Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Inovação na sala de aula : o uso das TIC's como estratégia no processo de ensino aprendizagem nas universidades : um estudo de caso em uma Universidade MaranhensePublication . Coelho, Fernando Miguel Teixeira da Silva; Estêvão, Carlos Alberto VilarO padrão de comportamento do ser humano vem sendo modificado ao longo do tempo e a nossa preferência, costume e hábitos estão aos poucos se adaptando frente aos novos estímulos que recebemos. Nossa economia, sociedade e cultura foram alteradas frente ao que o teórico Manuel Castell chama de TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação. Com este “novo” padrão cibercultural, a sociedade coloca o conhecimento em posição de destaque como recurso de valor e poder, modificando a maneira como se trabalha e estuda. Passamos então de um tradicional modelo taylorista, típico da sociedade industrial, para um modelo colaborativo e participativo. Por essa perspectiva, é capaz então de levar-se a tecnologia para dentro da sala de aula, em todos os seus níveis e mais especialmente no ensino superior, permitindo que as TIC’s sejam um eficiente suporte à atividade docente corroborando com o processo de ensino aprendizagem. Este estudo foi realizado em uma universidade privada brasileira, no estado do Maranhão, cidade de São Luís, no Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na disciplina de Mídias Digitais. A amostra correspondeu a 30% do universo, totalizando 23 discentes da disciplina impactada com o uso das TIC’s, selecionados de forma aleatória, por meio de sorteio na plataforma digital “sorteador.com” para evitar tendenciamento das respostas. A entrevista foi utilizada para a obtenção de informações qualitativas e detalhadas acerca do que o grupo de estudo sabia, esperava, sentia e desejava com o uso das TIC’s em sala de aula pelos professores, almejando elucidar o resultado desta ação no processo de ensino aprendizado. A pesquisa revelou que a interação com as tecnologias dentro de sala de aula permite aos alunos e professores um melhor aproveitamento do tempo e conteúdo, uma vez que as aulas tornam-se mais instigantes e dinâmicas, fazendo também com que o aluno seja parte ativa do processo de construção e não apenas um mero receptor. Vale aqui também um recorte reflexivo peculiar, a sala de aula não é mais o único ambiente de compartilhamento de saber; outros ambientes, agora virtuais, também passam a compor este cenário de aprendizagem
- Violência e indisciplina : análise das estratégias utilizadas pelo corpo docente de uma escola de Belo Horizonte : MGPublication . Alves, Carla Márcia de Lacerda; Estêvão, Carlos Alberto VilarEste trabalho tem como objetivo discutir a violência e a indisciplina nas escolas, através da reflexão das teorias desenvolvidas por Abramovay, Derbabieux, Estrela, Spósito, dentre outros autores que perpassam o tema. Parte da identificação de que há uma necessidade de se discutir a gestão de conflitos no ambiente escolar, buscando problematizar a relação entre os sujeitos e o papel da escola na formação de cidadãos, tendo como base os preceitos pedagógicos de Paulo Freire. Pretende, assim, a partir das discussões apresentadas e da análise dos dados coletados em uma escola de Belo Horizonte, onde a questão da violência é latente no cotidiano estudantil, perceber de que forma é possível enfrentar os desafios no exercício do ensino e problematizar os meios para se alcançar melhores resultados no processo de ensino-aprendizado. Percebe-se que a violência no âmbito escolar pode ser compreendida como um fenômeno relacionado ao contexto social, cultural e histórico dos sujeitos envolvidos. Assim, é possível analisar, a partir das manifestações que ocorrem dentro de uma instituição, por meio da reflexão, possíveis maneiras de abordar solução para dirimir a violência escolar. A partir do entendimento de como se organiza a instituição escolar e os diversos fatores que afetam as relações no cotidiano, tanto interna quanto externamente, é possível discutir a preparação dos agentes institucionais para lidar com as adversidades e refletir sobre as possíveis maneiras de modificar o cenário encontrado atualmente. Dessa forma, tendo a violência nas escolas se tornado cada vez mais frequente, é possível compreendê-la como consequência do momento histórico-social no qual estamos inseridos. Nesse sentido, após ampla pesquisa bibliográfica, foi possível identificar a realidade escolar, a partir de um estudo de caso, analisando o envolvimento dos alunos com a escola e relacionando com a prática de atitudes violentas, pelo olhar dos agentes institucionais.
- A formação do professor reflexivo a partir da metodologia webquest : um estudo com alunos de graduação em direito da Faculdade Machado de Assis : Imperatriz : BrasilPublication . Cavalcanti, Abraão de Oliveira; Estevão, Carlos Alberto VilarTratou-se no presente trabalho de práticas reflexivas e críticas de ensino auxiliadas pela metodologia WebQuest. A literatura diz que esta estratégia de ensino visa uma aprendizagem ativa e colaborativa. Assim, procurou-se estudá-la em conexão com as três formas de reflexões catalogadas em vasta bibliografia, quais sejam, as reflexões individual, coletiva e crítica. Bem como, também, mediante sua aplicabilidade na construção de imagens organizacionais idealizadas por Estevão (2004). Desta feita, a investigação que se propôs nesta dissertação têm dois escopos, a saber, se a metodologia WebQuest é uma estratégia pedagógica capaz de auxiliar o professor numa prática reflexiva e crítica de ensino no curso de graduação em direito da faculdade privada Machado de Assis, município de Imperatriz, Maranhão, Brasil; e, se é possível promover uma imagem de escola cidadã à faculdade através de um ensino reflexivo e crítico mediado pela metodologia WebQuest. Para alcançar as respostas necessárias, adotou-se uma pesquisa de campo, exploratória, qualitativa, quantitativa, e com um plano de coleta de dados, no qual foi utilizado três técnicas, a observação, o questionário e a entrevista. Os resultados encontrados ao final indicaram que, a WebQuest foi apta a auxiliar o professor num processo de ensino ativo e colaborativo; através da metodologia foi possível atingir todas formas de reflexões, quais sejam, individual, coletiva e crítica; e que o professor, ao trabalhar a metodologia de ensino de forma reflexiva e crítica, não conseguiu promover uma imagem de escola cidadã à faculdade. Assim, verificou-se a necessidade de que os estudos avencem, para que sejam trazidas maiores informações a comunidade acadêmica e científico sobre a metodologia WebQuest.