IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- Alinhar a empresa de comercialização e distribuição GPL engarrafado com o cliente face às novas envolventes contextual e transacionalPublication . Barros, Francisco Aurindo Abrantes; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaÉ objetivo deste estudo alinhar a empresa às novas envolventes, assegurando a sua viabilidade económica.Tornou-se necessária a caracterização do meio em que a microempresa opera sob diversas perspetivas, tais como: meio ambiente, tipo de mercado, evolução demográfica, políticas e fiscalidade para o setor energético. Foi realizado um estudo quantitativo exploratório e não probabilístico por forma a conhecer a relação entre a lealdade do cliente ao seu fornecedor face à marca de gás engarrafado e à satisfação do cliente. Concluiu-se que de facto existe relação entre a imagem da marca de gás engarrafado e a lealdade do cliente, por outro lado concluiu-se que parcialmente a satisfação do cliente é fator determinante na lealdade do cliente, é exemplo o fator "tangibilidade" que não é relevante na área geográfica deste estudo. Os fatores "capacidade de resposta" e "competências do fornecedor", associados à dimensão "satisfação do cliente", são fatores positivamente relacionados com a "lealdade do cliente". Baseado no estudo desenvolvido, revisão da literatura e através de uma análise SWOT, identificando os pontos fracos e fortes da microempresa, revelando oportunidades e ameaças para a sua atividade, definiu-se a política, estratégia comercial e marketing a adotar face a tal caracterização.
- Burnout no trabalho por turnos : estudo realizado numa empresa do setor industrial têxtilPublication . Henriques, Ana Solange Santos; Ribeiro, Célia dos PrazeresA organização do trabalho por turnos, quando envolve a realização de trabalho noturno e em períodos socialmente valorizados, pode representar dificuldades acrescidas de ajustamento fisiológico, psicológico e social para o colaborador. A síndrome de burnout é um fenómeno que resulta de uma tensão emocional crónica, experienciada por profissionais cujo trabalho envolve o relacionamento intenso e frequente com pessoas. O objetivo deste estudo foi conhecer a relação entre stress/burnout e o trabalhado por turnos em 184 colaboradores de uma empresa do setor industrial têxtil localizada na zona centro do país, com idades compreendidas entre os 19 anos e os 60 anos. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa, o Copenhagen Burnout Inventory (CBI-PT) e um questionário sociodemográfico para investigar variáveis pessoais e profissionais. Apesar de não se confirmar uma relação significativa entre o trabalho por turnos e o burnout, os valores encontrados evidenciam a existência de níveis moderados.
- Burnout nos enfermeiros a exercer no setor público e no setor privado, em contexto de pandemia por COVID-19Publication . Faustino, Rita Isabel Antunes; Passos, Clotilde Maria PaulinoEnquadramento: A pandemia por COVID-19 despoletou uma imensa carga psicológica aos enfermeiros devido a uma combinação de fatores de stress no local de trabalho e medos pessoais. A saúde deve ser uma prioridade e as estratégias de prevenção e intervenção de saúde mental devem ser promovidas para melhorar a saúde, produtividade e a eficiência destes profissionais, com reflexos diretos nos cuidados prestados aos doentes. Objetivos: Avaliar o nível de burnout em enfermeiros a exercer no setor público e no setor privado, em contexto de pandemia por COVID-19; identificar as variáveis sociodemográficas e profissionais que se associam com o burnout em enfermeiros a exercer no setor público e no setor privado, em contexto de pandemia por COVID-19. Métodos: Investigação quantitativa, descritiva, transversal e correlacional, realizada face a uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por 308 membros da Ordem dos Enfermeiros portugueses em exercício profissional ativo, primordialmente do género feminino (93,5%), com uma média de idades de 40,13±9,77anos. Para tal utilizou-se o Questionário de Copenhagen Burnout Inventory – PT(CBI - PT), disponibilizado para recolha de dados através da plataforma Google Forms. Resultados: Constatou-se que existe um elevado nível de burnout pessoal e burnout no trabalho quer no setor público, quer no setor privado. O nível de burnout é mais elevado nos inquiridos do setor público nas 3 dimensões. A idade revelou ser a variável sociodemográfica com relevância estatisticamente significativa com o nível de burnout. Das variáveis profissionais as que apresentam uma relevância estatisticamente significativa com o nível de burnout foram a função exercida, o setor, o tempo de exercício da profissão e a especialização. Os enfermeiros na faixa etária dos 41-50anosapresentam um nível mais elevado nas três dimensões do burnout. Obteve-se um nível de burnout mais elevado nos participantes com 36-40 anos de profissão nas três dimensões do burnout; um nível de burnout mais elevado nos enfermeiros da especialidade de Saúde Mental e Psiquiátrica nas dimensões burnout trabalho e burnout relacionado com o cliente. Os enfermeiros que exercem na área de Saúde Materna e Obstétrica apresentam um nível mais elevado de burnout na dimensão burnout pessoal.
- Capital intelectual nas organizações : estudo realizado na região norte de PortugalPublication . Oliveira, Filipe André Morais; Ribeiro, Célia dos PrazeresNo atual contexto competitivo e em constante mudança, a falta de autonomia e valorização dos colaboradores, as centralizações do poder são caraterísticas que impedem o desenvolvimento pessoal e organizacional. Nesse sentido, o objetivo geral desta investigação foi conhecer, através da opinião dos colaboradores, a importância do capital intelectual nas organizações onde estão inseridos. Foi realizado um estudo de caráter quantitativo, transversal e do tipo descritivo-correlacional, constituído por uma amostra composta por 148 participantes pertencentes a 21 organizações com diferentes dimensões e setores de atividade. Foi aplicado um questionário, adaptado de Gracioli (2005), onde a primeira parte é destinada aos dados pessoais e a segunda parte ao capital intelectual dividido em três dimensões: capital estrutural, capital humano e capital relacional. Os dados obtidos permitem concluir que as dimensões referidas apresentam relações significativas entre si e contribuem positivamente para a perceção dos colaboradores sobre o capital intelectual. Em suma, tanto em termos teóricos como empíricos, verifica-se que estas três dimensões têm um contributo significativo nas organizações, dado que são essenciais para o sucesso das mesmas e para a realização profissional dos seus colaboradores. Foi possível identificar os pontos fortes (pouca rotatividade, boa relação com os diversos stakeholders, entre outos) e fracos (pouca autonomia, comunicação interna frágil, entre outros), em que a vantagem competitiva pode ser obtida através da melhoria dos pontos fracos, por forma a enfrentar os desafios futuros.
- O contributo das competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalhoPublication . Almeida, Tânia Daniela Ferreira de; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaAs organizações têm passado por constantes alterações, quer para fazer face à concorrência, quer para dar resposta a questões legais. Ultimamente, mais transversal a todas as organizações foram as alterações exigidas devido à COVID-19, o que levou à colocação de colaboradores na modalidade de teletrabalho. Assim, o presente trabalho tem como principais objetivos, por um lado, conhecer as competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalho e, por outro, identificar de que forma as competências emocionais se relacionam com a resistência à mudança organizacional. Procedeu-se a um estudo de caráter descritivo e correlacional, através dos métodos de investigação quantitativa. A amostra é constituída por 115 trabalhadores oriundos de diferentes empresas situadas no distrito de Viseu, que por consequência da pandemia da COVID-19 passaram a trabalhar na modalidade teletrabalho. Para a recolha dos dados, o instrumento utilizado é constituído pelo questionário de competência emocional (Taksic, 2000), adaptado à população portuguesa por Santos e Faria (2005), e a questionário de resistência à mudança (Oreg, 2003), adaptado à população portuguesa no presente estudo. Os resultados permitiram verificar a existência de correlação entre a dimensão rigidez cognitiva e as competências emocionais, não tendo sido encontrada relação entres as outras variáveis. Também foi possível concluir que as competências emocionais não têm influência nos processos de mudança em contexto de teletrabalho, assim como não se revelam diferenciadoras na resistência à mudança. Foi também verificado que os inquiridos em contexto de teletrabalho revelam uma baixa resistência à mudança e um nível elevado de competências emocionais, o que pode ter contribuído para uma melhor adaptação a esta modalidade de trabalho.
- COVID19 : perceção da gestão da mudança nos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos em AngolaPublication . Castelo, Elizabeth Jandira Marciano António; Antunes, Ana Vanessa dos Reis AmeixaCiente que a comunidade científica em todo mundo está em processo de aprendizagem sobre a pandemia da Covid19 todo contributo para facilitar o esclarecimento e gestão da mudança nos serviços é importante, visto que o processo é recente por isso há necessidade de investigação (Viriato & Gonçalves, 2020). A presente dissertação pretende perceber a experiência pessoal vivida pelos enfermeiros durante a pandemia da Covid19. Para o efeito foi realizada uma investigação qualitativa, seguindo o método fenomenológico, do tipo descritivo, exploratório e transversal, com o objetivo de caracterizar a perceção que a gestão da mudança durante a pandemia da Covid19 teve nos enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Intensivos de Angola. O instrumento de recolha dos dados foi feito, através da análise documental e realização de entrevistas com perguntas semiestruturadas. A nossa amostra foi constituída por 26 enfermeiros. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo recorrendo ao software Nvivo12. Os resultados demonstram que a amostra é composta por maioritariamente mulheres, a idade média dos participantes é de 36 anos de idade, licenciados, vida conjugal ativa e com filhos, com mais de seis anos de trabalho de enfermagem e menos de cinco anos em experiência em Unidade de Cuidados Intensivos. O impacto na vida dos enfermeiros foi: financeiro, social, saúde é emocional. No contexto laboral trouxe mudanças nos seguintes aspetos: alteração nos horários e escala de trabalho, divisão da unidade de trabalho, aumento das medidas de segurança, formação continua, equipamentos novos e aumento de pessoal de enfermagem. O impacto na carreira profissional foi: medo, juramento profissional, excesso de trabalho e desafios novos. Por fim percebeu-se que a pandemia da Covid19 teve impacto na vida dos enfermeiros de forma emocional, aumento de medidas de segurança e o juramento profissional.
- Decent Work e motivação dos colaboradores do setor bancário portuguêsPublication . Duarte, Francisca da Silva; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Passos, Clotilde Maria PaulinoNum contexto criado pela insegurança face à reestruturação do setor bancário português, as instituições bancárias foram forçadas a ajustar os seus objetivos numa visão distinta do que era no passado, associado a um clima de adaptação por parte dos colaboradores. Para que exista adaptação à mudança, torna-se essencial a motivação no local de trabalho, pois um colaborador motivado consegue ser mais produtivo, eficiente e eficaz. No entanto, o Decent Work (DW) é uma variável indispensável para perceber a motivação noutras vertentes. Assim, o objetivo geral do estudo consiste em analisar as dimensões do DW, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e avaliar se estas contribuem para a motivação dos colaboradores do setor bancário português. Cumulativamente, decidiu-se perceber qual dos fatores do DW tem mais impacto na motivação dos colaboradores, avaliar a influência do DW na motivação dos colaboradores, avaliar se as características sociodemográficas e profissionais influenciam a motivação e as dimensões do DW. Para a parte empírica, adotou-se uma metodologia quantitativa com recurso a um estudo de carácter holístico, descritivo e transversal. Os dados foram recolhidos através de um questionário adaptado de Ferraro et al. (2018) e Rego e Carvalho (2002), e foram tratados através da ferramenta SPSS. A amostra é constituída por 317 colaboradores do setor bancário português. Os resultados mostram que quando existe um bom ambiente de trabalho os colaboradores sentem-se mais motivados. Relativamente às Dimensões do DW, verifica-se que o trabalho realizante e produtivo e a saúde e segurança são as que mais contribuem para a motivação.
- Desafios da gestão em saúde : custos vs. qualidade : o caso do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro e do East Kent Hospitals University NHS Foundation TrustPublication . André, Sara Micaela Moita; Ferreira, António José MendesA realização deste estudo pretende a análise comparativa entre dois centros hospitalares sendo um pertencente ao Serviço Nacional de Saúde Português e o outro ao Serviço Nacional de Saúde Britânico, com o objetivo de identificar que estratégias têm vindo a ser adotadas pelos seus gestores hospitalares para a redução de custos em saúde sem prejuízo da qualidade dos serviços prestados. Para tal, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas aos diretores financeiros de ambos os hospitais. As questões apresentadas incidem sobre as transformações ao nível do financiamento, relação entre custos e qualidade, melhoria da eficiência pela redução dos custos, estratégias para a redução do desperdício e vetores de atuação para a melhoria da eficiência. O foco nos profissionais de saúde, tecnologia, reorganização dos serviços e desperdício destacam-se como sendo quatro pilares de atuação fundamentais para uma eficiente redução de custos sem prejuízo da qualidade, apontando-se como áreas de intervenção pertinentes para o desenvolvimento de estudos futuros. Salienta-se ainda a preocupação por parte dos gestores, em reduzir custos sem prejuízo da qualidade e em promover serviços ajustados às necessidades dos utilizadores.
- Desafios em qualidade : um caso no setor do comércioPublication . Lopes, Nuno Miguel Dias; Passos, Clotilde Maria Paulino; Ferreira, António José MendesA concorrência no mercado globalizado está cada vez mais intensa. As empresas precisam de se destacar, oferecendo um valor diferenciado aos clientes a fim de se manterem competitivas. Os clientes estão mais exigentes e esperam por isso, produtos e serviços de alta qualidade e um atendimento mais personalizado e diferenciador. Neste trabalho foi efetuado um estudo de caso na FCL Ferragens, uma empresa familiar sediada em Viseu, com mais de 35 anos de tradição e experiência na comercialização de ferragens para construção e mobiliário. Foram definidos dois objetivos gerais: compreender a organização e o seu contexto; definir estratégias que visem a melhoria da eficiência interna, a qualidade do serviço e a competitividade da organização. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, descritiva e transversal. A recolha de dados foi levada a cabo pelo investigador no seu contexto profissional, baseando-se: (1) na sua própria experiência, vivência e conhecimento da organização; (2) observação in loco registada em notas de campo; (3) análise documental (interna e externa); (4) análise da satisfação dos clientes (com recurso ao software MAXQDA 24); (5) análise do website e das redes sociais da empresa. O estudo conclui que a implementação de ferramentas da qualidade, ainda que de forma parcial, contribui para a satisfação dos clientes e para a melhoria contínua dentro da organização, nomeadamente por via da redução de desperdícios, da melhoria da comunicação e da otimização dos processos internos. Esta implementação parte da avaliação do contexto da organização, integra a construção de uma equipa empoderada, motivada e autónoma, e culmina nas práticas de melhoria contínua, a fim de tornar o sistema cada vez mais robusto e adaptado às necessidades da organização, uma vez que depende, em grande medida, do envolvimento dos seus recursos humanos. Por fim, verifica-se que a empresa em estudo integra bons níveis de digitalização e tem revelado grande resiliência face aos desafios do mercado, factos que estão refletidos nos bons resultados alcançados, com bons índices de crescimento, solidez financeira e de satisfação dos clientes. Sabendo que as PME enfrentam lacunas tecnológicas e de conhecimentos que as separam das empresas de maior dimensão, esta investigação contribui para o avanço nesta área de estudo, fornecendo algumas ferramentas práticas, enquadradas ao mundo real.
- O desempenho organizacional : a importância do bem-estar psicológico e do Work Engagement nos colaboradores das empresas da região autónoma da MadeiraPublication . Andrade, Tatiana Raquel Freitas; Ribeiro, Célia dos PrazeresÉ no trabalho que se encontram os recursos sociais, materiais, emocionais e psicológicos, que proporcionam a satisfação das necessidades do indivíduo e que influenciam o seu envolvimento na tarefa e o nível de desempenho. Assim, tendo como objetivo geral verificar se o bem-estar psicológico e o work engagement contribuem para o desempenho organizacional dos colaboradores de empresas de pequena e média dimensão sediadas na Região Autónoma da Madeira, foi realizada uma investigação de cariz quantitativo, descritivo, correlacional e transversal. Através da aplicação de um questionário a 186 colaboradores, constituído por quatro partes, a primeira destinada a caracterizar a nível pessoal e profissional os inquiridos, a segunda compreende a escala do bem-estar psicológico (Novo, Duarte- Silva & Peralta, 2004) a terceira a escala do work engagement (Chambel, Castanheira & Sobral, 2014) e a quarta, a escala do desempenho percecionado (Williams & Anderson, 1991) foi possível identificar uma relação significativa entre o bem-estar psicológico, o work engagement e o desempenho. Especificamente, constatou-se que o bem-estar psicológico e o work engagement relacionam-se positivamente entre si, e que o bemestar e o work engagement influenciam positivamente o desempenho dos colaboradores nas organizações. Conclui-se que as empresas necessitam de implementar práticas de recursos humanos que promovam o bem-estar psicológico, o work engagement e o desempenho organizacional, através de formação, avaliação de desempenho, equilíbrio famíliatrabalho, oportunidade de desenvolvimento de carreira, qualidade dos processos de comunicação, programas de saúde e segurança, recompensas, reconhecimento e benefícios.