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- Influência do burnout no equilíbrio trabalho-vida pessoal e segurança do doentePublication . Lopes, Joana Alexandra da Costa; Passos, Clotilde Maria Paulino; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaA saúde chegou a um ponto crítico, num momento em que o burnout e a insatisfação com o balanço entre a vida profissional e pessoal dos profissionais de saúde vai aumentando. A vida dos profissionais de saúde é recheada de emoções, altos e baixos, muitas vezes é subjugada à necessidade de um equilíbrio entre o trabalho e a vida profissional, levando à exaustão emocional e física. Com a realização deste estudo pretende-se fazer uma avaliação exploratória sobre o nível de burnout nos profissionais do Serviço Nacional de Saúde Português (SNS), visando identificar as consequências na prestação de cuidados e segurança do doente, prestada por estes profissionais, e no balanço trabalho vida pessoal. Para dar resposta ao objetivo, foi utilizado um inquérito constituído por um conjunto de questões sociodemográficas, para a avaliação do burnout, utilizou-se o Maslach Burnout inventory, a escala de HSOPSC traduzida para português, para avaliação da segurança do doente e para a avaliação do balanço trabalho vida pessoal, foi utilizada uma escala de equilíbrio trabalho - vida pessoal, que foi enviado a auxiliares, enfermeiros e médicos, numa amostra de profissionais de toda a área geográfica do país. Os resultados obtidos indicam que o burnout nos médicos e enfermeiros, que participaram no estudo, tem implicações profundas na segurança do paciente e no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos profissionais, que há maior índice de burnout na classe médica, nos profissionais com horário rotativo e a despersonalização aumenta com o aumento dos anos de serviço, a exaustão emocional tem uma relação direta com o balanço trabalho-vida pessoal e a realização pessoal uma relação inversa.
- Found footages of revolution : "Iran is a woman's name"Publication . Khalilinejad, Golara Moftakhari; Carmona, Carlos Ruiz; Coutinho, Vânia MariaThe found footages of the documentary Iran Is a Woman’s Name, depicts and documents Iran through the videos and photographs that were taken on the streets, by the people, on the verge of imminent revolution. The “Women. Life. Freedom” movement, which continued in Iran after the death of Mahsa Amini caused the release of footage and information that is of historical and archival importance. By classifying this archive, an attempt has been made to depict the milestones of this revolution through found footage and photos. In the editing process, were selected only footages, photos and information taken on the first 10 days of the movement. Just a small part of the archived footages (500 footages) has been depicted during this thirty-minute documentary. The differences in place, time, and on the number of cameras have intentionally or unintentionally given the film an episodic atmosphere that introduces itself to the audience as its DNA. In the absence of a professional camera, personal devices (mobile phones) function as an extension of the photographer’s body. Although these characteristics deprive the film of having cinematic quality images, it has given a unique identity to the documentary. Besides 500 found footages with multiple visual qualities and features, which were photographed by 500 different people, the will of a nation with different tribes, languages and dialects have also been illustrated. The eastern characteristics such as episodic and puzzle-like narration are in fact an integral part of this film. “Iran is a women’s name” without cinematic facilities such as camera, mise-en-scene, background music, etc., introduces a void that intended to work in favour of people's efforts for freedom. The film tries to put women at the centre of attention for the simple reason that a free society cannot accrue without the presence of free women. In fact, “Iran” is one of the classical names for Iranian women, who have been struggling for years with rulers that introduce them to the world under the name of Islamic Republic. The film aims then to depict hard and private moments of people while struggling with the Regime. It also aims to generate international awareness not only on this period in Iran, but also on the conditions of ordinary people’s lives that have been at the state of flux for a very long time.
- O princípio da presunção de inocência : garantia subjetiva do arguido ou ficção legal?Publication . Braga, Beatriz de Azevedo Maia de Sousa; Silva, Germano Marques daAtravés do presente trabalho pretende-se realizar um estudo acerca de uma das garantias de processo criminal constitucionalmente consagrada: a Presunção de Inocência. Numa fase inicial, pretende-se que seja compreendida a importância do princípio em causa para qualquer Estado de Direito Democrático, trançando-se de modo geral a sua origem, a sua positivação na Lei Fundamental e o seu conteúdo. São analisados o binómio Presunção de Inocência e In Dubio Pro Reo, fornecendo-se as diferentes perspetivas doutrinárias acerca desta temática, e ambas as vertentes em que a primeira se manifesta. A segunda parte da dissertação é dedicada ao estudo da Presunção de Inocência dentro do processo, iniciando-se a mesma por uma análise das manifestações desta no decorrer do Inquérito e da Instrução, como na aplicação das medidas de coação e na dedução de acusação/pronúncia ou arquivamento/não pronúncia, e na fase de Julgamento, com especial atenção aos juízos de pré-compreensão e à imparcialidade dos juízes. Segue-se uma breve abordagem às manifestações do princípio em causa fora do processo, pretendendo-se enaltecer especialmente o papel dos meios de comunicação social e das respetivas notícias na formação de preconceitos e de estigmas relativamente ao arguido. Conclui-se que a Presunção de Inocência não se manifesta com a mesma intensidade ao longo de todo o processo, conhecendo o seu expoente máximo de aplicação na fase de Julgamento; e que, no que diz respeito às suas manifestações fora do processo, a mesma se trata, maioritariamente, de ficção legal.
- Ocultação de riqueza ou património : tendo como sujeitos da criminalização os titulares submetidos às obrigações declarativas previstas na Lei 52/2019, de 31 de junhoPublication . Garanhão, Catarina Veríssimo; Silva, Germano Marques daO intuito da presente dissertação é o de apreciar a necessidade da criação de um tipo legal de crime autónomo, comummente designado como Enriquecimento Ilícito, denominado por Ocultação de Riqueza ou Património. Pretendemos apreciar a necessidade e constitucionalidade de uma incriminação autónoma deste tipo, tendo em vista a proteção do bem jurídico em causa e tendo em consideração outras vias de possível solução do problema. Neste sentido, analisaremos as Convenções e soluções internacionais e legislação necessária com vista a perceber qual a melhor e mais adequada solução para esta problemática.
- A representatividade cultural em campanhas de publicidadePublication . Sampaio, Joana Neves Lunet de; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Capucho, Maria Filomena DiasNum contexto de globalização e diversidade cultural, é importante que as empresas escolham estratégias de marketing que abordem e representem a interculturalidade, principalmente ao publicitar o seu produto e/ou serviço, considerando que as exigências do mercado são afetadas pelas tradições e valores culturais da população. Uma empresa capaz de adotar estratégias como o Cross Cultural Marketing, que se baseia na representatividade e respeito cultural abrirá novas portas no sentido do sucesso e da competitividade. No entanto, para adotarem este tipo de estratégia, torna se importante que as empresas façam uma avaliação e um estudo profundo sobre o ambiente cultural, principalmente se se tratar de uma empresa que esteja num processo de internacionalização. Este estudo tem como objetivo geral verificar se as representações culturais influenciam o impacto de uma campanha publicitária , e como objetivos específicos: relacionar representações culturais com estratégias de publicidade ; verificar a influência da representação cultural na perceção de campanhas publicitárias e avaliar a importância da representatividade cultural na decisão de compra dos consumidores. A investigação foi desenvolvida numa base quantitativa , com uma abordagem descritiva e transversal , e contemplou a aplicação de um questionário semiestruturado, adaptado ao objeto de estudo, a uma amostra constituída por 104 sujeitos. Os resultados obtidos demonstram que não é possível afirmar de forma conclusiva que as representações culturais influenciam consistentemente a perceção positiva das campanhas publicitárias . A relação entre representações culturais e perceção parece ser complexa e depender de vários fatores, incluindo o contexto específico de cada campanha e o público alvo e que, nem sempre a perceção da importância da representatividade cultural teve impacto significativo na intenção de compra, ou seja, há evidências de que a representatividade cultural e o sentimento do inquirido podem influenciar positivamente a decisão de compra em alguns contextos, mas esses resultados não são aplicáveis a todas as campanhas de publicidade.
- The impact of storytelling marketing in brand identity : a case study on LIDL PortugalPublication . Gonçalves, Madalena Santos Moura; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosThis thesis explores the case of Lidl's communication in the Portuguese market, examining a real-time experiment with tangible and observable outcomes. This experiment delves into the world of storytelling and brand narratives as effective tools in branding. Stories are an integral part of our lives, bringing people together and whisking us away to new worlds. By sharing their roots and history, brand stories add an emotional touch to previously unknown names, allowing companies to build stronger bonds with their audience. Considering this, is it possible to speculate the vital role of storytelling strategies in shaping a positive and robust brand image among consumers. After a recent collaboration, Lidl Portugal joined forces with O Escritório, advertising agency, and transformed their communications according to this marketing approach. These campaigns directly resonated with consumers by the embrace of a shared truth. The stories depicted in their advertisements mirrored the conversations people had about the products and the supermarket itself, forging a stronger bond between the brand and its audience. To validate this premise, a comprehensive research was undertaken to analyse how consumers perceive Lidl in Portugal and assess the effectiveness of storytelling as a communication and marketing strategy. The study employed both quantitative and qualitative methods, utilizing an online survey and conducting in-depth interviews with representatives from Lidl Portugal and O Escritório. The results gathered pragmately demonstrated the impact of storytelling as a branding strategy, forging a positive and lasting connection with the brand, resulting in heightened levels of customer satisfaction. Given the emphasis on affordability and quality in the communication, Lidl is currently perceived as reliable and smart choice when it comes to satisfying budget-conscious costumers. This adjustment in communication enabled the brand to reach younger demographics and established itself as genuine and consumer centric.
- Decent Work e motivação dos colaboradores do setor bancário portuguêsPublication . Duarte, Francisca da Silva; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Passos, Clotilde Maria PaulinoNum contexto criado pela insegurança face à reestruturação do setor bancário português, as instituições bancárias foram forçadas a ajustar os seus objetivos numa visão distinta do que era no passado, associado a um clima de adaptação por parte dos colaboradores. Para que exista adaptação à mudança, torna-se essencial a motivação no local de trabalho, pois um colaborador motivado consegue ser mais produtivo, eficiente e eficaz. No entanto, o Decent Work (DW) é uma variável indispensável para perceber a motivação noutras vertentes. Assim, o objetivo geral do estudo consiste em analisar as dimensões do DW, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e avaliar se estas contribuem para a motivação dos colaboradores do setor bancário português. Cumulativamente, decidiu-se perceber qual dos fatores do DW tem mais impacto na motivação dos colaboradores, avaliar a influência do DW na motivação dos colaboradores, avaliar se as características sociodemográficas e profissionais influenciam a motivação e as dimensões do DW. Para a parte empírica, adotou-se uma metodologia quantitativa com recurso a um estudo de carácter holístico, descritivo e transversal. Os dados foram recolhidos através de um questionário adaptado de Ferraro et al. (2018) e Rego e Carvalho (2002), e foram tratados através da ferramenta SPSS. A amostra é constituída por 317 colaboradores do setor bancário português. Os resultados mostram que quando existe um bom ambiente de trabalho os colaboradores sentem-se mais motivados. Relativamente às Dimensões do DW, verifica-se que o trabalho realizante e produtivo e a saúde e segurança são as que mais contribuem para a motivação.
- Influência do TikTok na imagem corporal das adolescentes portuguesasPublication . Carvalho, Sara Margarida Gameiro Afonso de; Dias, PatríciaGraças ao seu grande êxito num curto espaço de tempo, o TikTok tornou-se no SNS de eleição entre os mais jovens. Efetivamente, a faixa etária que mais utiliza esta aplicação de short-video são as adolescentes. Precisamente, torna-se crucial explorar a influência do TikTok durante um período de desenvolvimento tão vulnerável, em especial para o sexo feminino. A presente investigação visa, portanto, entender de que forma o fenómeno recente do TikTok impacta as perceções e construções de imagem corporal das adolescentes portuguesas. Assim sendo, durante o enquadramento teórico, além de se analisar, detalhadamente, a definição de imagem corporal, bem como as suas perceções e construções nos SNSs, visou-se também compreender a sua correlação com a autoestima e com os ideais de beleza. Por sua vez, compreender as utilizações da aplicação de shortvideo, os seus respetivos benefícios e riscos, bem como a forma como as adolescentes percecionam as suas imagens, e se autorrepresentam no TikTok, especificamente, foram objetivos da presente investigação. Consequentemente, recorreu-se à utilização do método qualitativo, conjugando-se entrevistas semiestruturadas, juntamente com uma análise de conteúdo aos vídeos divulgados por 10 adolescentes do sexo feminino, entre os 15 e os 18 anos de idade. Os resultados obtidos comprovam a frequente utilização desta aplicação de short-video entre as adolescentes, bem como efeitos menos prejudiciais quanto à satisfação corporal e autoestima das adolescentes quando comparado com outros SNSs. Verifica-se também que, embora o TikTok ainda corrobore ideias de beleza, aparenta ser o primeiro SNS em que as adolescentes se atrevem a representarem-se de formas mais autênticas.
- Da (in)admissibilidade dos acordos negociados de sentença em PortugalPublication . Silva, Mariana Fialho Farelo Teixeira da; Salinas, Henrique
- A mulher projectada : o amor como geometria variávelPublication . Noronha, Francisco Alves Rocha; Amarante, Diogo Frederico Costa; Alves, PedroO presente Relatório enquadra e documenta, do ponto de vista artístico, teórico e técnico, todas as etapas do processo de desenvolvimento e concretização da curta-metragem de ficção “A Mulher Projectada”, por nós realizada no âmbito da unidade curricular de Projecto Final do Mestrado em Cinema. Trabalharam-se na referida curta-metragem as ideias e os topos a que aqui é dado o devido contexto artístico e teórico, mostrando-se nuclear, no presente Projecto, a problematização da Monogamia enquanto convenção historicamente sedimentada e as suas implicações tanto no plano externo da vida social, como no plano interno da autonomia e livre expressão do indivíduo. O presente Relatório detalha o processo de produção e realização desde o momento inicial em que sobrevieram as ideias fundantes do Projecto. Sendo a principal delas a problematização da Monogamia, é-lhe dedicada um capítulo próprio no qual abordamos a configuração do amor como um sólido de muitas e complexas faces, um sólido, portanto, de geometria variável. Fazemo-lo do ponto de vista teórico e contextualizando o tema no âmbito de numerosos filmes (diversos na época, estilo, discurso, forma) na história do cinema. Posteriormente, explicitamos o tratamento cinematográfico e artístico que se procurou imprimir ao filme, seguido de uma descrição e reflexão detalhada das suas diferentes etapas de desenvolvimento (pré-produção, rodagem, pós-produção) e respectivo cronograma de execução. Laborando no terreno do melodrama, do mistério e do suspense, o filme e a investigação espelhada no presente Relatório procuram, assim, sondar um tema que, tão antigo como o mundo, não podia ser mais contemporâneo.