FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- A ação didática pedagógica na formação do docente das TIC : relatórioPublication . Silva, Rui Manuel Pereira da; Restivo, Francisco José de OliveiraO presente documento é o resultado das aprendizagens e atividades práticas integradas na profissionalização docente, desenvolvidas no Mestrado em Ensino de Informática, realizado da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica - Braga. Na globalidade, integra um relato da prática de ensino supervisionada, numa turma do 10º Ano, realizada na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova Famalicão. Em resposta à componente cientifica do curso, descreve as atividades de pesquisa bibliográfica necessária à fundamentação das decisões tomadas da planificação ao exercício em sala de aula, encontrando-se, no seu anexo, todos os recursos pedagógicos organizados neste âmbito. Ainda, consta das atividades de investigação que conduziram à formulação do artigo científico intitulado “Mobile Learning, um desafio na educação à distância” e aquelas que suportaram a participação nas Jornadas de ensino de Informática 2012.
- Actividade física adaptada : saúde e inclusão de alunos portadores de paralisia cerebralPublication . Moura, Fernando José Prieto Braga de Sousa; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daEste trabalho tem como objetivo definir os pontos efetivos na prática desta modalidade, para promover fatores de inclusão social e promoção de hábitos de uma saúde mental desejáveis, para pessoas que tem paralisia cerebral e praticantes desta modalidade, Boccia. Partimos do pressuposto, que através de atividades físicas e de manifestações lúdicas, é revelado no cotidiano dessas pessoas, suas características próprias de desenvolvimento, desenvolvimento esse que propícia fatores de inclusão social e de integração através da prática desportiva adaptada, obtendo assim benefícios efetivos no campo da saúde mental, propiciadores de uma integração efetiva e real na sociedade. Proporcionando um contexto no qual a pessoa pode adquirir e desenvolver habilidades dentro da sua realidade motora e cognitiva, deixando de encarar seu corpo como um repositório de frustrações. Este estudo resultou num trabalho com características de pesquisa qualitativa e pedagógica, dando particular sentido ao desenvolvimento motor e cognitivo, por meio de vivências corporais. Desta forma, desenvolveu-se um trabalho com pessoas com paralisia cerebral, atletas de alta competição do Clube desportivo: Sporting Clube de Braga, com uma faixa etária entre os: 30 aos 40 anos, enquadradas dentro do perfil funcional exigido para a prática do jogo de boccia adaptado. Assim sendo, usamos como meio para o desenvolvimento do trabalho, atividades físicas, jogos e a prática de desporto adaptado, adequados às classes específicas dos atletas, promovendo situações de conquista e realização, sem a dissimulação de resultados, encarando a condição de deficiência como uma característica, e não como um obstáculo às condições para uma vida plena. Para tal, recorremos a fontes bibliográficas diversas que evidenciavam desde as características das pessoas com paralisia cerebral, ao desenvolvimento motor e características de pessoas não deficientes. O objetivo principal desse trabalho reside no processo do desenvolvimento. Sendo mais importante do que o resultado final. O trabalho perdura. Assim vemos como deve ser o trabalho com pessoas deficientes. Entendemos como menos relevante a estatística dos resultados. Importa o quanto de qualidade de vida o indivíduo deu e dará a si mesmo.
- O agir profissional do assistente social : um estudo de caso sobre a prática profissional do assistente social no Centro de Actividades Ocupacionais da APPACDM de BragaPublication . Silva, Maria da Graça Correia da; Palha, António PachecoO presente trabalho de investigação intitulado, O agir Profissional do Assistente Social: um estudo de caso sobre a Prática Profissional do Assistente Social no Centro de Actividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga, tem como objectivo desvelar a realidade da prática do Serviço Social no Centro de Actividades Ocupacionais da APPACDM de Braga e possibilitar uma compreensão aprofundada sobre o processo de intervenção dos Assistentes Sociais no âmbito da Deficiência Mental. Para a realização desta pesquisa procedemos “à priori” a um aprofundamento teórico e conceptual sobre a Deficiência Mental, a Política Social em geral, e na área da Deficiência Mental em particular, enfatizando a Resposta Social, o Centro de Actividades Ocupacionais, de forma a oportunizar a compreensão do universo em estudo. Por conseguinte, recorremos aos contributos de estudiosos do Serviço Social que discutem o cariz interventivo da profissão, bem como, as dimensões teórica, metodológica, ética, e educativa, investigativa, interactiva que fundamentam a prática do Assistente Social no contexto institucional. Com base no objectivo proposto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza compreensiva, nomeadamente, através do estudo de caso, aplicando a entrevista semiestruturada a um grupo focal de quatro Assistentes Sociais, consequentemente procedemos à sua transcrição e análise de conteúdo, elencando as quatro categorias no quarto capítulo. Como resultado da nossa investigação constatamos que o Serviço Social se efectiva como sendo uma profissão de intervenção, legitimando-se como um elemento de suporte e aconselhamento, mobilizador, mediador, facilitador e capacitador entre os clientes/famílias e os serviços, constituindo-se assim uma profissão das relações. Constatamos, ainda, que o Assistente Social recorre a métodos e técnicas cientificamente apreendidos no seio académico e às estratégias inovadoras e criativas para decifrar e superar uma sociedade em constante mutação. Verificamos, também, que a prática destas Assistentes Sociais é fortalecida e enriquecida devido à existência de uma prática pluri e interdisciplinar. Além disso, os resultados mostram que existem alguns limites e condições institucionais que fragilizam a autonomia do Assistente Social que advêm da própria organização institucional e da conjuntura actual. Outro aspecto conclusivo é que as entrevistadas não conseguem apresentar com clareza a(s) teoria(s) que a sustenta(m) a sua prática, o que reforça a relação dicotómica entre a teoria e prática instaurada no seio profissional desde os seus primórdios. Concluímos que o Assistente Social depara-se perante um desafio permanente na sua prática profissional.
- O Agrupamento de Escolas Santos Simões como projeto educativo : a construção de uma identidadePublication . Sampaio, Benjamim Paulo da Costa; Fernandes, António SousaCom o presente relatório reflexivo pretende-se descrever a importância do Projeto Educativo de Escola na organização e gestão de um Agrupamento de Escolas, bem como na construção da identidade deste, através da vontade coletiva de uma comunidade educativa. Neste contexto, é importante avaliar a dinâmica de trabalho desenvolvida pela escola no processo de conceção e implementação do Projeto Educativo e o seu contributo para uma progressiva autonomia da escola. Na primeira parte do relatório faço uma breve descrição da minha história de vida, realizando uma reflexão sobre o meu percurso escolar e a minha vida profissional, como docente e como dirigente escolar. Numa segunda parte, analiso a construção, acompanhamento e avaliação do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Santos Simões e a importância deste na construção da identidade do Agrupamento, como instrumento para a sua autonomia. Na conclusão, procedo à referenciação dos contributos que o projeto teve para a criação de uma identidade da escola e, ainda, para a criação de condições para a assinatura de um Contrato de Autonomia com o Ministério de Educação e Ciência que contribuirá para o cumprimento das metas e objetivos estratégicos delineados no Projeto Educativo e para uma efetiva melhoria das aprendizagens dos alunos.
- Agrupamentos de escolas e estruturas de orientação educativa : (in)adequação das estruturas de orientação educativa no 1.º ciclo de um agrupamento do distrito de BragaPublication . Cruz, Marina Lobarinhas de Miranda da; Estêvão, Carlos Alberto VilarNeste relatório reflexivo e teoricamente fundamentado, pretende-se fazer uma reflexão global sobre a atividade desenvolvida de forma participativa, desde 2001 até ao presente, na instalação e evolução de um agrupamento de escolas atípico, com uma extensão territorial considerável e com um grande número de estabelecimentos. Além de uma breve história sobre a evolução do conceito de escola Primária/ 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e das formas de gestão, é dada ênfase aos modelos teóricos organizacionais na atual realidade escolar. Os órgãos de gestão, a sua composição, a sua evolução e os respetivos instrumentos de regulamentação burocrática do agrupamento de escolas, também merecem atenção, atendendo a que são basilares numa organização complexa, constituída por vários atores, como é uma organização escolar. A temática em reflexão é alvo de uma análise contextualizada, sendo caraterizado o agrupamento de escolas enquanto organização desde a sua formação até ao presente. O redimensionamento das estruturas de coordenação e de orientação educativa do 1.º CEB numa base territorial e não, somente, no grupo de docência, na sequência de um contrato de autonomia, é a experiência em análise. Na ótica de quem participa num órgão de gestão, são apontadas as debilidades e os aspetos mais críticos, as principais dificuldades sentidas no terreno, assim como a solução mais adequada para a formação das equipas de docentes com o objetivo de melhorar os indicadores de coesão, participação e trabalho cooperativo na vida escolar. Finalmente, são apontadas outras possibilidades, atendendo à reestruturação dos agrupamentos e à evolução do conceito de autonomia.
- Alunos sobredotados : emergência de um atendimento diferenciadoPublication . Rodrigues, Ângela Fernanda Teixeira; Ponte, Filomena Ermida daGrandes questões se colocam e questionam acerca da verdadeira importância na identificação de crianças sobredotadas. A resposta a esta questão parece residir na convicção de que a identificação é a única forma de proporcionar ao sobredotado um contexto educativo e desenvolvimental adequado às suas características e necessidades. A identificação do sobredotado possibilitará a emergência de um atendimento diferenciado e personalizado, por parte dos diferentes agentes educativos (Hollinger & Kosek, 1985; Mönks, 1997). Integrar um aluno sobredotado numa turma do ensino regular e não lhe prestar um atendimento diferenciado causará, segundo Freeman (1979, 1983, 1991) inúmeros prejuízos. Assim, estes alunos revelam comportamentos indisciplinados, fruto da frequência em aulas repetitivas e pouco estimuladoras, que em nada satisfazem as suas necessidades, curiosidades e interesses. Concomitantemente, poderão revelar um desinteresse crescente face à realidade escolar ou mesmo um padrão de comportamentos conformistas, como que aceitando que não traz qualquer benefício demonstrar a sua diferença. A identificação deverá então ser encarada como o ponto de partida para uma intervenção verdadeiramente eficiente, isto porque de nada serve rotular uma criança, criar expectativas e não intervir. Este estudo tem como objetivo divulgar as perceções sobre a importância da implementação de programas de enriquecimento, como forma de integração deste grupo de crianças, quer na escola quer na sociedade. A amostra em estudo, consta de cerca de 52 participantes, uma equipa multidisciplinar (pais, técnicos e responsáveis pela equipa dos programas de enriquecimento da ANEIS).
- Alunos surdos : as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativosPublication . Castro, Raquel da Silva; Ponte, Filomena Ermida daAs constantes alterações na Lei de Bases do Sistema Educativo e nas políticas e orientações do Ministério da Educação, fundamentadas em projetos de investigação de diversas origens, para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário dos alunos surdos, das quais salientamos o decreto-lei 3/2008, e a elaboração dos programas de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de Português Língua Segunda, consolidam a importância da compreensão das especificidades das crianças e jovens com deficiência auditiva. De acordo com os pressupostos vigentes, a adoção de um modelo educativo bi/multilingue confina em si mesmo a premissa de que a aprendizagem de diversas línguas contribui de forma inequívoca para o desenvolvimento da criança. Assim, entendendo as discrepâncias de percursos escolares destes alunos ou, em alguns casos, o acesso tardio a uma língua e as diferenças estruturantes entre as diversas línguas constantes do percurso escolar do aluno com surdez, nomeadamente a LGP/L1, LP/L2 e LE2/L3, tornase pertinente determinar algumas das dificuldades na aquisição de competências intrínsecas à língua materna (LM) da maioria da população portuguesa, ou seja, o Português. Considerando a riqueza linguística dos textos literários e a estrutura da LGP, e conscientes da necessidade de limitar o campo de investigação, considerou-se necessário contribuir para a perceção das aptidões desses alunos na compreensão de textos narrativos com alguma complexidade ao nível da estrutura e da linguagem, a partir da sua leitura. Desta forma, pretendíamos determinar se estes alunos ativam os mecanismos necessários para a compreensão e apreensão adequada desses conteúdos. Para tal, elaborámos instrumentos constituídos por itens de análise de textos narrativos literários, os quais foram elaborados e selecionados de acordo com as orientações dos programas de português e os ciclos de ensino dos participantes. Assim, concebemos instrumentos para alunos surdos do 2.º e do 3.º ciclo do ensino básico, num total de 22 participantes, com o intuito de determinar a capacidade desses alunos em ativar os procedimentos necessários para a antecipação, dedução ou inferência de conteúdos de umtexto literário, principalmente na perspetiva imaterial e semântica de uma língua. Concluímos que o aluno surdo é capaz de interpretar corretamente elementos paratextuais e, consequentemente, antecipar sentidos sobre um texto. No entanto, denotamos algumas limitações na aceção de vocábulos e expressões semanticamente polivalentes, assim como na descodificação de sentidos implícitos.
- Ambientes virtuais no ensino de sistemas operativos cliente/servidor : um estudo de caso no ensino profissionalPublication . Costa, Edgar Manuel Faria da; Cruz, Sónia Catarina da SilvaNas últimas décadas, a área das Tecnologias de Informação e Comunicação foi a que mais desenvolvimento teve, nomeadamente na sua adoção e utilização nas organizações, e em quase todos os setores da vida humana, que têm procurado a aplicabilidade das novas tecnologias em vários contextos permitindo, assim, uma maior massificação das TIC. Na educação, as TIC passaram a ter um papel capital na evolução do processo ensinoaprendizagem passando a ter uma aceitação indiscutível pelos professores que as procuram introduzir nas suas práticas educativas, independentemente da sua disciplina ou área curricular. Assim, o presente relatório procura relatar as experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo dos últimos anos e a investigação promovida no âmbito da utilização de softwares de virtualização de sistemas operativos em contexto letivo, procurando promover o estudo e o gosto pelas ciências da computação nos alunos e uma resposta às necessidades atuais que os professores têm na aplicação dos conceitos teórico-práticos do currículo das suas disciplinas. No final, procuramos aferir os resultados da introdução deste tipo de práticas na sala de aula e apuramos a riqueza pedagógica envolvida na exploração destes softwares por parte dos alunos permitindo um ensino alicerçado, contínuo e consolidado ao nível teórico e prático com o mercado de trabalho.
- A aplicação da musicoterapia numa criança com Espectro do Autismo : estudo de casoPublication . Azevedo, Juliana Celina Janela de; Miranda, José Carlos deO nosso estudo pretende argumentar a aplicabilidade da Musicoterapia em crianças com Espectro do Autismo, considerando-a como um meio facilitador de socialização e integração e contribuindo para a reabilitação psicossocial destas crianças. Refletindo sobre uma breve visão histórica desta terapia, e ponderando o trabalho de um musicoterapeuta, é nosso objetivo perceber de que forma a Musicoterapia promove o desenvolvimento físico, mental, social e cognitivo nas crianças com Perturbação de Espectro do Autismo. A música, cujo efeito sobre a mente é inegável, e é muito utilizada em técnicas de relaxamento, apresenta a vantagem de ser muito apreciada pelas crianças com perturbação do espectro do autismo e por isso a musicoterapia é uma técnica de aproximação a estas crianças. As experiências musicais que permitem uma participação activa (ver, ouvir, tocar) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons, ela desenvolve acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar, ela trabalha a coordenação motora, o ritmo e a atenção; ao cantar ou imitar sons, ela descobre as suas capacidades e estabelece relações com o ambiente em que vive. A metodologia de investigação utilizada é de natureza qualitativa, e a amostragem de conveniência é composta por uma criança, recorrendo a um estudo de caso, com diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo, a frequentar o Jardim de Infância com idade de 7 anos. Para a obtenção de informações recorremos à aplicação de diferentes técnicas (análise documental, entrevistas, e observação participante) e instrumentos (fichas de anamnese, registo directo) de recolha e análise de dados. Relativamente aos resultados obtidos, estes permitem-nos concluir que a longo prazo, a Musicoterapia desempenha, de facto, um papel activo, facilitador da construção de relações sociais nas crianças com diagnóstico de Perturbações do Espectro do Autismo.
- Apoio domiciliário : resposta educativa para as crianças com NEEPublication . Gomes, Sílvia Julieta Moreira; Ponte, Filomena Ermida daDedicamos este estudo às crianças privadas de ir à escola, uma vez que são portadoras de deficiências profundas. O objetivo principal desta investigação é conhecer a realidade educativa do Apoio Domiciliário como resposta educativa a crianças com NEE (Necessidades Educativas Especiais), passando pelo entendimento das estratégias e metodologias de ensino - aprendizagem que se desenvolve neste formato de apoio. Quisemos avaliar a sobrecarga das cuidadoras, tentando perceber até que ponto, cuidar de uma criança dependente de um adulto, pode ter ou não sobrecarga para os seus cuidadores. Numa primeira parte da nossa investigação procedeu-se à revisão da literatura, repensando questões teóricas-conceituais relativamente ao tema em estudo, referindo-se primordialmente a questões relacionadas com o Apoio Domiciliário. Na segunda parte, realizamos todo o trabalho empírico, com recurso a entrevistas aos seguintes participantes: duas encarregadas de educação, duas professoras de Educação Especial numa Unidade de Apoio Especializada à Multideficiência, uma professora de Educação Especial que leciona Apoio Domiciliário e uma subcoordenadora de Educação Especial. Aplicou-se a escala de sobrecarga de Zarit às encarregadas de educação dos alunos que usufruem de Apoio Domiciliário. A análise dos dados recolhidos possibilitou uma melhor compreensão da temática, tendo em consideração a peculiaridade do contexto. Por fim, apresentamos os resultados e algumas considerações finais tendo em conta toda a parte teórica e a parte empírica do nosso trabalho, fazendo uma articulação entre as diferentes partes da nossa investigação.