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- HydromonasPublication . Vaz-Moreira, Ivone; Nunes, Olga C.; Manaia, Célia M.Hy.dro.mo'nas. Gr. neut. n. hydor water; L. fem. n. monas a unit, monad; N.L. fem. n. Hydromonas a unit (monad) from water. Proteobacteria / Betaproteobacteria / Burkholderiales / Burkholderiaceae / Hydromonas Rods with electron‐dense intracellular inclusions, non‐spore‐forming, Gram‐negative. Aerobic, mesophilic, with the ability to grow between 15 and 30°C, pH 6–8, and a concentration of NaCl of up to 1% and no special growth requirements. Chemoorganotroph with limited metabolic versatility, being able to assimilate d‐glucose, d‐mannitol, and N‐acetylglucosamine. Catalase‐ and cytochrome c oxidase‐positive. The respiratory quinone is ubiquinone 8, and the major fatty acids are C16:1 ω7c and C14:0 3‐OH. The major polar lipids are phosphatidylethanolamine, phosphatidylglycerol, and diphosphatidylglycerol. Isolated from freshwater. DNA G + C content (mol%): 47 ± 1 (HPLC). Type species: Hydromonas duriensis Vaz‐Moreira et al. 2015VP
- Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : do Lúdico ao Técnico : workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da músicaPublication . Alves, Joaquim Alexandre Coelho Teixeira; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes e da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto, foi elabo-rado este Relatório da Prática Profissional (Parte I), sob a orientação científica e peda-gógica da Professora Doutora Luísa Orvalho e da Professora Emília Alves, contextua-lizado no Projeto Educativo da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), um dos ramos de ensino da Academia de Música de Espinho (AME) proprietária da escola, no segundo semestre do ano letivo 2011/2012, e o Projeto de Intervenção Pedagógica (Parte II), subordinado ao tema “Do lúdico ao técnico: Workshops criativos e perfor-mativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música”, desenvolvido durante o ano letivo 2018/2019, na Academia de Mú-sica de Espinho. Esta intervenção pretende contribuir para a capacitação dos alunos relativamente aos aspetos da sua prática musical, potenciando-lhes a aquisição de mais competências ao nível rítmico, de pulsação, de coordenação motora, assim como, in-troduzir o gosto pela prática de fazer música em conjunto. A investigação naturalista, fundamentada num quadro teórico e concetual defendido por alguns autores, tais como, Gane (2006), Tracana (2015), Gramani (2013), Gordon (2000), Dalcroze (2009) e Leak (2003). A estratégia metodológica seguida foi a de um estudo de caso e as técnicas de recolha e produção de dados foram: i) Observação direta e participante das aulas, ii) Gravações vídeo de algumas das sessões dos workshops, e iii) Inquéritos por questio-nário aplicados a alunos da Academia de Música de Espinho, do Curso Básico de Mú-sica (do 1º ao 5º Grau), e aos respetivos docentes. As técnicas de análise e interpretação dos dados foram: a) Análise estatística das respostas fechadas aos questionários aplica-dos, aos alunos e professores, e b) Análise de conteúdo das observações feitas direta-mente pelo investigador, registadas nas notas de campo, nas videgravações e das res-postas abertas aos questionários. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciaram que os objetivos propostos para a intervenção pedagógica foram atingidos.
- Visão, velocidade, vertigem e violência : a mobilização total para a vitória final como essência do regime totalitárioPublication . Varajidás, Henrique Miguel Taborda; Morgado, MiguelDurante mais de três quartos de século, conforme começamos por evidenciar, subscritores e críticos da perspectiva politológica do totalitarismo, sob um véu superficial de dissensão ou distanciamento, nunca deixaram de veicular o mesmíssimo argumento analítico sobre as motivações, dinâmicas, resultados e horizontes que definiriam um regime totalitário – um tipo de regime, pretende tal argumento, fadado à auto-destruição. Aprimorando e aplicando metodologia de investigação histórico-comparativa aos casos do Estalinismo e do Nazismo, demonstramos como o argumento supracitado, no grosso e na nata, carece de fundamentação histórico-empírica; e descobrimos um argumento alternativo, tão fundamentado quanto refrescante, passível de contribuir para revitalizar uma tradição de estudos, no que há de mais essencial, há muito estagnada.
- A santa da escuridão : uma leitura teológica da noite espiritual de Santa Teresa de CalcutáPublication . Trocado, Luís Freire de Andrade; Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de SousaA revelação de que Santa Teresa de Calcutá experimentou uma longa noite espiritual originou uma enorme surpresa em todo o mundo. A verdade é que aquela figura tão alegre, que todos se habituaram a ver e simpatizar, escondia também uma duríssima prova interior. Muitas foram as interpretações que se fizeram ouvir, algumas até acusando Madre Teresa de mentir ao mundo por aparecer como uma mulher de fé quando, na verdade, não o era. O nosso objetivo e desafio foi o de mergulhar nesta vida ímpar, procurando ler e interpretar as descrições que dispúnhamos da sua noite espiritual. Apenas à luz do mistério de Cristo, podemos descobrir nesta dolorosa experiência a confirmação de uma relação viva e profunda com Deus e uma identificação total com a sua missão. É olhando para a pessoa de Cristo que compreendemos a vida de Madre Teresa. Procuramos também mostrar que, através da noite espiritual de Madre Teresa, Deus é capaz de tocar e iluminar a vida de tantos homens e mulheres que hoje, mais que nunca, se debatem com as suas próprias noites.
- A posição relativa do representante de grupo disciplinar na geometria organizacional da escolaPublication . Moreira, Letícia Regina Pinto; Estêvão, Carlos Alberto VilarAssiste-se a uma nova agitação no regime jurídico do sistema educativo português, com a aplicação do Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de Julho, onde o conceito de flexibilidade curricular ganha centralidade, aliado ao dogma repetido da autonomia das escolas que desta vez surge acompanhado pelos documentos de referência das aprendizagens essenciais e do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Neste cenário de mudança existe um certo consenso na ideia de que os actores educativos são peças mestras para decidir o fado das políticas educativas. Assim, para que as injunções normativas sejam capazes de ter um impacto real no terreno educativo, têm de conseguir que os professores se apropriem das reformas, lhes encontrem significado. Como tal, torna-se imperativo articular as novas orientações legais, com uma liderança pedagógica transformacional e distribuída, que reforce o papel dos órgãos de gestão intermédia, como o caso do representante de grupo disciplinar, e em que os líderes escolares promovam relações comunitárias, apoiem normas de colegialidade e a construção de uma visão compartilhada. Neste seguimento procurou-se, analisar e compreender, a posição estratégica que o representante de grupo disciplinar ocupa num referencial escolar, marcado por uma matriz burocrática e por jogos de poder, típicos da “arena política”, que foram acentuados por uma política de prestação de contas
- DiaphorobacterPublication . Vaz-Moreira, Ivone; Nunes, Olga C.; Manaia, Célia M.Diaphorobacter [Di.a.pho.ro.bac'ter. Gr. masc. adj. diaphoros different, profitable; N.L. masc. n. bacter rod; N.L. masc. n. Diaphorobacter distinguished and profitable rod, referring to usefulness in nitrogen removal].Proteobacteria / Betaproteobacteria / Burkholderiales / Comamonadaceae / Diaphorobacter Rods, non‐spore‐forming, Gram‐stain‐negative. Motile with a single polar flagellum or nonmotile. Aerobic or facultative aerobic. Mesophilic with optimum growth conditions at a temperature around 28°C and pH 7. No special growth requirements. Catalase‐positive. Cytochrome c oxidase test varies among species. Chemoorganotrophic. Denitrifying or nitrate reduction. No indole production or glucose fermentation. Some members have the capacity to degrade poly(3‐hydroxybutyrate) (PHB) and poly(3‐hydroxybutyrate‐co‐3‐hydroxyvalerate) (PHBV). The major respiratory quinone is ubiquinone 8, and the major fatty acids are C 16:0 , summed feature 3 (C 16:1 ω7c and/or iso‐C 15:0 2‐OH), and C 18:1 ω7c , and the predominant hydroxy fatty acid is C 10:0 3‐OH. DNA G + C content (mol%): 62.9–66.8. Type species: Diaphorobacter nitroreducens Khan and Hiraishi 2002, VL92.
- MelaminivoraPublication . Nunes, Olga C.; Manaia, Célia M.; Vaz-Moreira, IvoneMelaminivora [Me.la.mi.ni.vo'ra. N.L. neut. n. melaminum melamine; L. v. voro to eat, to devour; N.L. fem. n. Melaminivora melamine eating]. Proteobacteria / Betaproteobacteria / Burkholderiales / Comamonadaceae / Melaminivora Rods 2.0–3.5‐μm long and 0.5–0.9‐μm wide. Motile by a single unipolar flagellum. Gram‐negative. Nonsporulating. Aerobe. Nitrate is reduced to nitrite. Mesophilic, with the ability to grow between 15 and 50°C, pH 6–9.5, and at NaCl concentrations up to 7%. Chemoorganotroph. Catalase‐ and cytochrome c oxidase‐positive. The respiratory quinone is ubiquinone 8. The major fatty acids are summed feature 3 (C16:1 ω7c/iso‐C15:0 2‐OH), C16:0, and C18:1 ω7c. C10:0 3‐OH is also present. Predominant polar lipids are phosphatidylethanolamine, phosphatidylglycerol, and diphosphatidylglycerol. DNA G + C content (mol%): 69.5–69.6 (HPLC). Type species: Melaminivora alkalimesophila Wang et al. 2014bVP.
- O desempenho organizacional : a importância do bem-estar psicológico e do Work Engagement nos colaboradores das empresas da região autónoma da MadeiraPublication . Andrade, Tatiana Raquel Freitas; Ribeiro, Célia dos PrazeresÉ no trabalho que se encontram os recursos sociais, materiais, emocionais e psicológicos, que proporcionam a satisfação das necessidades do indivíduo e que influenciam o seu envolvimento na tarefa e o nível de desempenho. Assim, tendo como objetivo geral verificar se o bem-estar psicológico e o work engagement contribuem para o desempenho organizacional dos colaboradores de empresas de pequena e média dimensão sediadas na Região Autónoma da Madeira, foi realizada uma investigação de cariz quantitativo, descritivo, correlacional e transversal. Através da aplicação de um questionário a 186 colaboradores, constituído por quatro partes, a primeira destinada a caracterizar a nível pessoal e profissional os inquiridos, a segunda compreende a escala do bem-estar psicológico (Novo, Duarte- Silva & Peralta, 2004) a terceira a escala do work engagement (Chambel, Castanheira & Sobral, 2014) e a quarta, a escala do desempenho percecionado (Williams & Anderson, 1991) foi possível identificar uma relação significativa entre o bem-estar psicológico, o work engagement e o desempenho. Especificamente, constatou-se que o bem-estar psicológico e o work engagement relacionam-se positivamente entre si, e que o bemestar e o work engagement influenciam positivamente o desempenho dos colaboradores nas organizações. Conclui-se que as empresas necessitam de implementar práticas de recursos humanos que promovam o bem-estar psicológico, o work engagement e o desempenho organizacional, através de formação, avaliação de desempenho, equilíbrio famíliatrabalho, oportunidade de desenvolvimento de carreira, qualidade dos processos de comunicação, programas de saúde e segurança, recompensas, reconhecimento e benefícios.
- Transplante do microbioma intestinal e a pessoa com doença inflamatória intestinal : estado atual do conhecimentoPublication . Almeida, Carla Alexandra Lopes; Madureira, ManuelaO presente relatório surge na sequência do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, desenvolvido pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Neste relatório, pretende-se descrever, analisar e incidir sobre a reflexão inerente ao desenvolvimento de competências na prestação de cuidados especializados à Pessoa em Situação Critica e sua Família. O estágio, enquanto componente prática, e complementar ao saber teórico, foi realizado em dois Centros Hospitalares Universitários de referência de Lisboa, em que um dos contextos foi um Serviço de Urgência Polivalente, o outro uma Unidade de Cuidados Intensivos de Gastroenterologia e Hepatologia. Face aos objetivos e competências delineadas para este percurso formativo, foram implementadas estratégias, atividades e intervenções que possibilitaram aprofundar, mobilizar e consolidar conhecimentos, dos quais se destacam a realização de um cartaz informativo sobre “Cuidados de Enfermagem à Pessoa em situação crítica com Hemorragia Digestiva Alta, adaptados aos dois contextos de estágio, uma sessão de formação em serviço na Unidade de Cuidados Intensivos de Gastroenterologia e Hepatologia intitulada “Hemorragia Digestiva Alta - Os nossos Cuidados...”. Dada a premente necessidade de utilizar continuamente a investigação como suporte da prática dos cuidados – prática baseada na evidência, as experiências vivenciadas e as oportunidades proporcionadas, conduziram à elaboração de uma revisão da literatura, que tem por base o estado da arte atual sobre a transplantação do microbioma intestinal na pessoa com Doença Inflamatória Intestinal: “Benefícios do transplante do microbioma intestinal aplicado à pessoa em situação de doença inflamatória intestinal: scoping review”.
- O marketing experiencial no mercado de café premium : estudo de caso : StarbucksPublication . Santiago, Ana Luisa Albuquerque; Ferreira, Mário Pedro Leite de AlmeidaEssa dissertação tem como objetivo abordar o tema de Marketing Experiencial para o setor cafeeiro no Brasil, em especial no segmento premium, em forma de estudo de caso da marca Starbucks, de modo a permitir “o estudo de fenômenos em profundidade dentro do seu contexto” (Roesch, 1999, p. 197), avaliando as estratégias e ações de estímulos sensoriais utilizadas como modus operandi pela marca, que se utiliza fortemente de elementos sensoriais na apresentação e promoção de seus produtos ao consumidor final. Foram utilizados dados coletados do website institucional oficial da empresa, revisão da literatura e questionário com clientes/consumidores, de modo a entender o significado que os consumidores atribuem as questões de experiências sensoriais e como respondem a uma estratégia de marketing experiencial. Realizada com 452 consumidores da marca Starbucks, o inquérito tem como objetivos: entender o significado do café para o cliente, identificar as principais sensações valorizadas no ambiente de consumo e identificar quais elementos favorecem a percepção das sensações descritas no objetivo anterior. A partir do estudo de caso da Starbucks e seus resultados, foi possível concluir que, com aplicação de estratégias de marketing experiencial e experiências sensoriais, resultados semelhantes serão alcançados em segmentos que agreguem características similares de serviço e atendimento.
