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- A utilização da narrativa digital no auxílio da aprendizagem das TIC: um estudo de caso com alunos do 7.º ano de escolaridadePublication . Pinto, Marta Rosendo da Costa; Cruz, Sónia Catarina da SilvaO presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Informática da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Nele pretendemos debruçar-nos sobre o percurso formativo por nós seguido, descrever e analisar a prática docente em contexto de estágio profissional, apresentar a nossa reflexão sobre as experiências de ensino realizadas no âmbito do mestrado e a investigação sobre um tema relevante para a prática profissional. Realizámos um estudo de caso com a participação de 54 alunos do 7.º ano do Ensino Básico no âmbito da disciplina de TIC, numa escola situada em Braga. Estes tinham como missão construir as suas próprias narrativas digitais com recurso a uma das ferramentas Web 2.0 (GoAnimate, Movie Maker e PowToon). Com este estudo pretendíamos perceber as potencialidades das narrativas digitais no ensino e de que forma estas poderiam servir de suporte à aprendizagem em conteúdos relacionados com as TIC. Depois de uma revisão teórica sustentada em múltiplos autores, procedemos à construção de um instrumento de recolha de dados apropriado à nossa pergunta de partida. A fase de recolha de dados foi levada a cabo através de dois inquéritos por questionário, uma grelha de observação e análise documental, no sentido de apurar em que medida a criação de histórias digitais pode potenciar aprendizagens significativas na disciplina de TIC. A análise dos resultados do estudo foi conclusiva e permitiu atentar para diferentes aspetos. Para além de demonstrar que 75,9% dos alunos considerou que a criação de histórias digitais facilitou a aprendizagem dos conteúdos de TIC, revelou que quando utilizada como método de ensino potencia aprendizagens significativas e desenvolve competências gerais e transversais, promovendo o trabalho autónomo e responsável. Constatámos ainda que 85,1% dos alunos considerou a atividade de criação de histórias digitais muito desafiante/desafiante. Esta atividade encoraja os alunos a aprender de forma ativa, colaborativa e significativa, despertando consideravelmente o interesse e promovendo o empenho para a aprendizagem.
- Emigração, o novo desafio da banca : caso MBCPPublication . Magalhães, Cristiana Andreia Silva; Pinto, João Filipe MonteiroA Banca nacional, por força da crise financeira internacional e subsequente crise de dívida soberana, atravessa problemas de liquidez e solvabilidade, o que criou a necessidade de implementar um novo paradigma. A emigração tem vindo a ocupar um lugar de destaque não só em Portugal mas no mundo, tendo-se afirmado como um segmento de mercado com elevado potencial pela sua dimensão mas sobretudo por representar uma fonte de alternativa de financiamento a baixo custo para a banca em Portugal. O “Mercado dos Emigrantes” tem assumido um papel importante no apoio à resolução de problemas de liquidez na banca nacional. O presente trabalho assume especial pertinência pelo momento actual, na medida em que desde 2011 o fluxo de emigração aumentou significativamente, como consequência das medidas de austeridade impostas por FMI, BCE e Comissão Europeia no âmbito do plano de ajuda financeira a Portugal. Desenvolveu-se um estudo de caso, centrado no Millennium BCP, através do qual se pretendeu descrever e interpretar as motivações subjacentes ao novo posicionamento da banca em Portugal face a este mercado. Com o presente trabalho foi possível resposter às três questões, a saber: (i) as principais motivações para a banca investir no mercado dos Emigrantes são a obtenção de liquidez a baixos mais baixos; (ii) este segmento consubstancia-se num importante desafio para a banca Portuguesa pela sua dimensão e localização; e (iii) concluiu-se que a crise financeira de 2007/2008 e a subsequente crise de dívida soberana assumiram um papel preponderante no aumento do número de Emigrantes, bem como das suas transferências para Portugal.
- Ambientes virtuais no ensino de sistemas operativos cliente/servidor : um estudo de caso no ensino profissionalPublication . Costa, Edgar Manuel Faria da; Cruz, Sónia Catarina da SilvaNas últimas décadas, a área das Tecnologias de Informação e Comunicação foi a que mais desenvolvimento teve, nomeadamente na sua adoção e utilização nas organizações, e em quase todos os setores da vida humana, que têm procurado a aplicabilidade das novas tecnologias em vários contextos permitindo, assim, uma maior massificação das TIC. Na educação, as TIC passaram a ter um papel capital na evolução do processo ensinoaprendizagem passando a ter uma aceitação indiscutível pelos professores que as procuram introduzir nas suas práticas educativas, independentemente da sua disciplina ou área curricular. Assim, o presente relatório procura relatar as experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo dos últimos anos e a investigação promovida no âmbito da utilização de softwares de virtualização de sistemas operativos em contexto letivo, procurando promover o estudo e o gosto pelas ciências da computação nos alunos e uma resposta às necessidades atuais que os professores têm na aplicação dos conceitos teórico-práticos do currículo das suas disciplinas. No final, procuramos aferir os resultados da introdução deste tipo de práticas na sala de aula e apuramos a riqueza pedagógica envolvida na exploração destes softwares por parte dos alunos permitindo um ensino alicerçado, contínuo e consolidado ao nível teórico e prático com o mercado de trabalho.
- Contributos para a elaboração do programa da disciplina de classe de conjunto vocal : o caso da Academia de Música de Viana do CasteloPublication . Silva, Isabel Maria Pinheiro da; Monteiro, Pedro Miguel PereiraA prática coral tem sido referenciada por vários autores, de entre os quais Holt, Welch, Braga, Phillips, Leck, como elemento estruturante para a formação do músico nas vertentes cognitiva, social e comportamental. Em Portugal, o Ministério da Educação prevê a sua implementação nos cursos de Iniciação Musical, Curso Básico de Música e Curso Complementar, na disciplina de Classe de Conjunto Vocal. No entanto não define qualquer programa oficial que se apresente como linha orientadora para a sua implementação. No âmbito desta investigação, pretendemos apresentar contributos para a criação de um programa curricular da Classe de Conjunto Vocal, aplicado ao contexto educativo da Academia de Música de Viana do Castelo, de forma a servir como orientação para um ensino estruturado e sequenciado pelos diferentes anos de ensino do Curso Básico. O conhecimento da fisiologia e características da voz, bem como o estabelecimento de conteúdos, objetivos, metodologias e uma lista de repertório, são algumas das matérias abordadas nesta dissertação. Para o efeito foi estudado o estado de arte e efetuadas várias entrevistas junto de professores com experiência no ensino da Classe de Conjunto Vocal em diversas escolas de ensino artístico vocacional.
- Tribal marketing : is there a tribe within the tribe?Publication . Almeida, Bruno Miguel da Silva Botelho; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eThe purpose of this research is to understand if the “consumer tribe” group of researchers have similar characteristics to a “consumer tribe”. It aims also to provide additional conceptual clarity between brand community and consumer tribe concepts. This research uses a mixed method approach composed of two stages. First, it uses a systematic literature review to map out the literature on brand community and consumer tribe, allowing the identification of the characteristics of the researchers involved. Descriptive data was hand collected for all brand community and consumer tribe articles in peer reviewed journals over the last 30 years (67 articles, 158 authors). Second, one model was adopted to help identify the possible existence of a tribe (Silva and Santos, 2012), which uses the data collected in stage one to distinguish the two concepts and identify the presence of a tribe amongst consumer tribe researchers. The findings suggest the existence of a tribe among the consumer tribe researchers leaded by Bernard Cova. This research argues that as a consequence of this tribalisation manifesto made by consumer tribe researchers, and its future of this tribe is at risk. This research topic can end up being included on the umbrella of brand community, being seem only as a different term for a concept that already existed, however with a different name.
- Sintomatologia depressiva e suporte social no idoso : estudo comparativo entre idosos institucionalizadosPublication . Barbosa, Vânia Patrícia Moreira; Costa, Eleonora Cunha Veiga; Trovisqueira, Ana MargaridaA investigação tem mostrado a importância do suporte social na saúde mental nos idosos. Este estudo teve como objetivo estudar a sintomatologia depressiva e a perceção de satisfação com o suporte social em idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo observacional, analítico transversal, com comparação de grupos, desenvolvido numa valência de idosos, situada no distrito de Braga, duma Instituição Particular de Solidariedade Social. A amostra foi constituída por 34 idosos (17 participantes residentes no lar e 17 frequentam o centro de dia). Na avaliação das variáveis em estudo utilizamos a Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 1999), a Escala de Depressão Geriátrica (Barreto, 2003) e um questionário sociodemográfico. Os resultados obtidos evidenciaram a não existência de diferenças significativas entre os grupos ao nível da satisfação com o suporte social bem como na depressão. O estudo sugere que menor satisfação com a intimidade e com as atividades sociais estão associadas à depressão
- Fadiga por compaixão nos profissionais de saúde de hematologiaPublication . Almeida, Liliana Cecília Lopes de; Sá, Luís Octávio de; Charepe, Zaida BorgesFadiga por Compaixão é um Síndrome caraterizado por uma fadiga física e emocional, resultante da compaixão que os profissionais de saúde vivenciam no seu trabalho com pessoas que estão em sofrimento, físico e/ou mental. Pouco conhecida e investigada em Portugal, a Fadiga por Compaixão é muitas vezes difundida como Síndrome de Burnout, o que pode provocar uma compreensão e um tratamento inadequados dos profissionais acometidos por ela, colocando em risco a sua saúde mental. Com a realização deste estudo pretendemos contribuir para a melhoria futura da qualidade de vida profissional nas equipas de saúde de hematologia e melhoria da qualidade dos cuidados e serviços, a nível institucional. Apresentamos os resultados do estudo de Fadiga por Compaixão, utilizando a escala “Professional Quality of life scale” versão 5 (ProQOL 5) da autoria de Beth Stamm traduzida, validada e adaptada à população portuguesa (Carvalho e Sá, 2011), como instrumento para a avaliação do estado de exaustão dos profissionais de saúde. Com este estudo pretendemos responder à seguinte questão: “Existe Fadiga por Compaixão nos profissionais de saúde que exercem funções na especialidade de Hematologia?”. Através de uma amostragem intencional obtivemos uma amostra constituída por 73 profissionais de saúde de diferentes áreas do cuidar, provenientes de três serviços diferentes da especialidade de hematologia, na mesma instituição de saúde. Procedemos a uma análise fatorial e de fiabilidade dos instrumentos (ProQOL5 e GHQ28: Questionário sobre Saúde Geral de Ribeiro e Antunes, 2003 e subescalas) através de uma consistência interna. Realizámos ainda uma correlação bivariada de Pearson com o objetivo de avaliar como estas subescalas se associam entre si, verificando-se que a perceção de saúde está significativamente associada com o nível de Fadiga por Compaixão. Quanto ao estudo da Fadiga por Compaixão verificámos que, comparando os valores médios de Satisfação por Compaixão, Burnout e Stress Traumático Secundário obtidos, com os pontos de corte da referida escala, uma grande percentagem dos profissionais apresenta níveis médios a altos de Satisfação por Compaixão (80%), bem como de Burnout (82%) e de Stress Traumático Secundário (77%), sendo que 34% destes profissionais apresentam níveis elevados de Stress Traumático Secundário. Verificámos que 83% dos médicos da amostra apresentam níveis médios a altos de Fadiga por Compaixão, 58% dos quais com níveis altos. Por sua vez, 75% dos enfermeiros apresentam igualmente níveis médios a altos de Fadiga por Compaixão, 18% dos quais com níveis altos. Relativamente às assistentes operacionais, 72% da amostra apresenta níveis médios a altos de Fadiga por Compaixão, sendo que 44% apresentam níveis altos. Os enfermeiros são o grupo profissional que menos reconhece o seu desgaste profissional face ao sofrimento do doente e o que menos demonstra ter necessidade de colocar atestados, baixas médicas ou até mesmo pedir transferência para outros serviços. No entanto, são o grupo que apresenta níveis mais elevados de Burnout e Stress Traumático Secundário. As assistentes operacionais são o grupo profissional que possui níveis mais preocupantes de Fadiga por Compaixão, uma vez que apresentam níveis de Satisfação por Compaixão baixos, em relação aos restantes profissionais. Os resultados revelam ainda que os profissionais de saúde que exercem funções em apenas um serviço de hematologia apresentam uma maior perceção de desgaste, em comparação com os profissionais que exercem funções em dois serviços ou três serviços de hematologia. Podemos constatar com este estudo que as situações que provocam maior desgaste psicológico e emocional nos profissionais de saúde são a fase terminal e o sofrimento do doente. O conjunto de resultados deste estudo permite-nos confirmar a existência de importantes níveis de Fadiga por Compaixão no contexto de hematologia.
- Reparation to the victim in the European juvenile justice systems: comparative analysis and transfer of best practicesPublication . Matos, Raquel; Ribeiro, Catarina; Cunha, Conceição; Soares, Mónica Catarina; Marques, Sofia