FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo"
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- Avaliação do instrumento Consumer Styles Inventory no contexto português : os estilos de tomada de decisão dos consumidoresPublication . Araújo, Ricardo Manuel Marinho; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboO interesse nos mercados e na forma como os indivíduos se comportam como consumidores de produtos e serviços tem aumentado. Desta forma a psicologia do consumo procura entender o porquê e como os indivíduos ou grupos se envolvem em actividades de consumo e como estas os afectam. Foca-se nos processos cognitivos e nos comportamentos que ocorrem quando os indivíduos compram ou usam produtos e serviços. Sendo uma área interdisciplinar, combina teorias e métodos de investigação de áreas como a Psicologia, Marketing, Publicidade, Economia, Sociologia e Antropologia tornando-se importante o estudo do comportamento dos consumidores, mais concretamente os seus estilos de tomada de decisão, pelo facto de desempenharem um papel fundamental na sua vida. Estes estilos podem ser mensurados através do Consumers Styles Inventory (CSI), instrumento desenvolvido por Sproles e Kendall (1986) para identificar o estilo de tomada de decisão do consumidor contendo oito estilos de decisão: Consumidor Perfeccionista ou Consciente da Qualidade; Consumidor Consciente da Marca e do Preço Justo pela Qualidade; Consumidor Orientado pela Moda e pela Novidade; Consumidor Recreativo e Hedonista; Consumidor Consciente do Preço e do Valor; Consumidor Impulsivo e Descuidado; Consumidor Confuso; Consumidor Habitual e Leal à Marca. Assim, o estudo visa a adaptação do Consumers Styles Inventory no contexto português, baseado numa amostra com 229 participantes entre os 16 e 79 anos. Tendo sido confirmados seis dos oito factores propostos no estudo original, capazes de explicar 56,54% da variância. A análise destes estilos fornece aos profissionais interessados no estudo do comportamento do consumidor as orientações e padrões dos consumidores no momento da compra, podendo auxiliar os consumidores a compreenderem o seu estilo de compra e a permitir que façam decisões melhores. Do ponto de vista organizacional a informação obtida sobre estes estilos pode auxiliar na segmentação de mercado, colaborando na identificação e na criação de perfis de consumidores distintos. Estes estilos de consumo podem ainda ser utilizados, particularmente pelas organizações multinacionais, na concepção de mensagens publicitárias e no tipo de comunicação utilizada em diferentes países/culturas.
- Centralidade do trabalho e clima organizacional : estudo exploratórioPublication . Silva, Joel Vítor Henriques da; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboO presente estudo tem como objetivo geral compreender o impacto da Centralidade do Trabalho e das variáveis sociodemográficas no Clima Organizacional. Para o efeito, os dados foram recolhidos através de uma plataforma online, entre outubro de 2016 e março de 2017, a amostra é de 143 sujeitos, maioritariamente portugueses. Foram aplicadas duas escalas: Escala de clima social no trabalho (Moos & Insel, 1974) traduzida e adaptada para a população portuguesa (Lobo & Fernandez, 2001), tendo sido aplicados apenas os itens correspondentes às subescalas implicação, coesão, clareza e comodidade e a Escala de Centralidade de Trabalho (Lobo, Gonçalves & Tavares, 2016), composta por duas dimensões (funcional e afetiva). Os resultados revelam que a centralidade é mais elevada nos homens, foram encontradas diferenças marginalmente significativas entre os grupos no que toca à centralidade funcional (F(3) =2.269,p=.053) sendo que os indivíduos com a idade superior aos 46 anos regista um valor mais elevado em relação à centralidade funcional (M=9,DP=3.307) e os sujeitos até aos 25 anos apresentam valores mais baixos (M=7.171,DP=2.985). Relativamente à centralidade afetiva não foi encontrada uma correlação significativa (p>.05). Esta investigação permite-nos repensar as estratégias de intervenção nas organizações com os grupos profissionais mais idosos e, identificar os motivos das diferenças de género.
- Centralidade no trabalho e a sua relação com a liderança pró-ativa na classe trabalhadoraPublication . Machado, Ana Sofia Gonçalves; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboO trabalho é cada vez mais considerado como o aspeto principal na vida do sujeito, podendo muitas vezes tomar proporções inimagináveis colocando até o seu bem-estar em causa. Com o aumento de ambientes cada vez mais desafiadores, vemos a inovação e como uma alternativa para a incrementação da eficácia dentro das organizações, constituindo um elemento critico para proporcionar as suas competitividades. Deste modo, esta investigação tem como principal objetivo perceber de que forma se pode relacionar a centralidade no trabalho, ou seja, as crenças individuais em relação ao grau de importância que o trabalho desempenha na vida com a liderança pró-ativa, considerada como um fenómeno social, uma influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo de comunicação humana, para a consecução de um ou mais objetivos específicos. É a chave para a eficácia organizacional. A revisão bibliográfica foi desenvolvida com base em artigos científicos de repositórios nacionais e internacionais de livre acesso, bem como em livros relacionados com a temática. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa, sendo a população os trabalhadores a nível nacional que desempenhavam uma atividade profissional de momento, sendo utilizado um processo de amostragem não probabilístico. Para a coleta dos dados, foram utilizados três instrumentos fundamentais para esta investigação sendo eles, o Questionário Sociodemográfico; a Escala de Liderança Proativa (De Cremer, 2015, Tradução e Adaptação de Lobo F. & Lobo M., 2015); e a Escala De Centralidade Do Trabalho (Lobo, Ferreira, Dias, Ferreira, Martins, Moreira & Peixoto, 2013). O processo de recolha de dados ainda se encontra em desenvolvimento. Para a sucessiva análise dos dados, recorreu-se ao programa estatístico SPPS, versão 21. Os resultados obtidos não evidenciaram relações estatisticamente significativas entre a Liderança Proativa e a Centralidade. Tais dados podem evidenciar a necessidade de existência de estudos futuros.
- Comunicação desejada e segurança psicológica dos médicos em contexto de trabalhoPublication . Meneses, Ana Rita Ferreira de Sousa; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboA comunicação e segurança psicológica no contexto hospitalar tem sido uma temática pouco abordada a nível da investigação em Portugal, nomeadamente por ser uma população de difícil acesso do ponto de vista da recolha de dados. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a comunicação desejada no que concerne à profissão dos médicos, bem como a segurança psicológica dos mesmos. Utilizaram-se dois instrumentos para a recolha dos dados acima referidos: o questionário da Associação de Comunicação Internacional (Goldhaber, Porter, & Yates, 1977) modificado por Hargie e Tourish (2009) e adaptado para a população portuguesa por Lobo e Hargie (2018) e um questionário de Edmondson (1999), igualmente adaptado à população portuguesa. O estudo foi realizado através do Efeito de Bola de Neve, com uma amostra não probabilística constituída por médicos de diversas especialidades a trabalhar em Portugal. A amostra é composta por 122 médicos do Norte e Centro de Portugal. Os resultados revelam que a informação desejada varia em função do género e da idade; ao avaliar as variáveis sexo e idade em função da segurança psicológica, os resultados permitem perceber que não existem diferenças estatisticamente significativas; relativamente aos fatores da comunicação que influenciam a segurança psicológica, o modelo explica 15.6% da segurança psicológica.
- Comunicação expressa e segurança psicológica numa amostra de médicos portuguesesPublication . Gonçalves, Ângela Cláudia Vilaça; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboTem persistido uma insuficiência na investigação sobre o papel da comunicação organizacional no contexto hospitalar em geral e em Portugal em particular. Uma das razões para isso tem sido a falta de instrumentos de medição adequados. Esta investigação tem como objetivo explorar o papel da comunicação expressa e da segurança psicológica nos médicos em ambiente hospitalar. A transmissão de informações, propostas, ideias ou preocupações das chefias aos trabalhadores são avaliadas por instrumentos como o ICA Audit Survey (International Communication Association) (Lobo & Hargie, 2018) e a Segurança Psicológica (Edmonson, 1999). Os questionários foram adaptados à população portuguesa, integrando itens comunicacionais relacionados com a Informação que envio agora e a Informação que preciso de enviar. Estes foram baseados em instrumentos previamente validados no Reino Unido e nos EUA, e foram adaptados ao contexto português através de um processo de translação-retroversão, mantendo a estrutura e o número de itens. Os dados foram recolhidos em hospitais e centros de saúde selecionados aleatoriamente nos distritos de Braga, Barcelos e Lisboa. Obteve-se um total de 122 respostas válidas. A segurança psicológica prediz 7% da comunicação expressa; na informação que preciso de enviar em função da idade, existem diferenças estatisticamente significativas, entre os 25 e os 40 anos há uma maior necessidade de enviar informação; na informação que recebo agora consoante o género e a idade, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas; também na segurança psicológica os resultados não foram estatisticamente significativos.
- Experiências de recuperação e satisfação na atividade laboral em contexto hospitalarPublication . Alves, Diana Rita Brito; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboConstitui objeto deste estudo compreender e explicar se os trabalhadores que recorrerem a experiências de recuperação se sentem mais satisfeitos na esfera laboral e se trabalhadores satisfeitos recorrem a experiências de recuperação. Foram utilizados dois instrumentos: Recovery Experiences Questionnaire (Sonnentag & Fritz, 2007) adaptado para a população portuguesa (Lobo & Pinheiro, 2012), configurada por quatro subescalas – Relaxamento; Procura de Desafios; Afastamento Psicológico e Controlo -, e o Cuestionario de Satisfacción (Mélia & Peiró, 1998), igualmente adaptado para a população portuguesa (Ferreira, Fernandes, Santos, & Peiró, 2010), tendo sido aplicadas três dimensões – Satisfação com a supervisão; Satisfação com o ambiente físico e Satisfação com os benefícios. Nesta investigação participaram 214 colaboradores do Hospital de Braga. Posteriormente, a base de dados inicial foi reformulada, dando origem a uma nova base dados apenas com médicos e enfermeiros. Através das análises realizadas concluiu-se que sujeitos que não recorrem a experiências de recuperação sentem-se insatisfeitos na esfera laboral e sujeitos satisfeitos na esfera laboral recorrem a experiências de recuperação.
- Liderança pró-ativa e centralidade do trabalho na população portuguesaPublication . Esteves, Filipa Tendeiro; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboA liderança assume um papel preponderante nas organizações, sendo uma fonte de inspiração, responsável por capacitar os colaboradores a comprometerem-se com objetivos organizacionais, e a superarem desafios. A liderança arroga um papel fundamental na administração, responsável pelo sucesso ou fracasso da organização. O trabalho é uma questão amplamente discutida devido às diversas transformações que têm ocorrido: aumento da carga horária, competitividade, excesso de tarefas, entre outras variáveis. Deste modo, torna-se fundamental estudar o constructo centralidade do trabalho e o significado ou importância que o colaborador atribui à sua ocupação laboral. A presente investigação tem como objetivo geral verificar se existe uma relação significativa entre liderança pró-ativa e centralidade do trabalho. Torna-se pertinente explorar os estilos clássicos de liderança praticados nas organizações, focando essencialmente no constructo de liderança pró-ativa. O estudo foi efetuado com uma amostra de 143 trabalhadores integrantes da população ativa portuguesa, através da Escala de Centralidade do Trabalho e a Escala de Liderança Pró-ativa adaptada para a população portuguesa e um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados em SPSS, versão 21 e os resultados indicam que existe relação entre liderança e centralidade, embora esta não seja estatisticamente significativa. Verificou-se a existência de relações estatisticamente significativas entre a liderança e as emoções; e entre funcionalidade e remuneração. O mesmo não se verificou com as variáveis género e número de filhos.
- A liderança proactiva e a satisfação laboral na população portuguesaPublication . Correia, Eva Oliveira; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboO presente estudo tem como objetivo geral compreender de que modo a prática de uma liderança proactiva nas organizações pode afetar e contribuir significativamente para a satisfação em relação ao trabalho. A revisão bibliográfica foi desenvolvida com base em artigos científicos de repositórios nacionais e internacionais de livre acesso. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, sendo a amostra composta por 143 trabalhadores nacionais. Este estudo também contou com um processo de amostragem não probabilístico. Foram utilizados três instrumentos: um questionário sociodemográfico; a escala de liderança proativa (De Cremer, 2015; tradução e adaptação de Lobo & Lobo, 2015); e a escala de satisfação laboral (S20/23), desenvolvida por Meliá e Peiró (1989), traduzida e validada para a população portuguesa por Pocinho e Garcia (2008). Para a sucessiva análise dos dados, recorreu-se ao programa estatístico SPPS, versão 22. Os resultados permitiram concluir que, existe uma correlação estatisticamente significativa entre a liderança proativa e a satisfação laboral. Uma das limitações apresentadas prende-se com a recolha da amostra via online, na qual alguns trabalhadores não têm acesso. Como sugestão futura, realça-se a necessidade de estudar novamente esta temática, uma vez que é pouco explorada na literatura científica.
- Liderança proativa e satisfação laboral : estudo exploratórioPublication . Fernandes, Sara Catarina da Costa; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboO papel dos líderes, nos dias de hoje, é bastante diferente quando comparado com o que encontramos em anos transatos, atualmente afirma-se que o sucesso e a eficácia das organizações são sujeitos aos estilos de liderança que são aplicados pelos diferentes líderes, os líderes eficazes têm a aptidão de modelar e minimizar as perceções políticas das organizações, aumentando assim a satisfação do trabalhador no seu posto de trabalho, o que torna cada vez mais pertinente o estudo destes construtos. O presente estudo tem como objetivo perceber de que forma a liderança proactiva pode afetar a satisfação dos trabalhadores. A revisão bibliográfica foi realizada através da consulta de artigos científicos de repositórios nacionais e internacionais de acesso livre. Na recolha dos dados foram utilizados três instrumentos, o Questionário Sociodemográfico, a Escala de Liderança Proativa e o Questionário de Satisfação Laboral (S20/23). Este estudo é de natureza quantitativa, realizado com uma amostra de 143 trabalhadores ativos no momento da recolha, e os dados analisados através do SPSS, versão 22, os resultados permitiram compreender que existe uma correlação estatisticamente significativa entre as dimensões da liderança proativa e a satisfação laboral.
- Relatório de estágioPublication . Peixoto, Ana Isabel Ferreira; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular integrado no Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de descrever as atividades desenvolvidas no período de Outubro de 2014 a Junho de 2015, registando um total de 694 horas. O estágio foi realizado na empresa de transporte coletivo de passageiros Transportes Urbanos de Braga/Empresa Municipal (TUB/EM), tendo sido integrado no departamento de Recursos Humanos. O trabalho está dividido em três capítulos, sendo o primeiro referente à apresentação e descrição da organização, o segundo é relativo à importância do Psicólogo do Trabalho e das Organização e uma observação assistemática do contexto de estágio, e o terceiro capítulo compreende a descrição das atividades desempenhadas e sua fundamentação teórica.