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- A importância do texto : o mercado de experiências e a indústria livreiraPublication . Fonseca, José Bernardo Lima Santos Robalo da; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesFoi o intuito desta dissertação de mestrado traçar um paralelo entre o Livro de entretenimento, a sua essência e indústria com os pensamentos e noções do Marketing de Experiências de forma a explorar a sua viabilidade enquanto produto e compreender como este pode ser uma experiência. Para isso analisou-se atentamente o estado da arte que rodeia o Livro, o seu consumidor, natureza, Indústria e futuro, abrangendo, para isso, autores de áreas diferentes mas cujas visões confluentes no sentido de compreender o papel passado, actual e futuro do livro. Para além disso tentou-se demonstrar uma visão o mais holística possível da realidade livreira para posteriormente compreender como o livro se poderia adequar nos conceitos do marketing de experiências. Já traçado esse paralelo aborda-se também noções de consumo hedonista e qual papel que o prazer pode desempenhar no consumo, e de que forma se deve pensar o consumidor hedonista. Conclui-se com um estudo empírico qualitativo composto por uma entrevista assíncrona e uma observação de campo na Feira de Livro de Lisboa de 2019, que complementaria a componente altamente teórica do trabalho, trazendo uma proximidade à verdade actual que agentes do meio sentem no seu contacto diário com o Livro e os seus consumidores.
- Fatores organizacionais e (in)sucesso escolar : um estudo de caso duplo comparativoPublication . Amorim, Sílvia Maria de Sousa; Alves, José Joaquim Ferreira Matias; Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral daA partir da década de 80 do século XX emergiram vários estudos inseridos no movimento das escolas eficazes que vieram mostrar que a escola influencia os resultados escolares dos alunos, perspetivando que a unidade escola como organização tem efeitos específicos na forma como leva a cabo a educação e a qualidade da aprendizagem proporcionada. As investigações levadas a cabo sobre a eficácia da escola vieram confirmar que a escola pode ser uma instância que promove a (des)igualdade de oportunidades de acesso e sucesso existindo fatores intraorganizacionais que podem, direta ou indiretamente, explicar as diferenças dos resultados académicos dos alunos mesmo considerando o seu contexto de origem. Atualmente, em Portugal, existem escolas com populações estudantis semelhantes, que operam em contextos educativos idênticos e que apresentam resultados académicos diferentes, acrescentando, mantendo ou diminuindo valor, pelo que se pretendeu perceber o que promove essa diferença, que fatores organizacionais promovem a (in)consistência dos processos e resultados educativos. Propusemo-nos compreender o que explica essa diferença de resultados académicos em escolas com contextos e populações estudantis semelhantes e perceber de que forma o modo como a escola se organiza a nível meso (organização) e micro (sala de aula) influencia os resultados escolares obtidos pelos alunos. Realizou-se um estudo de caso duplo comparativo que abrangeu duas escolas com e em contextos educativos semelhantes, mas que apresentavam resultados académicos diferentes. Realizámos uma revisão de literatura que nos permitiu desenhar um modelo de análise multifocal cruzando diferentes olhares, perspetivas e teorias. O modelo proposto partiu do objeto em estudo, processos organizacionais das escolas e a sua relação com o (in)sucesso escolar, e mobilizou quatro dimensões de análise que vão desde a sala de aula ao contexto educativo (variáveis de sala de aula, variáveis organizacionais, teorias organizacionais e contexto educativo). Os dados recolhidos permitem-nos concluir que a diferença se deve ao modo de funcionamento e de organização da escola, à forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e ao efeito que estas conseguem gerar e à forma como se planeia, organiza e operacionaliza o processo de ensino aprendizagem em contexto de sala de aula.
- Burnout no trabalho por turnos : estudo realizado numa empresa do setor industrial têxtilPublication . Henriques, Ana Solange Santos; Ribeiro, Célia dos PrazeresA organização do trabalho por turnos, quando envolve a realização de trabalho noturno e em períodos socialmente valorizados, pode representar dificuldades acrescidas de ajustamento fisiológico, psicológico e social para o colaborador. A síndrome de burnout é um fenómeno que resulta de uma tensão emocional crónica, experienciada por profissionais cujo trabalho envolve o relacionamento intenso e frequente com pessoas. O objetivo deste estudo foi conhecer a relação entre stress/burnout e o trabalhado por turnos em 184 colaboradores de uma empresa do setor industrial têxtil localizada na zona centro do país, com idades compreendidas entre os 19 anos e os 60 anos. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa, o Copenhagen Burnout Inventory (CBI-PT) e um questionário sociodemográfico para investigar variáveis pessoais e profissionais. Apesar de não se confirmar uma relação significativa entre o trabalho por turnos e o burnout, os valores encontrados evidenciam a existência de níveis moderados.
- A nova evangelização na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” do Papa FranciscoPublication . Garcia, Manuel Carlos Lopes; Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de SousaA nova evangelização é a ação de levar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo de forma nova e renovada. Esta saída para anunciar o Evangelho de forma nova e renovada é fruto dum grande acontecimento na história do povo cristão, a que nós chamamos ressurreição. Sem a ressurreição de Jesus, a evangelização e tudo aquilo que nos motiva a sair seria em vão. Assim sendo, a nova evangelização é um levar o Evangelho sempre de forma nova e atualizada. Ela é também um compromisso a assumir com afinco e determinação. É também uma forma nova de estar na Igreja, usando novos métodos e novas formas de dizer e fazer as coisas. É nesta dinâmica que o tema da nova evangelização é vista na Evangelii gaudium (EG) de papa Francisco. O Papa Francisco trouxe com o seu gesto profético uma nova forma ousada de viver e levar o Evangelho. Esta forma de viver o Evangelho é fruto duma alegria que habita os corações daqueles que experimentaram a misericórdia de Deus. Por isso, o Papa Francisco desafia-nos a sair ao encontro das pessoas, conhecer suas histórias e partilhar com elas a experiência do amor de Deus em nós. A nova evangelização parte de Cristo e toda a realidade é lida a partir de Cristo. O cristão é chamado a fazer um discernimento e ler a realidade à luz do Evangelho e redescobrir e recuperar o frescor do Evangelho. Nesta leitura concluímos que a EG apresenta um caráter programático com consequências sérias para a reforma da Igreja na sua forma de fazer pastoral.