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- Tendências digitais em social media : o impacto da plataforma TikTok na indústria musicalPublication . Almeida, Daniel Ramos de; Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de; Passos, Clotilde Maria PaulinoA presente investigação tem como propósito o estudo de duas variáveis de crescente interesse na sociedade atual, tanto em contexto académico como profissional, que são as tendências digitais em social media e o impacto das plataformas digitais na indústria musical. Deste modo, esta investigação tem como objetivo principal compreender a importância do TikTok na indústria musical e analisar o percurso das músicas nos charts oficiais após a criação de uma trend na plataforma. Este estudo visa, portanto, mapear o percurso das músicas desde a viralização no TikTok até ao reconhecimento nos charts de música mais prestigiadas. Para a componente empírica, recorreu-se à metodologia de estudo de caso múltiplo, de forma a descrever, contextualizar e avaliar as tendências criadas nas plataformas digitais de sete músicas e artistas e, seguidamente, relacionar as mesmas com os resultados demonstrados e obtidos nos relatórios de charts oficiais – Billboard Hot 100, Billboard 200 e Spotify Top 200 Global. Com este estudo, foi possível constatar que a generalidade das músicas que ficam designadas como uma tendência digital na plataforma TikTok, acabam por ascender nos charts oficiais de forma positiva, levando a que os artistas encontrem, muitas das vezes, um ponto de viragem na indústria musical com a ajuda desta plataforma. Os resultados permitiram concluir que a plataforma TikTok pode consolidar músicas nos charts de sucesso musical e alavancar carreiras musicais. O sucesso do TikTok está intrinsecamente relacionado à capacidade de envolver o público, que é uma plataforma com forte potencial para a dinamização e sucesso nos charts de música, com a ampliação experiencial dos streams e a criação de tendências digitais. O estudo contribuiu para o avanço do conhecimento científico sobre as interações entre as redes sociais e a indústria musical, oferecendo insights valiosos para artistas, gravadoras e profissionais de marketing na era digital.
- Desafios do jornalismo digital de proximidade : o caso do jornal "O Minho"Publication . Coutinho, Carla Isabel Dias; Cunha, Manuel Antunes daA democratização da Internet revolucionou a maneira de produzir, partilhar e consumir informação, dando origem ao ciberjornalismo que tem vindo a evoluir ao longo das três últimas décadas. Tal mudança implica uma adaptação dos meios de comunicação e, consequentemente, dos jornalistas. De certa forma, esta especialidade do jornalismo veio potenciar o jornalismo de proximidade e uma participação mais ativa dos cidadãos na vida da comunidade. O nosso estudo visa precisamente contribuir para a discussão da questão do ciberjornalismo em Portugal e das suas implicações no jornalismo de proximidade e no jornalismo cidadão. A presente dissertação procura investigar os novos desafios que o jornalismo de proximidade enfrenta tendo como caso de estudo o jornal O Minho, uma publicação regional inteiramente digital. Através de uma metodologia mista, procedemos a uma análise de conteúdo a 206 publicações difundidas na página Facebook de O Minho, assim como a 78 vídeos do canal de Youtube e ao site do jornal, tendo ainda entrevistado o sócio-gerente e o diretor da publicação. Os resultados mostram que o ciberjornalismo potencia o jornalismo de proximidade e a participação dos cidadãos, contribuindo para a publicação de conteúdo mais relevante para as comunidades envolvidas, mas também a discussão de temas estruturantes para os territórios locais.
- Desafios em qualidade : um caso no setor do comércioPublication . Lopes, Nuno Miguel Dias; Passos, Clotilde Maria Paulino; Ferreira, António José MendesA concorrência no mercado globalizado está cada vez mais intensa. As empresas precisam de se destacar, oferecendo um valor diferenciado aos clientes a fim de se manterem competitivas. Os clientes estão mais exigentes e esperam por isso, produtos e serviços de alta qualidade e um atendimento mais personalizado e diferenciador. Neste trabalho foi efetuado um estudo de caso na FCL Ferragens, uma empresa familiar sediada em Viseu, com mais de 35 anos de tradição e experiência na comercialização de ferragens para construção e mobiliário. Foram definidos dois objetivos gerais: compreender a organização e o seu contexto; definir estratégias que visem a melhoria da eficiência interna, a qualidade do serviço e a competitividade da organização. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, descritiva e transversal. A recolha de dados foi levada a cabo pelo investigador no seu contexto profissional, baseando-se: (1) na sua própria experiência, vivência e conhecimento da organização; (2) observação in loco registada em notas de campo; (3) análise documental (interna e externa); (4) análise da satisfação dos clientes (com recurso ao software MAXQDA 24); (5) análise do website e das redes sociais da empresa. O estudo conclui que a implementação de ferramentas da qualidade, ainda que de forma parcial, contribui para a satisfação dos clientes e para a melhoria contínua dentro da organização, nomeadamente por via da redução de desperdícios, da melhoria da comunicação e da otimização dos processos internos. Esta implementação parte da avaliação do contexto da organização, integra a construção de uma equipa empoderada, motivada e autónoma, e culmina nas práticas de melhoria contínua, a fim de tornar o sistema cada vez mais robusto e adaptado às necessidades da organização, uma vez que depende, em grande medida, do envolvimento dos seus recursos humanos. Por fim, verifica-se que a empresa em estudo integra bons níveis de digitalização e tem revelado grande resiliência face aos desafios do mercado, factos que estão refletidos nos bons resultados alcançados, com bons índices de crescimento, solidez financeira e de satisfação dos clientes. Sabendo que as PME enfrentam lacunas tecnológicas e de conhecimentos que as separam das empresas de maior dimensão, esta investigação contribui para o avanço nesta área de estudo, fornecendo algumas ferramentas práticas, enquadradas ao mundo real.
- Validação da versão portuguesa da tarefa face name memory test (FNMT) em adultos cognitivamente saudáveisPublication . Gomes, Maria do Carmo Teles de Vasconcelos Monteiro; Ribeiro, Filipa Delegado Neiva CorreiaIntrodução: A população mundial encontra-se crescentemente envelhecida e entre as queixas mais comuns daqueles que são encaminhados para avaliação neuropsicológica, destacam-se as referentes à memória. A memória associativa, especificamente, tem-se revelado uma área promissora para avaliações mais sensíveis, caracterizando-se pela capacidade de interligar informações previamente não associadas, um processo conhecido como binding. Até ao momento, há poucas provas de memória associativa consideradas exigentes e ecologicamente válidas para a população portuguesa. Neste contexto, surge um paradigma considerado Face-Nome (paradigma multimodal; visual-verbal). Com base neste surgiram diversas provas de memória associativa consideradas promissoras, as quais têm vindo a ser adaptadas e validadas para várias populações. Contudo, em Portugal verifica-se uma escassez de provas de memória associativa exigentes, não havendo até à data nenhuma prova validada baseada no paradigma FaceNome para a população portuguesa. Metodologia: A amostra de conveniência deste estudo transversal foi composta por 58 adultos, sem suspeita de deterioração cognitiva. Aplicou-se uma prova de memória associativa, outras provas cognitivas e questionários de caracterização: MoCA, GDS-15, IADL, TMT A e B, prova de Iniciativa Verbal semântica e fonémica e FNMT. Realizaram-se testes ao coeficiente de correlação Pearson, testes de diferenças, análise dos itens, a análise psicométrica à prova FNMT e um modelo de regressão linear. Resultados: Foram encontradas diferenças entre as várias fases da prova FNMT. A FNMT apresentou validade convergente apropriada, validade divergente parcialmente adequada e boa consistência interna (global). Foi averiguada uma correlação negativa com a idade em várias fases da prova. O modelo de regressão linear refere que a Evocação espontânea diferida da prova pode ser explicada pelo preditor idade. Conclusão: As análises indicam que a construção e as propriedades psicométricas da prova são adequadas, destacando o seu potencial para a avaliação neuropsicológica da memória associativa.