FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
Now showing 1 - 10 of 79
Results Per Page
Sort Options
- Adepticismo : a mediação das emoções dos adeptos de futebol no FacebookPublication . Bulas, Susana Cristina de Jesus; Ilharco, FernandoO futebol é uma manifestação cultural que pode ter uma componente lúdica, por isso despida de qualquer aspecto conflituante, alicerçada no bem-estar e na prática do exercício desportivo mas conhece, igualmente, uma componente competitiva, que agrega e desagrega as chamadas «populações associativas». O futebol é considerado o «desportorei » por ser um desporto de massas à escala mundial com a capacidade de mobilizar números elevados de indivíduos em redor de uma disputa entre equipas oponentes e despertar os mais variados tipos de comportamentos e emoções, de acordo com os resultados e incidências do jogo. Numa sociedade contemporânea, na qual o espaço cultural, social e emocional do indivíduo se desenrola ao longo de linhas mediáticas televisão, internet, telemóveis, publicidade, etc.,- que são estruturantes da identidade, das necessidades e das expectativas, os adeptos de futebol encontram forma de expressão emocional nos sites das novas redes sociais. A dissertação apresentada tem como objectivo compreender a mediação tecnológica das emoções dos adeptos de futebol no facebook. Pretende-se compreender o adepticismo, através de uma análise de conteúdo (textual e quantitativa), resultante da presença dos adeptos na nova rede social no sentido da expressão das emoções online, decorrentes dos desempenhos, sucessos e insucessos desportivos das equipas de futebol.
- Ambiente em exposição : estudo de públicos da exposição : Tartarugas Marinhas - A ViagemPublication . Costa, Joana Marques da; Hanenberg, Marília dos Santos LopesO ambiente configura-se na cultura contemporânea como desafio imperativo que se coloca às sociedades. A necessidade de se olhar o ambiente nas suas diversas dimensões: cultural, ética, estética, tecnológica, científica, impele a que também os estudos culturais se envolvam neste debate. Os trabalhos sintetizados nesta dissertação tomam como objecto de análise a exposição temporária, Tartarugas Marinhas: A viagem, patente no Oceanário de Lisboa desde 2011. Tendo como ponto de partida a disciplina designada por visitor studies, estruturou-se o plano de investigação recorrendo aos métodos de observação - timing and tracking e inquérito por questionário. Procurou-se através de uma análise das representações culturais dos oceanos e da temática ambiental, compreender e aferir o carácter comunicativo do aquário, tendo presente a sua missão associada à conservação dos oceanos. Com base nestes pressupostos reflectiu-se sobre a importância deste tipo de estudos para efectivar o investimento económico, cultural e científico que se presta a instituições como os espaços museais em geral e os aquários em particular.
- As belas que me perdoem : marcas do feio na contemporaneidadePublication . Altaf, Gabriela Berutto; Gil, Isabel CapeloaEsta dissertação trata da construção do feio na contemporaneidade e das consequências de suas marcas na vida de mulheres que se consideram feias. Explora o fenômeno de eclosão de imagens do feio em segmentos culturais variados e, em contrapartida, a ascensão do corpo como protagonista no processo de construção da subjetividade e da exaltação apoteótica da beleza observada na atualidade. Tem como objetivo investigar as implicações da avaliação da própria aparência física como feia na vida de mulheres, por meio da análise de literatura sobre estudos do feio e suas formas de manifestação na cultura contemporânea, de argumentos de autores que tratam do estatuto do corpo e do corpo feminino hoje, e de entrevistas com mulheres portuguesas que se percebem como feias. A correlação entre a fundamentação teórica e o relato das entrevistadas possibilitou a apresentação do corolário do julgar-se como feia na vida profissional, social e amorosa das participantes. Demonstrou, ainda, como e por que ocorrem situações de desprezo, invisibilidade e chacota no cotidiano dessas mulheres, e a existência de uma cultura de combate rigoroso às marcas do feio, quando estas são identificadas no corpo.
- Bem-estar no envelhecimento : a influência da revisão do percurso de vida e do storytelling : criação de livro de contos baseados em histórias de vida de utentes do Projecto Mais Proximidade, Melhor VidaPublication . Salvado, Sofia Chedas de Sampaio e Cunha; Seruya, José ManuelEste projecto acompanha a criação e desenvolvimento do livro Pequenos Contos, Grandes Vidas, que reúne contos baseados na vida de seis pessoas idosas acompanhadas pelo Projecto Mais Proximidade, Melhor Vida (MPMV), que apoia idosos em situação de solidão e isolamento nas freguesias da Baixa de Lisboa. O principal objectivo do livro era envolver os idosos de forma a proporcionar-lhes melhor qualidade de vida e melhorias no seu bem-estar. Para sustentar este objectivo, procedeu-se à revisão bibliográfica do conceito de bem-estar e das suas implicações no processo de envelhecimento, das teorias do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson e de revisão do percurso de vida (life review) de Butler, analisando-se, ainda, as vantagens das narrativas de vida e do storytelling, principalmente para a população idosa. O método utilizado para reunir a informação necessária ao desenvolvimento do livro foi a entrevista biográfica. Como resultado, observaram-se sentimentos de satisfação nas pessoas idosas envolvidas, que durou até, pelo menos, quatro meses depois de o livro ter sido publicado. O livro resulta num produto de comunicação que permite, ainda, angariar fundos para o MPMV.
- Cobertura jornalística da política : o "caso TSU" no jornal da noite da SICPublication . Vieira, Joana Filipa da Silva; Figueiras, RitaTendo como enquadramento teórico a Comunicação Política, este Relatório de Estágio apresenta um estudo sobre a cobertura jornalística televisiva do “Caso TSU” (Taxa Social Única) pelo Jornal da Noite da SIC, no período temporal de 7 a 15 de Setembro de 2012. Através da componente teórica e empírica, o trabalho procura identificar os padrões jornalísticos presentes na cobertura do caso e pretende refletir sobre a forma como se faz a cobertura televisiva da política em Portugal, bem como as suas potenciais repercussões na sociedade portuguesa. A primeira parte do Relatório de estágio é composta por um enquadramento teórico sobre comunicação política, nomeadamente sobre o impacto das empresas mediáticas na atividade política, a política para os media e o jornalismo político contemporâneo. Na componente teórica refletimos ainda sobre o conceito de escândalo político, por se ter revelado fundamental para melhor compreender a cobertura do “Caso TSU”. Na segunda parte do trabalho apresentamos a estratégia metodológica que orientou a pesquisa empírica e que permitiu verificar que a construção jornalística da estória foi orientada segundo critérios sensacionalistas, assentes na dramatização e encenação dos fatos; na personalização política, no enquadramento negativo e no conflito político. O estudo permitiu também concluir que o “ciclo de vida da estória” do “Caso TSU” evoluiu de acordo com a estrutura sequencial do escândalo político, teorizado por John B. Thompson. Esta conclusão permitiu-nos refletir sobre os potenciais impactos da mediatização negativa da política, tendo em conta que os escândalos políticos podem, efetivamente, ter um impacto corrosivo nas sociedades democráticas.
- Comunicação de ciência a criançasPublication . Caeiro, Miguel Ângelo; Hanenberg, PeterA educação para a ciência e a sua comunicação é um campo de estudos complexo. Qual a melhor forma de ensinar ciência às crianças? Quais as melhores práticas? Será o currículo escolar suficiente para facultar conhecimentos relevantes às crianças? Através do meu estágio na sede espanhola da empresa portuguesa de brinquedos científicos Science4you tive a oportunidade de me sensibilizar para os diferentes métodos de aproximar as crianças de conteúdo científico. Desta forma, procuro problematizar esta importante questão no meu relatório de estágio, refletindo questões da educação e comunicação da ciência num contexto nacional, mas também internacional.
- Comunicação digital vs informação digital : uma análise sobre uma experiência profissional no grupo BBDOPublication . Menezes, Fátima Susana Franco de Sousa e; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesNuma sociedade de massa, na qual estamos inseridos, a criação de publicidade torna-se cada vez mais desafiante para as agências digitais e de publicidade, perante um consumidor mais interactivo, informado e exigente, cujos hábitos pessoais e profissionais mudaram perante a Era digital. Inserida no âmbito da pesquisa on-line e de conteúdos, a metodologia qualitativa e a observação participante aplicadas vêm confirmar certa dependência por parte dos utilizadores dos novos meios de comunicação como é o caso da Internet, que permite poder estar informado a cada segundo, à distância de um clique, através de múltiplas ferramentas digitais.
- Comunicação e marketing em saúde : o caso GigaPublication . Pereira, Carolina Maria Netto de Almeida Alves; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesAs estratégias de comunicação e marketing têm vindo a ganhar cada vez mais importância nas pequenas, médias e grandes empresas independentemente do seu core business, e os serviços de saúde não são excepção. Derivando de todos os processos de transformação no mundo da saúde, não só o público interno das instituições hospitalares se reajusta às actuais mudanças, como o público utente carece de novas necessidades face aos profissionais de saúde e condições físicas ao seu dispor. Assim, é de salientar a importância de factores essenciais no segmento da saúde que se prendem fortemente com a satisfação e qualidade percebida para o utente, como se tem vindo a revelar a utilidade de uma comunicação eficaz e eficiente, abrangendo todo o público utente; o carácter do atendimento na recepção e entidades envolvidas; a particularidade da relação médico-utente, como todo o processo de tratamento e percepção de termos técnicos de patologias, e finalmente, um acompanhamento dedicado e regular de toda a evolução do caso clínico. Obviamente, todas estas questões nos remetem para a ‘humanização’ nas unidades de saúde e para o aumento cada vez mais forte da sua importância por parte do público utente, enquanto utilizador dos serviços de saúde. Nos últimos anos, o consumidor tem sido valorizado pelas empresas, enquanto pessoa e ser humano, com sentimentos, ao invés de um comprador em massa na sociedade. Assim, as estratégias de marketing caminham numa direcção mais focada no consumidor enquanto ser humano com mente, coração e espírito. Neste sentido, os valores que movem o novo marketing 3.0 vêm de encontro a determinados pontos nos serviços de saúde – que podem vir a beneficiar desta nova Era do marketing e comunicação crescente na sociedade do século XXI.
- A comunicação integrada de marketing : um novo sentido para a comunicação da Maria PapoilaPublication . Carolino, Francisca Maria Castro Lopes Rodrigues; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasNa sociedade actual, caracterizada por mercados competitivos, por excesso de oferta relativamente à procura, e por uma sobrecarga da informação em circulação e dos estímulos comunicacionais, o papel da comunicação torna-se decisivo e imprescindível, pelo que qualquer marca lhe deveria dedicar tempo e dinheiro. Num panorama mediático multiplataforma e multitarefa, a uniformização de regras, comunicação e valores são também preocupações a ter em conta por forma a garantir a coerência em todas as peças de comunicação. Este relatório debruça-se sobre a exploração do conceito de comunicação integrada de marketing (CIM), bem como sobre a importância do seu planeamento estratégico com o intuito de providenciar clareza, coerência e impacto por meio de mensagens integradas. A falta de planeamento estratégico por parte da marca em estudo e a falta de clareza e coesão das mensagens comunicadas conduziu à elaboração do relatório com este formato com o intuito de aprofundar o desenvolvimento de um plano de comunicação numa perspectiva integrada, respondendo assim a uma necessidade fundamental da organização que acolheu o estágio. Deste modo, foram delineadas estratégias e tácticas que pretendem não só catalisar uma mudança de atitude, mas também demonstrar um novo sentido de comunicação, integrado, transformando o que até agora é apenas o nome de uma empresa numa marca corporate com reputação com um posicionamento claro e uma reputação positiva.
- A construção narrativa das notícias em televisão : o "Jornal da Noite" da SIC como estudo de casoPublication . Artilheiro, Tiago António Resende; Santos, RogérioO presente Relatório de Estágio tem como tema principal a construção narrativa das notícias em televisão, focando-se no caso específico do “Jornal da Noite” da SIC. O período de seis meses de estágio realizado na redação de informação da SIC foi fulcral para observar, aprender e desenvolver a forma como se transformam acontecimentos em notícias. Este trabalho verifica, então, como é que o plano da história e do discurso andam a par na construção narrativa das notícias em televisão, nomeadamente, os recursos textuais, sonoros e de imagem que aí tomam parte. Reflete-se também sobre os processos, modelos e outros elementos da construção narrativa, que conferem inteligibilidade à notícia televisiva. Com base nesta ideia, o enquadramento teórico do trabalho incide na questão da influência das rotinas produtivas na definição e escolha dos acontecimentos a tratar jornalisticamente, assim como na importância da construção de um discurso narrativo para as notícias. A análise empírica tem como corpus de estudo 140 notícias do “Jornal da Noite” da SIC, emitidas entre 12 e 18 de Março de 2012, categorizadas em seis áreas temáticas: sociedade, política, economia, desporto, cultura e faits-divers. Dos resultados obtidos concluiu-se que, apesar de cada notícia ser una e singular, existe uma construção narrativa típica nas notícias de cada área temática. Todavia existem diferenças notórias de construção na comparação entre as seis áreas temáticas, refletindo o tipo de trabalho jornalístico que se faz em torno dos diversos acontecimentos.