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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste relatório reflexivo e teoricamente fundamentado, pretende-se fazer uma
reflexão global sobre a atividade desenvolvida de forma participativa, desde 2001
até ao presente, na instalação e evolução de um agrupamento de escolas atípico,
com uma extensão territorial considerável e com um grande número de
estabelecimentos.
Além de uma breve história sobre a evolução do conceito de escola Primária/
1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e das formas de gestão, é dada ênfase aos
modelos teóricos organizacionais na atual realidade escolar.
Os órgãos de gestão, a sua composição, a sua evolução e os respetivos
instrumentos de regulamentação burocrática do agrupamento de escolas, também
merecem atenção, atendendo a que são basilares numa organização complexa,
constituída por vários atores, como é uma organização escolar.
A temática em reflexão é alvo de uma análise contextualizada, sendo
caraterizado o agrupamento de escolas enquanto organização desde a sua
formação até ao presente.
O redimensionamento das estruturas de coordenação e de orientação
educativa do 1.º CEB numa base territorial e não, somente, no grupo de docência,
na sequência de um contrato de autonomia, é a experiência em análise. Na ótica de quem participa num órgão de gestão, são apontadas as
debilidades e os aspetos mais críticos, as principais dificuldades sentidas no
terreno, assim como a solução mais adequada para a formação das equipas de
docentes com o objetivo de melhorar os indicadores de coesão, participação e
trabalho cooperativo na vida escolar.
Finalmente, são apontadas outras possibilidades, atendendo à reestruturação
dos agrupamentos e à evolução do conceito de autonomia.