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- Comunicação e marketing em saúde : o caso GigaPublication . Pereira, Carolina Maria Netto de Almeida Alves; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesAs estratégias de comunicação e marketing têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas pequenas, médias e grandes empresas independentemente do seu core business, e os serviços de saúde não são excepção. Derivando de todos os processos de transformação no mundo da saúde, não só o público interno das instituições hospitalares se reajusta às actuais mudanças, como o público utente carece de novas necessidades face aos profissionais de saúde e condições físicas ao seu dispor. Assim, é de salientar a importância de factores essenciais no segmento da saúde que se prendem fortemente com a satisfação e qualidade percebida para o utente, como se tem vindo a revelar a utilidade de uma comunicação eficaz e eficiente, abrangendo todo o público utente; o carácter do atendimento na recepção e entidades envolvidas; a particularidade da relação médico-utente, como todo o processo de tratamento e percepção de termos técnicos de patologias, e finalmente, um acompanhamento dedicado e regular de toda a evolução do caso clínico. Obviamente, todas estas questões nos remetem para a ‘humanização’ nas unidades de saúde e para o aumento cada vez mais forte da sua importância por parte do público utente, enquanto utilizador dos serviços de saúde. Nos últimos anos, o consumidor tem sido valorizado pelas empresas, enquanto pessoa e ser humano, com sentimentos, ao invés de um comprador em massa na sociedade. Assim, as estratégias de marketing caminham numa direcção mais focada no consumidor enquanto ser humano com mente, coração e espírito. Neste sentido, os valores que movem o novo marketing 3.0 vêm de encontro a determinados pontos nos serviços de saúde – que podem vir a beneficiar desta nova Era do marketing e comunicação crescente na sociedade do século XXI.
- Avaliação do instrumento Consumer Styles Inventory no contexto português : os estilos de tomada de decisão dos consumidoresPublication . Araújo, Ricardo Manuel Marinho; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboO interesse nos mercados e na forma como os indivíduos se comportam como consumidores de produtos e serviços tem aumentado. Desta forma a psicologia do consumo procura entender o porquê e como os indivíduos ou grupos se envolvem em actividades de consumo e como estas os afectam. Foca-se nos processos cognitivos e nos comportamentos que ocorrem quando os indivíduos compram ou usam produtos e serviços. Sendo uma área interdisciplinar, combina teorias e métodos de investigação de áreas como a Psicologia, Marketing, Publicidade, Economia, Sociologia e Antropologia tornando-se importante o estudo do comportamento dos consumidores, mais concretamente os seus estilos de tomada de decisão, pelo facto de desempenharem um papel fundamental na sua vida. Estes estilos podem ser mensurados através do Consumers Styles Inventory (CSI), instrumento desenvolvido por Sproles e Kendall (1986) para identificar o estilo de tomada de decisão do consumidor contendo oito estilos de decisão: Consumidor Perfeccionista ou Consciente da Qualidade; Consumidor Consciente da Marca e do Preço Justo pela Qualidade; Consumidor Orientado pela Moda e pela Novidade; Consumidor Recreativo e Hedonista; Consumidor Consciente do Preço e do Valor; Consumidor Impulsivo e Descuidado; Consumidor Confuso; Consumidor Habitual e Leal à Marca. Assim, o estudo visa a adaptação do Consumers Styles Inventory no contexto português, baseado numa amostra com 229 participantes entre os 16 e 79 anos. Tendo sido confirmados seis dos oito factores propostos no estudo original, capazes de explicar 56,54% da variância. A análise destes estilos fornece aos profissionais interessados no estudo do comportamento do consumidor as orientações e padrões dos consumidores no momento da compra, podendo auxiliar os consumidores a compreenderem o seu estilo de compra e a permitir que façam decisões melhores. Do ponto de vista organizacional a informação obtida sobre estes estilos pode auxiliar na segmentação de mercado, colaborando na identificação e na criação de perfis de consumidores distintos. Estes estilos de consumo podem ainda ser utilizados, particularmente pelas organizações multinacionais, na concepção de mensagens publicitárias e no tipo de comunicação utilizada em diferentes países/culturas.
- Proibição da reformatio in pejus : perspectiva processual penal e contra-ordenacionalPublication . Lindeza, Tânia Helena Tavares; Silva, Germano Marques da
- A reposição do equilíbrio financeiro nos contratos administrativos : em especial, no contrato de empreitada de obras públicasPublication . Silva, Luísa Gabriela Vaz Arez Monteiro da; Almeida, Mário António de Sousa Aroso de
- Dissolução de sociedades por quotas com sócio ausentePublication . Silva, Inês Filipa João da; Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta e