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Authors
Abstract(s)
This thesis explores the case of Lidl's communication in the Portuguese market, examining a real-time experiment with tangible and observable outcomes. This experiment delves into the world of storytelling and brand narratives as effective tools in branding. Stories are an integral part of our lives, bringing people together and whisking us away to new worlds. By sharing their roots and history, brand stories add an emotional touch to previously unknown names, allowing companies to build stronger bonds with their audience. Considering this, is it possible to speculate the vital role of storytelling strategies in shaping a positive and robust brand image among consumers. After a recent collaboration, Lidl Portugal joined forces with O Escritório, advertising agency, and transformed their communications according to this marketing approach. These campaigns directly resonated with consumers by the embrace of a shared truth. The stories depicted in their advertisements mirrored the conversations people had about the products and the supermarket itself, forging a stronger bond between the brand and its audience. To validate this premise, a comprehensive research was undertaken to analyse how consumers perceive Lidl in Portugal and assess the effectiveness of storytelling as a communication and marketing strategy. The study employed both quantitative and qualitative methods, utilizing an online survey and conducting in-depth interviews with representatives from Lidl Portugal and O Escritório. The results gathered pragmately demonstrated the impact of storytelling as a branding strategy, forging a positive and lasting connection with the brand, resulting in heightened levels of customer satisfaction. Given the emphasis on affordability and quality in the communication, Lidl is currently perceived as reliable and smart choice when it comes to satisfying budget-conscious costumers. This adjustment in communication enabled the brand to reach younger demographics and established itself as genuine and consumer centric.
A presente dissertação explora o caso da comunicação do Lidl no mercado português, examinando uma experiência em tempo real com resultados observáveis e tangíveis. Esta experiência debruça-se sob o mundo do storytelling e brand narratives como ferramentas eficazes de branding. Histórias são parte integral das nossas vidas, aproximando pessoas e transportando-nos para novos mundos. Através da partilha das suas raízes e histórias, brand stories adicionam um toque emocional a uma marca antes desconhecida. Como consequência, as empresas são capazes de construir laços mais fortes com o seu público-alvo. Tendo isto em consideração, é possível especular sobre o papel vital desempenhado por uma estratégia de storytelling na criação de uma imagem de marca positiva e robusta entre os consumidores. Com o desafio de se distinguir da restante concorrência, o Lidl Portugal inicia assim a relação profissional com O Escritório, agência de publicidade, e transforma por completo a sua abordagem comunicacional e de marketing. Desde o início, esta parceria desenhou campanhasquefalavamdiretamente para osconsumidoresatravésdapartilhade uma verdade universal. As estórias retratadas nos filmes publicitários espelham conversas que os consumidores têm sobre os produtos e sobre o supermercado em si, estabelecendo um laço mais forte entre marca e audiência. De forma a validar esta premissa, foi realizada pesquisa com o propósito de analisar a perceção atual dos consumidores do Lidl e aferir a eficiência do storytelling como estratégia de comunicação e marketing. Este estudo foi implementado por métodos qualitativos e quantitativos, recorrendo a inquéritos por questionário e por meio de entrevistas semiestruturadas a representantes do Lidl Portugal e d’O Escritório. Os resultados obtidos demonstram pragmaticamente o impacto do storytelling como estratégia de branding, estabelecendo uma conexão positiva e duradoura, resultando em níveis elevados de satisfação do cliente. Dado o ênfase atribuído à acessibilidade e qualidade na comunicação, o Lidl é percecionado como de confiança e uma escolha inteligente para os consumidores sensíveis no orçamento. Este ajuste na comunicação permitiu à marca atingir públicos mais jovens e estabeleceu-se como genuína e centrada no consumidor.
A presente dissertação explora o caso da comunicação do Lidl no mercado português, examinando uma experiência em tempo real com resultados observáveis e tangíveis. Esta experiência debruça-se sob o mundo do storytelling e brand narratives como ferramentas eficazes de branding. Histórias são parte integral das nossas vidas, aproximando pessoas e transportando-nos para novos mundos. Através da partilha das suas raízes e histórias, brand stories adicionam um toque emocional a uma marca antes desconhecida. Como consequência, as empresas são capazes de construir laços mais fortes com o seu público-alvo. Tendo isto em consideração, é possível especular sobre o papel vital desempenhado por uma estratégia de storytelling na criação de uma imagem de marca positiva e robusta entre os consumidores. Com o desafio de se distinguir da restante concorrência, o Lidl Portugal inicia assim a relação profissional com O Escritório, agência de publicidade, e transforma por completo a sua abordagem comunicacional e de marketing. Desde o início, esta parceria desenhou campanhasquefalavamdiretamente para osconsumidoresatravésdapartilhade uma verdade universal. As estórias retratadas nos filmes publicitários espelham conversas que os consumidores têm sobre os produtos e sobre o supermercado em si, estabelecendo um laço mais forte entre marca e audiência. De forma a validar esta premissa, foi realizada pesquisa com o propósito de analisar a perceção atual dos consumidores do Lidl e aferir a eficiência do storytelling como estratégia de comunicação e marketing. Este estudo foi implementado por métodos qualitativos e quantitativos, recorrendo a inquéritos por questionário e por meio de entrevistas semiestruturadas a representantes do Lidl Portugal e d’O Escritório. Os resultados obtidos demonstram pragmaticamente o impacto do storytelling como estratégia de branding, estabelecendo uma conexão positiva e duradoura, resultando em níveis elevados de satisfação do cliente. Dado o ênfase atribuído à acessibilidade e qualidade na comunicação, o Lidl é percecionado como de confiança e uma escolha inteligente para os consumidores sensíveis no orçamento. Este ajuste na comunicação permitiu à marca atingir públicos mais jovens e estabeleceu-se como genuína e centrada no consumidor.
Description
Keywords
Storytelling Strategic communication Brand Brand identity Branding Comunicação estratégica Marca Identidade de marca