Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-16"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Tendências digitais em social media : o impacto da plataforma TikTok na indústria musicalPublication . Almeida, Daniel Ramos de; Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de; Passos, Clotilde Maria PaulinoA presente investigação tem como propósito o estudo de duas variáveis de crescente interesse na sociedade atual, tanto em contexto académico como profissional, que são as tendências digitais em social media e o impacto das plataformas digitais na indústria musical. Deste modo, esta investigação tem como objetivo principal compreender a importância do TikTok na indústria musical e analisar o percurso das músicas nos charts oficiais após a criação de uma trend na plataforma. Este estudo visa, portanto, mapear o percurso das músicas desde a viralização no TikTok até ao reconhecimento nos charts de música mais prestigiadas. Para a componente empírica, recorreu-se à metodologia de estudo de caso múltiplo, de forma a descrever, contextualizar e avaliar as tendências criadas nas plataformas digitais de sete músicas e artistas e, seguidamente, relacionar as mesmas com os resultados demonstrados e obtidos nos relatórios de charts oficiais – Billboard Hot 100, Billboard 200 e Spotify Top 200 Global. Com este estudo, foi possível constatar que a generalidade das músicas que ficam designadas como uma tendência digital na plataforma TikTok, acabam por ascender nos charts oficiais de forma positiva, levando a que os artistas encontrem, muitas das vezes, um ponto de viragem na indústria musical com a ajuda desta plataforma. Os resultados permitiram concluir que a plataforma TikTok pode consolidar músicas nos charts de sucesso musical e alavancar carreiras musicais. O sucesso do TikTok está intrinsecamente relacionado à capacidade de envolver o público, que é uma plataforma com forte potencial para a dinamização e sucesso nos charts de música, com a ampliação experiencial dos streams e a criação de tendências digitais. O estudo contribuiu para o avanço do conhecimento científico sobre as interações entre as redes sociais e a indústria musical, oferecendo insights valiosos para artistas, gravadoras e profissionais de marketing na era digital.
- Desafios do jornalismo digital de proximidade : o caso do jornal "O Minho"Publication . Coutinho, Carla Isabel Dias; Cunha, Manuel Antunes daA democratização da Internet revolucionou a maneira de produzir, partilhar e consumir informação, dando origem ao ciberjornalismo que tem vindo a evoluir ao longo das três últimas décadas. Tal mudança implica uma adaptação dos meios de comunicação e, consequentemente, dos jornalistas. De certa forma, esta especialidade do jornalismo veio potenciar o jornalismo de proximidade e uma participação mais ativa dos cidadãos na vida da comunidade. O nosso estudo visa precisamente contribuir para a discussão da questão do ciberjornalismo em Portugal e das suas implicações no jornalismo de proximidade e no jornalismo cidadão. A presente dissertação procura investigar os novos desafios que o jornalismo de proximidade enfrenta tendo como caso de estudo o jornal O Minho, uma publicação regional inteiramente digital. Através de uma metodologia mista, procedemos a uma análise de conteúdo a 206 publicações difundidas na página Facebook de O Minho, assim como a 78 vídeos do canal de Youtube e ao site do jornal, tendo ainda entrevistado o sócio-gerente e o diretor da publicação. Os resultados mostram que o ciberjornalismo potencia o jornalismo de proximidade e a participação dos cidadãos, contribuindo para a publicação de conteúdo mais relevante para as comunidades envolvidas, mas também a discussão de temas estruturantes para os territórios locais.
- Desafios em qualidade : um caso no setor do comércioPublication . Lopes, Nuno Miguel Dias; Passos, Clotilde Maria Paulino; Ferreira, António José MendesA concorrência no mercado globalizado está cada vez mais intensa. As empresas precisam de se destacar, oferecendo um valor diferenciado aos clientes a fim de se manterem competitivas. Os clientes estão mais exigentes e esperam por isso, produtos e serviços de alta qualidade e um atendimento mais personalizado e diferenciador. Neste trabalho foi efetuado um estudo de caso na FCL Ferragens, uma empresa familiar sediada em Viseu, com mais de 35 anos de tradição e experiência na comercialização de ferragens para construção e mobiliário. Foram definidos dois objetivos gerais: compreender a organização e o seu contexto; definir estratégias que visem a melhoria da eficiência interna, a qualidade do serviço e a competitividade da organização. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, descritiva e transversal. A recolha de dados foi levada a cabo pelo investigador no seu contexto profissional, baseando-se: (1) na sua própria experiência, vivência e conhecimento da organização; (2) observação in loco registada em notas de campo; (3) análise documental (interna e externa); (4) análise da satisfação dos clientes (com recurso ao software MAXQDA 24); (5) análise do website e das redes sociais da empresa. O estudo conclui que a implementação de ferramentas da qualidade, ainda que de forma parcial, contribui para a satisfação dos clientes e para a melhoria contínua dentro da organização, nomeadamente por via da redução de desperdícios, da melhoria da comunicação e da otimização dos processos internos. Esta implementação parte da avaliação do contexto da organização, integra a construção de uma equipa empoderada, motivada e autónoma, e culmina nas práticas de melhoria contínua, a fim de tornar o sistema cada vez mais robusto e adaptado às necessidades da organização, uma vez que depende, em grande medida, do envolvimento dos seus recursos humanos. Por fim, verifica-se que a empresa em estudo integra bons níveis de digitalização e tem revelado grande resiliência face aos desafios do mercado, factos que estão refletidos nos bons resultados alcançados, com bons índices de crescimento, solidez financeira e de satisfação dos clientes. Sabendo que as PME enfrentam lacunas tecnológicas e de conhecimentos que as separam das empresas de maior dimensão, esta investigação contribui para o avanço nesta área de estudo, fornecendo algumas ferramentas práticas, enquadradas ao mundo real.
- Validação da versão portuguesa da tarefa face name memory test (FNMT) em adultos cognitivamente saudáveisPublication . Gomes, Maria do Carmo Teles de Vasconcelos Monteiro; Ribeiro, Filipa Delegado Neiva CorreiaIntrodução: A população mundial encontra-se crescentemente envelhecida e entre as queixas mais comuns daqueles que são encaminhados para avaliação neuropsicológica, destacam-se as referentes à memória. A memória associativa, especificamente, tem-se revelado uma área promissora para avaliações mais sensíveis, caracterizando-se pela capacidade de interligar informações previamente não associadas, um processo conhecido como binding. Até ao momento, há poucas provas de memória associativa consideradas exigentes e ecologicamente válidas para a população portuguesa. Neste contexto, surge um paradigma considerado Face-Nome (paradigma multimodal; visual-verbal). Com base neste surgiram diversas provas de memória associativa consideradas promissoras, as quais têm vindo a ser adaptadas e validadas para várias populações. Contudo, em Portugal verifica-se uma escassez de provas de memória associativa exigentes, não havendo até à data nenhuma prova validada baseada no paradigma FaceNome para a população portuguesa. Metodologia: A amostra de conveniência deste estudo transversal foi composta por 58 adultos, sem suspeita de deterioração cognitiva. Aplicou-se uma prova de memória associativa, outras provas cognitivas e questionários de caracterização: MoCA, GDS-15, IADL, TMT A e B, prova de Iniciativa Verbal semântica e fonémica e FNMT. Realizaram-se testes ao coeficiente de correlação Pearson, testes de diferenças, análise dos itens, a análise psicométrica à prova FNMT e um modelo de regressão linear. Resultados: Foram encontradas diferenças entre as várias fases da prova FNMT. A FNMT apresentou validade convergente apropriada, validade divergente parcialmente adequada e boa consistência interna (global). Foi averiguada uma correlação negativa com a idade em várias fases da prova. O modelo de regressão linear refere que a Evocação espontânea diferida da prova pode ser explicada pelo preditor idade. Conclusão: As análises indicam que a construção e as propriedades psicométricas da prova são adequadas, destacando o seu potencial para a avaliação neuropsicológica da memória associativa.
- Branding and consumer behavior : a study of purchase intent and food healthiness perceptionPublication . Caon, Sara; Duarte, António Alexandre de OliveiraThis internship report looks at how consumer behavior and purchase intent for sustainable products, including glass jars, are affected by social media techniques, particularly on Instagram. The experience acquired during an internship at PearlJars, a lifestyle company that promotes environmentally friendly glassware alternatives, is the main topic of the paper. Developing and managing social media material, coming up with marketing plans, and examining statistics related to user engagement such as likes, comments, and saves were all part of the internship. These strategies were seeking to build consumer loyalty and raise brand awareness, especially for products with a sustainability focus. This study investigates the influence of consumer engagement and purchase intent on posts related to four content themes: product features, sustainability, recipes, and health. Additionally, this research wants to examine the use of green marketing strategies and how well they impact consumers' opinions on products that are environmentally friendly. This experience provided valuable insights into the impact of social media on branding and consumer behavior, improving the understanding of digital marketing's role in promoting sustainability.