Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-28"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Caraterização sintomática e identificação da fase de agonia numa Unidade de Cuidados Paliativos da Rede Nacional de Cuidados IntegradosPublication . Ortiz, Arturo José Botella; Capelas, Manuel Luís VilaIntrodução: A ausência do reconhecimento da transição para a fase de agonia (FA) irá comprometer a adequação dos cuidados que o doente e a família recebem nesta fase. A baixa qualidade dos cuidados em fim de vida assim como a medicalização da morte, são reportadas com demasiada frequência. Este estudo pretende realizar uma caracterização sintomática dos doentes em FA, assim como avaliar o reconhecimento desta fase pela equipa médica numa Unidade de Cuidados Paliativos (UCP) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Material e Métodos: Estudo descritivo, observacional e longitudinal retrospectivo, com abordagem quantitativa. A população estudada é constituída pelos doentes que estiveram internados numa UCP da RNCCI no ano 2016. Os dados obtidos foram avaliados pela estatística descritiva e analítica com recurso ao software estatístico SPSS versão 24. Resultados: Durante o ano 2016 foram internados 80 doentes UCP, dos quais 52,5% (n=42) do sexo feminino. A média da idade foi 71,3 anos. A maioria dos doentes apresentava doença oncológica de base (n=69, 86,25%). Os sintomas e sinais mais frequentes na FA foram: prostração, dor, farfalheira, agitação, dispneia, desorientação, polipneia, entre outros. Faleceram na UCP 65 doentes (81,25%). Dos doentes que faleceram por progressão da doença de base (n=57), foi identificada a transição para a FA em 38 casos (66,67%). A família foi informada na grande maioria dos casos (n=32, 84,21%). A estatística analítica revelou associação estatisticamente significativa (p=0,016) entre o reconhecimento da FA e a dor. Conclusões: O doente em fim de vida representa um desafio de grande complexidade. O reconhecimento da FA, assim como a experiência na abordagem holística ao doente e à família nesta fase final, são imprescindíveis para garantir cuidados de qualidade.
- Diálogo com a obra de arte : construção de significadosPublication . Peixoto, Maria Emília Oliveira Ribeiro; Palhinha, Maria Helena CardosoA arte como espaço privilegiado de criação, liberdade e fruição, é o lugar por excelência da implementação de novos discursos, novas linguagens, novos códigos e novos significados. Formar e educar pela arte é permitir que cada individuo se encontre consigo, com os outros e com o mundo que o rodeia, mas é também favorecer a sua possibilidade de descobrir as suas potencialidades artísticas e despertar em si mesmo sensibilidades estéticas. Partindo deste pressuposto e acreditando que a arte é um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de perceção, criatividade, reflexão crítica, iniciativa e autonomia, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento integral dos jovens, este estudo desenvolveu-se no sentido de encontrar alguns caminhos que, a par do fazer artístico, se desenvolvam sensibilidades estéticas e se promova a criatividade. As respostas fornecidas pela amostra selecionada permitiram desenvolver uma proposta de mediação artística assente num conjunto de procedimentos, com a finalidade de melhorar uma situação concreta, inovando e estimulando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os dados apurados através dos diferentes instrumentos permitiram-nos concluir que as estratégias de diálogo e contacto com a obra de arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem dos conteúdos relacionados com as artes plásticas, proporcionaram o domínio da sintaxe da linguagem visual, assim como o desenvolvimento do potencial criativo.
- Memória industrial de Riba de Ave: despojos patrimoniais numa paisagem da desindustrializaçãoPublication . Pastor, Mário BrunoO processo de industrialização do Vale do Ave, alicerçado sobretudo numa lógica monossetorial associada à indústria têxtil, teve início com as primeiras algodoeiras a serem fundadas ainda no final da primeira metade do século XIX. Todavia, a primeira têxtil a laborar diretamente sobre o Ave, foi uma lanifícia, montada em Riba de Ave na década de 1870. Essa fábrica inaugural é a génese de um rápido e intensivo processo de industrialização da vila que culminou com a afirmação e expansão da firma Sampaio, Ferreira e Cia. Lda. durante o século XX, projetando, de certo modo, toda a paisagem física e identitária da vila em torno das infraestruturas da fábrica. O acelerado processo de desindustrialização, verificado sobretudo a partir das duas últimas décadas do século, culminou com o encerramento da Sampaio, Ferreira em 2005, rasgando através do território uma vaga de abandono com profundos impactos humanos e patrimoniais.
- As dificuldades de prova nos crimes de corrupção : em especial, a corrupção passiva e ativa e a delação premiadaPublication . Barahona, Ana Margarida Silva; Marques, Pedro Maia Garcia
- O papel das estratégias de comunicação e marketing nas startups tecnológicas portuguesasPublication . Pinho, Andreia Sofia Simões; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoPor via da evolução tecnológica que temos vindo a assistir nos últimos anos, na qual presenciamos uma sociedade rodeada de ecrãs criando ao mesmo tempo um consumidor cada vez mais informado e exigente, a opção de possuir uma presença digital forte manifesta-se como fator necessário à sobrevivência das organizações. Simultaneamente observamos a evolução do ecossistema português de empreendedorismo e consequentemente o dinamismo económico que este proporciona ao país. Deste modo, consideremos os conceitos de startup, empreendedorismo e inovação no que respeita aos desafios comunicacionais. Embora exista cada vez mais aprofundamento nos temas de empreendedorismo, estes têm vindo a ser apresentados maioritariamente à luz das ciências económicas. Neste sentido, visa o presente trabalho de investigação contribuir para a compreensão do ecossistema português de startups de base tecnológica, no que às suas estratégias de Comunicação e Marketing. Adicionalmente, pretende contribuir como modo de apoio para empreendedores que atuem em ambientes semelhantes ao aprofundado Começando por uma revisão de literatura que incidiu na exploração e interligação dos principais conceitos expostos segue-se uma investigação empírica. Escolheram-se duas startups para aprofundar através de entrevistas e grelhas de análise o seu desempenho. De modo a confirmar potenciais tendências ou padrões gerais, avançou-se para a realização de inquéritos por questionário a um conjunto maior de startups representativas desta realidade. Ao longo da investigação será possível compreender a importância da escolha que os canais de comunicação significam para estas empresas. Pretende-se perceber o relevo que uma estratégia no meio onde se encontra o consumidor atual, pode representar estas startups. Através da presente investigação concluímos que cada vez mais o meio digital surge como meio preferencial destas empresas, devido à rapidez, alcance e baixo custo.
- Institutos premiais no Direito Penal PortuguêsPublication . Brandão, Ana Rita Correia; Silva, Germano Marques da