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- O Agrupamento de Escolas Santos Simões como projeto educativo : a construção de uma identidadePublication . Sampaio, Benjamim Paulo da Costa; Fernandes, António SousaCom o presente relatório reflexivo pretende-se descrever a importância do Projeto Educativo de Escola na organização e gestão de um Agrupamento de Escolas, bem como na construção da identidade deste, através da vontade coletiva de uma comunidade educativa. Neste contexto, é importante avaliar a dinâmica de trabalho desenvolvida pela escola no processo de conceção e implementação do Projeto Educativo e o seu contributo para uma progressiva autonomia da escola. Na primeira parte do relatório faço uma breve descrição da minha história de vida, realizando uma reflexão sobre o meu percurso escolar e a minha vida profissional, como docente e como dirigente escolar. Numa segunda parte, analiso a construção, acompanhamento e avaliação do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Santos Simões e a importância deste na construção da identidade do Agrupamento, como instrumento para a sua autonomia. Na conclusão, procedo à referenciação dos contributos que o projeto teve para a criação de uma identidade da escola e, ainda, para a criação de condições para a assinatura de um Contrato de Autonomia com o Ministério de Educação e Ciência que contribuirá para o cumprimento das metas e objetivos estratégicos delineados no Projeto Educativo e para uma efetiva melhoria das aprendizagens dos alunos.
- Professor e gestor intermédio numa escola para todos e cada um : relatório de atividade profissionalPublication . Casalta, Nuno Daniel de Castro e Sousa; Araújo, Joaquim Machado deEste relatório de atividade profissional pretende abordar o papel do docente e do gestor intermédio escolar enquanto agentes educativos que lidam com os problemas inerentes ao objetivo de democratização da escola. Nas últimas décadas, têm sido promovidas diversas iniciativas ao nível do desenvolvimento curricular e ao nível da gestão intermédia. Mas, ao mesmo tempo que procurou democratizar-se, a escola também se massificou e tornou-se mais complexa. Se a maior heterogeneidade sociocultural dos discentes requeria a diferenciação pedagógica e a diversificação curricular, a verdade é que a escola privilegiou a homogeneidade e a uniformidade. A meditação sobre o nosso percurso profissional e a análise do nosso papel enquanto professor e enquanto gestor pedagógico intermédio põe em destaque que o sucesso das políticas educativas, mesmo quando determinadas no centro para serem implementadas pelas periferias, depende também da sua receção e compreensão por parte dos docentes e o do envolvimento destes na sua implementação. Assim, torna-se, evidente que, para a promoção do sucesso educativo dos alunos, é vantajosa a constituição de equipas educativas efetivas, identificadas com a dimensão democratizadora da escola e motivadas para o trabalho em conjunto, a partilha de recursos e a aferição de estratégias de ensino e práticas pedagógicas.
- Educar para o bem em contexto escolar : um novo olhar sobre a unidade letiva 4 : promover a concórdia do 5º anoPublication . Lopes, Isabel Maria Boaventura de Sousa Borges Talefe; Coutinho, Vítor Manuel Leitão; Carvalho, Cristina Sá