Repository logo
 
Publication

Agrupamentos de escolas e estruturas de orientação educativa : (in)adequação das estruturas de orientação educativa no 1.º ciclo de um agrupamento do distrito de Braga

dc.contributor.advisorEstêvão, Carlos Alberto Vilar
dc.contributor.authorCruz, Marina Lobarinhas de Miranda da
dc.date.accessioned2015-09-07T07:37:35Z
dc.date.available2015-09-07T07:37:35Z
dc.date.issued2014-10-30
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractNeste relatório reflexivo e teoricamente fundamentado, pretende-se fazer uma reflexão global sobre a atividade desenvolvida de forma participativa, desde 2001 até ao presente, na instalação e evolução de um agrupamento de escolas atípico, com uma extensão territorial considerável e com um grande número de estabelecimentos. Além de uma breve história sobre a evolução do conceito de escola Primária/ 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e das formas de gestão, é dada ênfase aos modelos teóricos organizacionais na atual realidade escolar. Os órgãos de gestão, a sua composição, a sua evolução e os respetivos instrumentos de regulamentação burocrática do agrupamento de escolas, também merecem atenção, atendendo a que são basilares numa organização complexa, constituída por vários atores, como é uma organização escolar. A temática em reflexão é alvo de uma análise contextualizada, sendo caraterizado o agrupamento de escolas enquanto organização desde a sua formação até ao presente. O redimensionamento das estruturas de coordenação e de orientação educativa do 1.º CEB numa base territorial e não, somente, no grupo de docência, na sequência de um contrato de autonomia, é a experiência em análise. Na ótica de quem participa num órgão de gestão, são apontadas as debilidades e os aspetos mais críticos, as principais dificuldades sentidas no terreno, assim como a solução mais adequada para a formação das equipas de docentes com o objetivo de melhorar os indicadores de coesão, participação e trabalho cooperativo na vida escolar. Finalmente, são apontadas outras possibilidades, atendendo à reestruturação dos agrupamentos e à evolução do conceito de autonomia.por
dc.identifier.tid203018818
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/18156
dc.language.isoporpor
dc.titleAgrupamentos de escolas e estruturas de orientação educativa : (in)adequação das estruturas de orientação educativa no 1.º ciclo de um agrupamento do distrito de Bragapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração e Organização Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203018818.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: