IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- Relação entre as características sociodemográficas, número de causas de insolvência e literacia financeiraPublication . Ramos, Carla Isabel Aguiar; Pereira, Paulo Jorge de Almeida; Ferreira, António José MendesA globalização dos mercados financeiros, a crescente oferta e complexidade de serviços financeiros e a evolução do marketing que estimula o consumo, incitando a que o consumidor adira muitas vezes a produtos financeiros sem conhecimento dos efeitos e consequências, o que, por sua vez, dá origem a situações de sobre-endividamento e possível Insolvência de pessoas singulares. Assim, a literacia financeira tem um papel fundamental na vida de qualquer cidadão e gera consequências não só a nível individual, mas ao nível social e do setor económico-financeiro. O objetivo geral do presente estudo é analisar a relação existente entre as variáveis sociodemográficas, o nível de literacia financeira e o número de causas de Insolvência nas pessoas singulares declaradas insolventes. A investigação foi desenvolvida numa base quantitativa, através de um questionário elaborado para o efeito tendo por referência o 3º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, realizado pelo Banco de Portugal em 2020. A amostra é composta por 84 indivíduos declarados Insolventes e os dados foram tratados através do Sofware SPSS – versão 27. Após análise, os resultados obtidos revelam que a declaração de Insolvência é mais provável em grupos sociodemográficos específicos, como indivíduos do género feminino, divorciados, com baixa escolaridade e rendimentos reduzidos, sendo as principais causas de Insolvência de natureza económica, como desemprego ou redução de rendimentos. Ao contrário do que seria expectável, os dados indicam que os inquiridos possuem um nível elevado de conhecimentos financeiros e adotam boas práticas de gestão, embora com dificuldades em temas como juros compostos e sejam bastante influenciados, sobretudo pelos conselhos no balcão e de familiares, na escolha de produtos financeiros. Estas conclusões destacam a necessidade de tomar medidas para melhorar a literacia financeira, especialmente entre jovens e indivíduos com baixos rendimentos.
- Marketing experiencial na estratégia de ativação de marcaPublication . Almeida, Rodrigo José Soares; Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaAtualmente os consumidores são expostos a enormes quantidades de publicidade e recebem inúmeros estímulos de marketing diariamente. Isto, porque as marcas introduzem intervenções de marketing experiencial nas suas estratégias, com a esperança de melhorar o envolvimento dos consumidores. Dados estes factos, este estudo visa explorar até que ponto o Marketing Experiencial influencia a Estratégia de Ativação de uma Marca. A investigação incide sobre a população residente em Portugal e, para esse fim, foi concebido um inquérito por via de questionário a uma amostra de 231 respondentes. Os dados recolhidos foram tratados com recurso a análise descritiva e análise inferencial. Os resultados comprovam que as intervenções de marketing experiencial afetam positivamente as emoções, a relação da marca com o cliente e a intenção de compra. Por fim, os resultados revelam ainda a forma como a qualidade, satisfação e fidelização dos clientes pode ser uma vantagem competitiva na estratégia de ativação de uma marca.
- Tendências digitais em social media : o impacto da plataforma TikTok na indústria musicalPublication . Almeida, Daniel Ramos de; Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de; Passos, Clotilde Maria PaulinoA presente investigação tem como propósito o estudo de duas variáveis de crescente interesse na sociedade atual, tanto em contexto académico como profissional, que são as tendências digitais em social media e o impacto das plataformas digitais na indústria musical. Deste modo, esta investigação tem como objetivo principal compreender a importância do TikTok na indústria musical e analisar o percurso das músicas nos charts oficiais após a criação de uma trend na plataforma. Este estudo visa, portanto, mapear o percurso das músicas desde a viralização no TikTok até ao reconhecimento nos charts de música mais prestigiadas. Para a componente empírica, recorreu-se à metodologia de estudo de caso múltiplo, de forma a descrever, contextualizar e avaliar as tendências criadas nas plataformas digitais de sete músicas e artistas e, seguidamente, relacionar as mesmas com os resultados demonstrados e obtidos nos relatórios de charts oficiais – Billboard Hot 100, Billboard 200 e Spotify Top 200 Global. Com este estudo, foi possível constatar que a generalidade das músicas que ficam designadas como uma tendência digital na plataforma TikTok, acabam por ascender nos charts oficiais de forma positiva, levando a que os artistas encontrem, muitas das vezes, um ponto de viragem na indústria musical com a ajuda desta plataforma. Os resultados permitiram concluir que a plataforma TikTok pode consolidar músicas nos charts de sucesso musical e alavancar carreiras musicais. O sucesso do TikTok está intrinsecamente relacionado à capacidade de envolver o público, que é uma plataforma com forte potencial para a dinamização e sucesso nos charts de música, com a ampliação experiencial dos streams e a criação de tendências digitais. O estudo contribuiu para o avanço do conhecimento científico sobre as interações entre as redes sociais e a indústria musical, oferecendo insights valiosos para artistas, gravadoras e profissionais de marketing na era digital.
- Liderança intermédia no setor do café : estudo de casoPublication . Abreu, Ricardo Jorge Delgado Coutinho de; Ferreira, António José Mendes; Ribeiro, Célia dos PrazeresEste estudo de caso tem como objetivo explorar as lideranças intermédias, numa das maiores empresas do setor de café em Portugal. A pesquisa foi conduzida com base na análise de três líderes intermédios na região de Viseu, a fim de compreender as suas práticas de gestão, estilos de liderança e o impacto que têm nas suas equipas. Para tal, foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados: entrevistas aos líderes e questionários às suas respetivas equipas. Os dados qualitativos provenientes das entrevistas aplicadas aos três líderes, foram analisadas através do software NVivo, que permitiu uma análise aprofundada do conteúdo, identificando padrões, palavras e categorias chave. Já os dados quantitativos, recolhidos dos questionários aplicados às três equipas, foram tratados com software estatístico, com o total de dez inquiridos. O estudo revelou e aprofundou informações valiosas sobre a eficácia e os desafios enfrentados pelas lideranças intermédias, contribuindo para uma compreensão mais ampla do seu papel na gestão, especificamente na investigação. Os resultados obtidos permitiram conhecer os estilos de liderança identificados pelos líderes e os identificados pelos elementos da equipa que lideram, o transformacional e transacional. Em específico, nos estilos comportamentais verificaram-se os estilos democrático e autocrático. Também se verificou que a perceção entre o estilo de liderança em conjunto com os fatores pessoais e profissionais dos inquiridos, como a experiência, a idade e o tempo de liderança, no caso, não deixam de relevantes, mesmo sendo semelhantes entres eles. Neste estudo de caso apurou-se que a visão do líder sobre si mesmo coincide na grande maioria dos aspectos analisados com a visão dos seus liderados bem como as devidas competências e responsabilidades, inerentes à função de líder intermédio.
- Desafios em qualidade : um caso no setor do comércioPublication . Lopes, Nuno Miguel Dias; Passos, Clotilde Maria Paulino; Ferreira, António José MendesA concorrência no mercado globalizado está cada vez mais intensa. As empresas precisam de se destacar, oferecendo um valor diferenciado aos clientes a fim de se manterem competitivas. Os clientes estão mais exigentes e esperam por isso, produtos e serviços de alta qualidade e um atendimento mais personalizado e diferenciador. Neste trabalho foi efetuado um estudo de caso na FCL Ferragens, uma empresa familiar sediada em Viseu, com mais de 35 anos de tradição e experiência na comercialização de ferragens para construção e mobiliário. Foram definidos dois objetivos gerais: compreender a organização e o seu contexto; definir estratégias que visem a melhoria da eficiência interna, a qualidade do serviço e a competitividade da organização. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, descritiva e transversal. A recolha de dados foi levada a cabo pelo investigador no seu contexto profissional, baseando-se: (1) na sua própria experiência, vivência e conhecimento da organização; (2) observação in loco registada em notas de campo; (3) análise documental (interna e externa); (4) análise da satisfação dos clientes (com recurso ao software MAXQDA 24); (5) análise do website e das redes sociais da empresa. O estudo conclui que a implementação de ferramentas da qualidade, ainda que de forma parcial, contribui para a satisfação dos clientes e para a melhoria contínua dentro da organização, nomeadamente por via da redução de desperdícios, da melhoria da comunicação e da otimização dos processos internos. Esta implementação parte da avaliação do contexto da organização, integra a construção de uma equipa empoderada, motivada e autónoma, e culmina nas práticas de melhoria contínua, a fim de tornar o sistema cada vez mais robusto e adaptado às necessidades da organização, uma vez que depende, em grande medida, do envolvimento dos seus recursos humanos. Por fim, verifica-se que a empresa em estudo integra bons níveis de digitalização e tem revelado grande resiliência face aos desafios do mercado, factos que estão refletidos nos bons resultados alcançados, com bons índices de crescimento, solidez financeira e de satisfação dos clientes. Sabendo que as PME enfrentam lacunas tecnológicas e de conhecimentos que as separam das empresas de maior dimensão, esta investigação contribui para o avanço nesta área de estudo, fornecendo algumas ferramentas práticas, enquadradas ao mundo real.
- As determinantes da estrutura de capital nas PME de Portugal na área de ITPublication . Santos, Dagoberto Ivo Sousa Couto dos; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaEste trabalho de dissertação tem como objetivo analisar a relação entre as determinantes da estrutura de capital e o nível de endividamento das pequenas e médias empresas portuguesas do setor de tecnologia da informação. O estudo revisa as principais teorias relacionadas à estrutura de capital, como a teoria de Durand (1952), as abordagens de Modigliani e Miller (1958 e 1963), a teoria da agência (Jensen & Mecking, 1976), a teoria do trade-off (Myers, 1984) e a teoria da pecking order (Myers & Majluf, 1984). A metodologia adotada consiste na aplicação de um questionário a 100 empresas de IT em Portugal, seguida de análise estatística descritiva. Os resultados obtidos fornecerão insights valiosos para gestores e investidores, destacando a importância de fatores como dimensão da empresa, tangibilidade dos ativos, oportunidades de crescimento, risco do negócio, rendibilidade, idade e benefícios fiscais. A conclusão destaca que a relação entre o tamanho das empresas e nível de endividamento é complexa, dependendo de fatores contextuais, e que a pecking order theory influencia as decisões de financiamento. É fundamental considerar métricas financeiras relevantes ao avaliar a saúde financeira das empresas de IT. O estudo preenche uma lacuna na literatura e contribui para o desenvolvimento do setor das tecnologias da informação em Portugal.
- The impact of eHealth and blockchain technology implementation in healthcarePublication . Soares, Bruno Miguel do Vale; Ferreira, António José Mendes; Veiga, Pedro Miguel Lopes MotaeHealth is viewed as one of the most important revolutions in healthcare and a specific goal of the European Union to improve citizen’s accessibility to healthcare across borders. In this field, Estonia stands out as one of the most digitally advanced countries, having had a national eHealth system protected by blockchain since 2008. This research aimed to identify the benefits and challenges of implementing eHealth for society, in general, and for healthcare professionals, in particular; specifically in the country that already has over a decade of experience in adopting eHealth; and analyze the contribution of blockchain technology in the implementation of eHealth. Therefore, in a first phase, a systematic review of the literature was carried out, using the Scopus database, in April 2023, of all the publications, written in English, with the terms “Estoni*” and “eHealth*” or “e-Health*” or “Blockchain”. The search engine presented 74 publications, of which 19 met the selected criteria. The improvement in access and quality of the service provided, cooperation and data sharing, efficiency, knowledge and control of one’s own data were among the most mentioned benefits. Disparities in access, confidentiality and lack of trust, financing, cognitive load and data quality were the challenges encountered in implementing digital technologies in healthcare. In a second phase, a qualitative research was carried out through a semi-structured interview with eleven participants, selected from among healthcare professionals, such as doctors, nurses and managers of healthcare institutions, on their personal perspective of eHealth. The participants also highlighted easy access to medical data and easier communication with patients and other healthcare providers as major benefits of eHealth. However, data overload, the need to acquire digital skills and disparities in the access to healthcare by specific groups of the population are amongst the biggest challenges in implementing eHealth.
- Empreendedorismo digital : a influência das redes sociais nos comportamentos de compra dos consumidoresPublication . Costa, Inês Gouveia da; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaEsta investigação tem como propósito o estudo de uma corrente cada vez mais em ascensão e interesse, quer em temas académicos quer a nível da gestão do seculo 21, ou seja, o empreendedorismo, mais especificamente o empreendedorismo digital. Abordando conceitos como a sociedade da informação e do conhecimento, Web 2.0, redes sociais e os novos paradigmas de relacionamento entre marcas e consumidores e faz um enquadramento do estado das opiniões dos consumidores online, sobre a influência percepcionada pelos mesmos. O seu maior objetivo é entender em que medida os consumidores se encontram dispostos a seguir determinadas marcas e empresas questionando junto dos mesmos, quais os conteúdos que mais os atraem, como interagem nas novas plataformas digitais, a sua frequência de compra e o impacto que as marcas possuem nas suas decisões de compra. A fim de avaliar o efeito que as redes sociais possuem no relacionamento com as marcas, importa averiguar a nova tendência empreendedora, nomeadamente, o empreendedorismo digital dado que este fenómeno se encontra em ascensão tanto na perspectiva da digitalização dos negócios como na criação de empresas digitais. Para isso este estudo adotou uma metodologia quantitativa, que assentou na realização de um inquérito por questionário, que reuniu 199 respostas. Concluiu-se, que a generalidade dos indivíduos se sente influenciado pelos posts de marcas e empresas. Estes consideram que esta é uma das razões que os leva a adquirir bens e serviços através das mesmas. Relativamente aos aspetos que fazem variar esse impacto, concluiu-se que embora alguns dos aspetos avaliados façam variar o impacto deste consumo, esta variação só é significativa para casos particulares e extremos entre si.
- A importância da contabilidade para a gestão de empresas : estudo de caso – Grupo VisabeiraPublication . Pais, Mariana Abreu Aguiar Cabral; Ferreira, António José MendesA Contabilidade tem-se revelado uma área complementar à área da Gestão, uma vez que a mesma pode identificar através de diversos instrumentos se a Empresa irá progredir ou não. Tendo por base uma extensa revisão de literatura dar-se-á resposta ao objetivo principal – perceber a importância da Contabilidade para a Gestão. De forma a responder ao objetivo principal o mesmo irá desdobrar-se em três objetivos específicos: conhecer como é que a Contabilidade auxilia a Gestão, averiguar que importância tem a Contabilidade para a organização em causa e conhecer de que forma é que a Contabilidade ajuda na tomada de decisão na organização em causa. O presente relatório é o resultado de um Estágio Profissional realizado no Grupo Visabeira, de forma a atingir o grau de Mestre em Gestão Aplicada pela Universidade Católica Portuguesa de Viseu. O mesmo foi desenvolvido na área da Contabilidade, ao longo do relatório são também descritas as atividades realizadas no estágio. O método de recolha dos dados escolhido, entrevistas, foi o que se revelou mais pertinente. Os dados recolhidos, foram sujeitos a uma análise de conteúdo com o auxílio do software MAXQDA e foram, também, apresentados de uma forma sintetizada, comparando os resultados com os conceitos explanados na revisão de literatura. A principal conclusão deste relatório prende-se com o facto de a Contabilidade produzir informações financeiras relevantes para o auxílio da tomada de decisão dos gestores. Os relatórios produzidos na contabilidade como por exemplo os balanços, demonstrações de resultados, mapas de fluxos de caixa, etc; são mapas que espelham a situação da empresa. Devido às tecnologias de informação, os tomadores de decisões podem ter acesso às informações ao mesmo tempo que as mesmas são introduzidas em programas, como é o caso do SAP.
- Influência do burnout no equilíbrio trabalho-vida pessoal e segurança do doentePublication . Lopes, Joana Alexandra da Costa; Passos, Clotilde Maria Paulino; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaA saúde chegou a um ponto crítico, num momento em que o burnout e a insatisfação com o balanço entre a vida profissional e pessoal dos profissionais de saúde vai aumentando. A vida dos profissionais de saúde é recheada de emoções, altos e baixos, muitas vezes é subjugada à necessidade de um equilíbrio entre o trabalho e a vida profissional, levando à exaustão emocional e física. Com a realização deste estudo pretende-se fazer uma avaliação exploratória sobre o nível de burnout nos profissionais do Serviço Nacional de Saúde Português (SNS), visando identificar as consequências na prestação de cuidados e segurança do doente, prestada por estes profissionais, e no balanço trabalho vida pessoal. Para dar resposta ao objetivo, foi utilizado um inquérito constituído por um conjunto de questões sociodemográficas, para a avaliação do burnout, utilizou-se o Maslach Burnout inventory, a escala de HSOPSC traduzida para português, para avaliação da segurança do doente e para a avaliação do balanço trabalho vida pessoal, foi utilizada uma escala de equilíbrio trabalho - vida pessoal, que foi enviado a auxiliares, enfermeiros e médicos, numa amostra de profissionais de toda a área geográfica do país. Os resultados obtidos indicam que o burnout nos médicos e enfermeiros, que participaram no estudo, tem implicações profundas na segurança do paciente e no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos profissionais, que há maior índice de burnout na classe médica, nos profissionais com horário rotativo e a despersonalização aumenta com o aumento dos anos de serviço, a exaustão emocional tem uma relação direta com o balanço trabalho-vida pessoal e a realização pessoal uma relação inversa.