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- Microglia-neuron interactions in the electrophysiological domain : can microglia respond directly to electrical signals?Publication . Sousa, Sílvia Maria Vasconcelos; Lopes, Cátia Daniela Carvalho Ferreira; Aguiar, Paulo de CastroA microglia é um tipo de célula com um comportamento dinâmico, que está constantemente a analisar a sua vizinhança e a alterar a sua morfologia para se adaptar ao microambiente onde está inserida. Apesar de serem conhecidas como células eletricamente não excitáveis, as funções da microglia parecem estar extremamente coordenadas com o estado funcional das redes neuronais, o que sugere a existência de uma íntima comunicação com os neurónios. Embora esta comunicação, através de sinais químicos, já ter sido alvo de muitos estudos, ainda não é claro se a microglia tem a capacidade de monitorizar outro tipo de sinais, nomeadamente sinais elétricos. In vivo, a microglia estabelece contactos regulares e transientes (durante 4-5 min) com as estruturas pré- e pós-sinápticas neuronais, sendo a duração destes contactos regulada pelo perfil de atividade neuronal. Além disso, a sua morfologia e o perfil de expressão genética também são modulados pelo nível de atividade neuronal. Estes factos indicam que a comunicação microglia-neurónio é sincronizada de modo a manter a funcionalidade e a homeostasia do SNC. Um elemento relevante, é que a microglia expressa diferentes tipos de canais iónicos dependentes de voltagem, tendo alguns destes canais, funções focadas na regulação do potencial de repouso da membrana e concentrações iónicas intracelulares. Estes canais iónicos dependentes de voltagem deixam em aberto a possibilidade de deteção direta de potenciais elétricos neuronais. Esta interação elétrica continua, porém, inexplorada. Portanto, este trabalho tem como objetivo investigar de que forma as propriedades elétricas do microambiente, para além da sinalização química, afetam a dinâmica da microglia. Por outras palavras, pretende-se decifrar se a microglia consegue detetar a atividade elétrica neuronal, e explorar os mecanismos envolvidos nessa deteção. Para investigar essa possível capacidade, foram utilizadas câmaras de galvanotaxia, para estudar as mudanças de comportamento da microglia quando sujeitas a campos elétricos compatíveis com as condições fisiológicas. Campos elétricos de 40 e 400 V/m foram aplicados à microglia durante 6 ou 24 horas, e as mudanças morfológicas observadas na microglia foram quantificadas através de análise de imagem. Para o campo elétrico de 40 V/m, observou-se um aumento da área e uma diminuição da irregularidade da membrana da microglia, ao longo do tempo. Por sua vez, o campo elétrico de 400 V/m, em ambos os períodos de tempo estudados, causou um aumento das protusões citoplasmáticas e nenhuma alteração na área da microglia O impacto de compostos bioativos (secretoma) resultante de diferentes perfis de atividade neuronal na microglia foi igualmente investigado. O meio condicionado neuronal (NCM) foi extraído de culturas neuronais funcionalmente ativas, em diferentes estados de maturação in vitro, e foi exposto à microglia durante 24 ou 48 horas. O tratamento com NCM resultou num aumento da área da microglia e numa tendência para um aumento da ramificação destas células. Em conclusão, este estudo mostrou que a microglia, tem a capacidade de detetar campos elétricos. Os mecanismos que levam à sua alteração morfológica na presença de campos elétricos ainda está por ser investigada. Trabalhos futuros poderão explorar estes mecanismos através do estudo da expressão de marcadores de ativação.
- Capital intelectual nas organizações : estudo realizado na região norte de PortugalPublication . Oliveira, Filipe André Morais; Ribeiro, Célia dos PrazeresNo atual contexto competitivo e em constante mudança, a falta de autonomia e valorização dos colaboradores, as centralizações do poder são caraterísticas que impedem o desenvolvimento pessoal e organizacional. Nesse sentido, o objetivo geral desta investigação foi conhecer, através da opinião dos colaboradores, a importância do capital intelectual nas organizações onde estão inseridos. Foi realizado um estudo de caráter quantitativo, transversal e do tipo descritivo-correlacional, constituído por uma amostra composta por 148 participantes pertencentes a 21 organizações com diferentes dimensões e setores de atividade. Foi aplicado um questionário, adaptado de Gracioli (2005), onde a primeira parte é destinada aos dados pessoais e a segunda parte ao capital intelectual dividido em três dimensões: capital estrutural, capital humano e capital relacional. Os dados obtidos permitem concluir que as dimensões referidas apresentam relações significativas entre si e contribuem positivamente para a perceção dos colaboradores sobre o capital intelectual. Em suma, tanto em termos teóricos como empíricos, verifica-se que estas três dimensões têm um contributo significativo nas organizações, dado que são essenciais para o sucesso das mesmas e para a realização profissional dos seus colaboradores. Foi possível identificar os pontos fortes (pouca rotatividade, boa relação com os diversos stakeholders, entre outos) e fracos (pouca autonomia, comunicação interna frágil, entre outros), em que a vantagem competitiva pode ser obtida através da melhoria dos pontos fracos, por forma a enfrentar os desafios futuros.
- O professor acompanhador : vantagens da utilização de duetos aluno-professor na aprendizagem do violino ao nível do desenvolvimento/aperfeiçoamento de competências técnicasPublication . Valverde, Mariana Oliveira; Silva, Nuno Luís Caçote daEste projeto de intervenção pedagógica (PIP) estuda as vantagens da utilização de duetos aluno-professor para desenvolver/aperfeiçoar competências técnicas na aprendizagem do violino. Parte-se das potencialidades referidas na literatura sobre a utilização destes duetos na aprendizagem da técnica de instrumentos musicais analisando-se a sua eficácia na aprendizagem do violino. O PIP foi desenvolvido como estudo de caso numa turma de 6 alunos de um Conservatório de Música com dificuldades técnicas e baixo rendimento escolar (classificações negativas em dois casos). O projeto visava aperfeiçoar competências técnicas; promover a motivação para estudar música; e iniciação à música de câmara. Os alunos foram divididos em 2 grupos: experimental e controlo (3+3). A estratégia investigativa consistiu em duetos entre a mestranda e o grupo experimental durante o 2º período. Antes da implementação aplicou-se um questionário aos docentes avaliadores para identificar as dificuldades técnicas evidenciadas na prova do 1º período. Após a prova do 2º período, um novo inquérito avaliou a evolução. Também foi utilizada observação direta e participante e um questionário visando o feedback dos alunos sobre o trabalho desenvolvido. Dos resultados concluem-se ligeiras melhorias das competências técnicas e das capacidades de comunicação, cooperação, liderança, precisão rítmica e afinação dos alunos, que manifestaram interesse em continuar esta atividade. Verificou-se alguma discrepância entre resultados dos inquéritos dos docentes e da observação direta e participante (evidenciando resultados mais significativos). Concluiu-se a vantagem dos duetos no incremento das competências técnicas e motivação destes alunos. Neste contexto, admite-se resultados mais significativos alargando o período de implementação, supondo estudo continuado.
- O papel da mulher na Igreja no mundo contemporâneoPublication . Carreira, Márcio André Guedes; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoO papel da mulher na Igreja no mundo contemporâneo é um tema actual, pela qual se reflecte sobre a presença e contributos que o ser feminino pode oferecer à Igreja. Nesta dissertação, reflecte-se sobre algumas mulheres do Antigo Testamento, que foram lideres e deram o seu contributo às comunidades. Apresenta a atitude de Jesus com algumas mulheres, bem como procura conhecer o modo, como alguns autores da Sagrada Escritura, no Novo Testamento, falam sobre a mulher. No segundo capítulo, observa-se a reflexão do magistério, desde o Concilio Vaticano II até Francisco, sobre o papel da mulher na Igreja e na sociedade, dando uma perspectiva mais acentuada sobre a encíclica Mulieris Dignitatem. Reflecte-se sobre a presença-ausente da mulher na igreja, a teologia feminista e a presença dos leigos na igreja. Porém, aponta-se algumas chaves eclesiológicas para a inclusão das mulheres, bem como a necessidade de reflectir sobre os seus carismas. No terceiro capítulo é apresentado um estudo empírico, bem como as suas conclusões, resultado de um inquérito digital e de entrevistas a pessoas concretas da sociedade e da Igreja
- Promoção da adaptação à hospitalização da criança/jovem e família : intervenções de enfermagemPublication . Barros, Inês Vieira de Almeida Queiroz de; Charepe, Zaida BorgesDurante o processo de crescimento e desenvolvimento das crianças o sistema familiar depara-se frequentemente com inúmeros acontecimentos de vida geradores de crises, tais como a doença e a hospitalização. Este pode ser um período de elevado stress e ansiedade tanto para a criança como para a sua família. Torna-se essencial compreender a vivência do processo de hospitalização e mapear intervenções que visem diminuir o sofrimento e a ansiedade, prevenir sequelas e potenciar efeitos positivos. A adaptação é o conceito primário da Modelo de Adaptação de Roy, sendo um eixo orientador para a prática de enfermagem, este significa que o sistema tem capacidade para se ajustar às mudanças no meio ambiente, e por sua vez, afetar o mesmo. Este relatório de estágio tem como objetivo analisar criticamente o percurso de desenvolvimento de competências realizado ao longo do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, incluindo os estágios realizados em quatro contextos diferentes. Mais especificamente pretende comunicar as aprendizagens e competências adquiridas/desenvolvidas, a par do resultado investigativo produzido ao longo do mesmo. Ao longo do percurso formativo foram desenvolvidas atividades relacionadas com a promoção da adaptação à hospitalização da criança/jovem e família. No contexto de cuidados de saúde primários, no âmbito dos cuidados antecipatórios, foi desenvolvido um folheto sobre como lidar com a febre e convulsões febris e um guia para os pais se preparem em caso de confrontarem com a necessidade de hospitalização dos seus filhos. Em contexto de Serviço de Urgência foi dado enfoque aos cuidados na admissão/ acolhimento ao internamento da criança/jovem e família, através do desenvolvimento de um Guia de Acolhimento, com o intuito de os preparar para o processo de hospitalização, adequando ao estado de desenvolvimento da criança e à disponibilidade psicológica dos pais. Em contexto de Unidade de Cuidados Neonatais foi desenvolvido um Diário de Esperança, dirigido aos pais, no contexto de promoção da esperança, enquanto intervenção promotora de adaptação à hospitalização. Por fim, no estágio em Unidade de Cuidados Intensivos foi construída uma proposta de Kit de Adaptação, com atividades individualizadas às necessidades dos pais. Inerente ao desenvolvimento das atividades descritas as principais competências desenvolvidas ao longo deste percurso foram “comunicar com a criança/jovem e família utilizando técnicas apropriadas à idade e estádio de desenvolvimento“, “transmite orientações antecipatórias às famílias para a maximização do potencial de desenvolvimento infanto-juvenil.”, “capacita a criança (…) e família para a adoção de estratégias de coping e de adaptação” e também “Utiliza estratégias promotoras de esperança realista” (Ordem dos Enfermeiros, 2018).