Browsing by Issue Date, starting with "2015-01-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Miranda, Nuno Leandro de Oliveira; Seabra, PauloO presente relatório tem como objectivo apresentar, analisar e reflectir o desempenho profissional e pessoal que decorreu ao longo da prática clínica de cuidados de Enfermagem Especializada em Saúde Mental e Psiquiátrica. O estágio decorreu em três áreas específicas que se complementam entre si. Na área da intervenção na crise do adulto, intervi com pessoas portadoras de doença mental em fase aguda estabelecendo uma relação terapêutica e desenvolvendo actividades terapêuticas com vista à promoção da saúde mental do utente/família. Com o objectivo de contribuir para a formação em enfermagem desenvolvi um caso clínico e apresentei-o em serviço. Na área da psicogeriatria, com a finalidade de promover o auto-cuidado nos doentes institucionalizados, implementei um programa de treino de actividades de vida diária para treinar competências e por sua vez promover a auto-estima dos utentes. Para complementar o conhecimento, compreensão e gestão efectiva das limitações apresentadas pelos utentes realizei sessões de Educação para a Saúde. Aos profissionais de saúde foi realizada uma sessão de formação, no sentindo de realçar a importância de treino da autonomia dos utentes nas suas actividades básicas da vida diária e realçar a importância da nossa intervenção na reabilitação funcional e psicossocial. Na área da promoção de estilos de vida, diagnóstico e prevenção na comunidade e centros de saúde, a minha intervenção centrou-se na promoção da saúde mental dos utentes/famílias, desenvolvendo acções especializadas que visam a adopção de estilos de vida saudáveis. Neste campo, investi na prevenção/redução do risco de perturbações mentais conjugando intervenções psicoterapêuticas com sessões psicoeducativas dirigidas aos utentes e às suas famílias/cuidadores
- Comunicação de ciência a criançasPublication . Caeiro, Miguel Ângelo; Hanenberg, PeterA educação para a ciência e a sua comunicação é um campo de estudos complexo. Qual a melhor forma de ensinar ciência às crianças? Quais as melhores práticas? Será o currículo escolar suficiente para facultar conhecimentos relevantes às crianças? Através do meu estágio na sede espanhola da empresa portuguesa de brinquedos científicos Science4you tive a oportunidade de me sensibilizar para os diferentes métodos de aproximar as crianças de conteúdo científico. Desta forma, procuro problematizar esta importante questão no meu relatório de estágio, refletindo questões da educação e comunicação da ciência num contexto nacional, mas também internacional.