em conta a instabilidade doutrinal e jurisprudencial existente em torno do conceito de obra, foi realizado este estudo em busca de algumas conclusões sobre o tema. Para tal, procedeu- se a uma análise que incidiu sobre a evolução histórica, trabalhos preparatórios do Código Civil de 1966, direito comparado, doutrina e jurisprudência. Foram especialmente tidos em consideração os acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça de 3 de novembro de 1983 (RTP vs. FILMFORM) e de 2 de fevereiro de 1988 (António Pinheiro vs. Mário Andrade), bem como os pareceres tecidos pelo Professor Antunes Varela e pelos Professores Ferrer Correia e Henrique Mesquita. A final concluiu-se que a tendência em Portugal passa pela adoção de um conceito restrito de obra, embora, nos últimos tempos, se tenha assistido a um alargamento de horizontes, nomeadamente, a uma adesão à tese ampla ou até amplíssima nos Tribunais Portugueses.
- A gestão intermédia nos agrupamentos de escolas : o/a subcoordenador/a de departamento como agente facilitador do trabalho colaborativo entre professoresPublication . Silva, Ivone Sílvia Fernandes da; Estêvão, Carlos Alberto VilarO presente relatório reflexivo de atividade profissional pretende discorrer sobre a importância do cargo de subcoordenador/a de departamento como elemento facilitador do trabalho colaborativo, analisando todas as vertentes que para ele contribuem, nomeadamente a própria heterogeneidade do corpo docente que agrupa diversos níveis de ensino, escalões salariais, níveis etários, e a sua própria interpretação individual e intrínseca do que deve ser o processo de ensino aprendizagem e o grau de contributo para a prossecução do mesmo. Evidenciando o papel do/a subcoordenador/a de departamento como elemento fulcral da gestão intermédia, que procura assumir o exercício da liderança entre pares sem que uma hierarquia inequívoca seja evidente, traduzindo-se num salutar ambiente de comunicação reflexiva e colaborativa, numa reunião de esforços conjuntos com vista à melhoria das práticas educativas. São descritas as diferentes experiências como subcoordenadora de departamento em duas escolas com realidades distintas e cronologicamente distantes. Na senda desta reflexão debrucei-me, ainda, sobre o trabalho colaborativo no seio do grupo disciplinar em que se busca o sucesso escolar dos alunos, através da verbalização de experiências entre os docentes, com o objetivo de afinar processos facilitadores da melhoria do processo de ensino aprendizagem.