Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-21"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Ao espelho de A Noite: NarcisoPublication . Pinto, Ana PaulaNarciso garante na Mitologia e Literatura antigas uma aura de enigmática singularidade: algumas alusões esparsas a tradições locais – veiculadas entre outros pelo afã descritivo de Pausânias, Cónon, Filóstrato o Velho e Calístrato o Sofista – e corroboradas aliás pela etimologia antiga do antropónimo, permitem supor como provável que, antes de ocorrer no enquadramento narrativo perfeitamente definido – e mais conhecido – das Metamorfoses de Ovídio, a narrativa já tivesse enraizadas no terreno fértil do imaginário mítico antigo algumas versões controversas. Elas não terão tido, no entanto, ao que podemos concluir pela tradição estético-literária, uma notória projecção na mundividência antiga.Obscuramente associado a outros mitos que com ele comungam traços significativos de amplo espectro simbólico (como o de outros jovens seviciados), chama a atenção, na interpretação do mito, a notação obsidiante, que a intuição dos artistas soube exaustivamente cativar no amplo arco temporal desenhado entre a Antiguidade e os nossos dias, de uma solidão intransitiva do ser diante de si mesmo, isto é, do seu próprio reflexo; a articulação poética proposta por Ovídio entre os infortunados destinos de Eco e Narciso permitirá multiplicar essa solidão numa especularidade refractiva, que convoca simultaneamente a voz e o olhar, enquanto vectores de emissão e recepção, isto é, de comunicação.Partindo do pretexto poético oferecido pelas notações da Literatura Antiga, propomo-nos tentar a hermenêutica dos ecos simbólicos do mito, e da sua peculiar acutilância no enquadramento das modernas tragédias do nosso quotidiano. A esse propósito interessa-nos trazer à colação, na moldura trágica do Holocausto, uma leitura simbólica de A Noite, de Elie Wiesel.
- Marketing relacional e comunicação em bibliotecas universitárias : o caso das Bibliotecas da Universidade Católica PortuguesaPublication . Figueiredo, Elisabeth Amaral Ramos; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Passos, Clotilde Maria PaulinoA evolução crescente das novas tecnologias no mundo moderno tem tido grande impacto na dinâmica das organizações e veio claramente alterar o paradigma das bibliotecas. Este fenómeno tem abalado, de forma particular, as bibliotecas universitárias que, atualmente, estão a ser palco de grandes mudanças e de desafios permanentes. Para enfrentar estes novos contextos, têm sido exigidas destas estruturas novas habilidades e posturas, que priorizem essencialmente o utilizador no seu todo, e que sejam capazes de influir no seu comportamento e na sua predisposição ao relacionamento e à fidelização. Nesta linha de ação, assiste-se à redefinição dos princípios e objetivos estratégicos destas unidades de informação e à implementação de novas diretrizes para as suas áreas de marketing e comunicação. Com o presente estudo, definiu-se, como objetivo principal, averiguar o impacto do marketing relacional e da comunicação em contexto de bibliotecas universitárias e avaliar os seus contributos na satisfação e fidelização dos utilizadores. Para tal, centrou-se o foco no conjunto das Bibliotecas afetas à Universidade Católica Portuguesa, implementadas nomeadamente em Braga, Lisboa e Viseu, tendo sido pretensão nossa, por um lado, aferir a existência de um plano de marketing relacional nestas Unidades e por outro, apurar o nível de satisfação dos utilizadores quanto ao quadro comunicacional e de relacionamento em uso nestas Bibliotecas. Assim, desenvolveu-se uma investigação de matriz exploratória, descritiva e transversal, de natureza quantitativa, com a aplicação online de dois questionários para a recolha de dados. O estudo empírico envolveu dois grupos distintos de amostras populacionais, definidas ambas como não probabilísticas, criterial e por conveniência, constituídas, uma pelos colaboradores e outra pelos utilizadores, de quatro Bibliotecas da UCP. As evidências empíricas demonstraram que o marketing relacional e a comunicação constituem um conjunto de estratégias diferenciadas, que quando implementadas em bibliotecas universitárias, moldam positivamente a atitude e a satisfação dos utilizadores, ao mesmo tempo que garantem qualidade e visibilidade dos serviços, o que influi quantitativamente nos níveis de afluência e de fidelização do público académico a estes espaços.
- Não se pode não comunicarPublication . Ilharco, Fernando
- Caracterização das necessidades em cuidados paliativos em estruturas residenciais para pessoas idosasPublication . Andrade, Andreia Manuela Duarte de; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesIntrodução: O envelhecimento populacional tem sido acompanhado pelo aumento da prevalência de doenças crónicas, com consequente aumento da dependência de terceiros para a satisfação de necessidades básicas e, por vezes, necessidade de institucionalização da pessoa idosa. Tornam-se cada vez mais complexas as situações clínicas dos idosos institucionalizados em estruturas residenciais para pessoas idosas. A integração de cuidados paliativos permitirá eliminar situações passíveis de gerar sofrimento e adequando as intervenções e o plano de cuidados. Metodologia: Pretendeu-se identificar as necessidades em cuidados paliativos nos idosos institucionalizados em estruturas residenciais para pessoas idosas, caracterizando a sua condição de saúde referente a comorbilidades, sintomatologia presente e níveis de depen dência, de modo a contribuir para um novo olhar e uma reflexão sobre esta realidade. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, exploratório-descritivo, realizado em 6 estru turas residenciais para pessoas idosas. Foram incluídos os idosos com Pergunta Surpresa positiva, que se encontravam institucio nalizados à data da colheita de dados, segundo o profissional de saúde de cada instituição que colaborou com o estudo. Para a recolha de dados foi elaborado um instrumento para a recolha das características sociodemográficas dos idosos com a inclusão do NECPAL CCOMS-ICO (versão 3.1 espanhola). Resultados: De entre os 488 idosos institucionalizados, 126 tiveram Pergunta Surpresa positiva. Encontrou-se uma prevalência de 100% de necessidades paliativas, sendo que apenas 3,1% se encontravam referenciados para cuidados paliativos, o que alerta para as questões da baixa referenciação. Conclusões: Conclui-se que a percentagem de idosos institucionalizados a carecer de cuidados paliativos é elevada, sendo fundamental a sua implementação nestas instituições. O reconhecimento dos cuidados paliativos, enquanto elemento constituinte do percurso de evolução de uma doença crónica e progressiva, permitiria uma trajetória da doença mais acompanhada, com mais qualidade de vida e a vivência de uma morte digna.
- O Narciso do condestável D. Pedro: aegritudo amoris em metamorfose cortêsPublication . Lopes, Maria José FerreiraÉ no contexto da centena de glosas ilustrativas da sua Sátira de infelice e felice vida , espécie de novela sentimental para instrução e edificação áulica, que D. Pedro de Portugal introduz Narciso, exemplum de como “fermosura com gracia atrahen a bien e leal amar”. Apesar das frequentes alusões e citações das Metamorfoses de Ovídio, o episódio é adaptado ao propósito de sublinhar a aegritudo amoris do autor/narrador às mãos caprichosas de Cupido, encarnado pela insensível dama, a quem o coração tem de servir, mas a razão não pode deixar de criticar. Assim, traços fundamentais do mito e da narrativa ovidiana ficam de fora (o oráculo, a identi- ficação com o reflexo, Eco, a flor), substituídos pela ênfase dada a elementos associados à retó- rica amorosa palaciana, herdeira do Amor Cortês. O emotivo discurso do agonizante Narciso, cuja dimensão contribui para sublinhar o isolamento egotístico do amador, aborda a beleza divina da mulher; o serviço amoroso, esgotante e nunca correspondido; a súplica à piedade e à memória da amada; o sofrimento que culmina na morte. Salvo o inusitado e impossível alvo amoroso, o jovem mítico acaba por ser enquadrado numa galeria intemporal de vítimas mas- culinas do amor que, apesar de correspondidos, se suicidaram ou foram assassinados depois de terem decidido “que mejor es prestamente morir, que largamente padesçer y penar”. A variedade nas fontes (clássicas, como Ovídio e Valério Máximo; e contemporâneas, como Juan Rodríguez del Padrón ou Alonso Fernández de Madrigal), e a peculiar forma de interpretar e adaptar os relatos míticos (evemerista, astronómica, alegórica) demonstram o quanto D. Pedro se identificava com o ponto de vista ainda medieval adoptado pelas elites cultas peninsulares de meados de Quatrocentos, em que avultavam a tendência moralizante da Ínclita Geração e o pré-Humanismo da corte de João II de Castela.
- Linha do destino : o regresso das telenovelas portuguesas à matriz clássica do melodramaPublication . Custódio, Carolina Mendes; Burnay, Catarina do Amaral Dias Duff; Lopes, PedroA telenovela em Portugal parece estar a regressar à matriz clássica do melodrama. Muito relevante para os canais comerciais SIC e TVI na faixa do horário nobre, o formato tem a necessidade constante de se adaptar ao que o público procura. Após um período em que os autores complexificavam as narrativas e as aproximavam das séries internacionais, transmitidas principalmente pelos canais por subscrição, as telenovelas portuguesas procuraram recentralizar-se na sua essência e contar histórias com valores, crenças e códigos partilhados, com os quais os espectadores facilmente se identificam. No presente projeto, estuda-se a evolução do formato no país e as causas para o regresso à estrutura melodramática. Desde a estreia de Gabriela (1977), passando por Vila Faia (1982) e acompanhando a disputa pelas audiências entre a SIC, a TVI, os canais por subscrição e, mais recentemente, as plataformas de streaming, procura traçar-se o percurso das telenovelas em Portugal, de forma a compreender de que modo são influenciadas as narrativas. Conclui-se que o regresso à matriz melodramática é a resposta das estações generalistas privadas SIC e TVI face ao que os espectadores esperam encontrar no formato atualmente. Não obstante a inúmera oferta de ficção por parte de outros canais e plataformas, são características como a portugalidade, a partilha da mesma língua e cultura, e o reflexo de uma realidade representativa que distinguem a telenovela, tornando-a num produto familiar e atrativo para o público. O principal objetivo do estudo é suportar o projeto de telenovela, que consiste na escrita e apresentação do guião do primeiro capítulo. Em busca de reunir as características que tornam o formato inconfundível, Linha do Destino aborda temáticas como o amor, a família e o dia-a-dia numa pequena localidade onde todos se conhecem e onde a ficção e a realidade, muitas vezes, se confundem.
- COVID19 : perceção da gestão da mudança nos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos em AngolaPublication . Castelo, Elizabeth Jandira Marciano António; Antunes, Ana Vanessa dos Reis AmeixaCiente que a comunidade científica em todo mundo está em processo de aprendizagem sobre a pandemia da Covid19 todo contributo para facilitar o esclarecimento e gestão da mudança nos serviços é importante, visto que o processo é recente por isso há necessidade de investigação (Viriato & Gonçalves, 2020). A presente dissertação pretende perceber a experiência pessoal vivida pelos enfermeiros durante a pandemia da Covid19. Para o efeito foi realizada uma investigação qualitativa, seguindo o método fenomenológico, do tipo descritivo, exploratório e transversal, com o objetivo de caracterizar a perceção que a gestão da mudança durante a pandemia da Covid19 teve nos enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Intensivos de Angola. O instrumento de recolha dos dados foi feito, através da análise documental e realização de entrevistas com perguntas semiestruturadas. A nossa amostra foi constituída por 26 enfermeiros. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo recorrendo ao software Nvivo12. Os resultados demonstram que a amostra é composta por maioritariamente mulheres, a idade média dos participantes é de 36 anos de idade, licenciados, vida conjugal ativa e com filhos, com mais de seis anos de trabalho de enfermagem e menos de cinco anos em experiência em Unidade de Cuidados Intensivos. O impacto na vida dos enfermeiros foi: financeiro, social, saúde é emocional. No contexto laboral trouxe mudanças nos seguintes aspetos: alteração nos horários e escala de trabalho, divisão da unidade de trabalho, aumento das medidas de segurança, formação continua, equipamentos novos e aumento de pessoal de enfermagem. O impacto na carreira profissional foi: medo, juramento profissional, excesso de trabalho e desafios novos. Por fim percebeu-se que a pandemia da Covid19 teve impacto na vida dos enfermeiros de forma emocional, aumento de medidas de segurança e o juramento profissional.
- O efeito moderador da reserva cognitiva na associação negativa entre depressão e cogniçãoPublication . Pereira, Inês Filipa Alves; Nunes, Maria Vânia Silva; Ribeiro, FilipaEnquadramento Teórico: A Perturbação Depressiva Major (PDM) é uma patologia psiquiátrica cujas manifestações clínicas se evidenciam ao nível emocional, cognitivo e funcional, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a maior causa de incapacidade no mundo. Contudo, as manifestações cognitivas entre sujeitos com PDM, mais frequentes ao nível da atenção, das funções executivas e da memória, parecem não ser homogéneas, observando-se doentes com alterações mais severas do que outros. Uma das possíveis explicações para a heterogeneidade encontrada entre estudos, poderá ser a Reserva Cognitiva (RC), um conceito que sugere que a estimulação cognitiva ao longo de toda a vida, através de diversos tipos de atividades, resulta numa maior capacidade do cérebro para lidar com os danos decorrentes de uma patologia. Assim, este estudo pretende averiguar a influência da RC, medida pela Cognitive Reserve Index questionare (CRIq), na performance cognitiva de sujeitos com PDM, em comparação com um grupo de controlo através de testes neuropsicológicos. Metodologia: Foram recrutadas, através de uma amostragem por conveniência, catorze pessoas de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 51 e os 67 anos e escolaridade entre os 4 e os 22 anos, com diagnóstico clínico de PDM. Doze pessoas sem história prévia de doenças psiquiátricas ou neurológicas, com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos e escolaridade entre os 4 e os 22 anos, foram também recrutadas por conveniência. Aplicou-se o MoCA, a prova de Vocabulário da WAIS-III, a Memória Lógica I e II, Pares de Palavras I e II e a Sequência de Letras e Números (SLN) da WMSIII, o Trail Making Test parte A e parte B (TMT A e B) e a prova de Fluência Verbal Fonémica, na avaliação neuropsicológica. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas no desempenho entre os grupos na Memória Lógica II e na Fluência Verbal Fonémica. No Grupo Clínico III observaram-se correlações significativas entre a RC total e o desempenho no TMT A, TMT B-A, SLN e na Fluência Verbal Fonémica. A CRI-Tempo Livre apresentou correlações significativas exatamente com as mesmas provas que a CRI-Total; a CRIescola apresentou correlações significativas com todas as provas e a CRI-Trabalho só apresentou uma correlação significativa com a SLN. No Grupo de Controlo, apenas se observaram correlações significativas entre a CRI-Escola e a Memória Lógica II, Pares de Palavras II e a SLN; e a CRI-Tempo Livre com o TMT A. Conclusões: A RC parece desempenhar um papel relevante na manutenção do funcionamento cognitivo na PDM, embora fatores como a escolaridade, mas sobretudo as atividades de tempo livre, pareçam ter um peso maior do que fatores como a profissão. Os resultados obtidos sugerem a RC pode atuar como um mecanismo compensatório da cognição de sujeitos com PDM, particularmente ao nível do funcionamento executivo.
- Responsible investment and responsible consumptionPublication . Hakenes, Hendrik; Schliephake, EvaTo maximize their impact, socially responsible households can invest responsibly (SRI), consume responsibly (SRC), or do both. The key question of this paper is, which mix of SRI and SRC leads to a desired impact with the lowest loss of utility for responsible households. In a closed micro-economic model, we show that both strategies yield a symmetric impact, proportional to the responsible behavior. For the individual household, however, one strategy dominates the other depending on a condition on risk and product parameters. If responsible households can coordinate on socially responsible action, the welfare maximizing action is to completely abstain from consuming and investing in brown production if the negative externality is high. The coordination on "abstaining" becomes more likely the more households are responsible.
- Influência de fatores parentais em sintomas de ansiedade e depressão em crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19Publication . Domingos, Leonor Isabel da Rosa; Godinho, Cristina Isabel AlbuquerqueO encerramento prolongado das escolas e o confinamento domiciliar durante o surto de uma doença podem ter efeitos negativos na saúde física e mental das crianças, tornando o papel dos pais para o seu bem-estar ainda mais crucial. No entanto, pouco sabemos ainda sobre a influência das variáveis parentais na saúde mental das crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19. O presente estudo teve como objetivo comparar sintomas de ansiedade e depressão de crianças e adolescentes, durante o 1º e o 2º confinamento em Portugal, analisando a influência de alguns preditores parentais nesses sintomas, e verificar a existência de um efeito moderador do sexo e da idade das crianças e adolescentes nessas relações. Para tal, foi realizado um estudo de caráter longitudinal, com recolha de dados em dois momentos: no final do 1º confinamento (T1) e durante o 2º confinamento (T2). O questionário foi disponibilizado na plataforma online Qualtrics, a uma amostra de pais de 442 crianças e adolescentes em T1 e de 182 crianças e adolescentes em T2 (amostra longitudinal, n= 39 crianças/adolescentes). Os resultados mostraram um aumento na perceção de gravidade da pandemia COVID-19 pelos pais, para seu bem-estar e da sua família, do 1º confinamento para o 2º confinamento e confirmaram o stress percebido como preditor estatisticamente significativo da ansiedade das crianças e adolescentes no 1º confinamento e da depressão no 1º e 2º confinamento. Contudo, o papel moderador do sexo e idade das crianças e adolescentes não foi confirmado, apesar de terem sido verificado um efeito principal da idade, no qual há uma tendência para a sintomatologia aumentar com a idade. Para concluir com esta dissertação foi possível verificar o stress percebido como preditor da ansiedade e depressão das crianças e adolescentes e avaliar a necessidade de investigações futuras com maiores amostras longitudinais e representativas a população em questão.